TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
IPTU – Departamento de Administração Tributária de TL informa população sobre vencimento de parcela e isenção
Polícia Militar prende três pessoas por dirigirem embriagadas em Aquidauana
Polícia Militar no Vale do Ivinhema aborda mais de 800 pessoas, cumpre mandados de prisões e conduz 18 pessoas para a delegacia em ações do final de semana
Neste final de semana, Polícia Militar prende 5 pessoas por tráfico de drogas na região do 7º BPM
Polícia Militar de Fatima do Sul prende motociclista por direção perigosa de veículo na via publica.
Em Fatima do Sul, Polícia Militar prende autor de violência doméstica.
Publicados editais relacionados à Seleção de profissionais para Residências Inclusivas do SUAS
Funtrab/MS oferta quase 2 mil vagas nesta segunda-feira
Editais relacionados à seleção de Gestor de Atividades Educacionais são publicados
Combate ao coronavírus: Crianças falam de esperança na 8ª edição do informativo
Associação dos Agentes Ambientais do Taquari pode ser declarada de utilidade pública
Após denúncias, Polícia Militar prende dois homens por furto de combustível em Batayporã
DE OLHO NO CORONAVÍRUS – Auxílio da Polícia Militar é solicitado em razão de 2 grandes aglomerações em conveniências de Três Lagoas
Suavidade da MPB e música erudita envolvem o público no Som da Concha deste domingo
Edenilson marca nos acréscimos e Inter vence o Fortaleza no Beira-Rio
PALMEIRAS supera a Chape fora de casa.
Casal que seguia para São Paulo com mais de 60 quilos de maconha foi preso pelo DOF durante a Operação Hórus
Polícia Militar prende jovem por descumprimento de medida protetiva e ameaça contra a ex-mulher em Bataguassu.
PRF apreende 23 Kg de cloridrato de cocaína em Nova Alvorada do Sul (MS)
Mato Grosso do Sul recebe mais 277.330 doses de vacina contra a Covid-19
Líder vence no Mineirão
Com gols de Rigoni e Luciano, Tricolor vence o Atlético-GO pelo Brasileirão
Na estreia de Wiliam, timão empata em cada contra America-Mg
Série A: Ceará batalha pela vitória, mas fica no empate sem gols com o Santos
Flamengo é derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, no Maracanã, na 21ª rodada do Brasileirão
Polícia Militar prende autor de Furto em supermercado de Três Lagoas.
Setembro Amarelo: Vida Saudável fala sobre prevenção ao suicídio
Previsão do Tempo: Semana será de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar
OCOP – Polícia Militar zera fila de atendimento 190 e finaliza operação desarticulando festa clandestina com mais de 2mil pessoas na madrugada desse domingo em Dourados
Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos da UEMS é finalista no ‘Oscar’ das HQs
Next
Prev

Corumbá

Contar propõe incluir Festa de nossa Senhora do Carmo no Calendário Oficial de Eventos

Publicado

CRÉDITO FOTO: SITE PREFEITURA DE CORUMBÁ

O Deputado Estadual Capitão Contar, protocolou Projeto de Lei para incluir ao Calendário Oficial de Eventos do Mato Grosso do Sul, a “Festa de Nossa Senhora do Carmo”, realizada anualmente no dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de forte Coimbra, no Município de Corumbá (MS).

“O Estado de Mato Grosso do Sul retrata uma grande diversidade cultural. Sua identidade cultural está moldada pela miscigenação de costumes e tradições. A Festa de Nossa Senhora do Carmo demonstra esse entrelaçamento cultural. Nosso objetivo ao incluí-la no Calendário Oficial de Eventos é trazer maior divulgação e notoriedade para o evento, assegurando a valorização da cultura regional”, declara o autor do projeto, Capitão Contar.

A festa é organizada pela população local, com apoio do Exército Brasileiro e da Prefeitura do Município, através da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico. A programação inclui missa, tradicional novena, procissões, shows musicais e dança. No dia da festa, a imagem é carregada por um guarda real com vestimentas de gala da época do Império durante a procissão, que segue da capela para a vila militar e termina no Rio Paraguai.

Forte Coimbra

O Distrito de Forte Coimbra, é assim chamado em razão do forte colonial erguido pela Engenharia Militar Portuguesa no ano de 1775. Praticamente 200 anos após a sua construção, em 1974, o forte foi tombado pelo IPHAN como patrimônio cultural brasileiro.

No ano de 2016, o IPHAN apresentou à Unesco a candidatura do Forte de Coimbra ao título de Patrimônio Mundial, pela localidade ter testemunhado o histórico esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional. Construído para defender o território brasileiro contra invasões espanholas, o Forte Coimbra foi palco de importantes feitos heroicos dos militares brasileiros na Guerra do Paraguai quando, de acordo com relatos, o milagre de Nossa Senhora do Carmo evitou que o local fosse dominado por forças inimigas.

Credita-se a Nossa Senhora do Carmo, ainda, milagres ocorridos durante as batalhas contra espanhóis e paraguaios, em 1801 e 1864, respectivamente. Na primeira batalha, a Santa teria livrado a guarnição militar do Forte, que contava com 110 homens, cinco canoas e três canhões, de um massacre no dia 17 de setembro de 1801, quando o exército espanhol formado por 600 homens, navios e 30 canhões, tinha ordem de ocupar o lugar na disputa pelo território com Portugal. Após nove dias de batalha, os espanhóis venceram, mas, bateram em retirada ao verem a imagem da Santa na entrada do Forte.

A segunda manifestação ocorreu durante a Guerra do Paraguai. No dia 28 de dezembro de 1864, a tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros, com 149 homens, resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da Santa na muralha do forte e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes. Hoje, uma imagem em concreto da Santa se destaca na mesma muralha, de frente para quem sobe o Rio Paraguai.

Já tradicional na região, a festa de Nossa Senhora do Carmo, protetora do Forte e da Vila, é fortemente marcada pela presença da histórica imagem de Nossa Senhora do Carmo, ali colocada em 1798, pelo Coronel Ricardo Franco.

Comentários Facebook

Corumbá

Ao usar baldinho para ajudar em incêndio, criança emociona equipe do Corpo de Bombeiros em Corumbá-MS

Publicado

O Pantanal de MS, registra focos de queimadas e o Corpo de Bombeiros trabalha na região, na operação Hefesto.

A Missão conta com a participação de profissionais do 5º GBM (Grupamento de Bombeiros de Três Lagoas).

No local, além de combater os focos de incêndio, evitar danos a fauna, flora, salvar vidas, fatos especiais estão chamando atenção e emocionando estes homens e mulheres, que arriscam suas vidas.

Mas o que marcou com muita emoção esses heróis, foi uma cena do pequeno Davi morador de Corumbá, da região do Pantanal do Paiaguás, que ao ver o incêndio próximo a sua pequena casa construída com carandá, pegou seu pequeno baldinho e uma leiteira para ajudar a equipe no combate ao incêndio.

As imagens foram feitas pelo Sargento Cândido de Três Lagoas, que está trabalhando no local. Que podem ser conferidas no vídeo acima, um momento de muita emoção aos nossos heróis.

Comentários Facebook
Continue lendo

Corumbá

Projeto que inclui Festa de Nossa Senhora do Carmo no calendário oficial é aprovado em 1ª discussão

Publicado

O Projeto de Lei que pede a inclusão no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul, da Festa de Nossa Senhora do Carmo, realizada tradicionalmente no distrito de Forte Coimbra, Município de Corumbá (MS), deu mais um passo para virar Lei. A proposta foi aprovada em primeira discussão nesta terça-feira (17) no plenário da Casa de Leis.

Após a aprovação em primeira discussão,  o parlamentar agradeceu os votos dos colegas parlamentares e destacou a importância da inclusão da festa no Calendário Oficial do MS.

“Agradeço aos colegas a aprovação desse projeto, que inclui a Festa de Nossa Senhora do Carmo no Calendário Oficial. Ressalto aqui que a população do Forte Coimbra é muito acolhedora, e espera o olhar de vocês para tornar o Forte Coimbra de visibilidade internacional”, disse Contar.

A festa que acontece todos os anos no dia de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), é organizada pela população local, com apoio do Exército Brasileiro e da Prefeitura do Município, através da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico.

No dia da comemoração, a imagem de Nossa Senhora do Carmo é carregada por um guarda real com vestimentas de gala da época do Império durante a procissão, que segue da capela para a vila militar e termina no Rio Paraguai. A programação inclui: missa, tradicional novena, procissões, shows musicais e dança.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana