Três Lagoas-MS

  Últimas
Atlético-GO e Fluminense lutam por vaga na Copa do Brasil
ALEMS apoia audiência realizada pela Defensoria para discutir volta às aulas
PRF recupera em Rio Brilhante (MS) veículo com registro de estelionato
Foragido da Justiça é preso durante abordagem em feira pública em Bataguassu.
Coluna – Mundial de League of Legends começa nesta sexta na China
PM de Corumbá prende indivíduo por Tráfico de Drogas
Casos confirmados de Covid-19 serão rastreados
Sistema Famasul acompanha tramitação das propostas que mais impactam o setor agropecuário brasileiro
Remissão ou Isenção do IPTU poderão ser solicitados a partir do dia primeiro de outubro em Três Lagoas
Implantação do Corredor Bioceânico fortalece integração entre os países latino-americanos
Coronel David solicita novo curso de formação de policiais penais para atender mais 412 remanescentes da Agepen
IFMS abre inscrições para 13 vagas na graduação em Corumbá
Confira valores e horário de funcionamento para aquisição de bilhetes para utilização da rampa de acesso a barcos do Balneário Municipal
Deputados devem votar quatro projetos durante a sessão ordinária desta quinta-feira
Várzea Grande libera eventos com até 500 pessoas e retomada de trabalho presencial a servidores do grupo de risco
Projeto Reintegra atende reeducandos por meio da telemedicina
Agência do Detran em Anastácio passa a atender por agendamento em outubro e clientes já podem acessar calendário
Aluna da Rede Estadual é promovida no trabalho depois integrar projeto de fotografia
Com Precoce MS, produtor rural melhora nutrição animal e valoriza produção
Em dez dias, 17 animais silvestres receberam atendimento da equipe do CRAS
Quinta-feira de tempo firme e sem chuva em todo o Mato Grosso do Sul
Governo investe R$ 3,1 milhões na construção de quartel do Corpo de Bombeiros em Bonito
Sport mantém embalo no Brasileirão e complica vida do Corinthians
Em 100º jogo pelo Tricolor, Pepê decide Gre-Nal da Libertadores
Botafogo segura empate com Vasco e avança na Copa do Brasil
Com três gols, Gláucia brilha pelo São Paulo no Brasileiro Feminino
Primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense termina em empate
Em casa, Campo Mourão confirma ascensão e derrota Assoeva na LNF
Ypiranga sai na frente na final do Amapaense
Athletico-PR derrota Colo-Colo pela Libertadores
Next
Prev

Arapuá

35 anos sem “ALTAIR TRANNIN”, ex-prefeito de Três Lagoas e fundador do Distrito de Arapuá

Publicado

Altair Cabral Trannin natural do Carmo-RJ, foi prefeito de Três Lagoas e fundador do distrito de Arapuá-MS.

Carioca vindo de uma família de sericultores, Altair Cabral Trannin chegou a Três Lagoas-MS por volta de 1960, trazendo na bagagem política a suplência de vereador da cidade paranaense de Londrina.
Era um homem honesto, trabalhador, solidário, religioso e extremamente estudioso. Estudava por correspondência concluindo diversos cursos no Instituto Universal Brasileiro, como Pontes e estradas, topografia, e tantos outros.

Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.

Prefeito de Três Lagoas

Foi popular na zona rural da cidade. Suas ações beneficiaram sobremaneira o produtor do campo e, entre as marcas de sua gestão, está à construção e inauguração da Escola Municipal Francisco Xavier Trannin, nome dado em homenagem a seu pai.

Além de prefeito de 05 de Agosto de 1978 a 04 de julho de 1979, foi vereador por três mandatos consecutivos e presidindo a Câmara Municipal de Três Lagoas.

Fundador do distrito três-lagoense de Arapuá

O Distrito de Arapuá, criado pela Lei Nº 2.067 de 14 de Dezembro de 1.963, como quase todas as comunidades da Noroeste Paulista e das regiões leste e sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, obteve seu impulso sócio – econômico com a passagem dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligado as cidades de Bauru/SP a Corumbá/MS.

Altair Cabral Trannin, que era Gerente da Fazenda Arapuá S/A,propriedade de Fausto Tavares, recebeu pelos 20 anos trabalhados com a FASA e Maltaria e Cervejaria Londrina, PR, uma gleba de terra de mais ou menos 500 alqueires, onde posteriormente iniciou o loteamento da fazenda em sítios com área superior a 24,00 hectares, para não prejudicar o loteamento da Imobiliária São Luis, com lotes menores.

A história da Educação do Distrito de Arapuá iniciou há mais de quarenta anos, com a Escola Municipal que atendia aos filhos dos funcionários da fazenda Arapuá e a de alguns moradores de sítios isolados. Com a consequente colonização, realizadas através dos loteamentos efetuados pela Fazenda Arapuá e Imobiliária São Luiz, diversas famílias adquiriram seus lotes e fixaram residências na região, aumentando, consideravelmente, sua população.

Mais um momento histórico – social viveu a região, quando terras fronteiriças ao núcleo residencial foram loteadas, formando um amplo conglomerado de pequenas propriedades rurais, hoje conhecida como km 12, Serraria, Limoeiro, Felipão, Piaba…, que receberam grande contingente de ruralistas, que somando às fazendas e ao Distrito de Garcias, cujos habitantes estavam diretamente ligadas ao distrito de Arapuá, avolumaram-se as exigências para atendimento as necessidades básicas da população residente.

Saudoso Altair Trannin (quando vereador), junto com o Time do Limoeiro do Distrito de Arapuá e o prefeito de Três Lagoas da época Dr. Lúcio Queiros

Uma destas exigências foi sendo protelados anos seguidos. Porém, com a interferência e muita luta, por parte de uma comunidade que clamava com urgência esse benefício, apareceram os primeiros movimentos para a criação de uma escola que atenderia o núcleo distrital e toda população rural, em busca de conhecimento para sua juventude, com menos custos e que mantivesse as famílias juntas nos labores cotidianos.

O então vereador, Altair Cabral Trannin, foi sem dúvida o maior percursor desta conquista através das Tribunas da Câmara Municipal de Três Lagoas e de pedidos ” in loco”, junto à classe política do município e do Estado.

Mato Grosso ainda permanecia vivendo com Três Lagoas, sob área de segurança nacional, devido a importância da usina hidrelétrica de Urubupungá. Governava o Estado, Garcia Neto e era prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, sendo eleito senador da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul.

Em dia muito festivo, e, porque não, um dos mais festejados do Distrito de Arapuá aqui aportou autoridades municipais e estaduais para inaugurar a Escola. Era 13 de junho de 1976, quando se abriram as portas, para uma comunidade sedenta de saber, da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, cuja denominação, e a justa homenagem ao patriarca da família Trannin, proprietário do terreno doado para a realização desta grande obra.

Nestes quarenta e quatro anos passados e vividos por uma comunidade que ainda almeja muitos benefícios, a Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, recebeu toda uma população crescente, que a cada ano vem aumentar demograficamente a região do Distrito de Arapuá.

Altair Trannin, voltou a concorrer as eleições para vereador em 1984, sendo eleito pela quarta vez. Sua brilhante carreira pública foi interrompida em 16 de Agosto de 1985, quando perdemos o vereador Altair Cabral Trannin com 61 anos, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.

Câmara de Vereadores de Três Lagoas faz homenagem Altair Trannin no centenário de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Câmara Municipal de Vereadores prestaram homenagem aos Prefeitos dos 100 anos de história de emancipação político-administrativa da Cidade, na segunda-feira, 20 de Julho de 2015. A homenagem começou às 18h, no Saguão da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, na Orla da Lagoa Maior, quando será reinaugurada a Galeria dos Ex-Prefeitos.

Em seguida, a partir das 19h, no Recinto do Plenário “Ranulpho Marques Leal”, a Câmara Municipal promoveu sessão solene, proposta pelos vereadores Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior (Tonhão), Marcus Bazé de Lima e Gilmar Garcia Tosta e aprovada pelos demais vereadores.

Entre a Galeria dos Ex-Prefeitos está o representante da Família Trannin e do Distrito de Arapuá.

Altair Cabral Trannin

No dia 19 de Junho 1924, nasceu Altair Cabral Trannin, na cidade de Carmo-RJ, onde em sua juventude conheceu Terezinha de Jesus Ramos Trannin, casaram-se e constituíram uma família com seus dois primeiros filhos, onde foram para o Estado do Paraná na cidade de Londrina, tendo a chance de construir e gerenciar a famosa fabrica da cervejaria Londrina, conhecida hoje como cervejaria Skol.

Altair Cabral Trannin chegou a Três Lagoas por volta de 1960, trazendo na bagagem política a suplência de vereador da cidade paranaense de Londrina.

Em 1968 Altair Trannin resolveu retornar à política, se candidatando a vereador de Três Lagoas-MS, ficando como primeiro suplente. No mesmo ano foi nomeado Juiz de Paz de Arapuá. A realização do sonho de atuar como representante do povo foi concretizado em 1971, quando Altair tomou posse como vereador, sendo eleito por unanimidade 1º Secretário da Câmara de Três Lagoas.

A partir daí a carreira política de Altair Trannin se deslanchou, fazendo com que ocupasse importantes cargos, tais como:

Presidente do Centro Rural de Arapuá, por 4 vezes;

Vice-presidente da Arena;

Eleito vereador em 1972, e pela terceira vez em 1976. Em 1977 exerceu a função de presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas.

Dando continuidade à sua vida pública, Altair Trannin concorreu em 1978 a cargo de vice-prefeito de Três Lagoas, sendo nomeado para administrar o município de 1978 à 1979.

Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979.

Em 1979, Altair foi nomeado Delegado Regional de Fazenda. Um ano após (1980) foi eleito líder da Câmara e membro do diretório do PDS.

Foi popular na zona rural da cidade. Suas ações beneficiaram sobremaneira o produtor do campo e, entre as marcas de sua gestão, está a construção e inauguração da Escola Municipal Afonso Francisco Xavier Trannin, nome dado em homenagem a seu pai.

Além de prefeito, foi vereador por três mandatos consecutivos e presidiu a Câmara Municipal de Três Lagoas. Sendo o fundador do Distrito de Arapuá, do Município de Três Lagoas-MS.

Um sericultor, político e religioso, tendo sido prefeito de Três Lagoas e pioneiro do distrito de Arapuá, onde criou seus 6 filhos, José Alexandre, Sueli, Carlinho, Afonso, Roberto e Jocilea, esse é o homenageado saudoso Altair Cabral Trannin.

Comentários Facebook

Arapuá

Equipes da Saúde irão percorrer Distritos e zona rural de Três Lagoas em Campanha de Multivacinação

Publicado

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas estarão percorrendo a zona rural, a partir do dia 02 de outubro, para início da Campanha de Multivacinação de 2020, ou seja, uma campanha de atualização do Cartão de Vacinas de todas as pessoas que residem no campo.

Estarão sendo disponibilizadas: doses de vacina contra o Sarampo e Poliomielite para crianças de um (01) ano a menores de cinco (05) anos; para adolescentes e adultos estarão disponíveis as vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, Tétano e Tríplice Viral, que imuniza as pessoas contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola; meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos deverão ser vacinados contra HPV e Meningite, que deve ser aplicada em meninos e meninas da faixa etária de 11 a 12 anos;  para todos os adultos, homens e mulheres, estarão disponíveis as vacinas contra Tétano, Gripe e Hepatite B; e, para todos, já a partir dos 06 meses de idade, estará também disponível a vacina contra a Gripe.

Para tanto, a SMS de Três Lagoas orienta as pessoas a levarem consigo a Carteira de Vacinas para que o pessoal da Saúde faça as devidas anotações e verifique quais as vacinas que a pessoa precisa ou não tomar para manter-se atualizada no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Na oportunidade, as equipes da Saúde estarão também vacinando contra a Raiva todos os cães e gatos, a partir dos 04 meses de idade. Só não podem ser vacinadas as fêmeas prenhes. Para controle, é também importante que os donos de animais de estimação levem consigo a Carteira de Vacinas do cão ou do gato.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

As equipes da SMS estarão previamente divulgando os horários e locais de vacinação na Zona Rural, conforme anexo.

No primeiro dia, sexta-feira (02 de outubro), as equipes estarão no Pontal do Faia – Fazenda União, das 8h às 11h; no sábado, dia 03 de outubro, das 10h30 às 12h, as equipes estarão Bar Galpão e na Ponte do Sucuriú, na casa do senhor Nelson.

Na segunda-feira, 05 de outubro, das 8h às 13h, as equipes estarão na Escola da Fazenda Periquitos; na terça-feira (06 de outubro), das 8h às 11h, na Fazenda Santa Maria, antiga Fazenda Bom Sossego, e também as famílias da Fazenda Ruivinha e no mesmo dia, das 12hàs 14h, na Fazenda Senhor Sudário; na quarta-feira (07 de outubro), das 8h às 14h, Escola Antônio Camargo, na região do Vera Cruz.

No dia 08 de outubro, quinta-feira, das 8h às 11h, o pessoal da Saúde estará no Sítio São Pedro, antigo local da Festa de Reis; e no dia 10 de outubro, sábado, das 8h às 10h, a equipe estará atendendo no Bar do Careca e, em seguida, das 11h às 15h, a mesma equipe da Saúde estará na região do Batuíra.

Para encerramento desta campanha, na segunda-feira, dia 13 de outubro, das 8h às 13h, as equipes estarão no Distrito de Garcias e na terça-feira, dia 14 de outubro, o pessoal estará no Distrito Arapuá e no Assentamento 20 de Março.

Comentários Facebook
Continue lendo

Arapuá

Sitiante de Arapuá é multado em mil reais por colocar fogo em pastagem e responderá por crime ambiental

Publicado

por

.

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Três lagoas, que trabalha na operação Focus, autuou ontem (19) à noite um homem de 31 anos por incêndio. O infrator foi surpreendido quando colocava fogo para renovar sua pastagem no seu lote no assentamento 20 de Março, localizado no Distrito de Arapuá, a 40 km da cidade de Três Lagoas.

A equipe que trabalhava à noite, tendo em vista que as denúncias são de que os incêndios têm se iniciado principalmente durante este período, passava pela BR 262 e avistou as chamas. Foi ao local e encontrou o infrator colocando fogo na pastagem.

Os Policiais extinguiram o incêndio com a ajuda do infrator, o qual se espalharia por outros lotes, pois não havia nenhum sistema de aceiros ou quaisquer outros cuidados para evitar que se perdesse o controle do fogo. Isso tem sido motivo das denúncias de assentados de vários assentamentos, de que alguns colocam fogo em seus lotes, que acabam adentrando a vários lotes, primeiro pelo tempo seco e, depois, porque não há nenhuma medida protetiva de controle.

Os Policiais mediram a área que tinha sido queimada com uso de GPS, que perfez 1 hectare. O Infrator, residente no assentamento, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1.000,00. Ele também poderá responder por crime ambiental de poluição, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

No Estado, neste período mais seco, a Portaria do IMASUL nº 797, de 24 de junho de 2020 suspendeu as Autorizações Ambientais de queima controlada pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias para as áreas rurais.

OPERAÇÃO FOCUS

As 26 Subunidades da PMA têm intensificado a fiscalização durante a operação Focus, voltada ao combate aos incêndios, para prevenir e reprimir, no sentido de evitar que as pessoas provoquem os pequenos focos em queima de resíduos de limpeza, ou de limpeza de pastagens, que na sua maioria viram grandes incêndios. Os trabalhos têm sido executados principalmente à noite com prioridades em regiões do entorno de Unidades de Conservação, onde elas existem. A ideia inicial é evitar a queima, ou no mínimo, chegar a tempo de que os focos ainda possam ser controlados rapidamente e, por último, punir os que insistem em desrespeitar as normas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Fonte: PM MS

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

BRASILÂNDIA

POLICIAL

Mais Lidas da Semana