Assembléia Legislativa MS
CCJR dá aval a projeto que amplia cuidados com pessoas autistas em todas as idades
Em reunião nesta quarta-feira (21), no plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) considerou constitucional e compatível com o sistema jurídico o Projeto de Lei 253 de 2024, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que visa fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A proposta acrescenta dispositivos na Lei Estadual 5.842 de 2022, a qual estabelece diretrizes para o atendimento multiprofissional para pessoas com TEA, visando atenção às necessidades de saúde e a ampliação do diagnóstico em todas as faixas etárias.
Embora os sinais do TEA geralmente apareçam nos primeiros anos de vida, nem sempre são identificados a tempo, o que leva muitas pessoas a passarem a infância e a juventude sem diagnóstico, apoio ou compreensão adequados.
Confira as demais matérias relatadas por Caravina (PSDB), Junior Mochi (MDB), Neno Razuk, Paulo Duarte (PSB) e Pedrossian Neto (PSD).
Pareceres favoráveis
Projeto de Lei 14 de 2025, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), institui o Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas.
Projeto de Lei 122 de 2025, do Poder Executivo, autoriza a Agência de Habitação Popular do Estado (Agehab) a doar, com encargo, terreno para construção de unidades habitacionais a famílias da Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande.
Projeto de Lei 101 de 2025, de autoria do deputado Paulo Duarte, declara de Utilidade Pública Estadual Instituto Internacional de Culturas Afro-Brasileira e Indígena – Incai, com sede e foro no município de Ponta Porã.
Pareceres contrários
Duas matérias de autoria do deputado João Henrique (PL) foram avaliadas como inconstitucionais. O Projeto de Lei 63 de 2025 institui a utilização de tecnologia de reconhecimento facial no Estado. E o Projeto de Lei 56 de 2025 estabelece diretrizes e ações destinadas à promoção da saúde, bem-estar, e inclusão social dos idosos residentes em Mato Grosso do Sul.
Pedido de vista
Projeto de Lei 6 de 2025, do deputado Lidio Lopes (Sem Partido), autoriza o Poder Executivo a criar o “Sorriso Pope” – Programa de Odontologia Preventiva na Escolas Estaduais, recebeu pedido de vista.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Frente Parlamentar em apoio ao varejo de comércio e serviços reúne-se amanhã na ALEMS Um dos temas da reunião é a criação da Nova Serventia de Registro Civil das Pessoas Jurídicas
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
4º Arraiá da ALEMS beneficia mais de 30 entidades e reúne família sul-mato-grossense Espírito de solidariedade tomou conta da festa
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Arapuá1 dia atrásArapuá está de luto, morre João Tragino da Silva, aos 63 anos
-
Três Lagoas7 dias atrás14º Encontro de Carros Antigos reúne mais de 5 mil pessoas e arrecada 900 quilos de alimentos
-
Três Lagoas7 dias atrásEldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE
-
Três Lagoas6 dias atrásAtendendo pedido da população, Prefeitura inicia pavimentação de estacionamento e melhorias de acessibilidade na Lagoa Maior