TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

SES e Conselho Estadual realizam 10ª da Conferência Estadual de Saúde

Publicado em

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e CES (Conselho Estadual de Saúde) realiza a partir das 19 horas desta terça-feira (23), a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento segue até a próxima quinta-feira (25), em Campo Grande.

A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul deve receber um público estimado de mil pessoas. Para este ano a Conferência traz como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”.

Durante os três dias de evento, conselheiros, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalhadores e gestores/prestadores estarão envolvidos na temática, apresentando, avaliando e discutindo propostas para a contínua construção e efetivação do SUS.

O evento ocorre a cada quatro anos e tem como base de discussão as proposições provenientes das Conferências Municipais de Saúde, além de formular diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027).

Na cerimônia de abertura o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, discorrerá sobre o Panorama Situacional da Saúde no Estado e, em seguida, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, ministrará a palestra magna sobre o tema central da conferência “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”. Marcam presença no evento o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Caio Leônidas de Barros, entre outras autoridades.

Nos outros dias serão apresentadas práticas exitosas e mesas condutoras com a finalidade de discutir os eixos do Sistema Único de Saúde.

Confira a programação completa:

23/05 (Terça-feira)

16:00 às 18:00 – Credenciamento
19:00 – Cerimônia de Abertura
19:30 – Panorama Situacional da Saúde no Estado – Dr. Maurício Simões Corrêa
20:00 – Palestra Magna – Tema Central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”
• Expositora: Dra. Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves – Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS)
• Debatedor: Ricardo Alexandre Correa Bueno – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
• Coordenadora: Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

24/05 (Quarta-feira)

8:00 às 10:00 – Credenciamento
8:00 – Apresentação Cultural
8:15 às 9:15 – Retirada das fichas de moções
8:15 – Prática Exitosa – Projeto e-visita – SES/MS Tecnologia da Informação transforma modelo de controle de visitas domiciliares dos Agentes de Controle de Endemias
8:45 – Atividade Laboral
9:00 – Coffee Break
9:15 – Roda de Conversa da Diversidade
10:15 às 15:00 – Credenciamento – Pessoas Delegadas Suplentes
10:15 – Diálogos em Defesa do SUS
10:45 – Atividade Laboral
11:30 – Intervalo
13:30 – Mesa Condutora I – Eixos I e II “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” e “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”
• Expositor: Moyses Longuinho Toniolo de Souza – Conselho Estadual de Saúde (CES/BA)
• Debatedor: Davi Vital do Rosário – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
• Coordenador: Sebastião de Campos Arinos Junior – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
14:30 – Debate e sistematização das propostas oriundas do debate – Eixos I e II
15:30 – Prazo Final para entrega das moções Prática Exitosa Envelhecimento humano e cuidados paliativos na Atenção Primária
16:00 – Encerramento

25/05 (Quinta-feira)

8:00 – Lista de Assinatura
8:30 – Acolhimento
8:45 – Mesa Condutora II – Eixos III e IV “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia” e “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”
• Expositora: Karine Cavalcante da Costa – Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS)
• Coordenador: Adeir Archanjo da Mota – Conselho Municipal de Saúde (CMS/Dourados)
• Debatedor: André Vinicius Batista de Assis – Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
9:45 – Debate e sistematização das propostas oriundas do debate – Eixos III e IV Prazo final para entrega das moções
10:45 – Carta Aberta ao Legislativo
11:30 – Intervalo
13:30 – Plenária Final
1 – Aprovação das Propostas
2 – Aprovação das Moções
3 – Eleição das Pessoas Delegadas para a 17ª CNS
16:30 às 17:00 – Plenária Celebratória – Foto Oficial
Coffee Break

Parceria

As ecobags que serão distribuídas aos participantes da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, foram confeccionadas com mão-de-obra prisional, com a participação direta de dez reeducandos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, que atuam desde o corte à finalização da costura das sacolas em tecido. A produção é fruto de uma parceria entre a SES e a Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária.

Serviço

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo está localizado a avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Balanço das chuvas nos primeiros 15 dias de abril de 2026 em Mato Grosso do Sul

Published

on

Nos primeiros 15 dias de abril de 2026, analisou-se os dados de precipitação acumulada no estado de Mato Grosso do Sul, a partir de três fontes distintas de dados:

  1. dados de satélite do produto MERGE/INPE
  2. dados das estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC
  3. pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA

Pela análise da Figura 1, utilizando os dados do MERGE/INPE, observa-se que os maiores acumulados de chuva, entre 60 e 90 mm, ocorreram em municípios da região central e leste de Mato Grosso do Sul. Em contraste, as regiões pantaneira e sudeste/leste e nordeste registraram baixos volumes de precipitação, variando entre 0 e 30 mm, durante os primeiros 15 dias de abril de 2026.

Figura 1. Precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de abril de 2026. Fonte dos dados: MERGE/INPE. Processamento de dados e mapas: CEMTEC/SEMADESC.

Na Tabela 1 são apresentados os valores de precipitação acumulada (mm), observados entre os dias 1 a 15 de abril de 2026, nas estações meteorológicas do INMET e da SEMADESC, além dos pluviômetros automáticos do CEMADEN e da ANA. Ao comparar os acumulados observados nos primeiros 15 dias de abril, com as médias históricas mensais, verifica-se que grande parte dos municípios monitorados registraram volumes de chuva abaixo da média histórica — lembrando que essa média refere-se ao mês completo. O município de Campo Grande apresentou o maior acumulado no período, com 163,4 mm, valor que representa 83% acima do esperado para todo o mês.

Tabela 1. Precipitação Acumulada (mm) observada durante os primeiros 15 dias de março de 2026. Fonte dos dados: CEMADEN, INMET, UFMS, EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE, SEMADESC.

Análise da precipitação acumulada nos primeiros 15 dias de abril de 2026 no município de Campo Grande/MS

O maior registro de precipitação acumulada em Campo Grande, nos primeiros 15 dias de abril de 2026, foi de 163,4 mm, observado no pluviômetro automático do CEMADEN (Vila Sta. Luzia) — valor que representa 83% abaixo da média esperada para todo o mês de dezembro. A média histórica utilizada para comparação é baseada nos dados climatológicos da estação do INMET, localizada na EMBRAPA Gado de Corte, referentes ao período 1981–2010. Ao comparar os valores entre os diferentes pontos de medição oficiais do município, observa-se que três pluviômetros registraram precipitação acumulada (01 a 15 de abril) acima e dois pontos de medida mostraram abaixo da média histórica.

Tabela 2. Precipitação Acumulada Mensal (mm) observada em Campo Grande durante os primeiros 15 dias de abril de 2026.

Documento elaborado pela equipe técnica do CEMTEC/SEMADESC.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Vista Alegre vive marco histórico com nova praça, reforma de escola infantil e avanço no saneamento

Published

on

By

O distrito de Vista Alegre, em Maracaju, vive um momento histórico com a entrega da Praça Sebastião Alves Corrêa, o ‘Seu Tatão’, a primeira praça pública da localidade. Além do novo espaço de lazer, o governador Eduardo Riedel também entregou, neste sábado (18), a reforma e ampliação do Centro Integrado de Educação Infantil Joana Sayd e assinou a ordem de início de serviço para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no distrito.

A construção da Praça Sebastião Alves Corrêa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o município. Enquanto o Estado assegurou os recursos para a execução da obra, a Prefeitura ficou responsável pela aquisição do terreno, viabilizando a implantação completa do complexo. Foram investidos R$ 3,2 milhões pelo Governo do Estado, além da contrapartida de R$ 530 mil da Prefeitura de Maracaju destinada à compra da área.

Localizado a cerca de 50 quilômetros da zona urbana, o distrito passa a contar com um espaço estruturado para lazer, convivência e prática de atividades físicas, em uma obra que representa um avanço importante na qualidade de vida da população e no desenvolvimento urbano da comunidade.

Planejada para diferentes públicos, a nova praça atende necessidades da comunidade. O complexo conta com quadra de areia, campo de futebol, academia da saúde, parquinho para as crianças, pista de caminhada, além de projeto de paisagismo e iluminação, garantindo mais segurança e permitindo o uso também no período noturno.

A denominação como Praça Central Sebastião Alves Corrêa, o ‘Seu Tatão’, é resultado de projeto de autoria do vereador Robert Ziemann e presta homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da história de Vista Alegre e de Maracaju. Reconhecido pelo trabalho no campo, pela atuação política e pelo vínculo com a comunidade, Tatão deixou um legado marcante no desenvolvimento do município, tendo sido prefeito de Maracaju por dois mandatos e contribuído para avanços importantes na infraestrutura local.

O governador também ressaltou que a entrega da praça está inserida em um conjunto mais amplo de investimentos no distrito. “Essa entrega vem acompanhada de outras ações importantes, como a reforma do CIEI Joana Sayd e o avanço no saneamento básico. Estamos autorizando investimentos de cerca de R$ 10 milhões para a implantação da estação de tratamento e da rede de esgoto. Mato Grosso do Sul está em um caminho de transformação e será o primeiro estado do Brasil a universalizar o saneamento até 2028. Vista Alegre está contemplada nesse processo.”

Avô do governador Eduardo Riedel, ‘Seu Tatão’ foi lembrado com emoção durante a inauguração da praça. Ao falar sobre a homenagem, o governador destacou o simbolismo do reconhecimento, associando a memória familiar ao desenvolvimento da comunidade e ao papel de uma política voltada ao interesse coletivo.

“É um município que se confunde com a minha história pessoal, com a história da minha família e da minha vida. Poder estar aqui em Vista Alegre, um lugar que frequento desde muito cedo, e ver toda a transformação pela qual o distrito passou, além de entregar essa praça em parceria com a prefeitura, é motivo de muito orgulho. Um espaço como esse gera cidadania: crianças brincando, convivência, esporte, cultura. É uma praça completa, pensada para atender a comunidade.”

Ele ainda destacou o quanto o avô era apaixonado por Maracaju e por Vista Alegre. “Foi uma pessoa que nos ensinou muito. Essa homenagem nos emociona porque resgata tudo o que ele significou, não só para a nossa família, mas para a cidade. Ele fez política com propósito, voltada para o coletivo, para as pessoas que ele amava. É uma referência que, muitas vezes, a gente sente falta hoje.”

A inauguração contou com a presença da primeira-dama, Mônica Riedel, de dona Seila — filha de “Seu Tatão” —, além de irmãos, sobrinhos e demais familiares, reforçando o caráter afetivo e histórico da homenagem.

Outro avanço importante foi a reforma do Centro Integrado de Educação Infantil Joana Sayd. Com investimento de R$ 1,2 milhão, resultado de parceria entre a Prefeitura de Maracaju e o Governo do Estado, a unidade passou por melhorias que garantiram mais segurança, funcionalidade e conforto para alunos, profissionais e toda a comunidade escolar. A revitalização preparou o espaço para atender 147 alunos a partir de 2026.

Segundo o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o conjunto de investimentos reforça o compromisso com o desenvolvimento do distrito. “Vista Alegre passa a ter uma estrutura que muitas cidades brasileiras não têm. E não se trata apenas da praça. Temos a reforma do CIEI, o lançamento do sistema de esgotamento sanitário, com mais de R$ 10 milhões em investimentos. São ações que mostram compromisso, respeito com as pessoas e vontade de crescer.”

Por fim, ele ressaltou o papel das parcerias institucionais e o impacto das obras para o futuro da região. “Esse padrão de obra acompanha a transformação que o Estado vive, e nós buscamos fazer o mesmo no município. São várias entregas que, juntas, demonstram um trabalho sério, com planejamento e união. Isso nos motiva e reforça que estamos no caminho certo.”

As salas de aula do CIEI receberam nova pintura e melhorias no revestimento, enquanto o bloco administrativo também foi revitalizado. As portas danificadas foram substituídas por modelos de alumínio, garantindo maior durabilidade e resistência. A cobertura da unidade, que apresentava ondulações e infiltrações, foi revisada e reforçada, assegurando melhores condições de uso e mais segurança para os estudantes. Já o pátio, que antes apresentava diferença de níveis, foi nivelado e recebeu revestimento em granilite polido, criando um ambiente mais adequado e seguro para as atividades das crianças.

Outro destaque foi a modernização do bloco administrativo e do gradil, que passaram a contar com elementos em ACM, conferindo ao espaço um aspecto mais moderno, acolhedor e lúdico, em sintonia com o universo infantil. Com a conclusão das reformas, o CIEI Joana Sayd passou a ter capacidade para atender 85 alunos no período parcial e 62 no período integral.

Na área de infraestrutura, a assinatura da ordem de início de serviço para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário representa um avanço histórico para Vista Alegre. A obra, sob responsabilidade da Sanesul, conta com investimento de R$ 10,4 milhões e prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto com vazão de 5 litros por segundo, uma estação elevatória, mais de 23,8 mil metros de rede coletora e 819 ligações domiciliares, beneficiando aproximadamente 1.400 pessoas.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas20/04/2026

Estão abertas as inscrições para concurso de desenho da Secretaria de Meio Ambiente de TL

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), abriu nesta segunda-feira, 20...

Três Lagoas17/04/2026

Prefeitura de Três Lagoas homologa resultado final do MS Alfabetiza e conclui processo seletivo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), concluiu mais uma etapa importante do Programa...

Três Lagoas17/04/2026

Servidores da SMAS participam de capacitação sobre estilos comportamentais em Três Lagoas

Na manhã desta sexta-feira, 17 de abril, diretores, coordenadores e técnicos de apoio da Política da Secretaria de Assistência Social...

Três Lagoas17/04/2026

Campeonato Municipal de Futebol de Base movimenta Três Lagoas neste fim de semana

O futebol de base volta a movimentar Três Lagoas neste fim de semana com mais uma rodada do Campeonato Municipal...

Três Lagoas17/04/2026

Crianças e adolescentes da Patrulha Florestinha vivenciam educação ambiental no Parque Natural Municipal do Pombo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Meio Ambiente e Agronegócio...

Três Lagoas17/04/2026

Decisão no vôlei masculino dos JETs movimenta Três Lagoas nesta sexta-feira (17)

Três Lagoas vive mais um momento decisivo dos Jogos Escolares Três-Lagoenses (JETs) 2026 nesta sexta-feira, 17 de abril. O Ginásio...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial17/04/2026

Por aclamação, Comandante-geral da PMMS é reeleito presidente do CNCG-PM

São Paulo (SP) – O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, foi...

Policial16/04/2026

Polícia Militar em Brasilândia apreende veículos com produtos de contrabando

Brasilândia – MS, no dia 15 de abril, os policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Cia do 2º Batalhão...

Policial16/04/2026

Polícia Militar apreende adolescente por tráfico de drogas em Rio Verde

Coxim (MS): A Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (16),  apreendeu um adolescente de 16 anos por tráfico de drogas...

Policial16/04/2026

APREENSÃO HISTÓRICA: Polícia Militar intercepta 3,6 toneladas de drogas em Rio Negro

Coxim (MS): A Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (16/04),  realizou a maior apreensão de entorpecentes já registrada no município...

Policial15/04/2026

Polícia Militar Recupera Aparelho Celular em Corumbá.

Corumbá (MS) – Na tarde de terça-feira (14), a Polícia Militar localizou e recuperou um aparelho celular na Rua Marechal...

Policial15/04/2026

Ação Conjunta: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Coordenadoria de Fiscalização de Posturas Realizam Operação de Fiscalização, Prevenção e Repressão Qualificada Voltada ao Combate ao Furto e à Receptação de Cabos e Fios Metálicos em Corumbá.

Corumbá (MS) – Na terça-feira (14), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe de Força...

Mais Lidas da Semana