Mato Grosso do Sul
Para fortalecer crescimento econômico, Bataguassu recebe investimentos do Governo de MS
Para fortalecer e estruturar o crescimento do município de Bataguassu, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, com aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos. O governador Eduardo Riedel esteve no município nesta quinta-feira (25), e reforçou a transformação dos municípios do Estado, que passa por transformações em diferentes áreas.
Bataguassu está entre os municípios que se aproximam da universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no Mato Grosso do Sul. A obra permitiu a ligação de 251 moradias a rede de esgoto, como parte do programa Avançar Cidades.
“Hoje, em qualquer município de Mato Grosso do Sul podem ser encontradas obras, seja a mais pesada como uma rodovia ou dentro da cidade como pavimentação ou reestruturação de asfalto antigo”, disse o governador.
Com recursos de mais de R$ 4,7 milhões também foi assinada a ordem de início das obras de construção de 50 unidades habitacionais no loteamento Jardim São Pedro e Vila Nova, que também terão ampliação do sistema de esgotamento sanitário, além da pavimentação e drenagem de águas pluviais do Núcleo Industrial – como parte do MS Ativo Municipalismo –, e pavimentação e drenagem nos bairros Novo Horizonte e São Pedro – mesmas regiões que vão receber a ampliação da rede de esgoto.
“Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais cresce no Brasil. Estamos gerando emprego, renda. O impacto disso na vida das pessoas é muito grande, porque a gente está traduzindo todo o crescimento em benefício para a população dentro dos municípios”, disse Riedel.
Por meio do Programa MS Ativo, a população de Bataguassu será beneficiada com a pavimentação dos bairros Novo Horizonte, São Pedro e do Núcleo Industrial, com investimento de mais de R$ 18 milhões. No Núcleo Industrial, os investimentos do Governo do Estado preparam o município para um ciclo de crescimento e desenvolvimento.
Bataguassu é um dos principais portais de entrada de MS e integra a Rota da Celulose, e por isso, com recursos do Programa Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico), foi autorizado o início dos serviços pavimentação da área.
O Pró-Desenvolve é um programa do Governo do Estado que converte parte dos incentivos fiscais estaduais em investimentos de infraestrutura e apoio aos municípios. Os recursos são aplicados na melhoria de distritos industriais e no fomento a micro e pequenas empresas.
Logística
Com estrutura estratégica para ampliar a competitividade das exportações de Mato Grosso do Sul e fortalecer a atração de investimentos voltados ao mercado internacional, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), em Bataguassu, avança para a fase final de implantação. A previsão é de que o início das operações ocorra a partir do segundo semestre deste ano.
O governador Eduardo Riedel visitou a estrutura, que fica na rodovia MS-395, próximo da área urbana de Bataguassu. O local está em um ponto logístico estratégico de convergência entre Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Paraguai e o Mercosul, favorecendo o escoamento da produção.
A ZPE está instalada em uma área planejada para receber empreendimentos voltados ao mercado externo, e oferece incentivos fiscais e regimes tributários, administrativos e cambiais diferenciados para empresas que produzem com foco na exportação (mínimo 80% de sua produção), possibilitando redução de custos e ampliando a competitividade.
Bataguassu também vai abrigar a sexta fábrica de celulose de Mato Grosso do Sul. O empreendimento da Bracell deverá receber investimentos de US$ 4 bilhões e terá capacidade produtiva de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano, com perspectiva de gerar aproximadamente 10 mil empregos durante as obras e em torno de 3 mil postos de trabalho na fase de operação.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Glória 2.0 passa a emitir guias a qualquer hora do dia e reforça transformação digital do Detran-MS
Nova versão da assistente virtual incorpora inteligência artificial, permite interação por áudio e amplia a autonomia dos cidadãos no acesso aos serviços do Detran-MS.
Depois de registrar mais de 2,2 milhões de interações em seu primeiro ano de funcionamento, a Glória, atendente virtual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ganha uma nova versão. Mais inteligente, autônoma e eficiente, a Glória 2.0 chega para ampliar o acesso aos serviços digitais, permitindo, entre outras novidades, a emissão automática de guias de pagamento diretamente pelo WhatsApp.
A atualização integra o processo de transformação digital conduzido pelo Detran-MS, que vem apostando na tecnologia para simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer mais comodidade aos cidadãos.
Uma das principais novidades da Glória 2.0 é a emissão automática de guias de pagamento. Antes, esse procedimento dependia da atuação de um atendente para ser concluído. Agora, o próprio sistema realiza a geração da guia de forma instantânea, permitindo acesso ao serviço a qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente.
A evolução também incorpora recursos de inteligência artificial, tornando a interação mais dinâmica e eficiente. A assistente virtual passa a compreender melhor as solicitações dos usuários, oferecendo respostas mais precisas e ampliando as possibilidades de atendimento. A nova versão também permite interações por áudio, tornando a comunicação mais natural e acessível para diferentes perfis de usuários.
Licenciamento 2026
A nova funcionalidade chega em um momento importante para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul: o início do calendário de licenciamento 2026. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1,2 ou 3, tem até terça-feira, dia 31 de junho para efetuarem o pagamento. A partir de quarta-feira, 1° de julho, inicia o prazo para os veículos de final 4,5 e 6.
Agora os cidadãos já podem utilizar a Glória para emitir automaticamente a guia de pagamento do documento diretamente pelo WhatsApp. Disponível pelo número (67) 3368-0500, a assistente virtual oferece atendimento 24 horas por dia e conta com o selo de verificação da Meta, garantindo mais segurança e autenticidade aos usuários.
A novidade elimina a necessidade de aguardar atendimento humano para a emissão da guia, tornando o processo mais rápido, prático e acessível.
Entre maio de 2025 e abril de 2026, a plataforma registrou 2.225.619 interações, sendo mais de 1 milhão de mensagens recebidas e cerca de 1,2 milhão de respostas enviadas. Os números demonstram a crescente adesão dos sul-mato-grossenses aos canais digitais e consolidam a Glória como uma importante ponte entre o Detran-MS e a população.
“As mais de 2,2 milhões de interações registradas em apenas um ano demonstram que a população confia e utiliza cada vez mais os serviços digitais do Detran-MS. A evolução da Glória acompanha esse movimento e amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão, oferecendo mais praticidade e conveniência no acesso aos serviços. Seguimos investindo em tecnologia para tornar o Detran-MS cada vez mais acessível, eficiente e próximo da população”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Atualmente, a Glória 2.0 permite a emissão da guia única para pagamento integral dos débitos vinculados ao veículo. Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento e devem ampliar ainda mais a autonomia dos usuários, incluindo a possibilidade de selecionar débitos específicos para pagamento individualizado.
Disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (67) 3368-0500, a Glória 2.0 reforça o compromisso do Detran-MS com a inovação e a oferta de serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e eficientes.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando
—
Relacionada:
Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia
Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.
“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.
O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.
A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.
Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.
O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.
“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Policial4 dias atrásEm Três Lagoas| Corpo de jovem é encontrado enterrado e Polícia Civil investiga possível execução
-
Ribas do Rio Pardo4 dias atrásMenino de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo
-
Câmara Municipal de Três Lagoas4 dias atrásVereador Tonhão celebra mais um ano de vida


























