Assembléia Legislativa MS
Vereador Ângelo é cassado depois de ter sido preso após denúncia de corrupção do MP

Por dez votos favoráveis ao relatório, e uma abstenção, o ex-vereador Antonino Ângelo da Silva (PSC) foi cassado em julgamento realizado pela Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo na noite dessa quinta-feira, dia14, Ângelo foi condenado pela prática de dois crimes: ato de improbidade administrativa e peculato.
Antonino Ângelo da Silva afastado pelo juiz da comarca no dia 13 de novembro de 2014 com outros sete vereadores, teve sua prisão domiciliar determinada também pelo juiz no dia 11 de dezembro, em resposta a uma tentativa de retornarem ao cargo com uma decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ângelo, assim como outros oito novatos eleitos em 2012, era tido como uma das esperanças de mudança no cenário político riopardense, entretanto, acabou decepcionando a população.
A sessão extraordinária durou cerca de duas horas e transcorreu sem maiores acontecimentos. Foi iniciada com a leitura do relatório, apresentado pelo relator Luiz Ribeiro, em seguida o advogado de defesa, Rodrigo Dalpiaz, sempre polêmico, fez argumentações com relação a erros na construção do processo investigativo e ainda orientou a população a denunciar sempre, “Procurem o Ministério Público.” Disse. Dalpiaz finalizou dizendo que a cassação é injusta e interrogou o plenário ao questionar se Ângelo tivesse exigido os balancetes mensais não seria cassado?
Ainda dentro do amplo direito de defesa, o vereador afastado Ângelo fez o uso da tribuna e fez um discurso sereno, agradeceu os familiares presentes e discursou por cerca de 45 minutos. Iniciou repudiando veementemente o relatório de acusação e citou por diversas vezes o nome de Deus. Citou os diversos ‘perrengues’ e transtornos familiares que passou durante os seis meses em que ficou afastado.
Ângelo lembrou também da ‘visita’ feita pelo Gaeco em sua casa em outubro do ano passado, quando iniciaram os trabalhos do Ministério Público junto às denúncias de desvios, farra das diárias e contratos fraudulentos. O vereador em seu discurso se declarou inocente, disse que não cometeu crimes e que nada foi encontrado na casa dele, além de uma agenda. O discurso sempre em tom sereno, soou em certo momento, como ameaça aos demais vereadores quando Ângelo declarou que “se for cassado por não ter pedido as contas da Câmara, vocês aqui também devem ser cassados”, ponderou.
Ângelo continuou citando o nome de Deus. “Meu Deus é perfeito!” exclamou. Em seguida citou um a um o nome dos vereadores em plenário que poucos minutos depois iriam cassá-lo. Sem muitos entenderem direito o porque, o vereador cassado aproveitou a oportunidade, para tecer ataques ao advogado João Alfredo. Ele interrogou : “Quem é esse cidadão que fez 123 votos?”. Ângelo disse que João Alfredo sempre teceu críticas à administração municipal, mas que agora, durante o mandato do prefeito Zé Cabelo, não fez nenhuma denúncia de irregularidade, e que João Alfredo teria interesses maiores nisso. “Ele recebe da prefeitura, tem uma procuração para fazer isso.” Declarou Antonino Ângelo.
Ainda na tribuna e ainda vereador afastado, Antonino Ângelo da Silva, despediu-se com a mesma calma e serenidade que iniciou a fala, não pediu absolvição e acompanhou a votação sentado ao lado de seu advogado. O advogado, em sua última tentativa de comover os vereadores voltou a usar a palavra e pediu que seu cliente fosse absolvido.
A Votação
A vereadora Sônia Passos abriu a votação e se manifestou favorável ao relatório que pedia a cassação de Ângelo. Depois dela, votaram os vereadores Joaquim dos Santos, Adriano Nogueira, Sebastião Roberto, Roberto Carlos Lins, Luiz Ribeiro, Douglas da Silva, Nayara Pereira, Tiene Delvalles, Adão Coene. Todos esses se manifestaram favoráveis à cassação de Ângelo. O último voto manifestado foi o da vereadora Roseli Codognatto. A vereadora do PPS surpreendeu ao se abster do voto e arrancou vaias da população presente.
Na contabilidade dos votos, a fatura fechou com dez votos favoráveis a cassação, uma abstenção e nenhum voto contra.
Terceiro
Ângelo é o terceiro vereador cassado que se envolveu na Operação Viajantes , escândalo que ficou conhecido como ‘Farra das Diárias’ e afastou oito vereadores da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Na semana passada, Fabiano Duarte e Claudio Lins foram os primeiros a perderem o mandato através de julgamento político em plenário. Nessa quinta-feira, dia 14, antes do início do julgamento, o vereador Diony Erick escapou do julgamento após apresentar carta de renúncia.
Assembléia Legislativa MS
Direto ao Assunto: Eduardo Ramirez fala da violência contra a pessoa idosa

O programa Direto ao Assunto da Rádio ALEMS entrevista Eduardo Ramirez Meza, um dos fundadores da Universidade Aberta à Pessoa Idosa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que fala sobre o tema do Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, encerrando as atividades do Junho Prata, campanha criada pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), autor da Lei 5.215/2018, que trata do tema.
Ramirez fala dos tipos de violência, que vão desde a física à psicológica, envolvendo pessoas da relação de confiança do idoso. “A violência psicológica é a mais comum, que é você tratar a pessoa idosa não com a dignidade que ela é merecedora como pessoa humana, mas como uma pessoa menor por ser idoso. Expressões depreciativas da velhice, por exemplo, e até mesmo a violência sexual, que muita gente pensa que ela não existe, mas acontece”, declarou.
Para Ramirez existe ainda uma série de preconceitos que a sociedade estabelece, tais como determinar o lugar de idoso ou não, lugares que se supõe que ele não possa frequentar, como uma boate, uma festa. “O mesmo pode acontecer no mercado de trabalho, a sociedade espera que o idoso saia para dar lugar ao jovem. A pessoa idosa é uma pessoa adulta e plena e pode estar em qualquer lugar, costumo dizer lugar de idoso é onde ele quiser”, enfatizou.
Outra questão abordada na entrevista é o idadismo, termo que define o preconceito por idade, que pode ser com qualquer idade, porém mais comum contra os idosos e adolescentes. Esse será o tema da mesa de debates coordenada por Ramirez no Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece no dia 30 de Junho, no auditório do CREA/MS, em Campo Grande, a partir das 8h.
Confira a entrevista completa no portal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Assembléia Legislativa MS
ALEMS recebe visita de ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na semana em que se comemora o Dia Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) receberá a visita do ícone da santa católica. A imagem estará no Parlamento na próxima terça-feira (28), às 15h, como parte da programação de visitas a órgãos públicos da Arquidiocese de Campo Grande – Missionários Redentoristas.
Conforme informação do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a iniciativa da peregrinação do ícone teve início em 2018, após a santa ter sido instituída a Padroeira de Mato Grosso do Sul. Ainda segundo o Santuário, a intenção é espalhar a devoção por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todo o Estado. Essa não é a primeira vez que o ícone passa pelo Legislativo Estadual. Em 2019, a imagem esteve na ALEMS, relembre aqui.
A santa foi declarada Padroeira de Mato Grosso do Sul por meio da Lei 5.121, de 27 de dezembro de 2017, após aprovação dos parlamentares da ALEMS. Os deputados estaduais também foram responsáveis pela aprovação da Lei 4.360, de 12 de junho de 2013, que instituiu 27 de junho como o Dia Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
“Este é um ano muito especial para o nosso Santuário Estadual, pois celebramos o centenário da instituição das novenas”, afirmou o padre Reginaldo Nascimento Padilha. Segundo o pároco e reitor, em Campo Grande o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra o maior número de novenas no mundo, com cerca de 25 mil devotos passando toda quarta-feira pelo templo. Até o dia 11 de julho é comemorado o Ano Jubilar do Perpétuo Socorro.
“Diante dessa importante motivação religiosa e social, levamos o ícone da Padroeira de Mato Grosso do Sul aos órgãos públicos onde homens e mulheres da nossa cidade se dedicam ao trabalho diário, servindo ao povo com muita dedicação, buscando a qualidade de vida e o bem-estar para suas famílias”, enfatizou o padre Padilha.
Mais informações sobre a peregrinação do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro podem ser obtidas pelo telefone: 67 99923-9104 (Selmo Casimiro).
-
Suzano21 de junho de 2022, 13:36
Suzano está com vagas abertas para a área de Tecnologia e Inovação florestal em Três Lagoas
-
Água Clara21 de junho de 2022, 23:29
Homem acusado de matar ex-companheira com tiro na testa em Água Clara será julgado em Três Lagoas
-
Arapuá18 de junho de 2022, 09:51
Em Arapuá| Motorista embriagado colide em cerca e é preso pela Polícia Militar
-
Três Lagoas21 de junho de 2022, 15:20
Prefeitura de Três Lagoas entregará primeiras matrículas do Programa Regularização Fundiária
-
Arapuá20 de junho de 2022, 14:08
Terezinha Trannin completa 93 anos
-
Água Clara19 de junho de 2022, 14:35
PRF apreende 102,6 Kg de cocaína em Água Clara (MS)
-
Três Lagoas20 de junho de 2022, 09:35
Três Lagoas inicia a aplicação da 4ª dose contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos
-
Três Lagoas18 de junho de 2022, 11:12
Em Três Lagoas| Furto de cabos elétricos deixa vários bairros sem água
-
Policial22 de junho de 2022, 08:05
Polícia Militar recupera objetos furtados e apreende adolescente infrator em Bonito
-
Policial21 de junho de 2022, 09:50
Polícia Militar prende dois condutores por crimes de trânsito em menos de quatros horas em Bonito
-
Mato Grosso do Sul22 de junho de 2022, 17:35
Grupo chileno vai investir R$ 15 bilhões para construir a quinta fábrica de celulose de MS
-
Policial18 de junho de 2022, 13:35
Polícia Militar Rodoviária apreende 3,2 toneladas de maconha, na MS 270, durante Operação Corpus Christi 2022
