Destaques
Em Fotos e vídeo: Equipe de Moutain Bike de Três Lagoas participa do Brasil Ride em Botucatu-SP
Na sexta de manhã de 5 de Junho, uma equipe de ciclistas de Três Lagoas-MS, comandada por Paulo Bike e Erik Car, partiu com destino a Botucatu-SP, a 450 km de distância da cidade das águas, para participar do maior evento de Mountain Bike do Brasil, o Brasil Ride Warm UP, com um total de 1.305 ciclistas de 6 países.
Hotéis e restaurantes lotados, foi assim durante o feriado de Corpus Christi na cidade de Botucatu e Pardinho – SP, nos dias 04, 05 e 06 de junho 2015, com uma arena montada em frente a prefeitura e próximo o cartão postal de Botucatu, a igreja Matriz, diversas categorias reuniram 1.305 esportista nas categorias:
PRÓ 3 dias – YOUR GUTS, YOUR GLORY!
Data: 04, 05 e 06 de junho 2015
1° Etapa dia 04/06: Distância 11,6 km, Altimetria 455m
2° Etapa dia 05/06: Distância 76,4km, Altimetria 1458m
3° Etapa dia 06/06: Distância 107km, Altimetria 2893m
SPORT 1 dia – WARM UP
Data: 06 de junho 2015
Percurso Sport: Distância 71km, Altimetria 1248m
Conforme um dos organizadores o sr. Dório Júnior, esta é a terceira edição do festival Brasil Rider. O Brasil Rider começou em 2.010, na Bahia, ele é feito na Chapada Diamantina, em uma ultramaratona de sete dias, com 700 quilômetros. A maior ultramaratona da America Latina, é um evento oficial que conta pontos para o ranque mundial.
O evento em Botucatu-SP com quatro dias de competição de quinta a domingo, o total de participantes são 4.200, entre ciclista e corredores. E a competição praticamente triplicou o numero de participantes em relação ao ano passado. Quinta começou a competição de Montain Bike Pro de três dias.
Sábado (06), Montain Bike Sport, que é um circuito de 70 km. No primeiro dia (quinta) teve uma etapa de estrada, do circuito mundial amador de ciclismo, que foi vencida pelo atleta da Memorial e entre as mulheres a Cristiane, que é da” Funvik Show”. Sabado a tarde teremos uma corrida para crianças.
No domingo (07) a tarde vai ter uma competição de montanha. Que deve reunir 700 corredores. Um passeio ciclístico um pouco antes que deve ter uma previsão de 800 pessoas. E ao longo dos quatros dias palestras. Um evento que vem crescendo, a região de Botucatu e Pardinho, tem hoje cerca de 8.000 pessoas entre acompanhantes e competidores, toda rede hoteleira está completamente lotados. O circuito é feito com verba do Ministério do Esporte, e a Prefeitura de Botucatu, com apoio da prefeitura de Pardinho, SP
Veja a colocação dos Atletas de Três Lagoas-MS na SPORT – WARM UP, do dia 06 de junho 2015, no Percurso Sport: Distância 71km, Altimetria 1.248m
Categoria MASCULINO – Master SPORT (83 – 74) com 185 Participante
6º colocado: n. 1014, Paulo Sergio da Silva Nakano, com tempo 02:27:54.
144º colocado: n. 950, Erik Alessandro Alves de Queiroz, com tempo 03:32:44
Categoria MASCULINO – Junior SPORT (99 – 95) com 14 Participantes
11º colocado: n. 807, Igor Trannin Bernado de Queiroz com tempo 03:19:05
Categoria MASCULINO – Expert SPORT (94 – 84) com 69 Participantes
17º colocado: n. 876, Rafael Queiroz Garcia com tempo 02:36:39
18º colocado: n. 831, Emerson Alves Pagnossi com tempo 02:36:40
41º colocado: n. 877, Rafael Rezende com tempo 02:56:45
Leia abaixo o relato de cada atleta Tres-Lagoense na competição Brasil Ride Warm Up 2015 – Botucatu-SP
Erik Alessandro Alves de Queiroz , minha segunda competição, prova difícil, uma altura de 1.200 metros de elevação, muito alta, em 2016 se Deus quiser estarei aqui novamente.
Igor Trannin Bernado de Queiroz, tive falha técnicas, no quilometro 40, estava chegando no ponto de apoio para contagem do tempo, passei numa pedra e infelizmente o pneu furou, tive que tirar todos o sistema anti furo do pneu, o bico da válvula, e tive que colocar a câmara de ar, perdi de 15 a 30 minutos no mínimo de prova.
Paulo Sergio da Silva Nakano, muito difícil. Uma prova muito técnica, porem não tão perigoso, o terreno, o solo era de areia, mais batido, tinha partes que parecia melhor que asfalto, tinha hora brilhava. O sol batia que até brilhava o chão. Mas não teve jeito mesmo de chegar em quinto. Distancias longas são as provas que mais gosto, são minha especialidade. Faz mais de 25 anos que participo, e nunca vi uma organização como esta bem organizada, estrutura perfeita.
Emerson Alves Pagnossi, uma prova muito dura, muita subida, mas superei, fiz um tempo bom de oitenta atletas fiquei em decimo oitavo, superei demais, foi a primeira vez que vim nesta prova de Brasil Ride, foi muito “show de bola”, mesmo por que aonde treinamos as subidas tem 6% de elevação, aqui tinha subidas de 22%. Ano que vem estaremos aqui de novo, esperando bater o tempo, vê se melhora.
Rafael Queiroz Garcia, a prova Brasil Ride bem organizada, a melhor prova que já participei, na estrutura 100% mesmo, tanto no percurso, não tem tanto perigo, carro de apoio toda hora passando, moto de apoio, se alguém machucar, o pessoal socorria rapidinho, prova muito boa mesmo.
Rafael Rezende, meu primeiro campeonato. A sensação do coração batendo a mil, aquela ansiedade, toda aquela organização, aquele mega evento, milhares de pessoas, parece que em torno de 2.000, mas, enfim a expectativa foi grande, superei as expectativas, até pela minha colocação 41º, fiquei feliz e satisfeito. Minha categoria é de 1.984. Valeu a pena, top o campeonato. Voltaria de novo.
Veja o álbum completo no FLICKR ArapuáMS, clique aqui
Curta a nossa página no Facebook
Veja mais fotos do ArapuáMS clicando aqui
Arapuá
Ex-Vereadora Sueli Trannin Bernardo, trouxe desenvolvimento ao Arapuá
No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.
Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).
Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.
Em Fevereiro de 1973 há exatos 47 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.
Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos e recentemente um bisneto, que completa um aninho no dia 20 de dezembro.
Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.
A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.
De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988, foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito “Arapuá”.
Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa.
Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.
Veja Mais
Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá
A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições se eleger a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente esta filiada ao PSDB. e não disputou mais uma vaga a Câmara Municipal de Três Lagoas.
No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.
Está casada a 24 anos com o professor Claudinei Canistro.
Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas
— 4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”, que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.
— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.
— Praça Municipal
— Campo de futebol com alambrado e gramado
— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.
— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.
— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito
— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.
— Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.
— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.
— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.
— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.
— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.
— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;
— Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,
— Solicitação das casas dos Policiais,
— Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;
— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,
— Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;
— Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,
— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.
— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.
— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;
— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;
— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;
— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.
Mensagem do ArapuáMS
Hoje é um dia especial em nosso calendário finalmente chegou o seu dia é um momento de ser feliz de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado.
Esperamos que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você.
Você está no auge da maturidade da experiência e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte do nosso Distrito de Arapuá, pediremos a Deus que conserve bons dias em seu viver. Feliz Aniversário que você esteja Feliz com esta data.
Destaques
Dia do Índio: Veja as medidas de proteção aos indígenas
Todo dia 19 de abril é comemorado no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. A data tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre a cultura indígena.
Nesse ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, os indígenas precisam estar protegidos ainda. Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) atestam que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde mais difíceis do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de agentes causadores de doenças.
Por conta da atual situação, em março, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o novo coronavírus.
As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus.
Vejas as medidas:
- Os casos suspeitos de covid-19 tem prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento;
- O registro do atendimento deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) no menor tempo possível;
- Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento devem receber as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave;
- O Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país, que ocorreria entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília-Distrito Federal, foi adiado por conta do coronavírus;
- Estão suspensas a concessão de novas autorizações de entrada em terras indígenas , com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível;
- O contato com agentes bem como a entrada de civis em terras indígenas são restritos;
- A entrada de agentes públicos de atendimento à saúde e segurança não será dificultada pela fundação.
Fonte:OImparcial
-
Trânsito7 dias atrás
Morador de MS morre em grave acidente na BR-163, no Paraná
-
Policial5 dias atrás
Em Três Lagoas| Hélice se solta de roçadeira e mata trabalhador em fazenda
-
Suzano5 dias atrás
Suzano está com 13 processos seletivos abertos para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas/MS
-
Três Lagoas7 dias atrás
Domingo (19) começa o Campeonato Interbairros Osmar Dutra em Três Lagoas