TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

NOVA ALVORADA DO SUL| Reinaldo autoriza mais de R$ 3 milhões em investimento para o município

Publicado em

O governador Reinaldo Azambuja autorizou na tarde de segunda-feira (16) mais de R$ 3 milhões em investimentos para o município de Nova Alvorada do Sul. Foram R$ 2,6 milhões para asfaltar as avenidas Antônio Stradiotti e 27 de Outubro, localizadas no bairro Maria de Lourdes e mais R$ 821,9 mil para a agricultura familiar.
“Mesmo em um período de crise como o que estamos atravessando, o governo tem sido um bom parceiro dos municípios. Recebi do povo a maior missão da minha vida que é a de governar o estado em que nasci e vou retribuir com muito trabalho. Essa parceria com Nova Alvorada me deixa muito contente, porque o Neto é um dos poucos prefeitos do Brasil que está fazendo obras com recursos próprios. Com uma gestão séria e comprometida com as pessoas tenho certeza que vamos continuar a fazer mais por Nova Alvorada do Sul”, declarou Reinaldo.
A obra de asfaltamento é uma antiga reivindicação dos moradores. Ao todo serão 37.336 metros quadrados de asfalto. Para o prefeito, Juvenal Neto, as ações que o governo tem desenvolvido junto ao município mostram o comprometimento da gestão de Reinaldo com os 79 municípios, indistintamente.
“Logo do início do mandato o governador liberou para Nova Alvorada do Sul um recurso de mais de R$ 500 mil que tinha sido deixado pela gestão anterior. E não parou mais. Hoje temos a alegria e a gratidão de anunciar para os moradores o asfaltamento das duas avenidas, que serão financiadas pelo governo, as quais vão se unir a outras 54 quadras que estamos fazendo com recursos próprios do município. E essa é só uma parte dos diversos investimentos que estão chegando este ano”, afirmou Neto.
Agricultura familiar
O governador autoriza a liberação de R$ 821.910,00 para a agricultura familiar em Nova Alvorada do Sul. Os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf ), agilizados e administrados pela Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/MS), cinco associações – dos assentamentos Volta Redonda, Jaburu, Sucesso, PAM e PANA – além de agricultores familiares tradicionais.
“O pequeno produtor é quem põe a comida na mesa dos brasileiros. Hoje 80% dos alimentos do povo brasileiro são da agricultura familiar, que trabalha com seriedade. Esse recurso será disponibilizado por meio de Cartas de crédito para investimentos na aquisição de matrizes para produção de leite, aquisição de equipamentos para ordenha e créditos de custeio pecuário para manutenção do rebanho. É o desenvolvimento chegando ao homem do campo”, disse o governador.
O diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, frisou a importância do Pronaf para os agricultores familiares e disse que em 2016 a expectativa é beneficiar mais 20 mil famílias. “Em 2015 fechamos 111 mil Pronafs em todo o Estado. Em 2016 nossa meta é chegar aos 130 mil. Esse recurso gera emprego e desenvolvimento. A Agraer vai estar junto dos produtores contemplados para ajudar com a produção para que todos possam viver felizes no campo”, afirmou.
A Agraer é um órgão vinculado ao governo do Estado e conta com escritórios instalados em todo o Mato Grosso do Sul. As famílias agrícolas que buscam as unidades da instituição têm acesso aos serviços de assistência técnica e extensão rural, capacitações, orientações de Pronaf e entre outros tipos de atendimentos.
Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Rodovia e obras urbanas: Nova Andradina recebe R$ 125 milhões em investimentos do Governo de MS

Published

on

By

Com praticamente R$ 125 milhões em investimentos em Nova Andradina, o Governo de MS autorizou o início de obras importantes de infraestrutura urbana e rodoviária no município. O governador Eduardo Ridel assinou ordem para contratação integrada da rodovia MS-134, nesta sexta-feira (26), durante agenda de trabalho na região. A obra recebe mais de R$ 96,3 milhões em investimentos.

“Em cinco anos, o Mato Grosso do Sul estará transformado por meio desses investimentos, aliados a avanços significativos na educação e na saúde. As mudanças em Nova Andradina, no Vale do Ivinhema, serão resultados de tudo que está sendo contratado, com desenvolvimento e oportunidade de emprego e renda”, disse o governador.

Como parte do programa MS Ativo Municipalismo II, o governador ainda autorizou a licitação da obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Distrito de Nova Casa Verde – com mais de R$ 5,5 milhões em investimentos.

Outra obra importante de infraestrutura urbana é a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Jardim Tropical – com R$ 3,7 milhões, também do MS Ativo Municipalismo II. Para a população, as obras contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida.

“A rodovia MS-134, cruzará com a MS-040 até alcançar a BR-262, partindo das proximidades de Casa Verde, onde formalizamos a pavimentação. O Jardim Tropical continuará sendo contemplado e vamos expandir a pavimentação e o saneamento por toda a cidade”, disse Riedel.

Durante a agenda também foi abordada a concessão das rodovias BR-262 e BR-267, situadas nas imediações de Casa Verde, e a reestruturação da malha viária do Vale do Ivinhema. Isso engloba a pavimentação da MS-141 e os trechos que conectam ao município a MS-276. “Está prevista a restauração completa de mais de 700 quilômetros de pavimento, para o segundo semestre”, disse Riedel.

Também foi formalizada a ordem de início de serviço para obra de reconformação de bacia e contenção de processo erosivo no Bairro Horto Florestal, e ainda o projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação da rodovia MS-141, numa extensão aproximada de 89 km, entre Nova Andradina e Angélica, com mais de R$ 3,9 milhões em recursos.

“Celebramos o aporte de R$ 125 milhões essenciais para estradas, controle de erosão e pavimentação urbana, mas principalmente a visão estratégica por trás dessas obras. A infraestrutura é o meio, mas o nosso objetivo final é garantir à população paz, tranquilidade, geração de emprego e renda. Buscamos promover o desenvolvimento necessário para que cada cidadão possa realizar seus projetos de vida”, disse o governador.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MEC confirma: Mato Grosso do Sul atinge os melhores indicadores de ensino na educação básica

Published

on

By

Publicação no portal do INEP apontou importantes avanços em todas as etapas e indicadores observados em MS, com melhorias na aprovação, reprovação e abandono

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul atingiu seus melhores índices já observados na Educação Básica. A confirmação veio nesta sexta-feira (26), em publicação realizada pelo MEC (Ministério da Educação) via portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os dados fazem parte do Censo Escolar 2025, divulgado hoje, e refletem o sucesso de políticas voltadas para o fortalecimento de todas as etapas, com um destaque especial para o Ensino Médio que registrou melhoras nos indicadores de aprovação, reprovação e abandono.

“Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos. Isso é reflexo de um investimento sistêmico, que envolve toda a Rede. Foram reformas, valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia, aquisição de materiais de qualidade e um cuidado especial com a equidade no atendimento, sem deixar ninguém para trás”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Em 2022, o abandono registrado na Rede Estadual de Ensino era de 5,1% na etapa do Ensino Médio, e de 1,3% no Ensino Fundamental. Em 2025, o percentual chegou à marca de 0,8% no Ensino Médio e 0,2% no Fundamental.

No mesmo ciclo, o aumento da aprovação também foi destaque. Em 2022, o Ensino Médio registrava 82,5% neste indicador, enquanto o Ensino Fundamental estava em 91,3%. Agora, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2025, são 95,2% de estudantes aprovados no Ensino Médio e 97% no Ensino Fundamental.

Os indicadores de reprovação também acompanharam a melhora. Em 2022 o percentual observado era de 12,4% para o Ensino Médio e 7,4% para o Ensino Fundamental. Em 2025, os dados avançaram para 4% no Ensino Médio e 2,8% no Ensino Fundamental.

Para o secretário, os avanços também estão diretamente atrelados à ampliação de ofertas como o Ensino em Tempo Integral e Educação Profissional, que atingiram seus maiores percentuais na história de MS na Rede Estadual.

“Chegamos à universalização das duas ofertas neste ciclo, ou seja, presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, temos 213 escolas em todo o Estado com turmas de Ensino em Tempo Integral. Na Educação Profissional, chegamos à marca R$ 230 milhões investidos no decorrer do ano, com mais de 50 mil estudantes atendidos. Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos, faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade”, destacou.

Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Foto de capa: Cid Nogueira/SED/Arquivo
Artes: Reprodução

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana