Campo Grande
Operação Guardião reforça policiamento no Centro da Capital, reduz crimes e leva segurança aos cidadãos
Oferecer segurança e tranquilidade para consumidores, comerciantes e trabalhadores da região central, além dos que moram ali. É com esse objetivo que a Operação Guardião está nas ruas de Campo Grande, reforçando o policiamento no Centro. Além do aumento da sensação de segurança, a presença da polícia já traz frutos na redução dos índices de criminalidade.
Com um plano de policiamento anual dividido em quatro fases, a estratégia iniciada em janeiro deste ano baseia-se na atuação tanto preventiva, para evitar a ocorrência de crimes com a presença dos policiais, quanto emergencial, referente às chamadas no 190.
O planejamento conta ainda com trabalho de inteligência, que realiza um mapeamento semanal e determina os locais onde o trabalho policial deve ser reforçado.
Entre os crimes elencados, estão:
Furto qualificado em comércios: redução de 64,51%, de 31 para 11 casos;
Furto simples em comércios: redução de 60%, de 50 para 20 casos;
Roubo em via pública: redução 56,52%, de 46 para 20 casos;
Furto simples em residências: redução de 54,16%, de 24 para 11 casos;
Furto de veículo: redução de 40%, de 35 para 21 casos;
Furto qualificado em residências: redução de 27,27%, de 11 para 8 casos.
Comandante do 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar), a tenente-coronel Kátia Santos Souza explica que a análise criminal feita a partir das denúncias registradas em delegacia e no telefone de emergência contribuem para a prevenção de crimes, alimentando o sistema de dados.
“Conforme ocorrem os registros e chamadas no 190, aquele local é mapeado e intensificamos o policiamento ali. Nesta semana já está sendo mapeado o policiamento que vamos empregar na próxima. A semana é sempre iniciada baseada no mapeamento de toda a área do primeiro batalhão”, frisa a oficial que comanda o batalhão responsável pela área central.
De acordo com dados da plataforma Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), houve uma redução de pelo menos 36% dos principais crimes registrados na área central de Campo Grande em agosto de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Segurança sentida na pele
Em funcionamento desde 1976, a Ótica Itamaraty está localizada no centro de Campo Grande, na rua Barão do Rio Branco. Com quase 50 anos de trajetória, a loja construiu sua história no local e enfrentou diversos contextos ao longo dos anos, incluindo a criminalidade na região central, algo que no decorrer do tempo vem ficando para trás.

Thiago Vasconcelos Lani, de 29 anos, é vendedor na ótica e comenta que, no passado, o comércio já sofreu com pequenos crimes, como furto simples.
“Eu estava mostrando os óculos, dei uma bobeada e o cara foi embora. Quando eu fui ver a armação não estava mais ali”, conta.
Com o passar do tempo, Thiago afirma que percebeu um aumento do policiamento na região, que consequentemente reduziu a ocorrência de casos criminais. O vendedor destaca que além de promover maior segurança aos comerciantes, o reforço da vigilância na região central da cidade também fomenta a circulação e contribui para o bem-estar dos clientes, que buscam o local principalmente para fazer compras.
“Os clientes vêm para fazer os óculos e as pessoas sabem que eles estão com dinheiro para fazer compras. Ultimamente as coisas melhoraram, sempre passam viaturas aqui, a polícia está sempre circulando e ainda tem a colaboração de seguranças particulares que cuidam na parte da noite, que também ajuda”, comenta.

Reunindo o universo geek na esquina da rua 14 de julho com a Marechal Rondon, a loja Anime-se vende de roupas a objetos colecionáveis.
Atualmente o comércio, inaugurado em 2022, tem passado por dias tranquilos com o reforço do policiamento na região.
Rodrigo Azevedo de Melo, de 45 anos, é líder de equipe no local e afirma que, com a formação de novos policiais, a presença de equipes no centro aumentou durante o dia e facilitou o registro de ocorrências cotidianas, além de evitar que outros crimes ocorram. Segundo Rodrigo, além dos profissionais em formação, viaturas policiais também circulam com frequência.
“De uns anos para cá a região estava ficando um pouco estranha, e agora com a segurança está sendo bem legal, as coisas melhoraram muito. O pessoal está tendo mais confiança para vim fazer a sua compra, visitar o estabelecimento. Os policiais a cada dez, vinte minutos sempre estão passando”, informa o comerciante.

Além dos comércios, a presença e circulação de viaturas da PM no centro da Capital também contribui para a sensação de segurança da população que frequenta a região.
Clarisse Lino tem 74 anos e visita a área com frequência para buscar medicações e passear. A aposentada, que costuma parabenizar os policiais sempre que os vê, ressalta a importância dessa atuação no dia a dia do campo-grandense.
“Aqui não está igual era de primeiro. Eu ando por aqui e sempre vejo policiais na rua, pra lá e pra cá, andando ou parado. Para mim está muito bom, sinto segurança de andar, ver as lojas. Os policiais trabalham com o povo e em benefício do próprio povo, precisamos valorizar isso”.
Operação Guardião
Na primeira fase da operação, ocorrida de janeiro a março deste ano, o 1° BPM deu início ao mapeamento e adequou a equipe que já estava à disposição no local. Além disso, o policiamento foi intensificado com o apoio de outros batalhões em uma força tarefa para evitar furtos e roubos na área central, bem como reduzir a criminalidade e violência.
Na segunda fase, de abril a junho, a operação dobrou o número de viaturas e posicionou metade no policiamento ostensivo, 24 horas por dia, e metade nos atendimentos de urgência, sem qualquer demanda reprimida. A presença policial em tempo integral contribuiu para reduzir a criminalidade, evitando que as áreas ficassem descobertas mesmo durante as ocorrências atendidas por viaturas destinadas à emergências.
Entre a segunda e terceira etapa, o batalhão registrou uma redução significativa nos casos de furtos de fios e de veículos. Atualmente na fase 3, de julho a setembro, o policiamento triplicou em relação ao início do plano. De acordo com a tenente-coronel Kátia Santos Souza, a presença policial e a atuação preventiva tem reduzido também as chamadas de urgência.
Para o último trimestre do ano e quarta fase da operação, de outubro a dezembro, o objetivo do batalhão é, com a formação de novos soldados, implementar quatro ou cinco vezes mais viaturas quando comparado a janeiro. A intenção é promover um final de ano tranquilo e seguro para a população que irá frequentar a região central.
“O objetivo é a gente chegar a uma área central em que a população possa caminhar tranquilamente para fazer compras em um dezembro muito seguro. É isso que eu estou preparando para a região. Claro que não se pode esquecer um celular, não dá para largar uma bolsa dando bobeira, mas ninguém vai precisar andar se defendendo. Até o final do ano, aqui vai existir ainda mais segurança”, destaca a tenente-coronel.
Heloisa Duim, do Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Bruno Rezende
Fonte: Governo MS
Campo Grande
Dia D de Dança leva aulão gratuito de danças urbanas ao Espaço FNK em Campo Grande
A cultura hip hop vai tomar conta da pista no sábado (20), a partir das 14h, com a realização do Dia D de Dança, um aulão gratuito de danças urbanas promovido pelo Espaço FNK, em Campo Grande. A atividade reúne dois nomes da cena: o dançarino e coreógrafo Ítalo Ramos, do Rio de Janeiro, e o b-boy campo-grandense Kadux, referência do breaking e da cultura Hip Hop em MS.
A iniciativa é gratuita e as vagas limitadas. Os interessados devem garantir sua inscrição pelo Google Forms. O link está disponível pelo Instagram do Espaço FNK (@espacofnk). Toda a programação será realizada no espaço do próprio FNK que fica na Rua Barão de Melgaço 70, centro da capital.
Para o diretor e fundador do grupo Funk-se e do Espaço FNK, Edson Clair, iniciativas gratuitas são fundamentais para ampliar o acesso à formação artística e fortalecer a cena local. “Esses mecanismos de financiamento representam uma estratégia fundamental para a democratização do acesso à cultura. Em um contexto em que muitas pessoas enfrentam limitações econômicas para participar de cursos e oficinas, iniciativas gratuitas eliminam barreiras e garantem que esse direito chegue a mais pessoas”.
Segundo Clair, o Dia D de Dança também reforça a missão do Espaço FNK como um polo de valorização das danças urbanas em Campo Grande. “O Espaço FNK nasceu e se consolidou como um polo de promoção das danças urbanas e da cultura hip hop. O Dia D oferece duas frentes importantes: a capacitação dos dançarinos com profissionais de diferentes trajetórias e o fortalecimento da performance, da criatividade e da improvisação por meio da Batalha do Improviso Improvável”.
Além dessa grande oficina também está prevista uma Batalha de Danças Urbanas que será realizada no sábado (20), às 19h30, na Estação Cultural Teatro do Mundo.
Aulão gratuito – Diretamente do Rio de Janeiro, Ítalo Ramos desembarca em Campo Grande trazendo na bagagem 14 anos de trajetória na dança. O artista já ministrou aulas e workshops em eventos nacionais como Hip Hop District, Brazil Dance Camp e Colônia de Férias, além de assinar trabalhos coreografados para marcas e produções de alcance nacional, como Netflix, Natura, Boticário e Skol Beats.
Para quem participar da vivência, a promessa é de uma experiência intensa e acolhedora. “O público pode esperar boa energia e o meu melhor como professor. Independente do conteúdo, vamos viver um momento único, com amor e respeito”, afirma Ítalo.
Ítalo também destaca que o crescimento da cultura urbana depende da ampliação do acesso e da circulação de conhecimento. “Quanto mais pessoas acessam essa cultura, independente do meio ou da forma, mais ela se expande e continua viva. Não tem nada mais importante do que isso”.
Representando a cena sul-mato-grossense, Kadux será responsável por compartilhar fundamentos, história e vivências do breaking através de uma aula de Top Rock. Com quase duas décadas de atuação, o dançarino construiu sua trajetória em projetos sociais, batalhas, festivais e ações de formação em comunidades.
“Muita energia, animação e troca de informações. Vai ser uma aula diferenciada, com dinâmica e muito flow”, adianta.
Defensor do breaking como ferramenta de transformação social, Kadux reforça a importância de compreender a cultura Hip Hop para além dos movimentos. “O breaking é a dança mãe da cultura hip hop. É uma dança de consistência que vai além do físico, ela também é mental. É essencial estudar a história, respeitar quem veio antes e acrescentar sua própria vivência dentro do movimento”.
Para quem ainda tem receio de participar, o convite é direto. “Venha participar com a gente. No movimento temos pilares como paz, amor, união e muita diversão. O maior fundamento da dança é a diversão. Venha se movimentar”, finaliza Kadux.
O Aulão de Danças Urbanas é uma contrapartida do edital de subsídio para manutenção de espaços culturais, da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, recurso do MinC – Ministério da Cultura, do Governo Federal – viabilizado mediante Fundac (Fundação de Cultura de Campo Grande), da Prefeitura da Capital. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram do Espaço FNK (@espacofnk).
Serviço:
Dia D de Dança – Aulão Gratuito de Danças Urbanas
Data: sábado (20)
Horário: às 14h
Local: Espaço FNK – Rua Barão de Melgaço, 70 – Centro de Campo Grande
Gratuito
Batalha de Breaking
Data: sábado (20)
Horário: às 19h30
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Gratuito
Campo Grande
Maurício Meirelles apresenta “Surto Coletivo” no Mato Grosso do Sul neste sábado (23)
Fenômeno da comédia nacional chega à capital sul-mato-grossense com espetáculo interativo que tem lotado teatros pelo Brasil
Um dos principais nomes da comédia brasileira, Maurício Meirelles desembarca pela primeira vez em Campo Grande (MS) com o espetáculo “Surto Coletivo” neste sábado, 23 de maio, às 21h, no Teatro Dom Bosco. Fenômeno de público por onde passa, o show chega à capital sul-mato-grossense cercado de expectativa para a estreia do projeto na cidade. Os ingressos estão disponíveis no site do artista.
Um dos principais nomes da comédia brasileira, Maurício vem rodando o país com um espetáculo que rompe com o formato tradicional do stand-up e transforma o público em parte essencial da apresentação. Misturando humor, improviso, tecnologia e interações em tempo real, “Surto Coletivo” se consolidou como um dos projetos mais inovadores da cena nacional.
A experiência começa antes mesmo de o show iniciar. Ao chegar ao teatro, a plateia responde a um questionário que serve como ponto de partida para as interações conduzidas por Maurício ao vivo. Com uma tecnologia criada especialmente para o espetáculo, histórias, opiniões e situações compartilhadas pelo público se tornam matéria-prima para piadas, provocações e momentos imprevisíveis ao longo da apresentação.
Conhecido por sua rapidez no improviso e pela capacidade de transformar situações cotidianas em humor afiado, Maurício Meirelles segue expandindo os limites da comédia com um espetáculo que une entretenimento, inovação e participação ativa do público.
Serviço — Campo Grande (MS) | “Surto Coletivo” – Maurício Meirelles
Data: 23 de maio de 2026 (sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro Dom Bosco
Endereço: Av. Mato Grosso, 225, Centro, Campo Grande – MS – 79002-230
Ingressos: Link
-
Justiça6 dias atrásDivórcio cinza avança e impulsiona recorde de Contratos de Namoro nos Cartórios do Brasil; MS tem 12 atos
-
Notícias da Região6 dias atrásMotorista morre após caminhonete cair no Rio Paraná na ponte entre Selvíria e Ilha Solteira
-
Sem categoria6 dias atrásTrês Lagoas 111 Anos: Da terra dos pioneiros à potência industrial do Brasil
-
Trânsito6 dias atrásMotiva Pantanal realiza obras de recuperação na BR-163/MS na região de Mundo Novo; Confira detalhes








