Arapuá
Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá

Neste oito de março comemora o Dia Internacional da Mulher, e não podíamos deixar de contar um pouco da vida dessas três mulheres, Terezinha de Jesus Ramos Trannin, e das filhas Sueli Trannin Bernardo e Jocilea Trannin Pasqualim, que fazem parte da história do Distrito de Arapuá do Município de Três Lagoas-MS.
Terezinha de Jesus Ramos Trannin
Vamos começar com a matriarca da família Trannin em Três Lagoas, Terezinha de Jesus Ramos Trannin, que no último 15 de junho completou 90 anos.
Foi na cidade do Carmo-RJ que na sua juventude que Terezinha de Jesus Ramos conheceu seu amor Altair Cabral Tranin, casaram-se e constituíram uma família com seus dois primeiros filhos José Alexandre e Sueli, onde foram para o Estado do Paraná na cidade de Londrina, tendo a chance de construir e gerenciar a famosa fabrica da cervejaria Londrina, conhecida hoje como cervejaria Skol. E foi em Londrina que Terezinha tivera mais quatros filhos, Carlinhos, Afonso, Roberto e Jocilea.
Terezinha, uma mulher batalhadora, disposta, não tirava seus salto alto nem para varrer a casa e lavar roupas, criou seis filhos praticamente sozinha, já que Altair seu marido, trabalhava dia e noite, na Cervejaria Londrina, em Londrina-PR, onde moravam. Em 1.960, foram convidados para vir ao então Mato Grosso para desbravar uma Fazenda de 30.000 alqueires, a Fazenda Arapuá S/A (FASA) de Fausto Tavares dono da Cervejaria Londrina.
Ao chegarem na Fazenda Arapuá, continuou trabalhando até altas horas cuidando da casa, dos filhos e da sede da fazenda. A Fazenda era ponto de pouso para boiada, e cuidava da alimentação inclusive dos peões, mas nem assim desceu dos saltos, literalmente, até hoje anda de salto alto. Altair Cabral Trannin, foi Prefeito, vereador por quatro mandatos, Presidente do Centro Rural de Arapuá, diversas vezes, Juiz de Paz e fundou o Distrito de Arapuá e participou ativamente da vida política, sempre ao seu lado incentivando-o.
Mas foi ao lado de Altair como prefeito que Terezinha ajudou várias famílias na parte social, sempre humilde e companheira.
Terezinha nos fala, que a historia de sua família, as pessoas mais novas em Arapuá, não lembram, mas chegamos em 60.
“Eu, Altair Trannin e meus seis filhos: Jose Alexandre Ramos Trannin, Sueli Trannin Bernardo, Carlos Alberto Ramos Trannin, Afonso Ramos Trannin, Roberto Luiz Ramos Trannin e Jocilea Trannin Pasqualim, fomos morar na fazenda Arapuá, íamos com as crianças da colônia, da Fazenda até o distrito, lecionar na escola da Estação, ganhamos um terreno, que é estes terrenos que temos em Arapuá, que nosso ex-patrão nos deu em tempo de serviço. E a partir daí a vida começou, meus filhos, foram estudar, se formaram. E nós demos aula até a noite para o pessoal que eram analfabetos (Mobral), enfim cuidamos das pessoas”.
ArapuáNews: Como era a vida de vocês em Londrina, PR.
Olha um vidão, casa bonita, cedida pela firma, nós tínhamos muito prestigio, fazíamos trabalhos sociais, festas na Cervejaria, arrumávamos escola para os filhos dos funcionários que trabalhavam na cervejaria, tínhamos domingos de lazer, tomávamos uma cervejinha, e vivíamos maravilhosamente bem.
Podemos assim destacar a desbravadora do Distrito de Arapuá no Mato Grosso do Sul Terezinha de Jesus Ramos Trannin, que ao lado de seu esposo Altair Cabral Trannin Bernardo (in Memorian), fundou o Arapuá.
SUELI TRANNIN BERNARDO

Sueli e sua filha Márcia Cristina
No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.
Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Tranin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).
Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.
Em Fevereiro de 1973 há exatos 45 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.
Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos.
Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.
A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.
De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988, foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito o “Arapuá”.
Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa e difícil.
Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.
A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente está filiada ao PSDB.
No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene fez a entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.
Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas
— 4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”, que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.
— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.
— Praça Municipal
— Campo de futebol com alambrado e gramado
— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.
— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.
— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito
— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.
— Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.
— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.
— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.
— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.
— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.
— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;
— Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,
— Solicitação das casas dos Policiais,
— Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;
— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,
— Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;
— Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,
— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.
— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.
— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;
— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;
— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;
— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.
JOCILEA TRANNIN PASQUALIM
A Educação fez parte da história das mulheres Trannin, não foi diferença com a caçula da família.
No dia 8 de Fevereiro de 1958, nasce em Londrina-PR, Jocilea Trannin Pasqualim, filha de Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin, Joci que passou sua juventude toda no Distrito de Arapuá, casou com Valdomiro Paschoalim, em 18 de Setembro de 1976.
Ingressou no curso de Geografia, formando no ano de 1990, na Faculdade Federal de Três Lagoas, tendo sua maior dificuldade o meio de transporte para estudar, tinha que pegar carona em caminhões, chegando muitas vezes suja para estudar na faculdade, transporte este que só melhorou quase no final do curso, com a chegada de uma Kombi.
Após sua formação na faculdade, iniciou com aulas entre as serie de 1 a 5 anos, na capital Campo Grande-MS, retornou a Três Lagoas e após ao Distrito de Arapuá.
Em 1998, deu início a gestão como Diretora da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, com intervalo de 6 anos, na gestão Rosangela Franco Chideroli, e após este tempo, retornou novamente, e no final de 2015 se aposentou de sua função da direção da Escola AFXT com 52 funcionários (entre professores e outras atividades).
Na opinião da ex-diretora Joci, “o que mudou na Educação de hoje, para a década de 90, foi a falta de dedicação e compromisso do aluno para com os estudos, falta presença do pai para com o aluno para com as obrigações escolares. O que melhorou com o passar dos anos foi a infraestrutura da escola, como: transporte escolar, informatização (diários, planos de aulas e projetos on-line), estrutura predial. Uma diretora hoje trabalha em média 8 horas ou mais, com obrigação de administrar toda a escola, como comandar os professores, coordenadoria e ainda incentivar os alunos e aos pais, para que seu filho prossiga nos estudos para que tenham um futuro bem melhor a todos”.
Em 21 de Dezembro de 2016, a diretora Jocilea Trannin Pascoalim, reuniu seu corpo docente, para uma confraternização de despedida da direção da escola, a então diretora presenteou os professores, funcionários e amigos, com um almoço, e com toalhas, que levava o nome bordado de cada funcionário.
Jocilea Trannin, com todas as dificuldades encontradas em sua vida, ainda sobra tempo para ajudar o próximo.
Joci uma pessoa abençoada que procura ajudar a todos, sem saber de qual raça sejam. Seja na hora da dor ou na hora da alegria, a Joci está sempre lá dando a força a todos que precisarem. Se precisar de sua ajuda não mede esforços, leva pessoas a Campo Grande, Três Lagoas ou onde precisarem, sem obter lucros por essa iniciativa, apenas ajudando. É uma pessoa diferenciada, uma pessoa que doa seu tempo para ajudar as pessoas que precisam de sua força, que é muita.
Jocilea atualmente está com a função de Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, onde dividi sua experiência com professores, funcionários e direção.
Uma apaixonada por esta Escola, que sempre defendeu com unhas e dentes, levando o respeito de todos que por ali passaram, e é conhecida carinhosamente por todos como Tia Joci.
Representando todas as mulheres de nossa região deixamos aqui nossa homenagem a todas as mulheres guerreiras de nosso Brasil, parabéns a todas as Mulheres.
Arapuá
Em Arapuá| Corpo decapitado encontrado em plantação de eucalipto, continua sem identificação

Na manhã desta sexta-feira (31) de janeiro, um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado em meio a uma plantação de eucalipto na região da Fazenda Alvorada 2, no distrito de Arapuá, zona rural de Três Lagoas/MS. O cadáver estava localizado a aproximadamente 70 metros de uma estrada de terra, sob um pé de pequi, e a cena do crime apresenta circunstâncias misteriosas.
A Polícia Civil, a Polícia Científica e a Funerária Cardassi foram acionadas para atender à ocorrência. No local, próximo ao corpo, havia uma corda vermelha – geralmente usada em cabrestos para cavalos –, além de um banquinho e um balde contendo um par de meias. Também foram encontradas um par de botas do tipo galocha.
O corpo estava caído de barriga para cima e apresentava uma característica macabra: a cabeça havia sido arrancada e estava posicionada sobre as pernas do cadáver. Devido ao estado avançado de decomposição, a cabeça já estava praticamente reduzida a ossos, o que pode dificultar a identificação imediata.
Investigação e hipóteses
As autoridades ainda não determinaram se a morte foi resultado de um homicídio ou de um suicídio. O local onde o corpo foi encontrado e os objetos dispostos ao redor levantam diversas hipóteses. A presença do banquinho e da corda pode sugerir enforcamento, porém, a decapitação levanta suspeitas de ação criminosa.
Peritos analisam se a separação da cabeça ocorreu antes ou depois da morte, bem como a possível presença de marcas de violência no restante do corpo. Outra possibilidade considerada é a de que animais tenham contribuído para o estado em que o cadáver foi encontrado.
Identificação e características
As condições do corpo não permitiram imediata identificação e a vítima não tinha consigo seus documentos pessoais. Trata-se de homem, com aproximadamente 1,72 m, compleição física forte, mas possui tatuagens que podem auxiliar na investigação. Em um dos braços, há uma caveira acompanhada da palavra “Muerte”, enquanto no outro está tatuado o nome “Manoel”. A perícia espera que essas marcas ajudem a localizar familiares ou conhecidos da vítima.
O cadáver foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), onde passará por exames de necropsia e identificação. A Polícia Civil segue investigando o caso e busca informações que possam esclarecer as circunstâncias da morte.
Moradores da região afirmam não ter percebido movimentações estranhas nos últimos dias, mas destacam que o local onde o corpo foi encontrado é de difícil acesso e pouco frequentado.
As autoridades pedem para que qualquer pessoa com informações sobre o caso ou que reconheça as tatuagens entre em contato com a polícia.
Caso alguém tenha informações sobre pessoa com estas características, e que esteja desaparecida, procure a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas, localizada na rua dezessete, nº 131, Vila Piloto, Três Lagoas/MS, telefone 67 3919-2800.
Arapuá
Ex-morador de Arapuá José Penacho morre após mal súbito em Três Lagoas

Na manhã desta sexta-feira (31), José Rodrigues dos Santos, de 55 anos, conhecido como “Penacho”, faleceu após sofrer um mal súbito na calçada de um bar na rua Irmãos Rosita, no bairro Vila Haro, em Três Lagoas/MS.
Por volta das 8h30, populares acionaram o SAMU ao perceberem que ele havia caído. “Penacho” estava com dois colegas, com quem costumava conviver nas ruas da cidade. Segundo relatos, o trio vivia em situação de vulnerabilidade social e enfrentava problemas com dependência química.
A equipe do SAMU tentou reanimação, mas ele não resistiu. A Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Científica foram acionadas.
José é Natural do Distrito de Arapuá, onde possui família. No entanto, seu corpo não apresentava sinais de violência, e a suspeita é de infarto fulminante. O caso foi registrado como “Morte a Esclarecer” na 3ª Delegacia de Polícia Civil.
O local do velório e sepultamento não foi informado.
Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de José Rodrigues dos Santos, carinhosamente conhecido como “Penacho”. Que Deus conforte seus corações e traga força para enfrentar essa perda. Que fiquem as lembranças dos momentos vividos e que ele descanse em paz.
-
Inocência7 dias atrás
Inocência vive uma revolução com a chegada da fábrica de celulose da Arauco
-
Galeria de Imagens4 dias atrás
Beatriz Trannin comemora seus 15 anos com uma emocionante cerimônia em Três Lagoas
-
Câmara Municipal de Três Lagoas7 dias atrás
Câmara aprova recursos para Apae de Três Lagoas
-
Três Lagoas4 dias atrás
SEJUVEL convida população para a Inauguração do Campo do Bela Vista da Lagoa, neste domingo dia 16

