Mato Grosso do Sul
Operação conjunta fiscaliza lojas de celulares e acessórios no Centro de Campo Grande
Onze lojas de celulares e acessórios foram alvo de fiscalização conjunta, nesta terça-feira (21), na região central de Campo Grande. Produtos sem comprovação de origem, garantia e com as informações em idioma estrangeiro acabaram apreendidos. Houve condução de funcionários, gerentes e proprietários dos locais para prestar esclarecimentos.
Participaram da ação fiscais do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistencia Social e dos Direitos Humanos), e policiais civis de oito unidades, sob a coordenação da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo).
Denominada ‘Nightmare’, ou pesadelo em inglês, a operação teve por objetivo a proteção dos direitos dos consumidores, uma vez que os produtos eram comercializados em desacordo com a legislação. Na lista estão aparelhos celulares, capas, películas, fones de ouvido, carregadores e baterias.
Os policiais e fiscais também identificaram três adolescentes trabalhando de forma irregular, assim como a ausência de alvarás adequados de funcionamento das empresas.
Trabalho conjunto
Conforme o delegado titular da Decon, Reginaldo Salomão, a investigação foi iniciada há seis meses, em um trabalho de inteligência conjunto com o Procon/MS. Ele explica que os alvos da operação “trazem produtos de fora sem qualidade, não expedem nota fiscal e não dão termo de garantia. Quando o consumidor procura a loja, eles mandam procurar os seus direitos”.
O secretário-executivo do Procon/MS, Antonio José Angelo Motti, destaca que a instituição tem se pautado em ter nos fornecedores os primeiros garantidores de direitos, mas quando isso não acontecer as fiscalizações serão o caminho para assegurar a defesa dos consumidores.
Todos os itens apreendidos serão encaminhados a Receita Federal, responsável por estimar o valor dos produtos e apurar eventual evasão fiscal. “Se a evasão estiver num patamar executável, será instaurado um inquérito policial com indiciamento, caso contrário o inquérito policial servirá de base para imposição de multas administrativas”, complementa Salomão.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Fotos: Saul Schramm
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Para reforçar estoques durante inverno, Dia D de doação de sangue será quarta no HRMS
Com a redução das doações durante o inverno e a necessidade de manter os estoques abastecidos, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e o Hemosul realizam na próxima quarta-feira (15) o Dia D de Doação de Sangue. A ação será realizada das 7h às 15h, no Hemosul HRMS.
A iniciativa busca incentivar novos doadores e reforçar a importância da doação em um período marcado pela queda no comparecimento aos hemocentros. Referência em atendimentos de alta complexidade, o HRMS realiza procedimentos que dependem da disponibilidade de sangue e seus componentes.
O Hemosul HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, mas no Dia D terá atendimento estendido até as 17h. O acesso é realizado pela porta de vidro do hospital. Os critérios para doação constam abaixo:
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal. A primeira doação deve ocorrer até os 60 anos; após os 61 anos, somente quem já é doador pode continuar doando;
– - Pesar 51 kg ou mais e estar em boas condições de saúde;
– - Dormir bem na noite anterior e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 24 horas que antecedem o procedimento;
– - Beber bastante água antes da doação para facilitar o processo;
– - Apresentar um documento oficial com foto;
– - Antes e após a doação, é recomendado descansar e evitar esforços físicos, tanto nas 24 horas anteriores quanto nas 24 horas seguintes;
– - Pessoas com doenças respiratórias ficam temporariamente inaptas para doar enquanto estiverem doentes;
– - Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses entre as doações;
– - Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de três meses.
Comunicação HRMS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Carta da Pessoa Idosa apresenta propostas e fecha ações do Junho Prata contra violência aos idosos
A Universidade da Maturidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UMA/UEMS) desenvolveu ações no Junho Prata de 2026 voltadas à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, visando fortalecer os direitos, a cidadania e a participação social das pessoas idosas, em diálogo com a universidade, sociedade civil e poder público.
Fechando as ações deste mês, entre os dias 8 e 15 de junho, durante as atividades acadêmicas, os estudantes da UMA/UEMS produziram a Carta de Compromisso da Pessoa Idosa, documento com propostas e reivindicações relacionadas à saúde, moradia, mobilidade, acessibilidade, segurança, educação, cultura, assistência social e ampliação das políticas públicas para o envelhecimento.
O documento foi elaborado em paralelo a uma agenda que contou durante junho com o IX Seminário de Enfrentamento às Violências contra a Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O evento reuniu instituições públicas, profissionais do direito, pesquisadores e instituições que atuam na defesa da população idosa, além de contar com painéis e debates sobre a garantia de direitos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento.
As ações desenvolvidas durante o Junho Prata pela UMA/UEMS tratam da educação ao longo da vida, do envelhecimento ativo, da participação cidadã, do respeito e da qualidade de vida das pessoas idosas.
Comunicação UEMS
Fonte: Governo MS
-
Galeria de Imagens7 dias atrásConfira as imagens da 8ª Cavalgada dos Amigos em Arapuá
-
Suzano6 dias atrásSuzano abre 10 vagas para instrutores florestais em Água Clara, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
-
Nota de Falecimento6 dias atrásMenino de Três Lagoas que comoveu seguidores morre aos 2 anos
-
Água Clara6 dias atrásÁgua Clara fica entre os 10 municípios com melhor índice de qualidade da educação em MS


