Economia
Petrobras anuncia aumento da gasolina e do diesel em refinarias

A
Petrobras anunciou ontem (18) um novo aumento médio nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias, que chegarão a R$ 2,48 e R$ 2,58 por litro, respectivamente. A partir de hoje (19), será aplicado um reajuste de R$ 0,23 para o litro da gasolina e de R$ 0,34 para o do diesel.
O preço cobrado nas refinarias da Petrobras corresponde a cerca de 33% do preço pago pelos consumidores finais da gasolina e a 51% do preço final do diesel, segundo a estatal. A companhia explica que “até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis”.
Os preços praticados nas refinarias da Petrobras são reajustados de acordo com a taxa de câmbio e a variação do preço internacional do petróleo, negociado em dólar. Desde janeiro, a Petrobras já reajustou três vezes o preço do diesel e quatro vezes o da gasolina, que tinha o valor médio de R$ 1,84 em 29 de dezembro e chegará a R$ 2,48 com o reajuste que vigora a partir de amanhã.
Em 18 de janeiro, a estatal anunciou um aumento médio de R$ 0,15 para a gasolina e manteve o preço do diesel. No dia 26 do mesmo mês, um novo reajuste elevou o preço nas refinarias em R$ 0,10 para a gasolina e em R$ 0,09 para o diesel. Já em 8 de fevereiro, foi anunciado um aumento de R$ 0,17 para a gasolina e de R$ e de 0,13 para o diesel.
Por Agência Brasil/Foto:Tomaz Silva

Economia
Ford anuncia fechamento de fábricas no Brasil

A
pós mais de 100 anos de fabricação de veículos localmente para o mercado brasileiro, a norte-americana Ford anunciou oficialmente a sua reestruturação na operação nacional, o que culminou no fechamento de todas as plantas fabris atualmente em operação no país.
Segundo as informações divulgadas pela marca, as fábricas localizadas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), bem como da de Horizonte (CE) exclusiva da Troller serão desativadas, algo que em parte é justificado pela marca como efeito de uma crise econômica que atinge a operação na América do Sul desde 2013.
Ainda de acordo com a marca, que atualmente ocupa a quinta posição dentre as montadoras que opera no país, as operações do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul localizados em São Paulo e o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia serão mantidos.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
Quanto aos carros e peças, o planejamento é que a operação passe a ser completamente suprida através da importação de unidades que seguem operando na Argentina e Uruguai, além de outras fora da América Latina, o que em parte ajudará também na chegada de novos carros ao país, como os novos Transit, Ranger, Bronco, Mustang Mach1 e um novo veículo híbrido plug-in, que foram confirmados pela marca.
Alterações foram feitas em outros países
Apesar de pegar muitos de surpresa, a movimentação de fechamento de plantas fabris não chega a ser uma novidade para a Ford, tendo sido iniciada essa desmobilização aqui no Brasil em 2019, com o fechamento da planta de São Bernardo do Campo (SP), resultando no sepultamento do Ford Fiesta e de caminhões.
Quanto a outros países que foram impactados nessas movimentações, temos como exemplos que começam em 2016 com o encerramento de operações na Austrália, sendo posteriormente vista uma nova leva de fechamentos em países como os Estados Unidos (país de origem da marca) e Europa.
Impactos econômicos e sociais
Um dos pontos que gera preocupação nesse anúncio é certamente o aumento do desemprego no país, em um momento onde a pandemia de coronavírus (COVID-19) ajuda a aumentar cada vez mais a base e nesse sentido, as notícias não são animadoras.
Segundo estimativas da própria empresa, aproximadamente 5 mil empregos serão impactados com o fechamento das operações fabris no pais, graças a essa reestruturação no eixo Brasil-Argentina, tendo já sido confirmados 830 vagas a menos em Taubaté e 470 em Belo Horizonte.
Operações e suporte seguem ativos
Apesar do anúncio alarmante, a Ford fez questão de tentar tranquilizar seus clientes confirmando que as demais operações seguem ativas no país, o que significa dizer que quem tem um carro da Ford não ficará na berlinda sem suporte ou concessionárias, como já aconteceu algumas vezes no país algumas décadas atrás.
Enfatizamos que a Ford continuará ativamente presente no Brasil e na América do Sul com sua ampla Rede de Concessionários, prestando assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia, além de oferecer um portfólio empolgante, conectado e cada vez mais eletrificado de SUVs, picapes e veículos comerciais, provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.
Leia mais em https://www.ford.com.br/reestruturacao-ford-brasil/?intcmp=hp-new-brand-gallery
Fonte: Tudo Celular
Economia
Petrobras confirma reajuste de 6% para o gás de cozinha nesta quinta

A
Petrobras confirmou nesta quarta-feira (6/1) o primeiro aumento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – o popular gás de cozinha – neste ano, da ordem de 6%, depois de ter havido reajuste de 5% em 3 de dezembro.
O aumento, válido a partir desta quinta-feira (7/1), segue a alta do preço do petróleo no mercado internacional, que nesta quarta fechou cotado em US$ 54,30 o barril do tipo Brent. Em 2020, a alta do GLP foi de 21,9%.
O acréscimo atinge tanto o botijão de 13 kg, que será vendido nas refinarias a R$ 35,98, correspondente a 46% do preço total, quanto o GLP a granel, utilizado por indústrias, comércio, condomínios e academias, entre outros.
“Os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento, também sendo influenciado pela taxa de câmbio”, informou a Petrobras.
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