Sem categoria
Castilho: TRE mantém condenação do ex-vereador “Dêmis do Balcão de Empregos”
Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral negaram provimento ao recurso interposto pelo ex-vereador João Carlos Pereira Silva, o Dêmis do Balcão de Empregos e manteve a condenação da perda dos direitos políticos por 8 anos. A publicação está no Diário Oficial.
Dêmis havia recorrido da sentença condenatória proferida pelo juiz eleitoral em dezembro do ano passado, onde foi condenado após perícia em gravações por exigir que seu ex-assessor lhe repassasse parte do salário.
Nas gravações o vereador afirmava, inclusive, que esse esquema de corrupção de absorver metade do salário dos assessores seria uma prática comum no legislativo castilhense, uma forma de “ajuda” que cada assessor daria aos vereadores. Mas ao se negar “fazer parte do esquema” Dêmis pediu a exoneração do assessor.
Na época, ao tomar ciência dos fatos, os vereadores repudiaram as afirmações de Dêmis e o vereador Sebastião Reis de Oliveira, o Tião Japonês, atual presidente, disse que sentia vergonha de dividir espaço na Câmara com Dêmis.
Com esta decisão dos desembargadores Dêmis encerra sua carreira política em meio a vários escândalos durante os anos, um deles quando foi alvo de uma CP na Câmara quando gravou o ex-prefeito Joni Buzachero e vários vereadores durante um encontro no executivo.
Dêmis também foi condenado por corrupção este ano na ação penal número 0003487-47.2016.0024, na 3ª Vara da Comarca de Andradina, à pena de 2 anos e 4 meses de reclusão a ser cumprida em regime inicialmente aberto, substituída por duas penas restritivas de direito de prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniária consistente no pagamento de 2 salários mínimos a ser destinado à entidade beneficente indicada na fase de execução, e pagamento de 11 dias-multa, no valor unitário mínimo, segundo incurso nas sanções do artigo 317 do Código Penal (corrupção passiva).
Dêmis ainda responde a um terceiro processo número 1006060-41.2016.8.26.0024, que tramita na 1ª Vara de Andradina, onde responde pelo crime de improbidade administrativa. O ex-vereador nega todas as acusações e sempre diz que vai provar sua inocência.
Sem categoria
Verruck acredita que processo de licitação da Malha Oeste deve ficar para 2027
Considerada estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, a Malha Oeste teve o processo de licitação interrompido. É que o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu novas atualizações de dados e quando receber as informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá 75 dias para analisar. “Isso praticamente elimina a possibilidade de que a licitação ocorra ainda em 2026”, analisa o economista e doutor em Desenvolvimento Jaime Verruck.
Ele reforça que a Malha Oeste — ferrovia que liga Corumbá a Mairinque (SP) — é histórica para Mato Grosso do Sul e fundamental para a logística e o desenvolvimento. “Nós sabemos o quanto hoje temos a necessidade da retomada da Malha Oeste, sobretudo do ponto de vista da logística e dos investimentos”, pontua Verruck.
Contexto — Para Mato Grosso do Sul, a retomada pode representar o fortalecimento da competitividade do estado. “Para Mato Grosso do Sul, essa discussão se trata de uma oportunidade estratégica para fortalecer a competitividade e consolidar sua posição como um dos principais corredores de exportação do país”, ressalta Verruck, que atualmente é pré-candidato a deputado federal pelo Republicanos.
Ele lembra que a nova concessão prevê cerca de 1.625 km de ferrovia entre Corumbá (MS) e Mairinque (SP), além da possibilidade futura de recuperação do ramal entre Campo Grande e Ponta Porã. Também estão previstos aporte federal de R$3,6 bilhões para recuperação dos trechos mais degradados.
Sem categoria
ONS determina redução da vazão da UHE Porto Primavera para preservar reservatórios
A CESP (Companhia Energética de São Paulo) iniciou, nesta segunda-feira (20), uma nova redução gradual da vazão da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), localizada na divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A medida atende à determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a vazão mínima defluente será reduzida, de forma gradual e controlada, dos 4.600 m³/s atuais para 3.900 m³/s, visando assegurar a manutenção dos níveis de armazenamento dos reservatórios da região.
A iniciativa faz parte da estratégia do ONS para preservação dos reservatórios de todo o país diante do cenário de instabilidade climática, com previsão de chuvas abaixo da média em algumas regiões do país. “A CESP atua em total alinhamento com as determinações do ONS, adotando todas as medidas operacionais necessárias para contribuir com a gestão integrada dos reservatórios. Esse planejamento é essencial para assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos e a segurança do sistema elétrico nacional nos próximos meses, quando a estiagem pode se intensificar em algumas regiões do país”, explica Paulo Rodrigues Souza, gerente do Centro de Operações da companhia.
Monitoramento ambiental
A operação de redução de vazão contará com ações de monitoramento ambiental e proteção da fauna aquática, previstas no Plano de Trabalho para Conservação da Biodiversidade da companhia e aprovadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). As atividades incluem o acompanhamento da qualidade da água, da fauna aquática e do comportamento dos peixes por equipes especializadas, além do uso de drones para inspeções em áreas de difícil acesso e equipamentos destinados à coleta de informações em campo e, se necessário, ao resgate de fauna.
“O monitoramento ambiental é uma etapa essencial durante as alterações operacionais de uma usina hidrelétrica. As equipes da CESP permanecem em campo acompanhando a qualidade da água e o comportamento dos peixes para identificar possíveis mudanças nas condições do rio e orientar medidas preventivas para a proteção da biodiversidade”, destaca Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da companhia.
Canal de atendimento
A comunidade pode esclarecer dúvidas ou registrar ocorrências por meio do canal Diálogo Aberto, pelo WhatsApp (11) 93032-6699, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
-
Esportes6 dias atrásPalmeiras perde para o Atlético-MG, mas mantém liderança no Brasileirão
-
Esportes6 dias atrásCorinthians busca empate com o Bahia na Fonte Nova e se complica no Brasileirão
-
Esportes6 dias atrásFlamengo domina, sai na frente, mas cede empate ao São Paulo no Maracanã
-
Esportes6 dias atrásGrêmio busca empate no fim contra o Fluminense e evita derrota em casa
