TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
Fluminense recebe o Cuiabá em Maracanã lotado
Flamengo bate São Paulo fora de casa e dorme no 3º lugar do Brasileiro
Líder Cruzeiro faz 2 a 0 no Tombense e abre larga vantagem na Série B
Botafogo sai na frente mas cede a empate do Ceará no Brasileirão
Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500 metros no Canadá
Calderano derrota francês e conquista o WTT Contender da Tunísia
Ex-jogador do Corinthians é novo reforço do Cuiabá
Corinthians faz último treino antes de visita ao Avaí; veja entrevista coletiva de Fausto Vera
Grêmio vence o Guarani, soma mais 3 pontos e sobe na tabela
Sob jejum de vitórias no Brasileiro, São Paulo encara Flamengo em casa
Grêmio bate Guarani para assumir vice-liderança da Série B
Almir Sater faz show gratuito em comemoração ao aniversário da capital
CESP pretende atrair pesquisadores para a Reserva Cisalpina
Um bando de loucos invade o Shopping Três Lagoas
Brasil alcança final do Sul-Americano de basquete feminino
Morre aos 84 anos o humorista e escritor Jô Soares
Três Lagoas fecha Jogos Escolares com ouro, prata e equipes classificadas para a Copa dos Campeões
Isaquias se classifica para 2ª final no Mundial de Canoagem no Canadá
Flamengo realiza última treino antes da partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão
Rony treina integralmente na academia de futebol do Palmeiras
Flu chega a 50 jogos na temporada e 2022 já é o ano com mais vitórias desde 2012
FESTA DO FOLCLORE – Confira a programação da 32ª Edição e os artistas locais que irão se apresentar
Agentes de trânsito concluem curso – Nivelamento Básico de Moto Patrulhamento, ministrado pela PMMS
Balneário Municipal terá materiais esportivos para uso dos frequentadores e turistas
Coluna – No futebol adaptado, Brasil também é potência entre amputados
Três Lagoas registra os dois primeiros casos suspeitos de Varíola Monkeypox
Sabe qual presente comprar para o Dia dos Pais? Confira a pesquisa de preços realizada pelo PROCON de Três Lagoas
Campanha “Agosto Lilás” orientou 146 mulheres na primeira semana de ações
Saiba como emitir o cartão para vaga especial de estacionamento em Três Lagoas
São Paulo acerta a contratação de Nahuel Bustos
Next
Prev

Arapuá

90 anos de Terezinha de Jesus Ramos Trannin

Publicado

No dia 14 de Junho, Terezinha de Jesus Ramos Trannin, completou 90 anos, na Igreja Nossa Senhora Aparecida uma missa presidida pelo Padre Júlio Silva em comemoração a graça dos noventa anos.

A família reuniu durante 3 dias de muita festa no Sitio Sonho Meu as margens do Rio Sucuriu em Três Lagoas, mas foi no dia 15 que Terezinha recebeu cerca de 300 convidados para o grande momento de sua vida.

Noventa anos muito bem vividos, sendo bem conhecida em Três Lagoas e região, cidade que a recebeu de braços abertos, Terezinha com seu esposo Altair Trannin, fez parte da vida dos 104 anos de Três Lagoas, com vários projetos sociais voltados ao Município e aos Distritos Arapuá e Garcias.

No dia 16, os locutores da rádio 102,9 e amigos da família, Claudio Cezar e Ademir Firmino, fizeram uma homenagem a Terezinha, contando sobre a aniversariante no programa dominical “Toca Tudo na Cidade”, que também completou um ano.

Voltando ao dia 15, foi apresentado aos convidados pela Eudalia Gomes, uma homenagem escrita pelo sobrinho Zeca Trannin, que começa assim:

Homenagem à Matriarca dos “Ramos Trannin”

Nascida em 14 de junho de 1929 no município de Santa Helena, no estado do Maranhão, Terezinha de Jesus Ramos Trannin é filha de José de Ribamar Perdigão e Jacira Rodrigues da Cunha Perdigão. Veio para o Rio de Janeiro, onde na mocidade conheceu Altair Cabral Trannin, com quem se casou em 16 de julho de 1949, na Castália, Rio de Janeiro e tiveram seis filhos: José Alexandre, Sueli, Carlos Alberto, Affonso, Roberto Luís e Jocilea.

No ano de 1960 vieram para Arapuá, onde fixaram moradia e iniciaram com muita luta, o distrito de Arapuá.  Ao lado do inseparável esposo Trannin, foi a companheira de todas as horas na busca pelo desenvolvimento do local. Foi professora na Escola Dom Hermes de Alcântara, onde hoje funciona a rádio de Arapuá, e muitos alunos passaram por suas mãos de mestre, educadora e orientadora.

O que nos dá orgulho e satisfação é saber o quanto a senhora e tio Trannin serviram de exemplos para todos os que conviveram com vocês. Num período de muitas dificuldades, onde o Arapuá era apenas um povoado, vocês lutaram para trazer o progresso para o distrito. Através de seus esforços chegaram aqui a escola, a energia elétrica, o centro rural, onde nos divertíamos bastante com os bailes aos sábados à noite e os carnavais brincados em família, do cinema que nos alegrava todo final de semana, do posto de saúde e tantas outras benfeitorias. Ainda piá, lembro que onde tio Trannin ia, a senhora estava com ele. Isso se tornou uma referência para mim, sobre o sentido do casamento. Como dona de casa, foi soberana na educação dos seus filhos, norteando-os todos para o caminho do bem. É difícil chegar aos 90 anos com sua altivez, sua imagem intocada, seu respeito preservado, e de forma permanente, continuar sendo nosso exemplo.

Com o coração cheio de alegria, vejo o quanto és importante para todos os que hoje fizeram questão de estarem presentes nesta comemoração. Quiçá Deus me permitir um dia alcançar tamanha honraria de ter meus amigos e familiares juntos comigo, numa celebração semelhante a esta sua, minha querida Tia Terezinha.

Após a perda de tio Trannin, fato ocorrido em 16 de agosto de 1985, e que até hoje nos assola pela dor, a senhora se tornou o  principal pedestal da família Ramos Trannin, sendo com certeza a orientadora e conselheira de muitos. Pela trajetória humana, caminhamos com dificuldades em mantermos os valores que balizam a vida moderna, fatos corriqueiros que no passado a senhora resolvia com tranquilidade e maestria.

Sempre falo para as pessoas que convivem comigo, que a senhora é um grande exemplo de família, basta lembrarmos que em todas as comemorações de aniversários ou casamentos, lá está nossa tia, marcando presença e fazendo parte daqueles momentos de alegria. E nos momentos de dor pela perda de um membro da família, lá está a senhora dividindo lágrimas e oferecendo uma palavra amiga a quem necessita. Isso sim, faz apagar todos nossos pecados de família, todas nossas rusgas e picuinhas, se é que elas existem.

Nós atravessamos por um momento de muitas divisões nas famílias do mundo inteiro, de ciúmes, de brigas e outras mazelas. Mas temos a graça de Deus de termos ao nosso redor uma pessoa agregadora da união, que luta para que consigamos conviver em harmonia, mesmo com tantas diferenças de personalidades na família. Hoje, mais do que nunca tia, quero brindar o dom da vida, quero louvar a Deus por ser tão generoso conosco, nos dando a senhora.

Quero falar com os amigos que estão presentes e guardar cada momento desses, na caixinha das minhas mais belas recordações. E como fiz até agora, vou continuar reservando um cantinho VIP em meu coração, para guardar com muito carinho, a tia que tanto respeito e admiro. Aos seus filhos, netos, sobrinhos e amigos aqui presentes, deixo meu testemunho de amizade e certeza de que todos que ouviram seus ensinamentos, se tornaram pessoas diferenciadas nesta vida, seja como profissional ou como um cidadão de bem. Que Deus em Seu infinito amor, bondade e misericórdia, nos permita desfrutar de sua presença por muitos anos.

Parabéns pelos 90 anos, parabéns pela sua representatividade perante a família Ramos Trannin. Muito obrigado pela senhora existir em nossas vidas. Com muita simplicidade, porém com muito carinho ousei escrever esta pequena homenagem para a senhora.

Seu sobrinho, filho de Arapuá,
Zeca Tranin
Curitiba,    abril 2019.

Comentários Facebook

Arapuá

Educação de Três Lagoas de Luto com o falecimento do professor José Antônio dos Santos, ex-morador de Arapuá

Publicado

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do professor aposentado José Antônio dos Santos de 77 anos, estava internado no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas em tratamento contra um câncer e faleceu nesta madrugada (04) de agosto.

Filho de Ana Rosa (Dona Lozinha) (In Memoriam), moradores do 512 no Distrito de Arapuá/MS, irmão do Valdeci (In Memoriam), Rosângela, Alcino, Olívia, Ondina, Nadir, Maria Rosa.

Casado com Odete e deixa os filhos: Thays e Jhonathan. E as netas: Gabrielly, Madyanne e Lorena, a qual José foi muito apegado e amava muito.

José estudou Letras/Pedagogia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e trabalhou por mais de 40 anos na Educação do Município, foi o primeiro professor da Escola Rural do 512 no Arapuá,  diretor em diversas escolas rurais, inclusive na Escola do Distrito de Garcias/MS, trabalhou com o transporte das Escolas Rurais e aposentou pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

O velório acontecerá das 10h às 14h50min, nesta quinta-feira (04), na Congregação de Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, na rua Luiz Correa da Silveira, 161, Jardim Alvorada em Três Lagoas. Em seguida o corpo será translado para o Distrito de Arapuá, onde ocorrerá o sepultamento no Campo Santo.

Nós do ArapuáNews deixamos nossos sentimentos aos familiares e amigos nesse momento tão triste, com o passamento do nosso ilustre professor.

Mensagem do ArapuáNews aos familiares e amigos

Estimado e querido professor, todos nós temos sempre algo a ensinar e a aprender, mas algumas pessoas nasceram para deixar uma marca forte nos outros, algumas pessoas vieram ao mundo com o dom de, através da sua perspicácia, transmitirem pensamentos e ensinamentos que jamais podem ser esquecidos. Você foi definitivamente uma dessas pessoas, e, agora que sua vida chegou ao fim, não há como não sentir um vazio, uma dor inexplicável. Que perda terrível para todos nós!

Seu jeito único de ajudar os outros a crescer, sua forma muito especial de transmitir valores, o entusiasmo que demonstrava pela sua função de educador são virtudes que dificilmente se encontram nos dias de hoje. A nossa gratidão não tem limites pela experiência de aprendizagem que você proporcionou a seus alunos, que levaram consigo para sempre cada palavra debitada pela sua boca.

A vida acaba sempre por ser injusta, porque há pessoas que mereciam ser eternas. Descanse em paz, professor!

Comentários Facebook
Continue lendo

Arapuá

Morre em Andradina/SP, aos 82 anos Sebastião Bessão, ex-morador de Arapuá

Publicado

É com pesar que o ArapuáNews noticia o falecimento do ex-morador do Distrito de Arapuá, Sebastião Bessão  de 82 anos. Bessão faleceu na manhã desta segunda-feira (1) de agosto na Santa Casa de Andradina.

Ele lutava contra o Parkinson, mas foram complicações em cirurgias intestinais, e teve choque séptico, que culminou em seu falecimento.

Sebastião Bessão foi morador por muitos anos no Distrito de Arapuá-MS, por onde tinha um sitio, que criava o bicho da seda, foi sócio fundador do Centro Rural de Arapuá, e possuía um estabelecimento comercial em frente a Escola Estadual, local este que servia de ponto de encontro para a população, onde possuía uma das primeiras TVs do Distrito. Era lá que os moradores vibraram na Copa do Mundo, nas finais de campeonatos, nas novelas e filmes.

Foi com Juventina Bassos Bessão, que constituiu uma família, e tiveram os filhos: Edson, Lucia, Angela, Carlos e Silvano, todos conhecidos da população do Distrito.

Após sua passagem pelo Arapuá, Sebastião foi morar no Município vizinho de Andradina/SP, onde conheceu Alvandina Pereira do Nascimento, conhecida como Dona Dina, e ficaram casados por mais de 20 anos.

Em sua rede social o jornalista Eduardo Imperador, deixou a seguinte mensagem: “Depois de lutar bravamente pela vida, meu padrasto se foi. Estou tão triste… Não posso acreditar que a vida nos reservava mais essa surpresa. Me sinto dentro de um pesadelo que nunca tem fim. Só sei que não tenho palavras para agradecer tudo que o senhor fez por mim e principalmente pela minha mãe nesses 20 anos de convivência. Tenho certeza que Deus receberá o senhor de braços abertos. Obrigado, obrigado, obrigado”.

O velório será na Funerária Cardassi de Andradina/SP, na Avenida Guanabara n. 1833 esquina com a Santa Casa, das 15h às 18h desta segunda (1) de agosto e retornando às 6h da manhã de terça (2) agosto, para o sepultamento às 10 horas.

Mensagem do ArapuáNews aos familiares e amigos

Compreender os propósitos de Deus muitas vezes pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando a tristeza bate na nossa porta porque acabamos de perder um ente querido. Lágrimas passam pelos nossos olhos constantemente e o vazio da saudade aumenta o sofrimento severamente.

Que a dor da nossa perda possa ser diminuída um pouquinho a cada dia e que daqui para frente esta ausência seja capaz de fortalecer ainda mais os laços da família. O vazio que ficou jamais será preenchido, mas com a paz de Deus em nossos corações será bem menos difícil. O céu comemora hoje a chegada de uma pessoa muito querida, que para sempre estará na nossa memória e influenciará eternamente a nossa história.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana