Três Lagoas
Castramóvel segue com os atendimentos no bairro Interlagos nesta semana
A Prefeitura de Três Lagoas segue com os atendimentos do Castramóvel no bairro Interlagos, com ações voltadas à esterilização gratuita de cães e gatos. Os atendimentos acontecem em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Interlagos, localizada na Rua Eurídice Chagas Cruz, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A ação cumpre o cronograma itinerante promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além dos moradores do bairro Interlagos, a expectativa é atender também residentes de bairros próximos. Os serviços são realizados gratuitamente, mediante agendamento presencial e apresentação de comprovante de residência.
A próxima etapa do cronograma será no bairro Vila Haro, para onde o Castramóvel seguirá após o encerramento dos atendimentos no bairro Interlagos, dando continuidade ao trabalho em diferentes regiões do município.
Além da castração, a estrutura do Castramóvel disponibiliza diversos serviços voltados à promoção da saúde animal e à conscientização sobre a posse responsável.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
* Vacinação antirrábica;
* Administração de vermífugos;
* Orientações sobre posse responsável;
* Prevenção da leishmaniose;
* Identificação por microchip.
SERVIÇO
Castramóvel no bairro Interlagos
Local: em frente à USF Interlagos
Endereço: Rua Eurídice Chagas Cruz
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Atendimento: gratuito, mediante agendamento presencial e comprovante de residência
Três Lagoas
Prestadores de serviços de TL deverão emitir NFS-e pelo Emissor Nacional a partir de outubro
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), informa que, a partir do dia 1º de outubro, todos os prestadores de serviços do município deverão emitir as Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e) exclusivamente pelo Emissor Nacional.
A mudança está relacionada à implementação da Reforma Tributária, que vem sendo realizada de forma gradual no país. Desde 2023, as empresas enquadradas como MEI já utilizam o Emissor Nacional para a emissão de notas fiscais e agora, a medida também será obrigatória para as empresas optantes pelo Simples Nacional.
Em Três Lagoas, o Município optou por antecipar a mudança e direcionar todas as empresas para o Emissor Nacional, considerando que, com a obrigatoriedade gradual, apenas cerca de 25% a 30% dos contribuintes permaneceriam utilizando o sistema próprio da Prefeitura.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Departamento de Tributação do Município que fica no prédio do Paço Municipal, localizado na Av. Antônio Trajano dos Santos, 30, esquina com a Av. Rosário Congro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.
É possível ter acesso ao portal Emissor Nacional através do link www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/nota-fiscal/nota-fiscal-de-servico-eletronica-nfs-e
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Três Lagoas
Vanguarda três-lagoense: A literatura de resistência de Ana Maria Rodrigues Barbosa na 28ª Bienal Internacional
No epicentro das efervescências culturais da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a cidade de Três Lagoas ganha relevo por meio da voz e do talento de sua intelectualidade local. A jornalista e esteta Ana Maria Rodrigues-Barbosa, cujo centro de criação e vivência fixou-se na referida urbe sul-mato-grossense, projeta a identidade criativa do município no maior conclave literário da América Latina com sua obra de estreia, Miados & Ditados – Poeminhas para ouvir o outro lado, ilustrada por Joana Raspini.
O opúsculo propõe uma hermenêutica lúdica: a partir de uma perspectiva felina, desconstrói o apotegma popular para entrever as nuanças da condição humana.
Tendo o município de Três Lagoas como berço de sua fundamentação narrativa, o trabalho esteve exposto no estande da Fábrica do Livro (Rua J, posição 28), onde a autora participou de sessões de autógrafos nos dias 7 e 9 de setembro, consolidando a representatividade três-lagoense na cena contemporânea.
”Dedico-me com afinco à criação literária desde o último ano, e ver a produção florescer a partir de Três Lagoas até alcançar um espaço de tal magnitude é uma experiência de profunda comoção”, ressalta Ana Maria, ao avaliar os percalços de uma publicação independente em um recinto moldado pelos grandes conglomerados editoriais.
“Trata-se de uma vitrine monumental; todavia, a atenção do grande público costuma ser captada por obras massificadas. Projetar o nome e a literatura da nossa região, conquistando cada leitor individualmente, constitui um gesto de autêntica resistência estética.”
João Maria Vicente, com informações de Hojemais
-
Celulose em Destaque5 dias atrásArauco inicia instalação das vigas da ponte ferroviária sobre o córrego São Mateus, em Inocência (MS)
-
Trânsito6 dias atrásPai e duas filhas morrem em grave acidente na BR-163 durante viagem para velório do avô
-
Arapuá6 dias atrás5ª Feirinha da Agricultura Familiar de Arapuá abre espaço gratuito para produtores e pequenos empreendedores
-
Suzano5 dias atrásEm iniciativa pioneira no setor, Suzano desenvolve operação remota de colheita florestal em MS