Câmara Municipal de Três Lagoas
Secretária de Saúde de Três Lagoas deverá prestar explicações na Câmara

A Câmara Municipal de Três Lagoas vai convocar a secretária municipal de Saúde. Eliane Brilhante, para uma verdadeira sabatina sobre a situação de descontentamento com os serviços prestados no município, conforme vem sendo verificado junto à população e como ficou claro nos debates na sessão da Casa, realizada na última terça-feira (14).
Além dos muitos problemas registrados pela imprensa, sobretudo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de acordo com pesquisa realizada peloInstituto Compope, para suporte aos trabalhos legislativos, em todos os indicadores para saúde, os 284 entrevistados revelaram estar totalmente insatisfeitos. A pesquisa foi realizada no mês de janeiro de 2015, com amostragem em todos os bairros do município.
“Quando tem muita reclamação, tem algo errado. Vamos ter que ouvir a secretária para saber se o problema é de gestão ou de investimentos, o que é preciso fazer. A secretária terá que vir aqui com conhecimento sobre a Pasta porque não sabemos quais serão as perguntas, pois cada vereador tem ouvido reclamações sobre diversos aspectos”, afirmou Jorginho do Gás.
Diversos vereadores usaram a tribuna, na noite de terça-feira, para solicitar melhorias no atendimento na UPA, que tem apresentado superlotação, demora no atendimento, falta de profissionais e até mesmo poucas condições de acomodação para os usuários. Diante desta situação, na semana passada chegou a ocorrer um princípio de tumulto na unidade.
Além disso, os vereadores apresentaram reclamações sobre atendimento em postos de saúde, falta de alguns medicamentos, necessidade de contratação de mais profissionais, tempo de espera para consultas com especialistas e para cirurgias eletivas e até problemas com imóveis que se encontram alugado, porém sem uso.
Alguns parlamentares também fizeram sugestões, visando sanar parte das reclamações dos munícipes. Em requerimento verbal, o vereador Gilmar Garcia solicitou informações da Secretaria de Saúde, sobre o programa médico da família, destacando que para reduzir filas e superlotação no sistema – postos e UPA – é necessário o atendimento preventivo. Por isso, ele pede que o programa seja debatido e ampliado o que poderá trazer avanços na área da saúde.
Já Gil do Jupiá cobrou a reforma do chamado Postão (Pronto-Atendimento Básico/PAB) ou sugeriu que a prefeitura coloque pelo menos mais dois médicos para atender na UPA, enquanto o postão não é reaberto.
A contratação de mais médicos para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foi indicação apresentada pela vereadora Sirlene da Saúde.
Por sua vez, Jorge Martinho solicitou que a prefeitura implante atendimento noturno em postos de saúde nos bairros, com objetivo de resolver o atendimento médico em Três Lagoas e de ser alternativa enquanto não houver reabertura do PAB.
Marisa Rocha também reclamou do atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), solicitando mais autonomia para a coordenação da unidade, de forma que possa convocar mais médicos quando houver demanda.
Na visão do presidente da Câmara, estas demandas, somadas a outras, poderão ser esclarecidas com a presença da secretária de Saúde na sessão. Ele disse que, após a convocação, deverá ser estabelecido um prazo de até 30 dias para a participação na sessão.
Informações da Assessoria da CMTLS
Câmara Municipal de Três Lagoas
Presidente homenageia profissionais e representante de organização cristã

Presidente homenageia profissionais e representante de organização cristãPor propositura do presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, ocorreu a entrega de Moção de Congratulação para o gerente regional da Sanesul, Adilson Silva Bahia; para Cláudio Ramos de Mendonça, gerente da Casas Bahia, na cidade e para a representante da Sociedade Bíblica do Brasil, Mariza Oliveira da Silva.
Prestigiaram a solenidade, o tenente PM Renato, representando o comandante do 2º BPM tenente-coronel Paulo Ribeiro; o presidente do sindicato dos empregados do comércio, Eurídes da Silveira e o presidente do Sindvarejo, Sueide da Silva Torres.
Mariza, que faz parte do diretório estadual do MS/ SBB, foi a primeira a ser homenageada a receber a Moção de Congratulação. Ela representou o pastor Vinicius Laceda, que direciona todo o trabalho da Sociedade Bíblica do Brasil, uma organização cristã, sem fins lucrativos, que atua na disseminação da Bíblia Sagrada, buscando promover o desenvolvimento integral do ser humano. Neste sentido, os membros da SSB traduzem e distribuem bíblias para todas as pessoas. Em Três Lagoas, mas de 60 unidades, em braile, foram entregues. “Primeiramente, eu agradeço a Deus. A Ele toda honraria toda glória. Tudo que fazemos na nossa vida tem um propósito determinado por Deus”, destacou Mariza.
Na sequência recebeu a Moção de Congratulação, Cláudio Ramos da Silveira. Atualmente, ele é gerente de uma das principais lojas do país, que tem filial, em Três Lagoas, sendo responsável por uma equipe de 35 funcionários. Ele também já foi funcionário das filiais de Campo Grande e da capital do estado vizinho, Mato Grosso. Somente no comércio local já são mais de 10 anos, prestando relevantes serviços. Familiares e membros da equipe dele compareceram a homenagem. “Agradeço de coração. Nada é por caso, sempre há um propósito na vida. O que a gente planta a gente colhe. Foi uma terra que foi propósito de Deus, onde conheci minha esposa, nasceram meus filhos e que é hoje a minha terra”, citou Cláudio.
Adilson Bahia, como é mais conhecido, foi o terceiro homenageado da noite. Recebeu o título pelos relevantes e excelentes serviços prestados à população, no que se refere a resolutividade de problemas, com eficácia e grande agilidade. Ele é engenheiro ambiental, por formação e também é agrega ao currículo uma importante trajetória como gestor.
“A gente planeja as ações. Mas são todos os funcionários, cada um fazendo a sua parte. Gostaria de estender esta homenagem a todos os funcionários da empresa. Fico muito grato por esta Moção e agradeço ainda a minha família, que é uma base”, enfatizou Bahia.
Também fez uso da palavra, Eurídes que ressaltou o comprometimento de todos os homenageados, com o Município e a população. Ele ainda fez um pedido ao presidente da Câmara, para voltar a homenagear os trabalhadores do Comércio, lembrou que o dia 31 de outubro é o Dia do Comerciário. “Três pessoas espetaculares, parceiros, gratidão a todos”.
O presidente do Sindicato dos Comerciantes, Sueide .. é muito bom participar desta homenagem, principalmente quando vejo os familiares, aqui. “A homenagem recebida em qualquer ocasião é sempre um reconhecimento de um trabalho realizado, um trabalho digno e honrado que traz muita ajuda para nossa cidade. Precisamos saber o que é feito para melhorar a nossa condição de cidadão, que este título que seja um combustível para vocês realizarem, cada vez mais”, ressaltou.
Também foi convidado a falar, o tenente PM Renato, ele enfatizou que todos os homenageados são pessoas que contribuem para nosso município e frisou ainda a importância deste ato que reconhece o trabalho daqueles que contribuem para o desenvolvimento de Três Lagoas.
Ao final, o presidente da Câmara. Dr. Cassiano Maia fez questão de render homenagens para os presidentes dos dois sindicatos, representado daqueles que são o “pulmão da cidade”.
O trabalho feito pela SBB foi destacado pelo presidente Dr. Cassiano, devido ao alcance nacionalmente e de forma significativa, na cidade. A entrega da bíblia, em Braille motivou a concessão do título. “Não temos como não homenagear, uma sociedade que faz isso, gratuitamente. E, entrega ao povo de Três Lagoas”, disse Dr. Cassiano.
“Querido Claudio, você ao usar a Tribuna, emocionou todo mundo, pelo teu jeito sincero, humilde das palavras. Eu quero te dizer que é assim que um três-lagoense deve ser, você que vem conduzindo um dos maiores comércios, da nossa cidade, carregando junto com você aproximadamente 35 funcionários. E, Três Lagoas te abraça da mesma maneia que você fala com carinho da nossa cidade”
O clima de eficiência e prontidão, implementado na Sanesul, por Adilson Bahia, que vem ajudando de sobremaneira a administração municipal foi ainda destacado pelo presidente da Câmara. “Toda Três Lagoas consegui sentir este amor e eficiência que você dedica, dentro da sua função. É com muita honra que concedemos esta Moção, guarde isto no seu coração”.
Cassiano ainda fez questão de frisar que “enquanto houver pessoas com a índole e compromisso de vocês, haverá um presidente da Câmara, para render homenagens”.
|
---|
Câmara Municipal de Três Lagoas
Câmara de Três Lagoas recebe alunos da escola Filinto Müller em visita guiada

Na manhã desta sexta-feira (24), alunos do 5º ano da Escola Municipal Filinto Müller participaram do programa “Visita Guiada”, na sede da Câmara Municipal de Três Lagoas, para conhecer toda a estrutura administrativa e os gabinetes da Casa de Leis, conhecer vereadores e aprender as funções legislativas. No total, participaram 31 alunos, a coordenadora Simone Garcia e a professora Daniela de Souza.
A iniciativa faz parte do projeto “Visita Guiada”, coordenado pela Escola do Legislativo. O objetivo é promover a aproximação da Câmara com a comunidade escolar e auxiliar no processo de esclarecimento sobre as funções dos vereadores. Para isso, é realizada uma palestra na linguagem própria à faixa etária, explicando os poderes da República, as atribuições de cada um deles, quem são os representantes de cada poder, assim como a constituição do Legislativo Municipal. Algumas atividades interativas foram desenvolvidas, para auxiliar na fixação dos conteúdos, e os alunos foram premiados pela participação.
Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, que agradeceu a visita e deixou a Casa aberta para acolher as reivindicações comunitárias. Ele também explicou parte do funcionamento do Legislativo e incentivou a todos para a necessidade de aprender mais sobre a vida pública. Os vereadores Paulo Veron e Davis Martineli também interagiram com os estudantes, destacando a importância da política e, especificamente, dos parlamentares municipais, na vida do cidadão três-lagoense. Veron ainda respondeu perguntas dos alunos.
Os visitantes lancharam, percorreram todos os setores administrativos da Câmara e os gabinetes. Em alguns gabinetes, como das vereadoras Sayuri Baez e Evalda Reis, e dos vereadores Marcus Bazé, Sargento Rodrigues e Negu Breno, eles também foram informados sobre os trabalhos específicos que cada parlamentar vem desenvolvendo.
Conforme a coordenadora da escola, Simone Garcia, outras duas turmas da Filinto Müller deverão participar da visita guiada. Ela ainda disse que todas as informações repassadas serão incluídas nos componentes curriculares (disciplinas) da turma. “Ficamos muito felizes pela oportunidade, por proporcionar esta vivência para os alunos e por agregar conhecimentos alinhados com nossas propostas, dento de todos os componentes curriculares”, enfatizou Simone.
Ao final, os estudantes receberam certificado pela participação na visita guiada.
-
Suzano21 de junho de 2022, 13:36
Suzano está com vagas abertas para a área de Tecnologia e Inovação florestal em Três Lagoas
-
Água Clara21 de junho de 2022, 23:29
Homem acusado de matar ex-companheira com tiro na testa em Água Clara será julgado em Três Lagoas
-
Arapuá18 de junho de 2022, 09:51
Em Arapuá| Motorista embriagado colide em cerca e é preso pela Polícia Militar
-
Três Lagoas21 de junho de 2022, 15:20
Prefeitura de Três Lagoas entregará primeiras matrículas do Programa Regularização Fundiária
-
Arapuá20 de junho de 2022, 14:08
Terezinha Trannin completa 93 anos
-
Água Clara19 de junho de 2022, 14:35
PRF apreende 102,6 Kg de cocaína em Água Clara (MS)
-
Três Lagoas20 de junho de 2022, 09:35
Três Lagoas inicia a aplicação da 4ª dose contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos
-
Três Lagoas18 de junho de 2022, 11:12
Em Três Lagoas| Furto de cabos elétricos deixa vários bairros sem água
-
Policial22 de junho de 2022, 08:05
Polícia Militar recupera objetos furtados e apreende adolescente infrator em Bonito
-
Policial21 de junho de 2022, 09:50
Polícia Militar prende dois condutores por crimes de trânsito em menos de quatros horas em Bonito
-
Mato Grosso do Sul22 de junho de 2022, 17:35
Grupo chileno vai investir R$ 15 bilhões para construir a quinta fábrica de celulose de MS
-
Policial18 de junho de 2022, 13:35
Polícia Militar Rodoviária apreende 3,2 toneladas de maconha, na MS 270, durante Operação Corpus Christi 2022
