Três Lagoas
Endemias encerra “Semana de Conscientização” de combate ao aedes aegypti em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Diretoria de Vigilância e Saneamento e Coordenação Municipal de Endemias, realizaram a “Semana de Conscientização” de Combate ao Aedes aegypti – transmissor de Dengue Chikungunya e Zika.
Durante a semana foram realizadas ações em todas as Unidades de Saúde, com orientações e distribuição de materiais educativos aos usuários, além de terem sido realizadas palestras em escolas e empresas do Município.
Nesta sexta-feira (24), “Dia D” da campanha, os profissionais se reuniram na Praça Senador “Ramez Tebet”, onde foram montados estandes com amostras do Aedes aegypti desde a fase aquática até o mosquito, algo que chamou muito a atenção da população que passou pelo local.
Durante o evento foram realizadas demonstrações dos equipamentos utilizados no combate aos mosquitos e as larvas, os profissionais também relembraram os principais pontos que podem se tornar criadouros do mosquito, como os pneus e garrafas, e que precisam ser eliminados.
As crianças também puderam desfrutar de momentos de diversão, com muita educação, foi realizada a apresentação de teatro de fantoches que ensinaram os pequenos a como combater o mosquito.
O coordenador do setor de endemias, Alcides Ferreira, disse que o evento foi um grande sucesso, a mensagem foi passada às centenas de pessoas que residem em diferentes bairros de Três Lagoas, além disso, a informação repassada vai chegar longe para que esta batalha contra o mosquito possa ser vencida.
Alcides explicou, também, que essas ações são para alertar a população quanto às medidas de controle e limpeza dos quintais para controle da proliferação do mosquito.
DRONE
Com o auxílio de um drone, os agentes realizaram vistoria na região, verificando a existência de calhas entupidas, pontos que pudessem acumular água em cima dos telhados e em terrenos baldios. A tecnologia é nova e de acordo com o coordenador do setor está sendo incorporada aos poucos no combate ao mosquito.
Após as demonstrações, a equipe realizou uma carreata pelo centro de Três Lagoas.
PARTICIPAÇÕES
Outros departamentos da Prefeitura também estão envolvidos na realização do evento, como a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Defesa Civil. A ação conta com o apoio da Polícia Militar (PM), Exército, Polícia Civil (PC), Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental de Mato Grosso do Sul, Sindicato dos Empregados do Comércio, SindVarejo, Núcleo Regional de Controle de Vetores e demais parceiros do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti.
SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO
A Semana de Conscientização contra o Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya e Zika foi idealizada para alertar a população dos riscos eminentes do atual cenário da doença no Mato Grosso do Sul.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem alertado para o risco de epidemia de Dengue e Chikungunya, sendo que vários municípios do estado já se encontram com aumento de casos, principalmente de Dengue.
Três Lagoas
Semáforos serão instalados nos cruzamentos das Avenidas Filinto Müller, Rosário Congro, Clodoaldo Garcia e Custodio Andries

Nos próximos dias, quem transitar pelos cruzamentos das Avenidas Filinto Muller, Rosário Congro, Clodoaldo Garcia e Custodio Andries deverá ficar atento pois serão instalados dispositivos de segurança no trânsito nestes locais.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio da Diretoria de Transporte e Trânsito, está instalando dois conjuntos semafóricos nestes cruzamentos.
O diretor de Transporte e Trânsito, Flávio Thomé explica que o intuito é controlar o fluxo do trânsito nessa região. “Um dispositivo será instalado entre as avenidas Clodoaldo Garcia e Custodio Andries e o outro no cruzamento da Filinto Muller com a Rosário Congro, eles irão funcionar junto com o semáforo da Rua Paranaíba e Filinto Muller”.
Até o final desta semana a equipe da SEINTRA irá concluir a instalação dos equipamentos e na próxima semana os semáforos estarão funcionando, informou a Diretoria de Trânsito.
Fonte: Prefeitura de Três Lagoas
Três Lagoas
Boletim apresenta 24 casos suspeitos de dengue e 01 de leishmaniose visceral em Três Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referente à 32ª semana de 2022, nesta terça-feira (16).
Como consta no boletim, na última semana foram notificados 24 casos de dengue, ainda esperando resultado de laboratório. Até o momento, são 1.825 notificações, sendo 699 casos positivos de dengue e 1.024 negativos.
LEISHMANIOS
No monitoramento da doença, houve o registro de 01 caso positivo referente à 31ª semana. Portanto, Três Lagoas contabiliza 48 notificações, sendo 29 descartados como negativos, 15 positivos de leishmaniose visceral, 03 recidiva e 01 tegumentar.
Fonte: Prefeitura de Três Lagoas
-
Água Clara4 dias atrás
Morre aos 38 anos a ex-primeira dama de Água Clara, Chaienne Cardozo
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Arapuá FutBeer, Marcelinho Auto Car, NOB Beco e Asas Água Clara, são os semifinalistas do 11º Show do Milhão em Três Lagoas/MS, curta e compartilhe as imagens das quartas
-
Arapuá6 dias atrás
SERTRAN oferece vaga de Motorista para trabalhar em Arapuá
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Confira as fotos do aniversário de Dim e Naldo


