TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Fluminense recebe o Cuiabá em Maracanã lotado
Flamengo bate São Paulo fora de casa e dorme no 3º lugar do Brasileiro
Líder Cruzeiro faz 2 a 0 no Tombense e abre larga vantagem na Série B
Botafogo sai na frente mas cede a empate do Ceará no Brasileirão
Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500 metros no Canadá
Calderano derrota francês e conquista o WTT Contender da Tunísia
Ex-jogador do Corinthians é novo reforço do Cuiabá
Corinthians faz último treino antes de visita ao Avaí; veja entrevista coletiva de Fausto Vera
Grêmio vence o Guarani, soma mais 3 pontos e sobe na tabela
Sob jejum de vitórias no Brasileiro, São Paulo encara Flamengo em casa
Grêmio bate Guarani para assumir vice-liderança da Série B
Almir Sater faz show gratuito em comemoração ao aniversário da capital
CESP pretende atrair pesquisadores para a Reserva Cisalpina
Um bando de loucos invade o Shopping Três Lagoas
Brasil alcança final do Sul-Americano de basquete feminino
Morre aos 84 anos o humorista e escritor Jô Soares
Três Lagoas fecha Jogos Escolares com ouro, prata e equipes classificadas para a Copa dos Campeões
Isaquias se classifica para 2ª final no Mundial de Canoagem no Canadá
Flamengo realiza última treino antes da partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão
Rony treina integralmente na academia de futebol do Palmeiras
Flu chega a 50 jogos na temporada e 2022 já é o ano com mais vitórias desde 2012
FESTA DO FOLCLORE – Confira a programação da 32ª Edição e os artistas locais que irão se apresentar
Agentes de trânsito concluem curso – Nivelamento Básico de Moto Patrulhamento, ministrado pela PMMS
Balneário Municipal terá materiais esportivos para uso dos frequentadores e turistas
Coluna – No futebol adaptado, Brasil também é potência entre amputados
Três Lagoas registra os dois primeiros casos suspeitos de Varíola Monkeypox
Sabe qual presente comprar para o Dia dos Pais? Confira a pesquisa de preços realizada pelo PROCON de Três Lagoas
Campanha “Agosto Lilás” orientou 146 mulheres na primeira semana de ações
Saiba como emitir o cartão para vaga especial de estacionamento em Três Lagoas
São Paulo acerta a contratação de Nahuel Bustos
Next
Prev

Arapuá

35 anos sem “ALTAIR TRANNIN”, ex-prefeito de Três Lagoas e fundador do Distrito de Arapuá

Publicado

Altair Cabral Trannin natural do Carmo-RJ, foi prefeito de Três Lagoas e fundador do distrito de Arapuá-MS.

Carioca vindo de uma família de sericultores, Altair Cabral Trannin chegou a Três Lagoas-MS por volta de 1960, trazendo na bagagem política a suplência de vereador da cidade paranaense de Londrina.
Era um homem honesto, trabalhador, solidário, religioso e extremamente estudioso. Estudava por correspondência concluindo diversos cursos no Instituto Universal Brasileiro, como Pontes e estradas, topografia, e tantos outros.

Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.

Prefeito de Três Lagoas

Foi popular na zona rural da cidade. Suas ações beneficiaram sobremaneira o produtor do campo e, entre as marcas de sua gestão, está à construção e inauguração da Escola Municipal Francisco Xavier Trannin, nome dado em homenagem a seu pai.

Além de prefeito de 05 de Agosto de 1978 a 04 de julho de 1979, foi vereador por três mandatos consecutivos e presidindo a Câmara Municipal de Três Lagoas.

Fundador do distrito três-lagoense de Arapuá

O Distrito de Arapuá, criado pela Lei Nº 2.067 de 14 de Dezembro de 1.963, como quase todas as comunidades da Noroeste Paulista e das regiões leste e sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, obteve seu impulso sócio – econômico com a passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligado as cidades de Bauru/SP a Corumbá/MS.

Altair Cabral Trannin, que era Gerente da Fazenda Arapuá S/A,propriedade de Fausto Tavares, recebeu pelos 20 anos trabalhados com a FASA e Maltaria e Cervejaria Londrina, PR, uma gleba de terra de mais ou menos 500 alqueires, onde posteriormente iniciou o loteamento da fazenda em sítios com área superior a 24,00 hectares, para não prejudicar o loteamento da Imobiliária São Luis, com lotes menores.

A história da Educação do Distrito de Arapuá iniciou há mais de quarenta anos, com a Escola Municipal que atendia aos filhos dos funcionários da fazenda Arapuá e a de alguns moradores de sítios isolados. Com a consequente colonização, realizadas através dos loteamentos efetuados pela Fazenda Arapuá e Imobiliária São Luiz, diversas famílias adquiriram seus lotes e fixaram residências na região, aumentando, consideravelmente, sua população.

Mais um momento histórico – social viveu a região, quando terras fronteiriças ao núcleo residencial foram loteadas, formando um amplo conglomerado de pequenas propriedades rurais, hoje conhecida como km 12, Serraria, Limoeiro, Felipão, Piaba…, que receberam grande contingente de ruralistas, que somando às fazendas e ao Distrito de Garcias, cujos habitantes estavam diretamente ligadas ao distrito de Arapuá, avolumaram-se as exigências para atendimento as necessidades básicas da população residente.

Saudoso Altair Trannin (quando vereador), junto com o Time do Limoeiro do Distrito de Arapuá e o prefeito de Três Lagoas da época Dr. Lúcio Queiros

Uma destas exigências foi sendo protelados anos seguidos. Porém, com a interferência e muita luta, por parte de uma comunidade que clamava com urgência esse benefício, apareceram os primeiros movimentos para a criação de uma escola que atenderia o núcleo distrital e toda população rural, em busca de conhecimento para sua juventude, com menos custos e que mantivesse as famílias juntas nos labores cotidianos.

O então vereador, Altair Cabral Trannin, foi sem dúvida o maior percursor desta conquista através das Tribunas da Câmara Municipal de Três Lagoas e de pedidos ” in loco”, junto à classe política do município e do Estado.

Mato Grosso ainda permanecia vivendo com Três Lagoas, sob área de segurança nacional, devido a importância da usina hidrelétrica de Urubupungá. Governava o Estado, Garcia Neto e era prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, sendo eleito senador da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

Em dia muito festivo, e, porque não, um dos mais festejados do Distrito de Arapuá aqui aportou autoridades municipais e estaduais para inaugurar a Escola. Era 13 de junho de 1976, quando se abriram as portas, para uma comunidade sedenta de saber, da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, cuja denominação, e a justa homenagem ao patriarca da família Trannin, proprietário do terreno doado para a realização desta grande obra.

Nestes quarenta e quatro anos passados e vividos por uma comunidade que ainda almeja muitos benefícios, a Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, recebeu toda uma população crescente, que a cada ano vem aumentar demograficamente a região do Distrito de Arapuá.

Altair Trannin, voltou a concorrer as eleições para vereador em 1984, sendo eleito pela quarta vez. Sua brilhante carreira pública foi interrompida em 16 de Agosto de 1985, quando perdemos o vereador Altair Cabral Trannin com 61 anos, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.

Câmara de Vereadores de Três Lagoas faz homenagem Altair Trannin no centenário de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Câmara Municipal de Vereadores prestaram homenagem aos Prefeitos dos 100 anos de história de emancipação político-administrativa da Cidade, na segunda-feira, 20 de Julho de 2015. A homenagem começou às 18h, no Saguão da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, na Orla da Lagoa Maior, quando será reinaugurada a Galeria dos Ex-Prefeitos.

Em seguida, a partir das 19h, no Recinto do Plenário “Ranulpho Marques Leal”, a Câmara Municipal promoveu sessão solene, proposta pelos vereadores Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior (Tonhão), Marcus Bazé de Lima e Gilmar Garcia Tosta e aprovada pelos demais vereadores.

Entre a Galeria dos Ex-Prefeitos está o representante da Família Trannin e do Distrito de Arapuá.

Altair Cabral Trannin

No dia 19 de Junho 1924, nasceu Altair Cabral Trannin, na cidade de Carmo-RJ, onde em sua juventude conheceu Terezinha de Jesus Ramos Trannin, casaram-se e constituíram uma família com seus dois primeiros filhos, onde foram para o Estado do Paraná na cidade de Londrina, tendo a chance de construir e gerenciar a famosa fabrica da cervejaria Londrina, conhecida hoje como cervejaria Skol.

Altair Cabral Trannin chegou a Três Lagoas por volta de 1960, trazendo na bagagem política a suplência de vereador da cidade paranaense de Londrina.

Em 1968 Altair Trannin resolveu retornar à política, se candidatando a vereador de Três Lagoas-MS, ficando como primeiro suplente. No mesmo ano foi nomeado Juiz de Paz de Arapuá. A realização do sonho de atuar como representante do povo foi concretizado em 1971, quando Altair tomou posse como vereador, sendo eleito por unanimidade 1º Secretário da Câmara de Três Lagoas.

A partir daí a carreira política de Altair Trannin se deslanchou, fazendo com que ocupasse importantes cargos, tais como:

Presidente do Centro Rural de Arapuá, por 4 vezes;

Vice-presidente da Arena;

Eleito vereador em 1972, e pela terceira vez em 1976. Em 1977 exerceu a função de presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas.

Dando continuidade à sua vida pública, Altair Trannin concorreu em 1978 a cargo de vice-prefeito de Três Lagoas, sendo nomeado para administrar o município de 1978 à 1979.

Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.

Em 1979, Altair foi nomeado Delegado Regional de Fazenda. Um ano após (1980) foi eleito líder da Câmara e membro do diretório do PDS.

Foi popular na zona rural da cidade. Suas ações beneficiaram sobremaneira o produtor do campo e, entre as marcas de sua gestão, está a construção e inauguração da Escola Municipal Afonso Francisco Xavier Trannin, nome dado em homenagem a seu pai.

Além de prefeito, foi vereador por três mandatos consecutivos e presidiu a Câmara Municipal de Três Lagoas. Sendo o fundador do Distrito de Arapuá, do Município de Três Lagoas-MS.

Um sericultor, político e religioso, tendo sido prefeito de Três Lagoas e pioneiro do distrito de Arapuá, onde criou seus 6 filhos, José Alexandre, Sueli, Carlinho, Afonso, Roberto e Jocilea, esse é o homenageado saudoso Altair Cabral Trannin.

Comentários Facebook

Arapuá

Educação de Três Lagoas de Luto com o falecimento do professor José Antônio dos Santos, ex-morador de Arapuá

Publicado

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do professor aposentado José Antônio dos Santos de 77 anos, estava internado no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas em tratamento contra um câncer e faleceu nesta madrugada (04) de agosto.

Filho de Ana Rosa (Dona Lozinha) (In Memoriam), moradores do 512 no Distrito de Arapuá/MS, irmão do Valdeci (In Memoriam), Rosângela, Alcino, Olívia, Ondina, Nadir, Maria Rosa.

Casado com Odete e deixa os filhos: Thays e Jhonathan. E as netas: Gabrielly, Madyanne e Lorena, a qual José foi muito apegado e amava muito.

José estudou Letras/Pedagogia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e trabalhou por mais de 40 anos na Educação do Município, foi o primeiro professor da Escola Rural do 512 no Arapuá,  diretor em diversas escolas rurais, inclusive na Escola do Distrito de Garcias/MS, trabalhou com o transporte das Escolas Rurais e aposentou pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

O velório acontecerá das 10h às 14h50min, nesta quinta-feira (04), na Congregação de Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, na rua Luiz Correa da Silveira, 161, Jardim Alvorada em Três Lagoas. Em seguida o corpo será translado para o Distrito de Arapuá, onde ocorrerá o sepultamento no Campo Santo.

Nós do ArapuáNews deixamos nossos sentimentos aos familiares e amigos nesse momento tão triste, com o passamento do nosso ilustre professor.

Mensagem do ArapuáNews aos familiares e amigos

Estimado e querido professor, todos nós temos sempre algo a ensinar e a aprender, mas algumas pessoas nasceram para deixar uma marca forte nos outros, algumas pessoas vieram ao mundo com o dom de, através da sua perspicácia, transmitirem pensamentos e ensinamentos que jamais podem ser esquecidos. Você foi definitivamente uma dessas pessoas, e, agora que sua vida chegou ao fim, não há como não sentir um vazio, uma dor inexplicável. Que perda terrível para todos nós!

Seu jeito único de ajudar os outros a crescer, sua forma muito especial de transmitir valores, o entusiasmo que demonstrava pela sua função de educador são virtudes que dificilmente se encontram nos dias de hoje. A nossa gratidão não tem limites pela experiência de aprendizagem que você proporcionou a seus alunos, que levaram consigo para sempre cada palavra debitada pela sua boca.

A vida acaba sempre por ser injusta, porque há pessoas que mereciam ser eternas. Descanse em paz, professor!

Comentários Facebook
Continue lendo

Arapuá

Morre em Andradina/SP, aos 82 anos Sebastião Bessão, ex-morador de Arapuá

Publicado

É com pesar que o ArapuáNews noticia o falecimento do ex-morador do Distrito de Arapuá, Sebastião Bessão  de 82 anos. Bessão faleceu na manhã desta segunda-feira (1) de agosto na Santa Casa de Andradina.

Ele lutava contra o Parkinson, mas foram complicações em cirurgias intestinais, e teve choque séptico, que culminou em seu falecimento.

Sebastião Bessão foi morador por muitos anos no Distrito de Arapuá-MS, por onde tinha um sitio, que criava o bicho da seda, foi sócio fundador do Centro Rural de Arapuá, e possuía um estabelecimento comercial em frente a Escola Estadual, local este que servia de ponto de encontro para a população, onde possuía uma das primeiras TVs do Distrito. Era lá que os moradores vibraram na Copa do Mundo, nas finais de campeonatos, nas novelas e filmes.

Foi com Juventina Bassos Bessão, que constituiu uma família, e tiveram os filhos: Edson, Lucia, Angela, Carlos e Silvano, todos conhecidos da população do Distrito.

Após sua passagem pelo Arapuá, Sebastião foi morar no Município vizinho de Andradina/SP, onde conheceu Alvandina Pereira do Nascimento, conhecida como Dona Dina, e ficaram casados por mais de 20 anos.

Em sua rede social o jornalista Eduardo Imperador, deixou a seguinte mensagem: “Depois de lutar bravamente pela vida, meu padrasto se foi. Estou tão triste… Não posso acreditar que a vida nos reservava mais essa surpresa. Me sinto dentro de um pesadelo que nunca tem fim. Só sei que não tenho palavras para agradecer tudo que o senhor fez por mim e principalmente pela minha mãe nesses 20 anos de convivência. Tenho certeza que Deus receberá o senhor de braços abertos. Obrigado, obrigado, obrigado”.

O velório será na Funerária Cardassi de Andradina/SP, na Avenida Guanabara n. 1833 esquina com a Santa Casa, das 15h às 18h desta segunda (1) de agosto e retornando às 6h da manhã de terça (2) agosto, para o sepultamento às 10 horas.

Mensagem do ArapuáNews aos familiares e amigos

Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente.

Que a dor da nossa perda possa ser diminuída um pouquinho a cada dia e que daqui para frente esta ausência seja capaz de fortalecer ainda mais os laços da família. O vazio que ficou jamais será preenchido, mas com a paz de Deus em nossos corações será bem menos difícil. O céu comemora hoje a chegada de uma pessoa muito querida, que para sempre estará na nossa memória e influenciará eternamente a nossa história.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana