Destaques
Três Lagoas é Campeão do Campeonato sub 17, EM FOTOS
A grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Base, categoria sub-17, organizado pela Secretária Municipal de Esportes (SEJUVEL), no Estádio da Madrugadão, aconteceu no Domingo, 11 de Dezembro de 2016, as 9h.
Antes os times Vasquinho e Recanto do Galo, fizeram a partida para ver quem iria ficar com a terceira colocação do campeonato Sub 17, a partida terminou em 4 a 0 para a equipe do Recanto do galo, com gols de Edilson Junior (19), Maick Oliveira (21), Maick Oliveira (21) e Matheus Afonso (11).
AS 9h e 30 min, aconteceu a tão esperada final no Madrugadão, entre os times do Três Lagoas x Pedrinho/Comercial. Três Lagoas (camisa preta) x Pedrinho/Comercial ( camisa faixas preta e branca), foram os grandes finalistas, a garotada não estava para brincadeira, o primeiro tempo, terminou empatado, tudo indicava que a partida terminaria nos penalts, mas não foi bem assim…
Primeiro tempo
O Três Lagoas partiu para cima do Pedrinho/Comercial, mas a marcação entre as equipes não deram chances para os atacantes, aos 21 minutos o time do Três Lagoas reclama de um lance em que o goleiro do Pedrinho derruba o atacante dentro da área, mas o arbitro Vilela manda continuar a jogada, em seguida a bola é cruzada na área do Três Lagoas, o goleiro sai mal, mas a zaga alivia, e não deixa a bola entrar. E assim termina o primeiro tempo sem muita emoção, em 0 a 0.
Segundo tempo
Já no inicio da partida, o atacante Jhonatan Araújo (11) do Pedrinho, fica na cara do gol e cabeceia para fora, no canto esquerdo do goleiro Gabriel Rosa (30) do Três Lagoas. Aos 7 minutos a bola é cruzada na área do Três Lagoas, o goleiro Gabriel Rosa não segura, e novamente atacante cabeceia para fora, perdendo a segunda chance para o time do Pedrinho. Um mustela aparece na partida aos 9 minutos jogados, aos 16 minutos o Três Lagoas desperdiça a melhor chance na partida, o atacante chuta rasteiro na cara do goleiro João Vitor Vilela (01) do Pedrinho, que defende para escanteio. Aos 26 em uma arrancada do meio do campo, a bola é alçada para o ataque que em um lindo toque de bola do camisa 11, que deixa seu companheiro Gabriel Damião (09) dentro da grande área, que na saída do goleiro, toca rasteiro para o fundo da rede do time do Pedrinho, fazendo o primeiro gol do time do Três Lagoas. No final da partida, aos 30 minutos, a zaga do Três Lagoas arma um contra ataque, em mais um lindo troca de passes, a atacante 9 recebe a bola em um lançamento, e no vacilo do goleiro João Vitor, do Pedrinho, que chuta a bola no Gabriel Damião, que vai para no fundo da rede, consagrando o time do Três Lagoas o Campeão do Campeonato Sub17 do ano de 2016.
Ficha Técnica
PEDRINHO/COMERCIAL (00) x (02) TRÊS LAGOAS
Competição: Campeonato Municipal de Futebol de Base Sub 17 edição 2016 – Final Data: Domingo, 11 de Dezembro de 2016, às 09h/MS Estádio: Benedito Soares da Mota “Madrugadão” Três Lagoas – MS Árbitro: Mário Vilela Assistente 1: Ana Flavia Assistente 2: Leonardo Quarto Árbitro: Paulo Henrique
MOVIMENTO DA PARTIDA
Gols (TRÊS LAGOAS): (09), aos 26 minutos do 2º tempo; (09), aos 31 minutos do 2º tempo;
CAMPEÃO – TRÊS LAGOAS
30-Gabriel Rosa, 2-Lucas Silva, 3-Davi Carvalho, 4-Erick Santos, 5- Fabio Souza, 6-Carlos Santos, 7-Lennin Souza, 8-Adailson Silva, 15-Marco Nunes, 9-Gabriel Damião, 10-Marcos Vinicius. SUPLENTES: 11-Anderson Rodrigues 17-José Junior, 19-Wesley Santos, 20-Douglas Gomes, 14-Petterson Teodoro, 18-Caio Braga, – TÉCNICO: José B. dos Santos (Juari) – AUX. TÉCNICO: Antonio Vitor.
VICE CAMPEÃO – PEDRINHO/COMERCIAL
1-João Vitor Vilela, 3-Gávio Araújo, 6-Adriel Zorza, 20-Carlos Filho, 13-Cristian Pinheiro, 22-Gabriel Santos, 16-Henrique Vieira, 5-Higor Soares, 11-Jhonatan Araújo, 14-Karison Ferreira, 8-Lucas Floriano, 9-Paulo Silva, 10-Valter Neto, 12-Vinicius Fonseca e Rafael Fernandes – TÉCNICO: Pedro Machado Gonçalves.
Melhor Goleiro: Gabriel Henrique Silva da Rosa – Três Lagoas.
Artilheiro: Gabriel da Silva Damião – Três Lagoas, com 7 gols marcados
CLIQUE AQUI E VEJAS TODAS AS FOTOS
Arapuá
Ex-Vereadora Sueli Trannin Bernardo, trouxe desenvolvimento ao Arapuá
No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.
Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).
Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.
Em Fevereiro de 1973 há exatos 47 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.
Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos e recentemente um bisneto, que completa um aninho no dia 20 de dezembro.
Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.
A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.
De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988, foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito “Arapuá”.
Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa.

Câmara Municipal de Três Lagoas, entrou para história com a quantidade maior de mulheres.
Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.
Veja Mais
Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá
A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições se eleger a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente esta filiada ao PSDB. e não disputou mais uma vaga a Câmara Municipal de Três Lagoas.
No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.
Está casada a 24 anos com o professor Claudinei Canistro.
Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas
— 4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”, que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.
— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.
— Praça Municipal
— Campo de futebol com alambrado e gramado
— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.
— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.
— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito
— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.
— Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.
— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.
— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.
— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.
— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.
— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;
— Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,
— Solicitação das casas dos Policiais,
— Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;
— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,
— Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;
— Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,
— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.
— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.
— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;
— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;
— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;
— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.
Mensagem do ArapuáMS
Hoje é um dia especial em nosso calendário finalmente chegou o seu dia é um momento de ser feliz de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado.
Esperamos que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você.
Você está no auge da maturidade da experiência e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte do nosso Distrito de Arapuá, pediremos a Deus que conserve bons dias em seu viver. Feliz Aniversário que você esteja Feliz com esta data.
Destaques
Dia do Índio: Veja as medidas de proteção aos indígenas
Todo dia 19 de abril é comemorado no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. A data tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre a cultura indígena.
Nesse ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, os indígenas precisam estar protegidos ainda. Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) atestam que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde mais difíceis do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de agentes causadores de doenças.
Por conta da atual situação, em março, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o novo coronavírus.
As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus.
Vejas as medidas:
- Os casos suspeitos de covid-19 tem prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento;
- O registro do atendimento deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) no menor tempo possível;
- Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento devem receber as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave;
- O Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país, que ocorreria entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília-Distrito Federal, foi adiado por conta do coronavírus;
- Estão suspensas a concessão de novas autorizações de entrada em terras indígenas , com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível;
- O contato com agentes bem como a entrada de civis em terras indígenas são restritos;
- A entrada de agentes públicos de atendimento à saúde e segurança não será dificultada pela fundação.
Fonte:OImparcial
-
Política6 dias atrás“Não estou voltando, porque nunca fui embora”: Angelo Guerreiro confirma pré-candidatura a deputado estadual em vídeo nas redes sociais
-
Celulose em Destaque6 dias atrásArauco inicia obras sociais de R$ 9,2 milhões em Inocência (MS) e amplia legado para a comunidade
-
Três Lagoas6 dias atrás“Esse país vai construir sua soberania sendo independente de importação de fertilizantes”, diz Lula na retomada da UFN-III
-
Água Clara6 dias atrásJovem de 21 anos morre após espancamento em Água Clara; três suspeitos são presos
























