TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Três Lagoas

Vereadores de Três Lagoas articulam reunião para buscar melhorias na rede esgoto

O objetivo foi elencar as principais demandas advindas de solicitações da população e encaminhar o documento, oficialmente à empresa e demais autoridades competentes, buscando respostas mais rápidas e efetivas

Publicado em

Durante reunião realizada na Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (7), os vereadores discutiram problemas recorrentes na rede de esgoto do município, apontando causas, soluções e a necessidade de ações integradas com o gerente regional da Sanesul, Adilson Silva Bahia, e representantes da empresa MS Pantanal, Claudio Guimarão (coordenador) e Diego Carvalho de Souza (supervisor). O encontro ocorreu na sala da presidência da Casa de Leis

De acordo com os diretores da empresa, os principais problemas de extravasamento de esgoto estão relacionados a três fatores: obras realizadas na cidade, falhas ou ausência de manutenção por parte de empreendimentos e ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto. Esses fatores, segundo os técnicos, sobrecarregam o sistema, especialmente em períodos de chuva.

A empresa destacou que o município possui cerca de 836 quilômetros de rede e mais de 50 mil ligações, e que, proporcionalmente, o número de ocorrências é considerado dentro da normalidade. Ainda assim, reconheceu que casos recorrentes em determinadas regiões geram impactos negativos à população e à imagem do serviço prestado.

Entre os pontos mais críticos citados estão bairros próximos à lagoa e regiões como Jardim Itamaraty e Vila Alegre, onde moradores enfrentam problemas históricos de alagamentos e retorno de esgoto, agravados em dias chuvosos. Vereadores relataram que algumas dessas situações persistem há mais de duas décadas, afetando diretamente a qualidade de vida da população.

Transtornos em ruas, como na Wilson Carvalho Viana também foram muito questionados pelos parlamentares, bem como, do trecho na rua Aldair Rosa de Oliveira.

Os técnicos explicaram que parte dos problemas está relacionada à sobrecarga de estações elevatórias, especialmente na chamada “bacia Europa”, que concentra grande volume de esgoto devido ao crescimento urbano. Como solução, estão previstas obras de ampliação da capacidade do sistema, incluindo a instalação de bombas mais potentes e melhorias na infraestrutura elétrica, além da construção futura de uma nova estação de tratamento.

Outro ponto levantado foi a necessidade de fiscalização mais rigorosa sobre empreendimentos que não realizam a manutenção adequada de seus sistemas, como caixas de gordura, contribuindo para obstruções e extravasamentos. Também foi destacada a importância da atuação conjunta com órgãos ambientais e de vigilância sanitária.

Os vereadores cobraram maior agilidade nas soluções. Neste sentido, o presidente da Câmara, vereador Tonhão designou os vereadores Davis Martinelli e Marco Silva para listarem todas as demandas apresentadas, durante a reunião, formalizarem um documento que contará com a assinatura de todos os vereadores.

O objetivo é elencar as principais demandas apresentadas na reunião, todas advindas de solicitações da população via gabinete ou visita in loco e o objetivo é encaminhar o documento, oficialmente à empresa e demais autoridades competentes, buscando respostas mais rápidas e efetivas.

Ao final, foi ressaltada a importância da parceria entre o Legislativo, Executivo e a concessionária, com o compromisso de monitorar os problemas e garantir melhorias no sistema de saneamento, atendendo às necessidades da população.

Comentários Facebook

Câmara Municipal de Três Lagoas

Câmara de Três Lagoas aprova fim da taxa para obras no cemitério local

Published

on

A manhã desta terça-feira (07) foi marcada por uma intensa agenda legislativa, na Câmara Municipal de Três Lagoas. Sob a presidência do vereador Tonhão, os parlamentares deliberaram sobre uma série de Projetos de Lei (PLs) enviados pelo Poder Executivo, além de discutirem indicações de melhorias para a infraestrutura e serviços públicos da cidade.

A sessão teve início com uma homenagem especial aos profissionais da imprensa, em celebração ao Dia do Jornalista. Em nome dos jornalistas que atuam na Câmara, Gislene Almeida, Ana Maria Barbosa e Cadú Xavier, o presidente da Casa enalteceu o trabalho dos comunicadores locais, destacando a importância da categoria para a transparência do Poder Legislativo e a manutenção da democracia.

Projetos em regime de urgência

A pedido do líder do governo, vereador Sargento Rodrigues, a Casa aprovou o regime de urgência para quatro projetos fundamentais enviados pelo prefeito Cassiano Maia. De grande impacto para toda a população, foi aprovado o PL nº 52/2026, por meio do qual a prefeitura passa a isentar a taxa sobre obras realizadas por particulares para manutenção ou de caráter estético em sepulturas no cemitério municipal.

Os outros projetos de lei aprovados em regime de urgência são os seguintes:

PL nº 50/2026 e PL nº 53/2026: tratam de revogações e alterações em dispositivos de leis municipais anteriores para ajuste administrativo.

PL nº 51/2026: altera o Estatuto dos Trabalhadores da Educação Básica e dos Servidores Públicos Civis de Três Lagoas.

PL nº 53/2026: altera dispositivos da lei 4022

Todos os pareceres das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e de Finanças e Orçamento foram favoráveis, permitindo que as matérias fossem votadas e aprovadas em primeira e única votação durante a ordem do dia.

A Casa ainda aprovou o PL nº 12, que trata de alterações e revogação de dispositivos da lei 1328, a respeito do criação e funcionamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Já o PL nº 54, que trata de regulamentações a respeito da feira central turística, foi encaminhado para análise da CCJ.

Oito projetos de decreto legislativo concedendo homenagens e honrarias também foram encaminhados para parecer da CCJ.

Agenda legislativa

Ao final, a presidência informou que, excepcionalmente, a sessão ordinária da próxima semana será antecipada para segunda-feira (13 de abril), às 8h. A mudança ocorre devido à realização de cursos de capacitação técnica em parceria com o Interlegis, do Senado Federal, que serão sediados na Câmara, entre terça e sexta-feira.

Comentários Facebook
Continue Reading

Câmara Municipal de Três Lagoas

Jovens vereadores de Três Lagoas participam de formação e escolhem seus padrinhos

Published

on

Os 15 jovens vereadores eleitos e seus suplentes do Parlamento Jovem, programa da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, passaram por um momento de formação na noite desta segunda-feira (06). Os titulares também puderam escolher seus vereadores padrinhos para o exercício do mandato.

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, idealizador do parlamento, deu boas-vindas aos eleitos, juntamente com os vereadores: Evalda Reis, Fernando Jurado, Marco Silva, Marcus Bazé, Mário Grespan, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Robson do Alinhamento e Sirlene dos Santos. Os demais vereadores tiveram representação de assessores no evento.

Acompanhados de familiares, os jovens assistiram alguns vídeos sobre o surgimento do programa e a primeira edição, que ocorreu em 2025. Também viram sobre como funciona uma sessão ordinária, ritos, normas e receberam materiais da Escola do Legislativo. Depois, apresentaram-se e conheceram os vereadores.  O vereador Tonhão lembrou que política, e eleições, não se faz sozinho e elogiou os suplentes por terem tido coragem de também se candidatar.

Por meio de um sorteio que definiu a ordem, os jovens eleitos puderam escolher os vereadores que vão auxiliá-los. Cada um pode escolher um vereador padrinho. O Tonhão foi o único que apadrinhou dois jovens, uma vez que o vereador Sargento Rodrigues optou por não participar da edição 2026 do Parlamento Jovem. Confira cada escolha:

  • Daniel da Farmácia, padrinho da jovem Maria Eduarda Santos Ferreira, da EE Dom Aquino.
  • Davis Martinelli, padrinho do jovem Miguel Nogueira do Amaral, da EE Fernando Corrêa.
  • Evalda Reis, madrinha da jovem Geovana Vieira, da EE José Ferreira.
  • Fernando Jurado, padrinho do jovem Diogo de Sordi Alves Júnior, do IFMS.
  • Marco Silva, padrinho do jovem Ytalo Kaik Dias Ramos, da EE Jomap.
  • Marcus Bazé, padrinho da jovem Brenda Munis Andrade, da EE Afonso Xavier Trannin.
  • Mário Grespan, padrinho da jovem Ana Clara Guimarães Sanches, da EE João Ponce.
  • Mi do Santa Luzia, padrinho da jovem Mariângela dos Santos Pereira, da EE Fernando Corrêa.
  • Professor Pedrinho Junior, padrinho da jovem Alicia Pereira da Silva dos Santos, da EE Jomap.
  • Professora Maria Diogo, madrinha da jovem Roberta Moreira Soares Reis, da EE Afonso Pena.
  • Robson do Alinhamento, padrinho do jovem Adriano Antonio Bento Souza, da EE LuLoCa.
  • Sirlene dos Santos, madrinha da jovem Lara Nunes da Silva, da EE Dom Aquino.
  • Silverado, padrinho da jovem Lays Vitória Barros da Silva, da EM Maria Eulália.
  • Tonhão, padrinho das jovens: Hávila Silva, da EE Edwards Corrêa; e Mariana Tiago da Silva, da Escola Funlec.

A posso dos jovens vereadores será marcada ainda em abril. E depois, poderão realizar uma sessão ordinária por mês, nas quais discutirão melhorias para a cidade.

TEXTO: Cadu Xavier/FOTO: Gabriela Fernandes / Marcelo Fefin

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas17/04/2026

Prefeitura de Três Lagoas homologa resultado final do MS Alfabetiza e conclui processo seletivo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), concluiu mais uma etapa importante do Programa...

Três Lagoas17/04/2026

Servidores da SMAS participam de capacitação sobre estilos comportamentais em Três Lagoas

Na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, diretores, coordenadores e técnicos de apoio da Política da Secretaria de Assistência Social...

Três Lagoas17/04/2026

Campeonato Municipal de Futebol de Base movimenta Três Lagoas neste fim de semana

O futebol de base volta a movimentar Três Lagoas neste fim de semana com mais uma rodada do Campeonato Municipal...

Três Lagoas17/04/2026

Crianças e adolescentes da Patrulha Florestinha vivenciam educação ambiental no Parque Natural Municipal do Pombo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Meio Ambiente e Agronegócio...

Três Lagoas17/04/2026

Decisão no vôlei masculino dos JETs movimenta Três Lagoas nesta sexta-feira (17)

Três Lagoas vive mais um momento decisivo dos Jogos Escolares Três-Lagoenses (JETs) 2026 nesta sexta-feira, 17 de abril. O Ginásio...

Três Lagoas17/04/2026

Prefeitura de Três Lagoas e Polícia Civil atuam com rapidez e resgatam animais em situação de maus-tratos

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial17/04/2026

Por aclamação, Comandante-geral da PMMS é reeleito presidente do CNCG-PM

São Paulo (SP) – O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, foi...

Policial16/04/2026

Polícia Militar em Brasilândia apreende veículos com produtos de contrabando

Brasilândia – MS, no dia 15 de abril, os policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Cia do 2º Batalhão...

Policial16/04/2026

Polícia Militar apreende adolescente por tráfico de drogas em Rio Verde

Coxim (MS): A Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (16),  apreendeu um adolescente de 16 anos por tráfico de drogas...

Policial16/04/2026

APREENSÃO HISTÓRICA: Polícia Militar intercepta 3,6 toneladas de drogas em Rio Negro

Coxim (MS): A Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (16/04),  realizou a maior apreensão de entorpecentes já registrada no município...

Policial15/04/2026

Polícia Militar Recupera Aparelho Celular em Corumbá.

Corumbá (MS) – Na tarde de terça-feira (14), a Polícia Militar localizou e recuperou um aparelho celular na Rua Marechal...

Policial15/04/2026

Ação Conjunta: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Coordenadoria de Fiscalização de Posturas Realizam Operação de Fiscalização, Prevenção e Repressão Qualificada Voltada ao Combate ao Furto e à Receptação de Cabos e Fios Metálicos em Corumbá.

Corumbá (MS) – Na terça-feira (14), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe de Força...

Mais Lidas da Semana