TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Destaques

Concursos em MS disponibilizam 273 vagas e salários de até R$ 23 mil

Publicado em

Com salários de até R$ 23 mil, Mato Grosso do Sul oferece a maior remuneração do Centro-Oeste em concurso público com edital aberto. No total, são 273 vagas disponíveis para quem quer ingressar na carreira pública. Confira.
A PGE/MS (Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou o edital com 10 vagas no cargo inicial da carreira de Procurador do Estado. O salário é de R$ 23.845,67, e inicialmente, a lotação na carreira será nas Procuradorias Regionais situadas no interior do Estado.
Para prestar o concurso, é preciso que o candidato seja inscrito na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) Seccional de Mato Grosso do Sul e que dentre outros requisitos, apresentem na data do pedido de inscrição definitiva, pelo menos dois anos de prática profissional. Os interessados devem realizar a inscrição até 20 de outubro no site do Governo.  O edital está disponível neste link.
O IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul)está com 44 vagas abertas para dois editais com salários de até R$ 9,1 mil.
O primeiro edital é para a contratação de docentes para as seguintes vagas: Administração (2 vagas), Alimentos/ Tecnologia, Microbiologia de Alimentos, Química de Alimentos, Higiene e Legislação de Alimentos, Análises Microbiológicas de Alimentos Análise de Alimentos, Bioquímica de Alimentos, Métodos de Conservação de Alimentos, Operações Unitárias da Indústria de Alimentos, Projetos em Unidades de Alimentação, Análise Sensorial, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Vegetal (1 vaga), Biologia (1 vaga), Ciências Agrárias/Agronomia (2 vagas), Ciências Agrárias/Engenharia Agrícola (1 vaga), Ciências Agrárias/Fitotecnia (2 vagas), Edificações / Engenharia Civil (2 vagas), Elétrica/ Automação (2 vagas), Elétrica/Eletrotécnica (1 vaga), Engenharia Mecânica (1 vaga), Física (4 vagas), Informática/Desenvolvimento Web (8 vagas), Informática/Redes de Computadores (2 vagas), Matemática (5 vagas), Português/Espanhol (2 vagas), Português/Inglês (2 vagas), Metalurgia Física (1 vaga) e Português/Português (2 vagas). Estes profissionais vão atuar em em um dos campi localizados em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã ou Três Lagoas. Os salários variam de R$ 4.234,77 a R$ 9.114,67.
O segundo edital é para contratar dois profissionais de nível médio e superior para os cargos de Secretário Executivo e Técnico Laboratório/ Eletrotécnica. Neste caso a atuação ocorre nos campi de Corumbá e Três Lagos, e a remuneração é de R$ 2.752,81 e R$ 4.326,21, respectivamente.
A inscrição para qualquer um dos concursos deve ser feita pelo site www.ifms.edu.br até 07 de novembro. Confira aqui eaqui os editais.
A Câmara Municipal de Três Lagoas está com edital aberto com 34 vagas, para os níveis fundamental, médio e superior.
Para nível fundamental as vagas são as seguintes: Auxiliar de Manutenção (1), Faxineira (4), Jardineiro (2), Garçom (2) e Motorista (2). Nível médio: Agente de Cerimonial (1), Assistente de Cerimonial (2), Assistente de Controladoria (2), Cinegrafista (1), Fotógrafo (1), Intérprete de Libras (1), Operador de Som (1), Técnico Administrativo II (7) e Técnico de Computadores (2). Nível Superior: Analista de Comunicação (1), Coordenador Pedagógico (1), Designer Gráfico (1) e Procurador (2).
As remunerações vão de R$1.670,00 até R$ 5.570,00 e as inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de outubro pelo site www.fapec.com.br. Veja aqui o edital.
A Prefeitura de Dourados abre inscrições para dois concursos públicos para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. São 117 vagas disponíveis.
Um dos editais tem vagas para profissionais de nível superior nas funções de Engenheiro Ambiental (3); Engenheiro Florestal (2); Geólogo (1); Engenheiro Sanitarista (2); Engenheiro Elétrico (2); Especialista em Educação (1) e Professores nas áreas de Língua Portuguesa (2); Língua Inglesa (1); Matemática (1); História (2); Geografia (1); Ciências (1) e de Educação Agropecuária (1).
Já o outro edital é voltado para profissionais de todos os níveis de escolaridade, para Indígenas pertencentes a uma das etnias Kaiowá, Terena ou Guarani, das comunidades de Dourados. Os cargos são os seguintes: Especialista em Educação (2); Especialista em Educação (1); Assistente Social (3); Psicóloga (3); Assistente Administrativo (4); Vigilante Patrimonial (2); Pedagoga (3); Especialista em Educação de Coordenação Pedagógica (2) e de Supervisão Técnica Escolar (1); e Professores das áreas de Língua Indígena Terena (1); Língua Indígena Guarani (1); Ciências (1); Educação Física (8); Arte (10); Geografia (2); História (4); Matemática (8); Língua Inglesa (2); Língua Portuguesa (5); Educação Infantil (6) e Professor de Anos Iniciais (28).
As remunerações variam de R$ 1.014,00 a R$ 5.910,00 e os interessados devem realizar as inscrições até às 17h do dia 7 de outubro pelo site www.fapems.org.br. Os editais estão disponíveis aqui e aqui.
A Prefeitura de Selvíria oferece 44 vagas para profissionais de nível médio e superior. As funções são as seguintes: Assistente Social (1), Fisioterapeuta (1), Professores nas áreas de Educação Infantil: Professor Pedagogo (7), Professor Ensino Fundamental I: Professor Pedagogo (15), Artes (2), Ciências (2), Educação Física (4), Geografia (1), História (2), Inglês (2), Língua Portuguesa (2) e Matemática (2), Secretário Escolar (1) e Técnico de Enfermagem (1).
As remunerações variam entre R$ 823,44 a R$ 2.436,16 e os interessados devem realizar as inscrições até o dia 16 de outubro pelo site www.consesp.com.br. Confira aqui o edital.
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tem sete vagas abertas destinado ao preenchimento de cargos técnico-administrativos para Campo Grande.
Os profissionais de níveis Médio e Superior vão atuar como Técnico de Tecnologia da Informação (1 vaga), Assistente em Administração (3 vagas), Técnico de Laboratório/ Arqueologia (1 vaga), Analista de Tecnologia da Informação (1 vaga); e Médico-veterinário/ Anatomia Patológica Veterinária (1 vaga). Os salários variam de R$ 2.294,81 a R$ 3.868,21. Além da remuneração, também haverá pagamento de auxílio alimentação no valor de R$ 458,00. Os interessados devem acessar o site COPEVE para realizar a inscrição até às 23h59 do dia 9 de outubro. Veja aqui o edital.

Processo seletivo 

A UFMS (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), item 17 vagas disponíveis em Processo Seletivo para a contratação de Professor Substituto.
As áreas de atuação são as seguintes: de Ciências Econômicas (1), Educação Física (1), Administração (1), Ciência da Computação (1), Engenharia de Produção (1), Engenharia de Produção (1), Engenharia Civil (2), Medicina (1), Medicina Veterinária (1), Matemática (1), Ciências Humanas/Educação (1), Ciências Humanas/Educação/Fundamentos da Educação/Filosofia da Educação (1), Ciência da Computação (1), Ciências Sociais (1) e História (2), para atuação nas áreas de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.
Os salários vão de R$ 1.039,90 a R$ 2.968,78, por retribuição de titulação, para desempenhar atividades em jornadas semanais de 20h a 40 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 4 a 7 de outubro de 2016, na Secretaria da Unidade da Administração. Confira aqui o edital.

 

Comentários Facebook

Arapuá

Ex-Vereadora Sueli Trannin Bernardo, trouxe desenvolvimento ao Arapuá

Published

on

No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.

Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito  (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).

Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.

Em Fevereiro de 1973 há exatos 47 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.

Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos e recentemente um bisneto, que completa um aninho no dia 20 de dezembro.

Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.

A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.

De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988,  foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito “Arapuá”.

Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa.

Câmara Municipal de Três Lagoas, entrou para história com a quantidade maior de mulheres.

Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.

Veja Mais

Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá

A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições se eleger a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos  em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente esta filiada ao PSDB. e não disputou mais uma vaga a Câmara Municipal de Três Lagoas.

No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.

Está casada a 24 anos com o professor Claudinei Canistro.

Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas

4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”,  que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.

— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.

— Praça Municipal

—  Campo de futebol com alambrado e gramado

— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.

— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.

— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito

— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.

 — Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.

— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.

— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.

— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.

— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.

— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;

—  Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,

 — Solicitação das casas dos Policiais,

 — Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;

— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,

 — Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;

 — Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,

— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.

— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.

— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;

— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;

— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;

— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.

Mensagem do ArapuáMS

Hoje é um dia especial em nosso calendário finalmente chegou o seu dia é um momento de ser feliz de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado.

Esperamos que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você.

Você está no auge da maturidade da experiência e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte do nosso Distrito de Arapuá, pediremos a Deus que conserve bons dias em seu viver. Feliz Aniversário que você esteja Feliz com esta data.

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaques

Dia do Índio: Veja as medidas de proteção aos indígenas

Published

on

Todo dia 19 de abril é comemorado no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. A data tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre a cultura indígena.

Nesse ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, os indígenas precisam estar protegidos ainda. Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) atestam que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde mais difíceis do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de agentes causadores de doenças.

Por conta da atual situação, em março, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o novo coronavírus.

As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus.

Vejas as medidas:

  • Os casos suspeitos de covid-19 tem prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento;
  • O registro do atendimento deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) no menor tempo possível;
  • Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento devem receber as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave;
  • O Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país, que ocorreria entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília-Distrito Federal, foi adiado por conta do coronavírus;
  • Estão suspensas a concessão de novas autorizações de entrada em terras indígenas , com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível;
  • O contato com agentes bem como a entrada de civis em terras indígenas são restritos;
  • A entrada de agentes públicos de atendimento à saúde e segurança não será dificultada pela fundação.

Fonte:OImparcial

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas26/06/2026

Defesa Civil intensifica vistorias após chuvas em Três Lagoas

O trabalho da Defesa Civil de Três Lagoas é contínuo, especialmente durante os períodos de chuva intensa no município. Após...

Três Lagoas26/06/2026

Prefeitura abre consulta a associações e instituições para comercialização de alimentos na Festa do Folclore

A contagem regressiva para a tradicional Festa do Folclore de Três Lagoas já começou. Realizada todos os anos no mês...

Três Lagoas26/06/2026

Serviço de Convivência Tia Nega celebra Festa Junina com dois dias de integração, tradição e alegria

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Tia Nega, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu, nos...

Três Lagoas26/06/2026

Campeonato Municipal de Futebol de Base terá jogos decisivos neste fim de semana em Três Lagoas

O Campeonato Municipal de Futebol de Base 2026 promete fortes emoções neste fim de semana em Três Lagoas. Promovida pela...

Três Lagoas26/06/2026

Coleta de lixo será antecipada na segunda-feira (29) devido ao jogo da Seleção Brasileira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), informa que, em razão...

Três Lagoas26/06/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta sexta-feira (26)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta sexta-feira, 26 de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana