TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Arapuá

Em Arapuá| Nesta quarta (04) e (10) de novembro, Direção da Escola de Arapuá entrega Kits alimentação

Publicado em

Está acontecendo nesta quarta-feira (04) de novembro na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, reunido com Associação de Pais e Mestre (APM), a entrega dos kits de alimentação aos responsáveis pelos alunos regularmente matriculados, o kit conta com os itens que seriam consumidos pelo aluno nos dias normais de aula, correspondendo a dois meses de aula.

Uma medida tomada pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, em tempos de pandemia do Covid-19.

Os pais e responsáveis, após agendamento via telefone 67 3557 1010 e nos grupos escolares de Whats App, estão recebendo os kits, com as medidas de segurança conforme Ministério da Saúde, com usos de máscaras e higienizando as mãos com álcool em gel.

Serão entregues os kits aos cerca de 450 alunos matriculados, em sua maioria possuem residências na zona rural do Distrito como sítios e fazendas.

A entrega dos kits está acontecendo hoje terça-feira dia 04 de novembro das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas,  a direção da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, pede aos responsáveis que agende a retirada através do telefone 3557-1010, nos grupos da whats das salas de aula ou e-mail [email protected]. O uso de máscaras é obrigatório!

A segunda etapa será no dia 10 de novembro (terça-feira), 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

A diretora Marcia Motta nos disse “após o agendamento o responsável que tem aluno matriculado está apto a retirar o kit, que na verdade não é uma cesta básica, e sim itens que o aluno consumiria durante dois meses na escola. Essa foi uma decisão excelente da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, num momento tão difícil, que ninguém nunca esperava ter que está vivenciando. Essa nova realidade onde professores e direção tiveram que se adaptar com as aulas online, e estamos usando a ferramenta do Estado o Google Classroom,  sabemos que a realidade na área rural é bem diferente, onde muitos não tem acesso à internet, para esses alunos estamos preparando os materiais para ser entregue, e pedimos aos pais que nos procurem para não ficarem sem as atividades, e nem os alunos sem as notas”, explicou a diretora.

As aulas presenciais estão paradas em todo o Estado de Mato Grosso do Sul desde 17 de março, completando oito meses no próximo dia 17, sem previsão de retorno.

Aulas remotas

Iniciadas com o apoio de diversos canais para distribuição de conteúdo, como aplicativos e sites criados pelas escolas da REE, as aulas remotas também contaram com iniciativas da Secretaria de Estado de Educação (SED), que ampliou o uso da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial.

Para ampliar o atendimento, em abril foi lançada a parceria com a Google Inc. que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas. Ao todo, foram mais de 230 mil contas criadas.

Outra novidade foi o início da transmissão das aulas pela TV Aberta, por meio do sinal digital no final do mês de maio. Desde então, os estudantes passaram a contar com o suporte das atividades televisionadas, também disponíveis pela internet, diretamente pelo site da Secretaria, e com a transmissão realizada pela TV Educativa (TVE).

Já no mês de junho, a novidade ficou para a parceria com a Microsoft, que também se tornou uma realidade com a criação de contas que permitem o acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas, agora ao alcance de todos os estudantes e profissionais da educação da Rede Estadual.

Formação de professores e gestores

Em julho, as formações voltadas para os professores de MS passaram a fazer parte da rotina dos profissionais da Rede Estadual de Ensino, com as transmissões dos Webinários da SED (WebSED). Voltadas para os docentes do Ensino Fundamental neste primeiro momento, as “lives” se tornaram um hábito e ocorrem semanalmente – sempre às quartas-feiras – no canal da SED no Youtube (youtube.com/educacaoms).

No mesmo canal, já no mês de agosto, os gestores das unidades escolares da REE também passaram a contar com um espaço dedicado para o FormaSED, iniciativa voltada para a formação de diretores e diretores adjuntos, com cinco encontros virtuais realizados sempre às sextas-feiras.

Funcionamento

Desde o início da suspensão das aulas presenciais, as 345 unidades escolares da Rede Estadual seguiram com o funcionamento em regime de escala e a manutenção de atividades essenciais, como a distribuição dos materiais impressos para os estudantes que não possuem conectividade e atendimento à comunidade escolar – com data e horários previamente agendados.

Com a prorrogação do período de suspensão, o atendimento será mantido com o envio de orientações para todas unidades da Rede.

No Estado do MS

O Governo do Estado está entregando produtos que iriam para a merenda escolar aos alunos da rede estadual de ensino, incluindo itens da Agricultura Familiar. A estimativa da Secretaria de Educação é de que 210 mil estudantes sejam beneficiados com os alimentos durante a suspensão das aulas presenciais.

A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e sua vinculada Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), articularam a separação dos produtos que integram o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em kits.

“A equipe técnica fez um trabalho importante de fracionar esses produtos para que atendam o maior número de famílias possíveis, contribuindo para a subsistência dessas pessoas e garantindo a continuidade da produção da agricultura familiar”, afirma o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck.

A composição dos kits, destacada pelo diretor, foi pensada com base nos cardápios e conforme licitação de cada escola, uma vez que a modalidade de gestão do Governo é Escolarizada e, com isso, a unidade – por intermédio da Associação de Pais e Mestres (APM) – tem autonomia na execução até a prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A base de cálculo, para a definição da quantidade, foi feita com base no período de dois meses, contemplando o recesso escolar, visando atender a agenda pontual de carência nutricional e específica para os estudantes da REE.

Comentários Facebook

Arapuá

O lado invisível da celulose| Esvaziamento populacional e apagamento cultural em Arapuá e Garcias

Published

on

Entre 2000 e 2020, enquanto o setor de celulose impulsionava a economia regional, os distritos de Arapuá e Garcias seguiam no caminho inverso, enfrentando um rápido encolhimento populacional. Dados do IBGE e projeções demográficas revelam que a população de Arapuá caiu 17% (de 1.911 para 1.586 habitantes), enquanto Garcias registrou uma queda de 15% (de 2.301 para 1.967 moradores).

​Uma pesquisa conduzida pela geógrafa francesa Marine Dubos-Raoul, professora convidada da UFMS, revela que esse impacto vai além da economia: trata-se do esfacelamento da vida comunitária.

Escola desativada em Garcias

​De Vilas Vivas a “Cidades Desertas”

​A partir de dezenas de entrevistas com moradores, a pesquisadora documentou a perda das tradições que uniam a população. Tradicionais bailes, quermesses, campeonatos de futebol e festas religiosas desapareceram à medida que as famílias deixavam a zona rural.

“Tem dias que você passa lá e parece uma cidade deserta”, relata um morador. Outro relembra que os bailes que duravam até o amanhecer deram lugar a ruas totalmente vazias antes mesmo da meia-noite.

​A mudança na paisagem também foi radical. Entrevistados relatam que antigas sedes de fazendas, que antes abrigavam dezenas de famílias de trabalhadores, foram demolidas. Tratores abriram grandes valas para enterrar as estruturas das antigas moradias, abrindo espaço para os extensos monocultivos de eucalipto e apagando vestígios da história local.

​Impactos na Fauna, Flora e o Fim da Escola Local

​O estudo também capturou a percepção dos moradores sobre as alterações no ecossistema:

  • Fauna: Espécies nativas como perdizes, jaós e anus tornaram-se raras. Em contrapartida, tucanos, araras, papagaios e macacos passaram a invadir os quintais das casas, provavelmente atraídos pela busca por alimento.
  • Flora: Frutos tradicionais do Cerrado, como a guavira, o pequi e o marolo, tornaram-se cada vez mais difíceis de encontrar. (Os autores ressaltam que esses relatos refletem a percepção dos moradores e não estabelecem, isoladamente, uma relação científica de causa e efeito).

​O Símbolo do Abandono

​O marco mais doloroso dessa transição foi o fechamento das instituições locais. A escola, que historicamente funcionava como o principal ponto de encontro e integração dos moradores, viu o número de alunos despencar.

​Em Garcias, a escola foi definitivamente desativada em 2018. Com o encerramento das atividades, o sentimento de comunidade se enfraqueceu ainda mais, e as crianças da região passaram a enfrentar longas e cansativas viagens diárias de ônibus para conseguir estudar no distrito vizinho.

Leia na integra a pesquisa geógrafa francesa Marine Dubos-Raoul, professora convidada da UFMS

02.docx

Por  Campo Grande News

Comentários Facebook
Continue Reading

Arapuá

Defesa Civil acompanha recuperação de erosão na MS-459 e reforça segurança no trecho para moradores locais

Published

on

By

A Defesa Civil de Três Lagoas segue atuando de forma preventiva na identificação e solução de situações que possam comprometer a segurança da população. Na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, o agente da Defesa Civil, Luiz Fabiano, acompanhado do engenheiro da AGESUL, Mário, esteve na rodovia MS-459, no trecho entre a BR-262 e o Distrito de Arapuá, para vistoriar uma erosão identificada nos últimos dias.

O local, que já havia sido devidamente sinalizado e isolado para garantir a segurança dos motoristas, começou a receber nesta segunda-feira os serviços de recuperação. A intervenção tem como objetivo restabelecer as condições adequadas de trafegabilidade da via, evitar o avanço da erosão e proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.

Texto por: Raquel Tozi Foto por: Defesa Civil

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas04/08/2026

Rua Santa Branca recebe pavimento intertravado e adota conceito de rua compartilhada no Jardim Itamaraty

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), está executando a pavimentação...

Três Lagoas04/08/2026

CRAS Interlagos realiza reunião intersetorial com a Rede Municipal de Educação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Interlagos, realizou nesta segunda-feira, 3...

Três Lagoas04/08/2026

Templo Maria Conga realiza a 2ª edição do Samba de Malandro em Três Lagoas

Três Lagoas recebe, no próximo sábado, 8 de agosto, a partir das 17h, a 2ª edição do Samba de Malandro,...

Três Lagoas04/08/2026

Estudantes do SESI participam de ação educativa da 2ª Semana da Agricultura Familiar em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), realizou nesta terça-feira, 4...

Três Lagoas04/08/2026

Prefeitura capacita médicos especialistas para utilização dos novos aparelhos de ultrassom e amplia qualidade dos diagnósticos na rede municipal

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará mais um importante passo na qualificação...

Três Lagoas04/08/2026

Prefeitura de Três Lagoas amplia atendimento especializado com ambulatório de Pneumologia na Clínica Escola da UFMS

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a oferta de consultas especializadas com...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana