Campo Grande
Com apoio do Estado, transição energética e ações ambientais fortalecem Campo Grande como capital da sustentabilidade
Companhia destaca articulação e alinhamento de políticas públicas com ações da iniciativa privada para reduzir a poluição do ar e a emissão de gases de efeito estufa
Responsável pelo suprimento de gás natural, fonte de energia fundamental no processo de transição energética, a MSGÁS vê com otimismo o alinhamento de políticas públicas e ações socioambientais para afirmar Campo Grande como Capital da Sustentabilidade. Segundo o diretor-presidente da Companhia, Rui Pires dos Santos, Mato Grosso do Sul é protagonista de algumas ações da agenda ambiental, como os incentivos às fontes renováveis de energia e processos de produção com redução da emissão de gás carbônico (CO2).
“A MSGÁS tem capacidade para desenvolver e adaptar tecnologias e vê que há espaço para contribuir na busca de soluções para as mudanças climáticas. Campo Grande é um laboratório da biodiversidade, é o centro político-administrativo de um Estado que vem avançando nas ações de preservação e conservação dos recursos naturais. Entendemos que é o momento de dar visibilidade ao nosso protagonismo”, destaca Rui Pires dos Santos. A afirmação de Campo Grande como Capital da Sustentabilidade é um dos princípios que a MSGÁS quer realçar, quando a cidade completa 124 anos e se coloca como um dos centros em que a agenda ambiental está efetivamente avançando”.
Para a direção da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul, como concessionária de insumo essencial e indispensável no dia a dia das pessoas, a empresa entende que deve contribuir não só garantindo energia, mas também com ações que buscam a melhoria da qualidade de vida, se somar aos segmentos da sociedade civil organizada no combate à poluição e o aquecimento global.
“Estamos entrando em um novo ciclo de avanços em que as políticas integradas são importantes para as metas e objetivos de melhorar o clima e a qualidade de vida das pessoas. Nossa Companhia está inteiramente comprometida com os princípios socioambientais que tornam nossa Capital em uma das melhores cidades para morar”, reforça o diretor-presidente da MSGÁS ao falar da importância da agenda ambiental quando a cidade completa 124 anos neste 26 de agosto de 2023.
A empresa destaca a criação de programas atrelados à questão ambiental, como o manejo e conservação do solo e água, a pecuária de baixo carbono, o uso de energia renovável, práticas agrícolas sustentáveis e o combate ao desmatamento ilegal como medidas fundamentais para a meta de Estado Carbono Neutro até 2030. “Além disso, o Estado deu mais um importante passo para obter o reconhecimento internacional, como ‘carbono neutro’ com a criação do Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia –o MS Renovável e o Plano Estadual de Controle da Poluição e de Desenvolvimento Tecnológico”.

Marco da transição
A MSGÁS destaca os 25 anos da Companhia e os 124 anos de Campo Grande como marcos do novo ciclo de avanços tendo a agenda ambiental no centro dos debates, das políticas públicas e ações da iniciativa privada. “Comemoramos não apenas um ciclo de avanços da companhia no mercado de gás natural, mas também a conjugação de forças de todos os segmentos que incentivam a produção e o crescimento econômico ao mesmo tempo em que afirmam o protagonismo de Mato Grosso do Sul e Campo Grande no processo de descarbonização do clima”.
Entre os exemplos de ações a Companhia menciona o recente pacote de incentivo ao uso de gás natural (GNV) no abastecimento de veículos, tanto no transporte de pessoas quanto de cargas, medida que contribui para reduzir a dependência por gasolina e diesel, com grande alcance socioambiental e econômico. Medida importante no processo de transição energética, que traz estímulos ao biogás e Biometano, fontes de energia incluídas no programa MS Renovável.
Para um Estado que detém três biomas (Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado), segundo a direção da MSGÁS, “é até natural” que Campo Grande se torne o centro do grande debate quer vem se desencadeando sobre a descarbonização do clima. “Ao lado de todos os setores econômicos e segmentos sociais de Campo Grande, a MSGÁS compartilha a satisfação de entrar em um novo ciclo, repetindo o desafio de 25 anos atrás ao apostar na ampliação da oferta de gás natural e hoje projetar-se para as fontes alternativas e renováveis de energia”.
Há uma consciência unânime de que o Gás Natural, além de se tornar um insumo fundamental para o crescimento das atividades econômicas, é o divisor da sustentabilidade ambiental, da transformação do modo como fazemos uso dos bens e recursos naturais disponíveis para suprir as nossas necessidades, sem comprometer esses mesmos bens para as gerações futuras”, observa o diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos. “A sustentabilidade já é o principal eixo da economia”, reforça.
A principal meta no planejamento estratégico da empresa é ampliar o acesso ao gás natural e possibilitar que um número maior de municípios e clientes desfrutem dos benefícios econômicos, sociais e ambientais do gás canalizado. “Não há nenhuma dúvida sobre a importância do gás natural para a transição, justamente pela segurança que oferece nesse processo de mudança, que demandará alguns anos, a médio e longo prazos. A ampliação de energia de fontes renováveis e a redução do uso de combustíveis fósseis, além do foco em eficiência energética e dos investimentos em tecnologia, são as bases para a transição energética de baixo carbono”.
Para avançar nesses desafios, é preciso, segundo a empresa, investir na solidez da companhia, que já é reconhecida regional e nacionalmente. Hoje a MSGÁS tem capacidade instalada para suprir demandas de seis segmentos: Termelétrico, Industrial, Veicular, Comercial, Residencial e Cogeração de Energia. Gestão de resultados, desempenho na prestação de serviços e compromissos socioambientais são ações que tiveram avaliação e certificação destacada, desempenho que a empresa que elevar no patamar da responsabilidade social, aplicando recursos em projetos sociais, culturais e esportivos, em retribuição ao apoio que Campo Grande dá à Companhia, que saltou de 2.985 clientes em 2015 para mais de 15 mil em 2023, um crescimento de quase 400%.
Comunicação MSGÁS
Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo
Fonte: Governo MS
Campo Grande
Dia D de Dança leva aulão gratuito de danças urbanas ao Espaço FNK em Campo Grande
A cultura hip hop vai tomar conta da pista no sábado (20), a partir das 14h, com a realização do Dia D de Dança, um aulão gratuito de danças urbanas promovido pelo Espaço FNK, em Campo Grande. A atividade reúne dois nomes da cena: o dançarino e coreógrafo Ítalo Ramos, do Rio de Janeiro, e o b-boy campo-grandense Kadux, referência do breaking e da cultura Hip Hop em MS.
A iniciativa é gratuita e as vagas limitadas. Os interessados devem garantir sua inscrição pelo Google Forms. O link está disponível pelo Instagram do Espaço FNK (@espacofnk). Toda a programação será realizada no espaço do próprio FNK que fica na Rua Barão de Melgaço 70, centro da capital.
Para o diretor e fundador do grupo Funk-se e do Espaço FNK, Edson Clair, iniciativas gratuitas são fundamentais para ampliar o acesso à formação artística e fortalecer a cena local. “Esses mecanismos de financiamento representam uma estratégia fundamental para a democratização do acesso à cultura. Em um contexto em que muitas pessoas enfrentam limitações econômicas para participar de cursos e oficinas, iniciativas gratuitas eliminam barreiras e garantem que esse direito chegue a mais pessoas”.
Segundo Clair, o Dia D de Dança também reforça a missão do Espaço FNK como um polo de valorização das danças urbanas em Campo Grande. “O Espaço FNK nasceu e se consolidou como um polo de promoção das danças urbanas e da cultura hip hop. O Dia D oferece duas frentes importantes: a capacitação dos dançarinos com profissionais de diferentes trajetórias e o fortalecimento da performance, da criatividade e da improvisação por meio da Batalha do Improviso Improvável”.
Além dessa grande oficina também está prevista uma Batalha de Danças Urbanas que será realizada no sábado (20), às 19h30, na Estação Cultural Teatro do Mundo.
Aulão gratuito – Diretamente do Rio de Janeiro, Ítalo Ramos desembarca em Campo Grande trazendo na bagagem 14 anos de trajetória na dança. O artista já ministrou aulas e workshops em eventos nacionais como Hip Hop District, Brazil Dance Camp e Colônia de Férias, além de assinar trabalhos coreografados para marcas e produções de alcance nacional, como Netflix, Natura, Boticário e Skol Beats.
Para quem participar da vivência, a promessa é de uma experiência intensa e acolhedora. “O público pode esperar boa energia e o meu melhor como professor. Independente do conteúdo, vamos viver um momento único, com amor e respeito”, afirma Ítalo.
Ítalo também destaca que o crescimento da cultura urbana depende da ampliação do acesso e da circulação de conhecimento. “Quanto mais pessoas acessam essa cultura, independente do meio ou da forma, mais ela se expande e continua viva. Não tem nada mais importante do que isso”.
Representando a cena sul-mato-grossense, Kadux será responsável por compartilhar fundamentos, história e vivências do breaking através de uma aula de Top Rock. Com quase duas décadas de atuação, o dançarino construiu sua trajetória em projetos sociais, batalhas, festivais e ações de formação em comunidades.
“Muita energia, animação e troca de informações. Vai ser uma aula diferenciada, com dinâmica e muito flow”, adianta.
Defensor do breaking como ferramenta de transformação social, Kadux reforça a importância de compreender a cultura Hip Hop para além dos movimentos. “O breaking é a dança mãe da cultura hip hop. É uma dança de consistência que vai além do físico, ela também é mental. É essencial estudar a história, respeitar quem veio antes e acrescentar sua própria vivência dentro do movimento”.
Para quem ainda tem receio de participar, o convite é direto. “Venha participar com a gente. No movimento temos pilares como paz, amor, união e muita diversão. O maior fundamento da dança é a diversão. Venha se movimentar”, finaliza Kadux.
O Aulão de Danças Urbanas é uma contrapartida do edital de subsídio para manutenção de espaços culturais, da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, recurso do MinC – Ministério da Cultura, do Governo Federal – viabilizado mediante Fundac (Fundação de Cultura de Campo Grande), da Prefeitura da Capital. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram do Espaço FNK (@espacofnk).
Serviço:
Dia D de Dança – Aulão Gratuito de Danças Urbanas
Data: sábado (20)
Horário: às 14h
Local: Espaço FNK – Rua Barão de Melgaço, 70 – Centro de Campo Grande
Gratuito
Batalha de Breaking
Data: sábado (20)
Horário: às 19h30
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Gratuito
Campo Grande
Maurício Meirelles apresenta “Surto Coletivo” no Mato Grosso do Sul neste sábado (23)
Fenômeno da comédia nacional chega à capital sul-mato-grossense com espetáculo interativo que tem lotado teatros pelo Brasil
Um dos principais nomes da comédia brasileira, Maurício Meirelles desembarca pela primeira vez em Campo Grande (MS) com o espetáculo “Surto Coletivo” neste sábado, 23 de maio, às 21h, no Teatro Dom Bosco. Fenômeno de público por onde passa, o show chega à capital sul-mato-grossense cercado de expectativa para a estreia do projeto na cidade. Os ingressos estão disponíveis no site do artista.
Um dos principais nomes da comédia brasileira, Maurício vem rodando o país com um espetáculo que rompe com o formato tradicional do stand-up e transforma o público em parte essencial da apresentação. Misturando humor, improviso, tecnologia e interações em tempo real, “Surto Coletivo” se consolidou como um dos projetos mais inovadores da cena nacional.
A experiência começa antes mesmo de o show iniciar. Ao chegar ao teatro, a plateia responde a um questionário que serve como ponto de partida para as interações conduzidas por Maurício ao vivo. Com uma tecnologia criada especialmente para o espetáculo, histórias, opiniões e situações compartilhadas pelo público se tornam matéria-prima para piadas, provocações e momentos imprevisíveis ao longo da apresentação.
Conhecido por sua rapidez no improviso e pela capacidade de transformar situações cotidianas em humor afiado, Maurício Meirelles segue expandindo os limites da comédia com um espetáculo que une entretenimento, inovação e participação ativa do público.
Serviço — Campo Grande (MS) | “Surto Coletivo” – Maurício Meirelles
Data: 23 de maio de 2026 (sábado)
Horário: 21h
Local: Teatro Dom Bosco
Endereço: Av. Mato Grosso, 225, Centro, Campo Grande – MS – 79002-230
Ingressos: Link
-
Justiça6 dias atrásDivórcio cinza avança e impulsiona recorde de Contratos de Namoro nos Cartórios do Brasil; MS tem 12 atos
-
Notícias da Região7 dias atrásMotorista morre após caminhonete cair no Rio Paraná na ponte entre Selvíria e Ilha Solteira
-
Sem categoria6 dias atrásTrês Lagoas 111 Anos: Da terra dos pioneiros à potência industrial do Brasil
-
Trânsito6 dias atrásMotiva Pantanal realiza obras de recuperação na BR-163/MS na região de Mundo Novo; Confira detalhes
