Assembléia Legislativa MS
Em extraordinária Câmara de Ribas cassa mais um vereador e lê renúncia de outro

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo realizou nessa quinta-feira, dia 14, mais uma sessão extraordinária para o julgamento de vereadores afastados pela justiça. A sessão especial teve início às 18h10min com o anúncio de que um dos vereadores que não iria a julgamento em plenário, pois havia renunciado. A informação foi confirmada com a leitura da carta de renúncia do ex-vereador Diony Erick.
A sessão prosseguiu com a leitura do relatório da Comissão Processante que investigou as denúncias contra o ex-vereador Antonino Ângelo da Silva. O vereador relator Luiz Ribeiro pediu a cassação de Ângelo por quebra de decoro parlamentar, e por dez votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário, o vereador denunciado teve seu mandato cassado sob as acusações de ter cometido improbidade administrativa e peculato.

Ângelo se manteve firme durante a manifestação dos votos na tribuna.

A carta de renúncia apresentada pelo advogado de Diony foi lida em plenário.
Terceiro
Ângelo é o terceiro vereador cassado que se envolveu na Operação Viajantes, escândalo que ficou conhecido como ‘Farra das Diárias’ e afastou oito vereadores da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Na semana passada, Fabiano Duarte e Claudio Lins foram os primeiros a perderem o mandato através de julgamento político em plenário.
Efetivados
Com a renúncia de Diony Erick e com a cassação de Antonino Ângelo da Silva, os vereadores suplentes Adão de Souza Pluma (PT do B), o Adão da Mandioca, e Sidinei Fontebassi (SPD), passam a serem vereadores efetivos da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo para o período de 2013 a 2016.
Os Próximos
Depois de duas renúncias, Adalberto Alexandre e Diony Erick, e três cassações, Claudio Lins, Fabiano Duarte e Ângelo da Silva, restam o julgamento de três vereadores afastados pela justiça e investigado por Comissão Processante da Câmara e também pelo Poder Judiciário, são eles, a vereadora Célia Pinto (PSDB), Justino Nogueira (SDD), e a vereadora ainda em exercício, Lucineide Friosi (PSC). Não há data prevista para os próximos julgamentos.
Informações e fotos: Rio Pardo News
Assembléia Legislativa MS
Assembleia e Você conta tudo sobre o 3º Arraiá da ALEMS

O 3º Arraiá da ALEMS já tem data e local definidos: 27 de junho, na rampa da Assembleia Legislativa. Mas para quem quiser saber um pouco mais sobre o que vai rolar antes da festa começar, o Assembleia e Você deste mês preparou uma entrevista especial com Kátia Claro, madrinha do evento, e o secretário de infraestrutura da Casa de Leis, João Paulo Coelho Minzon.
Durante a conversa, os convidados explicaram que o 3º Arraiá do Legislativo sul-mato-grossense vai oferecer aos servidores e suas famílias todas as comidas típicas que sempre marcam presença nas festas juninas, preparadas por diversas entidades assistenciais escolhidas por cada um dos 24 parlamentares. O espaço da festa também mencionado no programa, onde explicaram que o planejamento foi pensado para proporcionar conforto e segurança aos presentes.
Apresentado por Aretha Muritiba e Paulo Radamés, o “Assembleia e Você” tem exibições às segundas (7h), quartas (17h45), sextas-feiras (13h30), sábados (18h) e domingos (17h) na TV Assembleia, canal aberto 7.2, ou canal 9 da Claro TV, aos sábados (17h30) e domingos (22h30), podendo também ser assistido a qualquer momento pelo canal do ALEMS no Youtube.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
Assembléia Legislativa MS
Junho Prata: Perspectiva fala sobre fortalecimento de laços intergeracionais

O programa Perspectiva desta semana traz uma entrevista especial com a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas do Governo de Mato Grosso do Sul, Zirleide Silva Barbosa, que aborda os desafios e avanços da campanha Junho Prata, iniciativa que visa combater a violência contra pessoas idosas em todo o estado.
Instituído pela Lei 5.215/2018, de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), o Junho Prata tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade para os diferentes tipos de violência sofridos por pessoas da chamada “terceira idade”, como abuso físico, psicológico, negligência, abandono e violência patrimonial.
Neste ano, o tema da campanha é “Fortalecendo laços, saberes e práticas intergeracionais”, destacando a importância do diálogo entre gerações como ferramenta de prevenção e transformação social. Para a subsecretária Zirleide, o combate à violência contra idosos vai além da denúncia: passa pela valorização da convivência, da escuta e da troca de saberes com as pessoas mais velhas, que têm muito a ensinar às novas gerações.
Na entrevista, Zirleide compartilha dados que mostram a realidade preocupante da violência contra a pessoa idosa em Mato Grosso do Sul e alerta para sinais que muitas vezes passam despercebidos, como isolamento, mudanças bruscas de comportamento ou medo excessivo. Ela também destaca o papel das famílias, da comunidade e das instituições na construção de uma cultura de respeito e cuidado.
Além da reflexão, o Junho Prata movimenta o estado com ações de conscientização, rodas de conversa, palestras, oficinas intergeracionais, caminhadas e campanhas educativas, promovidas pela Subsecretaria em parceria com outras pastas e entidades da sociedade civil.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Fonte: Assembleia Legislativa de MS
-
Notícias da Região7 dias atrás
Policial Militar e Filho de Vice-Prefeito Morre em Acidente na Marechal Rondon, em Andradina
-
Arapuá7 dias atrás
Em fotos| Celebração da 1ª Eucaristia e dos Crismandos de Arapuá ano 2025
-
Três Lagoas6 dias atrás
Três Lagoas 110 anos: Expotrês 2025 começa nesta quarta com shows gratuitos
-
Suzano6 dias atrás
Suzano abre 74 vagas para formação de Operador(a) de Máquinas Florestais em Ribas do Rio Pardo/MS