TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Governo do Estado investe mais de R$ 3,7 milhões para modernizar frota do Corpo de Bombeiros

Publicado em

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 3,7 milhões na compra novas viaturas para o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. São oito Unidades de Resgate (UR) e seis Auto Bomba Rápidos (ABR) que já foram comprados e que vão incrementar a frota da instituição e melhorar o atendimento à população.

As Unidades de Resgate são as ambulâncias que o Corpo de Bombeiros utilizam para atendimentos hospitalares de média e alta complexidade, prestado às vítimas de acidentes, infartos, afogamentos e quedas, entre outros. Já os Auto Bomba Rápidos além dos equipamentos completos para salvamento e resgate terrestre, aéreo e aquático, possuem ainda tanque de água com 2 mil litros de capacidade, para atendimento de princípios de incêndios.

Do total de viaturas, seis Unidades de Resgate e quatro Auto Bomba Rápidos serão destinados para Campo Grande. Os demais veículos serão enviados para municípios do interior do Estado, a serem definidos pelo Corpo de Bombeiros, levando em consideração a necessidade e utilidade das viaturas.

O valor investido pelo Governo do Estado na compra de cada Unidade de Resgate foi de R$ 156 mil, já os Auto Bomba Rápidos custaram R$ 420 mil cada um. Os recursos são oriundos de convênios que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem com a Secretaria de Estado de Saúde e a Infraero.

O dinheiro investido na compra das viaturas é uma contrapartida dos serviços que os bombeiros prestam como, por exemplo, aos Bancos de Leite e no transporte de órgãos para transplantes, entre os hospitais de Mato Grosso do Sul, bem como, nos aeroportos de Campo Grande, Ponta Porã e Dourados, onde há equipes dos Bombeiros disponíveis 24 horas por dia, para atendimentos pré-hospitalar, de combate à incêndios e desastres.

As viaturas já foram compradas e devem ser entregues ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul até o final deste mês, incrementando a frota da instituição e melhorando os atendimentos prestados à população.

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Rodovia e obras urbanas: Nova Andradina recebe R$ 125 milhões em investimentos do Governo de MS

Published

on

By

Com praticamente R$ 125 milhões em investimentos em Nova Andradina, o Governo de MS autorizou o início de obras importantes de infraestrutura urbana e rodoviária no município. O governador Eduardo Ridel assinou ordem para contratação integrada da rodovia MS-134, nesta sexta-feira (26), durante agenda de trabalho na região. A obra recebe mais de R$ 96,3 milhões em investimentos.

“Em cinco anos, o Mato Grosso do Sul estará transformado por meio desses investimentos, aliados a avanços significativos na educação e na saúde. As mudanças em Nova Andradina, no Vale do Ivinhema, serão resultados de tudo que está sendo contratado, com desenvolvimento e oportunidade de emprego e renda”, disse o governador.

Como parte do programa MS Ativo Municipalismo II, o governador ainda autorizou a licitação da obra de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Distrito de Nova Casa Verde – com mais de R$ 5,5 milhões em investimentos.

Outra obra importante de infraestrutura urbana é a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Jardim Tropical – com R$ 3,7 milhões, também do MS Ativo Municipalismo II. Para a população, as obras contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida.

“A rodovia MS-134, cruzará com a MS-040 até alcançar a BR-262, partindo das proximidades de Casa Verde, onde formalizamos a pavimentação. O Jardim Tropical continuará sendo contemplado e vamos expandir a pavimentação e o saneamento por toda a cidade”, disse Riedel.

Durante a agenda também foi abordada a concessão das rodovias BR-262 e BR-267, situadas nas imediações de Casa Verde, e a reestruturação da malha viária do Vale do Ivinhema. Isso engloba a pavimentação da MS-141 e os trechos que conectam ao município a MS-276. “Está prevista a restauração completa de mais de 700 quilômetros de pavimento, para o segundo semestre”, disse Riedel.

Também foi formalizada a ordem de início de serviço para obra de reconformação de bacia e contenção de processo erosivo no Bairro Horto Florestal, e ainda o projeto executivo de engenharia para implantação e pavimentação da rodovia MS-141, numa extensão aproximada de 89 km, entre Nova Andradina e Angélica, com mais de R$ 3,9 milhões em recursos.

“Celebramos o aporte de R$ 125 milhões essenciais para estradas, controle de erosão e pavimentação urbana, mas principalmente a visão estratégica por trás dessas obras. A infraestrutura é o meio, mas o nosso objetivo final é garantir à população paz, tranquilidade, geração de emprego e renda. Buscamos promover o desenvolvimento necessário para que cada cidadão possa realizar seus projetos de vida”, disse o governador.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

MEC confirma: Mato Grosso do Sul atinge os melhores indicadores de ensino na educação básica

Published

on

By

Publicação no portal do INEP apontou importantes avanços em todas as etapas e indicadores observados em MS, com melhorias na aprovação, reprovação e abandono

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul atingiu seus melhores índices já observados na Educação Básica. A confirmação veio nesta sexta-feira (26), em publicação realizada pelo MEC (Ministério da Educação) via portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os dados fazem parte do Censo Escolar 2025, divulgado hoje, e refletem o sucesso de políticas voltadas para o fortalecimento de todas as etapas, com um destaque especial para o Ensino Médio que registrou melhoras nos indicadores de aprovação, reprovação e abandono.

“Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos. Isso é reflexo de um investimento sistêmico, que envolve toda a Rede. Foram reformas, valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia, aquisição de materiais de qualidade e um cuidado especial com a equidade no atendimento, sem deixar ninguém para trás”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Em 2022, o abandono registrado na Rede Estadual de Ensino era de 5,1% na etapa do Ensino Médio, e de 1,3% no Ensino Fundamental. Em 2025, o percentual chegou à marca de 0,8% no Ensino Médio e 0,2% no Fundamental.

No mesmo ciclo, o aumento da aprovação também foi destaque. Em 2022, o Ensino Médio registrava 82,5% neste indicador, enquanto o Ensino Fundamental estava em 91,3%. Agora, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2025, são 95,2% de estudantes aprovados no Ensino Médio e 97% no Ensino Fundamental.

Os indicadores de reprovação também acompanharam a melhora. Em 2022 o percentual observado era de 12,4% para o Ensino Médio e 7,4% para o Ensino Fundamental. Em 2025, os dados avançaram para 4% no Ensino Médio e 2,8% no Ensino Fundamental.

Para o secretário, os avanços também estão diretamente atrelados à ampliação de ofertas como o Ensino em Tempo Integral e Educação Profissional, que atingiram seus maiores percentuais na história de MS na Rede Estadual.

“Chegamos à universalização das duas ofertas neste ciclo, ou seja, presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, temos 213 escolas em todo o Estado com turmas de Ensino em Tempo Integral. Na Educação Profissional, chegamos à marca R$ 230 milhões investidos no decorrer do ano, com mais de 50 mil estudantes atendidos. Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos, faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade”, destacou.

Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Foto de capa: Cid Nogueira/SED/Arquivo
Artes: Reprodução

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana