TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Polícia Civil cria Núcleo de Operações Aéreas para fortalecer combate ao crime organizado em MS

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul dá mais um importante passo no fortalecimento de sua capacidade operacional. Por meio da Portaria Normativa publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial do Estado, foi instituído o Núcleo de Operações Aéreas (NOA), unidade diretamente vinculada ao Gabinete do Delegado-Geral da instituição.

O NOA nasce com a missão de ampliar e qualificar o emprego da estrutura aérea da Polícia Civil em todo o território sul-mato-grossense, respondendo à crescente complexidade do crime organizado com mais agilidade, integração e comando centralizado.

“A Polícia Civil está comprometida no enfrentamento permanente do crime organizado, utilizando toda nossa estrutura de pessoal e equipamentos para garantir um combate efetivo ao crime e manter nosso Estado como um dos mais seguros do país, com excelentes índices e indicadores de segurança pública”, afirmou o delegado-geral, Lupersio Degerone, destacando que a criação do NOA reforça o posicionamento da Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado.

O novo núcleo funcionará como unidade de assessoramento direto, planejamento tático e controle operacional, com a função de auxiliar diretamente no planejamento e priorização de missões aeropoliciais, no recebimento, regulação e autorização de voos operacionais, de transporte tático e de apoio institucional, além de monitorar ações de policiamento aeroterrestre em apoio a todos os departamentos da Polícia Civil, e identificar cenários e demandas em que o emprego de aeronaves seja necessário para o êxito de operações de combate ao crime organizado.

A portaria também estabelece que, em situações de urgência ou relevante interesse público, o acionamento das tripulações e da estrutura aérea poderá ser feito diretamente pelo Delegado-Geral, sem necessidade de cadeia escalar intermediária — garantindo velocidade de resposta nas operações mais sensíveis.

Comunicação PCMS
Foto: Arquivo

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Glória 2.0 passa a emitir guias a qualquer hora do dia e reforça transformação digital do Detran-MS

Published

on

By

Nova versão da assistente virtual incorpora inteligência artificial, permite interação por áudio e amplia a autonomia dos cidadãos no acesso aos serviços do Detran-MS.

Depois de registrar mais de 2,2 milhões de interações em seu primeiro ano de funcionamento, a Glória, atendente virtual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), ganha uma nova versão. Mais inteligente, autônoma e eficiente, a Glória 2.0 chega para ampliar o acesso aos serviços digitais, permitindo, entre outras novidades, a emissão automática de guias de pagamento diretamente pelo WhatsApp.

A atualização integra o processo de transformação digital conduzido pelo Detran-MS, que vem apostando na tecnologia para simplificar processos, reduzir burocracias e oferecer mais comodidade aos cidadãos.

Uma das principais novidades da Glória 2.0 é a emissão automática de guias de pagamento. Antes, esse procedimento dependia da atuação de um atendente para ser concluído. Agora, o próprio sistema realiza a geração da guia de forma instantânea, permitindo acesso ao serviço a qualquer hora do dia, inclusive fora do horário de expediente.

A evolução também incorpora recursos de inteligência artificial, tornando a interação mais dinâmica e eficiente. A assistente virtual passa a compreender melhor as solicitações dos usuários, oferecendo respostas mais precisas e ampliando as possibilidades de atendimento. A nova versão também permite interações por áudio, tornando a comunicação mais natural e acessível para diferentes perfis de usuários.

Licenciamento 2026

A nova funcionalidade chega em um momento importante para os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul: o início do calendário de licenciamento 2026. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1,2 ou 3, tem até terça-feira, dia 31 de junho para efetuarem o pagamento. A partir de quarta-feira, 1° de julho, inicia o prazo para os veículos de final 4,5 e 6.

Agora os cidadãos já podem utilizar a Glória para emitir automaticamente a guia de pagamento do documento diretamente pelo WhatsApp. Disponível pelo número (67) 3368-0500, a assistente virtual oferece atendimento 24 horas por dia e conta com o selo de verificação da Meta, garantindo mais segurança e autenticidade aos usuários.

A novidade elimina a necessidade de aguardar atendimento humano para a emissão da guia, tornando o processo mais rápido, prático e acessível.

Entre maio de 2025 e abril de 2026, a plataforma registrou 2.225.619 interações, sendo mais de 1 milhão de mensagens recebidas e cerca de 1,2 milhão de respostas enviadas. Os números demonstram a crescente adesão dos sul-mato-grossenses aos canais digitais e consolidam a Glória como uma importante ponte entre o Detran-MS e a população.

“As mais de 2,2 milhões de interações registradas em apenas um ano demonstram que a população confia e utiliza cada vez mais os serviços digitais do Detran-MS. A evolução da Glória acompanha esse movimento e amplia as possibilidades de atendimento ao cidadão, oferecendo mais praticidade e conveniência no acesso aos serviços. Seguimos investindo em tecnologia para tornar o Detran-MS cada vez mais acessível, eficiente e próximo da população”, afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Atualmente, a Glória 2.0 permite a emissão da guia única para pagamento integral dos débitos vinculados ao veículo. Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento e devem ampliar ainda mais a autonomia dos usuários, incluindo a possibilidade de selecionar débitos específicos para pagamento individualizado.

Disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (67) 3368-0500, a Glória 2.0 reforça o compromisso do Detran-MS com a inovação e a oferta de serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e eficientes.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Mireli Obando


Relacionada:

Licenciamento 2026 começa com nova opção de parcelamento digital no Portal Meu Detran

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia

Published

on

By

Obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul são o foco do programa MS Ativo – Municipalismo, do Governo do Estado, que beneficia todos os 79 municípios. Para entregar mais uma importante obra de infraestrutura, o governador Eduardo Riedel esteve – nesta sexta-feira (26) – em Anaurilândia, que recebeu mais de R$ 6,8 milhões em investimentos direcionados ao fortalecimento da mobilidade urbana do município.

“Temos uma esteira de projetos e saio com outras demandas. O Governo do Estado é parceiro das iniciativas, caminhamos ao lado de cada município, desenvolvendo programas e buscando soluções para demandas importantes”, disse Riedel.

O Governo do Estado entregou a obra de construção de uma galeria em concreto sobre o córrego Peleja, executada com investimento de quase R$ 1 milhão, por meio do programa MS Ativo – Municipalismo I. A intervenção substituiu uma antiga travessia, garantindo maior segurança para motoristas e moradores, especialmente durante o período de chuvas.

A nova estrutura proporciona mais durabilidade, melhora o escoamento das águas e assegura melhores condições de trafegabilidade, reforçando a infraestrutura viária do município e garantindo um acesso mais seguro para quem utiliza a via diariamente.

Também foi assinada a autorização para licitação da obra de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais, nos bairros Jardim das Acácias e Residencial Paião, com mais de R$ 5,9 milhões em investimentos, também do MS Ativo – Municipalismo II.

O projeto prevê a execução de pavimentação asfáltica, recapeamento drenagem de águas pluviais, contemplando 17 vias dos dois bairros.

“Vamos ter dois bairros 100% asfaltados. E temos outras demandas para habitação e pavimentação. Assim melhoramos a qualidade de vida da população. Estamos construindo uma nova história para Anaurilândia”, disse o prefeito Rafael Hamamoto.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana