TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Arapuá

XI Momento Cultural “Raízes do Cerrado” da Escola Estadual de Arapuá

Publicado em

No dia (24) de novembro, aconteceu na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin do Distrito de Arapuá/MS, o XI Momento Cultural com o tema “Raízes do Cerrado”.

A conclusão da jornada que começou desde o início do segundo semestre, na comemoração do dia do agricultor e da agricultura familiar, valorizando os saberes, as vivências e as experiências do homem do campo e o meio onde ele vive. Mas, jornada da Escola não parou ali, ela continuou mergulhada nas teias do Projeto Rural Sustentável- Cerrado,  onde aproximadamente cinquenta estudantes do Ensino Fundamental II foram sensibilizados para a produção rural sustentável, por meio de vivências, oficinas, trocas de experiências, que  fomentaram o senso de pertencimento ao meio onde vivemos. E esse senso de pertencimento acabou por mobilizar toda as escolas estadual e municipal e a comunidade do Distrito de Arapuá. E neste momento vamos celebrar a segunda maior vegetação do Brasil, o bioma Cerrado, e também celebrar o povo que vive nas comunidades onde esse bioma se manifestam, pois, as raízes do Cerrado são cada um de nós.

O EVENTO CONTOU COM APRESENTAÇÕES

Para tornar esse momento ainda mais especial,  contamos hoje com a presença dos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Educação no Campo Arapuá, que foi criada no dia 19 de novembro de 2021. Assim para fazer a abertura do Momento Cultural   convidamos os estudantes da EMEC Arapuá

1-  do G5/6 – Natalia e Andreia- Música “Sai preguiça- Palavra Cantada” da EMEC ARAPUÁ convidamos os estudantes

2- do 2º ano- Jociene-  para  apresentar duas Lendas do nosso  Arapuá – Lenda das Freiras e Lenda do Pernambuco

3- 3º ANO – Prof Deise – DANÇA

4- Dança Catira 5B e 6B prof Vainer e Maria Helena

Catira é a dança típica caipira, a coreografia segue a tradição, as passadas são dadas em fila e em círculos. Uma herança da época da colonização do país.

5- Sidneia – Dança Country com 9B.

6- Jeniffer- Dança Chamamé 1A, 2°A

7-  Jaqueline – Apresentação da Música Meu ranchinho (Carlos Eduardo 2B)

8-Recitação de poema sobre o Cerrado (Evelyn 7a).

9- Ruth- Dança Country 6A

10- Jaqueline – Apresentação Música Telefone Mudo (Gabrielle 9B)

11-Hilda- Teatro 5°A- Raízes da Sabedoria.

12- Sidneia e Tatiana- 6B, 7B, 1B e 2B EM- Dança Flash back anos 90.

O flashback, “a era dos passinhos”, também fez parte da história saudosista do nosso querido Arapuá. Os jovens e adultos, se reuniam aos finais de semana na rua ou clube para se divertirem dançando os grandes sucessos das décadas de 80 e 90 com os famosos passinhos.

Foram momentos inesquecíveis.

Relembrar as décadas que ficaram marcadas em muitos que viveram essa época é voltar por alguns instantes àquele tempo tão maravilhoso que fez parte da nossa história.

E aqui fica o convite…. se alguém presente, fez parte dessa época e sentir o desejo de voltar ao passado, junte-se ao grupo de dança que se apresentará agora! Com vocês os alunos do 6º, 7º, 1º e 2º E.M, com a música What is Love, cantora Haddaway.

13-José Ricardo- Apresentação da Música- Maria Maria (Gabrielle e Thaiemy)

14-Olhos Colorido (Kaio e Carlos Eduardo)

15-José Ricardo e Jaqueline- Desfile da Diversidade Tema Consciência Negra e Homem do Campo. (estudantes do 6° ao 3° EM dos dois períodos).

16- Prof Ruth – Jogral 8º A – HOMENAGEM A ARAPUÁ

17-Jaqueline – Dança do Ventre- Maria Clara

(A dança do ventre originou da dança pélvica nas regiões do norte da África. “Essa dança é tradicionalmente praticada pelas mulheres desde a antigüidade”, afirma a escritora e dançarina Wendy Buonaventura

Exposições:

Visita dos estudantes da EMEC no laboratório da AFXT.

CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO

TODAS AS FOTOS AQUI

XI MOMENTO CULTURAL ARAPUA 2022

Para conferir as fotos basta clicar na seta a direita na imagem, e para baixar, somente clicar na imagem escolhida, e na seta a direita próximo ao carrinho, tamanho original. Se for pelo celular, no Flickr, clica nas 3 bolinhas acima, marcar a opção, para computador, e na foto na seta a direita, e escolher a resolução. Veja as fotos clicando aqui também
Comentários Facebook

Arapuá

Defesa Civil acompanha recuperação de erosão na MS-459 e reforça segurança no trecho para moradores locais

Published

on

By

A Defesa Civil de Três Lagoas segue atuando de forma preventiva na identificação e solução de situações que possam comprometer a segurança da população. Na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, o agente da Defesa Civil, Luiz Fabiano, acompanhado do engenheiro da AGESUL, Mário, esteve na rodovia MS-459, no trecho entre a BR-262 e o Distrito de Arapuá, para vistoriar uma erosão identificada nos últimos dias.

O local, que já havia sido devidamente sinalizado e isolado para garantir a segurança dos motoristas, começou a receber nesta segunda-feira os serviços de recuperação. A intervenção tem como objetivo restabelecer as condições adequadas de trafegabilidade da via, evitar o avanço da erosão e proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.

Texto por: Raquel Tozi Foto por: Defesa Civil

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Arapuá

Moradores do Distrito de Arapuá representam Três Lagoas e conquistam destaque na 21ª Expoleite, em Paranaíba

Published

on

O médico veterinário e morador do Distrito de Arapuá, Dr. Augusto Leal Martinho, e seu filho, Arthur Augusto Yamashita Martinho, representaram o município de Três Lagoas durante a 21ª Expoleite, realizada dentro da programação da 61ª Expopar, em Paranaíba/MS.

A competição reuniu importantes criadores da pecuária leiteira de Mato Grosso do Sul e premiou os melhores animais nas categorias Novilha e Vaca, com uma premiação total de R$ 20 mil.

Representando a Propriedade Canaã, de Augusto Martinho e Walter, pai e filho conquistaram excelentes resultados na avaliação da produção leiteira.

Na categoria Novilha, a novilha Berlim, de propriedade de Arthur, conquistou o 2º lugar, registrando média diária de 28,3 litros de leite. Já a novilha Bebel, de propriedade do Dr. Augusto, ficou logo em seguida, com média de 25,1 litros por dia.

Na categoria Vaca, Dr. Augusto também obteve destaque com:

3º lugar – Vaca Macarena, com média diária de 43,5 litros de leite;

5º lugar – Vaca Minera, com média de 27,7 litros por dia.

Além dos resultados na produção leiteira, o médico veterinário participou como jurado do julgamento da raça Girolando, avaliando aproximadamente 85 animais em pista, reforçando seu reconhecimento técnico no setor.

No julgamento morfológico, a vaca Macarena foi consagrada Reservada Campeã da categoria e também recebeu destaque pela melhor conformação de úbere, uma das características mais importantes na bovinocultura leiteira por influenciar diretamente a produtividade, a facilidade de ordenha e a saúde do animal, sendo responsável por cerca de 40% da avaliação morfológica.

Outro excelente resultado veio com a novilha Chloe, que conquistou o título de Reservada Campeã de sua categoria, enquanto a novilha Bebel garantiu o 3º lugar.

A participação de Dr. Augusto Leal Martinho e Arthur Augusto Yamashita Martinho evidencia a qualidade genética e o trabalho desenvolvido na Propriedade Canaã, levando o nome do Distrito de Arapuá e de Três Lagoas ao cenário estadual da pecuária leiteira e demonstrando a força dos produtores da região nas principais exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul.

Augusto Leal Martinho é homenageado na Câmara Municipal de Três Lagoas

Produtor rural recebeu Moção de Congratulação proposta pelo vereador Fernando Jurado em reconhecimento à sua contribuição para a produção leiteira e o fortalecimento do agronegócio.

TRÊS LAGOAS (MS) – O produtor rural Augusto Leal Martinho foi homenageado durante sessão solene da Câmara Municipal de Três Lagoas, onde recebeu uma Moção de Congratulação em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao setor agropecuário, especialmente na produção leiteira.

Reconhecido por sua dedicação ao campo, Augusto desempenha um importante papel no fortalecimento da agropecuária regional, contribuindo para a geração de renda, o desenvolvimento econômico e a valorização da atividade rural em Mato Grosso do Sul.

Ranulpho Marques Leal, bisavô de Augusto Leal

Além de sua atuação como produtor, Augusto carrega uma forte tradição familiar de compromisso com a comunidade. É neto da saudosa ex-vereadora Marlene Galhardo Martinho e do ex-vereador Walter Augusto Martinho, além de ser sobrinho do ex-vereador Jorge Augusto Galhardo Martinho, mantendo vivo o legado de trabalho e dedicação ao município.

A homenagem foi entregue pelo vereador Fernando Jurado, que destacou a importância de reconhecer cidadãos que fazem a diferença no desenvolvimento de Três Lagoas. Segundo o parlamentar, Augusto representa a força do homem do campo e o espírito de trabalho que impulsiona o crescimento da cidade e da região.

A solenidade foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento, valorizando a trajetória de um produtor que, com esforço e compromisso, contribui diariamente para o fortalecimento do agronegócio e para o progresso de Três Lagoas.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas30/07/2026

Ruthers conquista o primeiro lugar no Campeonato Municipal de Basquetebol Feminino

Em uma partida emocionante e marcada pelo espírito esportivo, realizada nesta quarta-feira, 29 de julho, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Milanez,...

Três Lagoas30/07/2026

Projeto Musicou abre matrículas em Três Lagoas para diversas modalidades; saiba como participar

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude (SETURC), informa que estão...

Três Lagoas30/07/2026

Três Lagoas recebe palestra de Vantuir Boppre sobre o potencial do mototurismo para o desenvolvimento econômico da Costa Leste

Em um momento em que a cidade vive a expectativa e a movimentação do Motoshow, Três Lagoas receberá, no próximo...

Três Lagoas30/07/2026

Prefeitura de Três Lagoas inaugura iluminação em LED no estádio Madrugadão

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e de Esporte, Juventude...

Três Lagoas30/07/2026

Prefeitura alerta população sobre tentativa de golpe envolvendo concessionária de iluminação pública

A Prefeitura de Três Lagoas alerta a população sobre uma tentativa de golpe praticada por criminosos que estão se passando...

Três Lagoas30/07/2026

Oficina do PAIF debate a importância do diálogo na família com atendidos do CRAS Ruth Filgueiras

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta terça-feira (28) uma oficina...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana