TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Novas viaturas reforçarão a segurança no trânsito de seis cidades de MS

Publicado em

Pensando em reduzir ainda mais os índices de mortes no trânsito, que tiveram queda de 10% em 2017 em comparação com 2016, a governadora em exercício Rose Modesto e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, entregaram nesta quinta-feira (25) mais sete viaturas que reforçarão as estruturas da Polícia Militar dos municípios de Bela Vista, Eldorado, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí e o 17º Batalhão de Polícia de Trânsito da Capital.

Ao discursar, a governadora em exercício Rose Modesto destacou a redução da criminalidade em vários setores da segurança pública que resultou em morte. Para ela, isso se deve ao esforço coletivo de todas as forças policiais, sobretudo ao trabalho de prevenção que vem sendo realizado.

“Quando falamos de segurança no trânsito, falamos de educação. Temos que educar as nossas crianças desde pequenas, começa em casa, na escola, discutir nas igrejas, falar nas empresas. O governo faz a sua parte, que é investir, mas os índices de violência, inclusive no trânsito, só reduzem quando todos atuam, fazendo seu papel”, comentou.

Ao todo foram investidos mais de R$ 350 mil na compra dos novos veículos, que segundo o secretário Antonio Carlos Videira, foram adquiridos por meio dos recursos arrecadados com as multas, sendo que desse valor 30% fica para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, que conforme determina a Lei, investe em melhorias nos serviços prestados em todas as cidades do Estado. O restante, 60%, volta para os municípios e são aplicados pelas prefeituras, e 10% é destinado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O comandante-geral da PMMS, Waldir Ribeiro Acosta, agradeceu os investimentos que o Governo do Estado tem feito na corporação, principalmente em relação às melhorias dos trabalhos desempenhados pelas unidades de trânsito da Capital e interior. “Essas novas viaturas não só contribuirão com as ações que visam a redução dos índices criminais, mas principalmente as que tem o objetivo de salvar vidas, pois ao realizarmos uma blitz muitas das vezes tiramos diversos veículos de circulação que não tem condições de trafegar, além de reduzir o número de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção”, pontuou o comandante-geral.

Já o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em prol da segurança pública e do desenvolvimento dos municípios do interior. “Desde 1988 que estou na política e nós nunca tivemos um governo tão preocupado com os municípios e sua população”, relatou o prefeito.

*Notícias MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

OAB-MS reconhece apoio do Governo do Estado a ações de inclusão e destaca impacto de congresso sobre autismo

Published

on

By

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) reconheceu, em solenidade realizada nesta quinta-feira (24), o apoio do Governo do Estado a iniciativas voltadas à inclusão social. Durante o evento, foram homenageadas 12 personalidades que contribuíram para a realização do 3º Congresso Autismo Sem Fronteiras, promovido em março de 2026, em Ponta Porã.

O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia e destacou que o avanço de políticas públicas inclusivas passa, necessariamente, pelo acesso ao conhecimento e pela mobilização da sociedade.

“O Estado tem buscado ampliar ações que garantam atendimento e inclusão às pessoas com transtorno do espectro autista, especialmente aquelas que não têm acesso a serviços especializados. É um compromisso permanente de construir oportunidades com responsabilidade social.”

Entre os homenageados estão o próprio governador e a primeira-dama, Mônica Riedel, reconhecidos pelo apoio institucional ao congresso e a iniciativas ligadas à inclusão.

Riedel reforçou que o crescimento econômico precisa estar acompanhado de políticas públicas que assegurem acesso e dignidade à população.

“O desenvolvimento só faz sentido quando alcança quem mais precisa. Por isso, trabalhamos para garantir que áreas como educação e saúde estejam preparadas para acolher e oferecer suporte adequado, sobretudo às famílias em situação de maior vulnerabilidade.”

O presidente da OAB-MS, Bitto Pereira, destacou que a homenagem vai além do reconhecimento pontual e reflete uma parceria institucional consolidada.

“O congresso representou um avanço significativo na difusão de conhecimento sobre o autismo, reunindo especialistas de referência e permitindo acesso a informações que, muitas vezes, estariam restritas a poucos. Esse resultado só foi possível com apoio institucional consistente.”

Bitto também ressaltou o papel do Governo do Estado no fortalecimento de pautas estruturais da advocacia e da cidadania.

“A parceria construída ao longo dos últimos anos tem contribuído para avanços importantes, tanto na valorização da advocacia quanto em iniciativas que impactam diretamente a sociedade, como políticas de inclusão e acesso à informação.”

A terceira edição do Congresso Autismo Sem Fronteiras reuniu cerca de 1.700 participantes e contou com 18 palestrantes de destaque nas áreas de ciência, educação, prática clínica e inclusão. O evento se consolidou como um dos principais espaços de debate e disseminação de conhecimento sobre o transtorno do espectro autista no país.

Também foram homenageados representantes do poder público e gestores municipais, entre eles o secretário de Educação, Hélio Daher, o secretário de Governo, Rodrigo Perez Ramos, a secretária-adjunta Ana Carolina Nardes, além de prefeitos da região sul do Estado, reforçando o caráter coletivo das ações voltadas à inclusão social.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: Bruno Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Governador anuncia promoções às forças de segurança de MS e reforça ações de valorização de carreiras

Published

on

By

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, aproveitou a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes, mais alta comenda concedida a policias e autoridades (civis e militares) que contribuem para segurança pública do Estado, para anunciar valorização efetiva dos militares estaduais, tanto da Polícia Militar, quanto do Corpo de Bombeiros.

“Em maio agora começam as promoções e estarão finalizadas até o final de ano colocando em dia todas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das diversas carreiras aqui presentes, juntamente com a ampliação da demanda do curso de formação de sargentos, o início do curso de habilitação de oficiais, do curso de superior e todas as ações que estavam previstas. Elas começam agora no mês de maio para que a gente esteja em dia com a instituição e, acima de tudo, com a valorização daqueles que no dia a dia dedicam seu tempo e sua vida para garantir ao Mato Grosso do Sul esse momento que a gente vive”, afirmou.

Riedel destacou ainda uma série de ações, como entrega de viaturas, armamentos, além de valorização das carreiras e reforço em ações de inteligência. Ressaltou que em Mato Grosso do Sul é necessária formação em curso superior para ingresso nas fileiras da Polícia Militar, importante ação no reforço e promoção da carreiras.

“Segurança pública se faz com investimento, inteligência, valorização desses profissionais. E é o que a gente tem buscado no dia a dia de trabalho. As demandas no cotidiano do Estado são múltiplas e complexas, mas nós temos que enfrentar uma equação nada simples para garantir o equilíbrio fiscal e de garantir o bem-estar das nossas pessoas, mas garantir também valorização a aqueles que doam o seu trabalho, o seu tempo e no caso da Polícia Militar, a sua própria vida muitas vezes para a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou.

A solenidade de outorga da medalha aconteceu nessa quinta-feira (23), no Comando Geral da Polícia Militar, em Campo Grande. Foram homenageados com a entrega das medalhas a 84 policiais militares e 50 autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação e que se destacaram pelo valor pessoal, profissionalismo e contribuição decisiva no fortalecimento da instituição.

Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana