TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Celulose em Destaque

Arauco lança campanha Bom Vizinho 2026 e reforça diálogo com produtores rurais

Iniciativa aproxima empresa e produtores rurais por meio de visitas e comunicação direta com as comunidades

Publicado em

Abril de 2026 – A Arauco lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 23, a campanha Bom Vizinho 2026. O evento, no Centro Cultural Lázara Lessonier, em Inocência (MS), reuniu representantes da área florestal, autoridades locais e convidados. Criado em 2018, o programa é o principal canal de diálogo da comunidade com a Arauco e inclui visitas, reuniões, atendimentos e divulgação do número 0800 645 7376, do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Nestes encontros, a equipe vai dialogar com as comunidades sobre as operações florestais da Companhia, na Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

O gerente florestal da Arauco, Laércio Couto, destaca que o programa amplia o diálogo com as comunidades do entorno e reforça a atuação da empresa no território. “Este canal nos deixa cada vez mais próximos, promovendo a educação ambiental e contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável. Isso fortalece relações baseadas na boa convivência. Acreditamos que essa iniciativa seja mais um passo concreto na construção de parcerias sólidas, com uma atuação cada vez mais responsável”, afirma.

Segundo ele, o programa também representa uma oportunidade de ampliar o contato com os moradores das áreas vizinhas. “Estamos ampliando o diálogo com quem está em nosso entorno, promovendo a conscientização e fortalecendo relações baseadas na convivência e no respeito mútuo. É um programa muito importante para a Arauco, e acreditamos que ele reforça nosso compromisso com as comunidades onde estamos inseridos”, completa.

A iniciativa também foi destacada por lideranças locais, como o vice-prefeito de Inocência, Henrique César Liria Alves. “É importante ver uma empresa como a Arauco comprometida em manter esse diálogo direto com os produtores rurais e com a comunidade. Essa aproximação contribui para que a empresa esteja cada vez mais integrada ao desenvolvimento do município e fortaleça a relação de confiança com quem vive e trabalha na zona rural. Com a proximidade do período de seca e a possibilidade de incêndios florestais, esse contato se torna ainda mais necessário”, destaca.

O chefe da brigada de incêndios florestais, Cleber Luís Ferreira Rodrigues, ressalta que a iniciativa fortalece a atuação preventiva nas áreas vizinhas. “A aproximação da brigada de combate a incêndios da Arauco com os moradores, por meio da campanha Bom Vizinho, representa um diferencial no fortalecimento da confiança e da reciprocidade construídas a partir do diálogo, da ética e da presença constante em campo. Essa sinergia entre comunidade e brigada garante mais agilidade nos acionamentos e direcionamentos, o que impacta diretamente nos resultados e reforça valores como a segurança das pessoas, a proteção da biodiversidade e das florestas”, pontua.

Serviço

O Programa Bom Vizinho conta com canais diretos de atendimento, com a Central de Produção pelo telefone (67) 9 9833-5189 e o SAC pelo número 0800 645 7376.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Comentários Facebook

Celulose em Destaque

Arauco capacita instituições para captação de recursos voltados a projetos sociais

Published

on

A Arauco e sete instituições de Inocência celebraram, no dia 15 de abril, o encerramento de uma jornada formativa em elaboração de projetos e captação de recursos para iniciativas voltadas a diversos públicos e áreas, como crianças e adolescentes, idosos, comércio e serviços, educação no trânsito, educação ambiental, entre outros. Durante o evento, no Centro Cultural Lázara Lessonier, em Inocência (MS), os participantes detalharam suas ideias a representantes de empresas que atuam no Projeto Sucuriú e participam do programa Parceiros do Bem – iniciativa que tem o objetivo de realizar ações em rede por meio de uma abordagem colaborativa onde várias empresas se unem para direcionar recursos a projetos sociais ou causas específicas no município e região.

A formação integra o projeto Ciclo do Conhecimento, que é uma das ações promovidas pelo Parceiros do Bem. “O encontro foi uma vitrine de projetos sociais. As apresentações evidenciaram o quanto os participantes incorporaram conceitos decisivos para elaboração projetos. O grande ganho foi proporcionar às instituições uma base técnica para a busca de recursos financeiros, permitindo que ampliem o desenvolvimento e a abrangência de suas ações. Isso está diretamente conectado ao compromisso da Arauco em deixar um legado grandioso e sustentável para a região”, afirma Claudia Belchior, gerente de Desempenho Social da Arauco.

Instituições locais apresentaram projetos sociais para a rede Parceiros do Bem

O chefe do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Odorico Garcia, ressalta que “a formação mostrou que projetos bem estruturados geram mais credibilidade e são a chave para atrair novos investimentos”. Na opinião dele, a partir de agora, os responsáveis pelos projetos do Demutran “estão mais preparados para buscar recursos que garantam um trânsito mais seguro e eficiente para Inocência”.

Já o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roney Junqueira, diz que “Inocência vive um momento histórico e aproveitar a oportunidade econômica exige que nos preparemos com método e estratégia. O Ciclo do Conhecimento foi uma chance ímpar de capacitarmos lideranças para conduzir mudanças reais em nossa cidade”.

Fernanda Pricilla, da Associação dos Moradores da Comunidade do Distrito de São Pedro, ressalta que o Ciclo do Conhecimento foi além do suporte técnico. “Saio deste processo com mais segurança e consciência da minha atuação, sentindo-me preparada para conduzir projetos com maior responsabilidade e impacto. Foi um divisor de águas que alinhou minha trajetória profissional ao propósito que desejo construir para a comunidade”, afirma.

Sobre o Programa Parceiros do Bem

O Parceiros do Bem é uma iniciativa de investimento social da Arauco que mobiliza a cadeia de suprimentos do Projeto Sucuriú em prol da comunidade de Inocência (MS). Lançado em julho de 2025, o programa atua como um facilitador entre o setor privado e as organizações sociais locais, promovendo ações coletivas e doações estruturadas. Para garantir a eficácia desses investimentos, o programa conta com o Ciclo do Conhecimento, um braço de capacitação técnica, que prepara as instituições para elaborarem projetos robustos e sustentáveis. Assim, o Parceiros do Bem potencializa o impacto positivo do ecossistema industrial da Arauco, transformando a presença de grandes fornecedores em benefícios duradouros para as instituições assistenciais e cidadãos do município.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Comentários Facebook
Continue Reading

Celulose em Destaque

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco

Published

on

Abril de 2026 – Ao completar 67 anos de emancipação política neste 4 de abril, o município de Inocência (MS) vive um novo ciclo de desenvolvimento. Especialmente a partir de 2025, os setores de comércio e serviços começaram a ganhar fôlego, surgiram novas oportunidades de fonte e renda. A cidade cresceu, enquanto a infraestrutura urbana vem sendo ampliada e modernizada, por exemplo, com iniciativas como o Plano Estratégico Socioambiental (PES) do Projeto Sucuriú, da Arauco. E os reflexos desta transformação já são percebidos no dia a dia pela população.

Leandro Rodrigues – LL Hotel

O crescimento deixou de ser expectativa para se tornar realidade nas ruas, nos negócios e na vida das pessoas, como o empresário Leandro Rodrigues dos Santos, do setor de hotelaria. Nascido em Inocência, Leandro, proprietário do LL Hotel, é de uma geração que precisou deixar a cidade ainda jovem por falta de perspectivas. “Eu, minha irmã e meu irmão tivemos que ir embora para buscar crescimento profissional, estudar, trabalhar. Isso acontecia muito aqui”, conta. Nesse período, trabalhando como técnico de segurança do trabalho, ele passou por São Paulo e Minas Gerais, sonhando com a possibilidade de retornar à cidade-natal.

Esse retorno começou a se desenhar quando a região passou a viver um novo movimento econômico, ainda ligado à atividade florestal. Mesmo antes da confirmação da decisão de instalação da fábrica da Arauco, a demanda por serviços já dava sinais de mudança. Leandro soube ler os sinais e acreditou neles. “A gente começou a construir um hotel pensando nessa movimentação. No meio da obra, veio a confirmação da fábrica. Foi melhor do que a gente imaginava”, relembra. O hotel, previsto inicialmente para ter 14 apartamentos, precisou ser ampliado para acompanhar o ritmo da cidade. Hoje, são 28 quartos com alta ocupação constante. “Se tivéssemos 40 ou 50, estariam cheios”, afirma O crescimento do negócio ajuda na geração de renda. Atualmente, sete moradores de Inocência trabalham no hotel. Para Leandro, a principal mudança não está nos números, mas na forma como a cidade passou a reorganizar suas próprias histórias. “Antes, as famílias eram separadas. As pessoas iam embora. Agora, está acontecendo o contrário: as pessoas estão voltando. As famílias estão se reunindo de novo”, comemora, observando que há um movimento crescente de novos empreendimentos, com moradores que antes tinham poucas perspectivas, mas que, agora, também enxergam oportunidades reais de crescimento.

João Pedro – CH Food Park

Essa transformação é visível no cotidiano do comércio local. João Pedro Luiz Azambuja, do CH Food Park, acompanha o aumento no fluxo de pessoas e a mudança no ritmo da cidade, que impulsionou seu negócio. Natural de Inocência, João Pedro concretizou um sonho que começou de forma simples, dentro de casa, com lanches artesanais por delivery e ganhou um espaço próprio, bem no centro da cidade. Para ele, a chegada da Arauco impulsionoudiretamente o negócio. “Nossa realidade financeira melhorou bastante. Isso nos deu a possibilidade de ampliar o espaço e proporcionar mais qualidade de vida para nossa família”, afirma. O que começou com três pessoas, hoje, já reúne mais de 10 colaboradores. “Foi um passo de fé, cheio de esperança. Nada disso seria possível sem o apoio fundamental da minha esposa, Thalita, da minha sogra, Erika, e do meu cunhado, Eduardo. Somos uma empresa familiar que não abre mão da qualidade”, conta.

A força feminina no empreendedorismo local também é um marco desse novo ciclo. Lina Luíza Campos, produtora rural e empresária no setor de combustíveis, relata que o centro de Inocência pulsa em um novo ritmo para atender à demanda: estabelecimentos que antes fechavam cedo, agora, estendem o horário até as 20h e abrem aos domingos e feriados. “É nítido o movimento de profissionalização. Muitos buscam qualificações e já integram tecnologias como a inteligência artificial em seus processos, enquanto outros ainda amadurecem suas estratégias para encontrar diferenciais neste novo momento”, pontua Lina, que também é presidente da Associação Comercial e acompanha de perto a abertura de quase duas novas empresas por semana na cidade.

Lina Luiza – Associação Comercial Inocência

Para Lina, o maior legado é a valorização humana e a transformação social que a parceria entre indústria e comunidade proporciona. “Aumentamos nosso efetivo e a renda dos nossos colaboradores para acompanhar o mercado. Fazer parte desta história e ver a evolução da cidade onde escolhi criar meus filhos nos traz muito orgulho; Inocência nunca mais será a mesma”, informa a empresária, que também atua em conselhos municipais de desenvolvimento e educação.

Plano Estratégico Socioambiental

Nesse movimento de mudança, o Projeto Sucuriú se entrelaça com a história da cidade, passando a fazer parte do seu dia a dia. “Inocência está de parabéns pelos seus 67 anos e por esse momento de desenvolvimento. A Arauco tem o compromisso de contribuir para esse crescimento de forma planejada, respeitando a história do município e gerando oportunidades para a população”, diz Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa.

Segundo ele, o investimento de US$ 4,6 bilhões no Projeto Sucuriú, a primeira fábrica de celulose da Companhia no Brasil, demonstra a confiança da Arauco no município e na região. “Mas este empreendimento não vem sozinho; ele traz consigo iniciativas estruturantes que contribuem para evolução de Inocência, como é o caso do Plano Estratégico Socioambiental (PES), que reúne empresa, poder público e comunidade em um modelo de governança compartilhada”, ressalta o executivo, acrescentando que R$ 85 milhões estão sendo aplicados em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de renda, com ações pensadas para acompanhar a expansão do município.

Os efeitos no cotidiano são visíveis. A cidade ampliou vagas na educação infantil, melhorou o transporte escolar, reforçou a estrutura de saúde e avançou na organização do sistema público. Também houve investimentos em infraestrutura, com obras de pavimentação e drenagem, implantação de rede de fibra óptica e contribuição para o processo de homologação de uma pista de pouso, fortalecendo a mobilidade e a logística.

Esse avanço também se reflete em áreas essenciais para a população. Na educação, Inocência se destaca pelo desempenho no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), com índice de aprovação de 63%, bem acima da média nacional, que foi de 12,5%. O resultado está ligado à oferta de curso preparatório gratuito, realizado em parceria com a Prefeitura, e acompanha a elevação da escolaridade num cenário em que a qualificação passa a ser decisiva para o acesso às novas oportunidades.

A certificação escolar tem funcionado como porta de entrada para outras iniciativas, como o programa Abrace este Projeto, desenvolvido em parceria com o Senai, que oferece 560 vagas em cursos técnicos gratuitos voltados à indústria de celulose, com bolsa-auxílio para os participantes.

Na saúde, os investimentos também alcançam a rede regional. Em Três Lagoas, referência para atendimentos de média e alta complexidade, a Arauco destinou R$ 2,3 milhões para fortalecer hospitais e ampliar a oferta de exames e consultas especializadas, beneficiando pacientes de toda a região, incluindo Inocência.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas23/04/2026

Saúde de Três Lagoas amplia serviços com investimento de R$ 1,8 milhão e inicia atendimentos neste fim de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma importante ação para ampliar o...

Três Lagoas23/04/2026

Saúde de Três Lagoas amplia atendimentos com investimento de R$ 1,8 milhão e inicia atendimentos neste fim de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma importante ação para ampliar o...

Três Lagoas23/04/2026

Saúde de Três Lagoas amplia atendimentos com investimento de R$ 1,8 milhão e inicia mutirão neste fim de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma importante ação para ampliar o...

Três Lagoas23/04/2026

Defesa Civil reforça estrutura e conquista novo veículo para ampliar atendimento

A Prefeitura de Três Lagoas segue investindo no fortalecimento e na reestruturação da Defesa Civil do município. Como parte desse...

Três Lagoas23/04/2026

Três Lagoas conquista 2º e 4º lugar na Bocha nos Jogos da Melhor Idade em Ponta Porã

Foi realizado entre os dias 14 e 19 de abril, os Jogos da Melhor Idade na cidade de Ponta Porã/MS...

Três Lagoas23/04/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quinta-feira (23)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quinta-feira, 23 de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial23/04/2026

Policiais Militares de Coxim são agraciados com a Medalha Tiradentes

Coxim (MS) – Na tarde desta quarta-feira (23), policiais militares de Coxim foram homenageados durante solenidade de entrega da Medalha...

Policial23/04/2026

Polícia Militar, através do 13º BPM, prende dois autores e apreende armas de fogo em operação contra o crime organizado na região

Paranaíba (MS) – O 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) intensificou as ações de policiamento preventivo e repressivo nos...

Policial23/04/2026

Força Tática do 13º BPM apreende arma de fogo escondida em manta de recém-nascido em Aparecida do Taboado

PARANAÍBA (MS) – Na noite desta quarta-feira (22/04), uma equipe de Força Tática do 13º Batalhão de Polícia Militar, em...

Policial23/04/2026

Em Três Lagoas| Operação da Polícia Federal expõe rede de tráfico e leva suspeitos à prisão

A Polícia Federal do Brasil deflagrou, nesta quinta-feira, (23) a Operação Geminus com o objetivo de desarticular um grupo criminoso...

Policial23/04/2026

Ex-vereador de Três Lagoas é condenado a 46 anos de prisão por abusar da própria irmã

O ex-vereador Wellington Ferreira de Jesus, conhecido como “Cascão”, foi condenado a 46 anos e três meses de prisão pelos...

Policial22/04/2026

Polícia Militar recaptura evadido do sistema prisional em Rio Verde de MT/MS

Coxim  (MS): A Polícia Militar realizou na tarde desta quarta-feira (22) a recaptura de um indivíduo evadido do sistema prisional...

Mais Lidas da Semana