TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

MS amplia proteção a mulheres com municipalização de centros especializados em 12 municípios

Publicado em

O Governo de Mato Grosso do Sul entregou quarta-feira (27), durante o evento “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”, um pacote de medidas para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Entre as principais iniciativas está a municipalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA), que passará a operar de forma descentralizada em 12 cidades do Estado.

Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Costa Rica, Japorã, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante são os municípios contemplados. O investimento é de R$ 2,3 milhões.

“O repasse aos municípios é um apoio do Governo do Estado, mas a iniciativa é de cada prefeito e prefeita. Nosso papel é oferecer o mínimo necessário para estruturar e ampliar essa rede de proteção, garantindo espaços adequados para atendimento. Assim, vamos fortalecendo a rede, que não se resume à estrutura física, mas também ao acolhimento e à proteção efetiva”, destacou o governador Eduardo Riedel.

Durante o evento também foi apresentada a plataforma VITÓRIA, uma ferramenta de inteligência artificial criada para oferecer informações rápidas, seguras e personalizadas a mulheres em situação de violência.

O sistema orienta sobre os tipos de agressão, os direitos garantidos em lei e os serviços disponíveis em cada região do Estado, permitindo que a usuária identifique a situação que enfrenta e saiba como buscar apoio. Para conversar com a Vitória, basta adicionar o telefone (67) 3348-6657.

“Nosso objetivo é que nenhuma mulher se sinta sozinha. A VITÓRIA representa mais um passo para garantir que todas tenham acesso à ajuda com dignidade, respeito e segurança”, afirmou a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza.

Outra medida anunciada foi a assinatura do Plano de Metas Municipal, alinhado à nova legislação federal, que orienta as prefeituras a estabelecer metas específicas e orçamentos próprios para fortalecer as redes de proteção. A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) afirmou seu compromisso com o programa Protege, iniciativa que fortalece as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra meninas e mulheres em todo o território estadual.

“É um orgulho saber que já ultrapassamos 80% de adesão: são 58 municípios comprometidos com o Plano de Metas de enfrentamento à violência contra a mulher. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa classe de prefeitos que, mesmo em tempos de crise e dificuldade, mantém o cuidado com os investimentos. Todos aqui entenderam a importância desse compromisso e se dispuseram a investir nessa causa tão essencial”, disse o Prefeito de Aparecida do Taboado e Tesoureiro-Geral da Assomasul, José Natan.

Durante a cerimônia, três empresas receberam o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, uma iniciativa que reconhece e valoriza organizações comprometidas com a promoção da igualdade de gênero e a inclusão profissional de mulheres, especialmente daquelas que enfrentaram situações de violência doméstica.

Líderes comunitários que participaram de capacitação promovida pelo Programa Protege receberam certificados e reforçaram a importância da formação para orientar corretamente as vítimas em seus bairros.

“Como líderes comunitários, recebemos muitas denúncias e, muitas vezes, não sabíamos como orientar as mulheres. A capacitação foi de grande valia, porque agora temos a informação correta e conhecemos a rede de proteção disponível. Nosso próximo passo é compartilhar esse conhecimento com outros líderes, promover rodas de conversa e levar acolhimento a quem precisa. Essa iniciativa abriu nossos olhos: precisamos ter um olhar diferenciado para essas mulheres”, destacou José Carlos Pereira, presidente da associação de moradores do Jardim Los Angeles.

A Secretaria de Estado da Cidadania firmou ainda parceria com a Faculdade Insted para a realização de um curso de qualificação do atendimento às mulheres em situação de violência. Com investimento de R$ 173 mil, a iniciativa vai capacitar 100 profissionais que atuam na rede especializada nos municípios.

Também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, voltado à realização de oficinas de formação e capacitação, com o objetivo de aprimorar continuamente o atendimento às mulheres.

As boas práticas desenvolvidas pelos Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Ensino, presentes em 337 escolas distribuídas nos 79 municípios, também foram destacadas durante o encontro. O programa oferece 40 horas formativas para fortalecer competências e estimular os jovens a desenvolverem ações concretas de promoção da equidade de gênero, da cultura de paz e do respeito nas relações.

O governo anunciou ainda a criação do Fórum das Gestoras Estaduais de Políticas Públicas para Mulheres, instância estratégica que busca consolidar uma governança colaborativa entre municípios, promover o intercâmbio de experiências e construir diretrizes conjuntas para a efetividade das políticas públicas de gênero.

Outro avanço apresentado foi o Observatório da Cidadania, que por meio do Painel de Evidências da Violência e da Rede de Atenção às Mulheres, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, reúne dados fundamentais sobre violência doméstica, estupros e feminicídios em cada município.

As informações, disponíveis em formato interativo, permitem comparações precisas entre localidades e contribuem para o planejamento de ações mais eficazes.

Todas essas medidas integram o Plano de Metas do Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (Protege), instituído pelo decreto de 10 de junho de 2025, reafirmando o compromisso do Estado com a construção de políticas públicas baseadas em evidências, capazes de oferecer acolhimento, proteção e novas perspectivas de futuro às mulheres sul-mato-grossenses.

Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Governo de MS reforça compromisso com desenvolvimento sustentável e conservação de biomas

Published

on

By

O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (26) da abertura do 49º Congresso da AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), que ocorre no Bioparque Pantanal. Durante o evento ele destacou que o Estado tem uma política de desenvolvimento, em sintonia com a preservação do meio ambiente, incluindo sua fauna e flora.

“Sejam todos muito bem-vindos, um orgulho, uma honra pra nós recebê-los aqui hoje e que possam ser dias de muita experiência e troca de informação. Uma grande oportunidade para discutirmos meio ambiente, conservação e desenvolvimento sustentável, afirmou o governador.

Riedel destacou que Mato Grosso do Sul é um estado que consegue promover um desenvolvimento sustentável nos seus biomas e cadeias produtivas. “Temos o Pantanal que é um bioma único no planeta e criamos políticas para sua preservação. Aqui o desenvolvimento e a sustentabilidade coexistem”.

Governador Eduardo Riedel durante abertura do 49º Congresso da AZAB

Para discutir estes temas tão importantes, o Bioparque Pantanal se tornou palco entre os dias 26 e 30 de maio, deste congresso que é referência nacional. O tema desta edição é “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”, com debates relevantes sobre o futuro da biodiversidade.

O evento, realizado anualmente desde 1977, chega à sua 49ª edição com uma programação voltada a pesquisadores, acadêmicos e profissionais de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas correlatas.

Uma grande oportunidade para quem deseja agregar conhecimento, com intercâmbios técnicos científicos, experiências diretas com gestores e especialistas do setor de aquários e zoológicos, sendo um espaço para divulgação de pesquisas científicas e discussão de metodologias, conexões que ampliam a visão sobre o manejo de fauna e as soluções de conservação de nosso país.

Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque

“Hoje não abrimos apenas um congresso, mas sim um espaço de encontros, que junta a ciência, sensibilidade entre o conhecimento e o propósito. Entre pessoas que acreditam que conservar a vida é acima de tudo um compromisso coletivo com o futuro. Receber o 49º Congresso da AZAB é motivo de muita honra para Mato Grosso do Sul e o Bioparque Pantanal”, afirmou a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

A programação inclui seis minicursos desenhados para fortalecer o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Os temas abrangem desde a comunicação e fotografia técnica, até o manejo complexo de animais silvestres. O objetivo central é a qualificação técnica.

“Gostaria de agradecer a presença de todos e a participação neste congresso, que para nós é uma grande honra. Esta edição nasceu de um sonho de trazer pela primeira vez o congresso para Mato Grosso do Sul, para falarmos de conservação, sustentabilidade, acolhimento, inclusão e vários pontos que desejamos discutir durante esta semana, que com certeza vai ser muito produtiva”, ponderou a presidente da AZAB, Mara Cristina Marques.

Presidente da AZAB, Mara Cristina Marques, durante abertura do evento

Bioparque

Sede do evento, o Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo e um local onde a preservação e conservação de espécies é aplicado diariamente. Atualmente, a instituição detém o maior banco genético vivo de água doce, sendo a única a registrar a reprodução de mais de 100 espécies diferentes.

Deste total, 32 espécies pertencem especificamente ao bioma Pantanal, reforçando o compromisso com a conservação da maior planície alagável do planeta que também posiciona o Mato Grosso do Sul como um polo de referência em pesquisas ambientais de nível nacional e internacional.

O governador ressaltou que o Bioparque não é um equipamento não apenas para turismo, mas sim de educação ambiental e pesquisa e ciência na prática. “Trazemos nossos alunos da rede pública estadual para entender o que é o bioma Pantanal, com mais de 100 espécies reproduzidas e dezenas de trabalhos científicos realizados”.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande

Published

on

By

Mobilização contra a Influenza encerrou neste domingo (24) após nove dias de atendimento em horários ampliados

A estratégia de vacinação contra a Influenza promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) em sistema drive-thru encerrou neste domingo (24) após aplicar 10.130 doses em nove dias de atendimento à população de Campo Grande. Realizada no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, a mobilização ampliou o acesso à imunização em um período de aumento da circulação de vírus respiratórios em Mato Grosso do Sul.

Com funcionamento em horários estendidos durante a semana e atendimento integral aos finais de semana, a ação foi direcionada à população a partir de 6 meses de idade e atendeu tanto motoristas quanto pedestres. A proposta foi ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso ao imunizante, especialmente para quem enfrenta dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante o horário comercial.

O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destaca que a adesão da população demonstra a importância de estratégias que ampliem o acesso à vacina.

“A Influenza pode evoluir para casos graves, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. O drive-thru amplia o acesso e permite que mais pessoas consigam se vacinar de forma rápida e segura. A grande procura registrada durante a mobilização reforça a conscientização da população sobre a importância da imunização”, afirma.

A estrutura contou com apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar e equipes de enfermagem responsáveis pela aplicação das doses e organização do fluxo de atendimento. Além da praticidade, a localização central e o funcionamento em horários ampliados contribuíram para agilizar o acesso da população à vacina e reduzir filas.

A SES reforça que a vacinação contra a Influenza segue disponível nos municípios para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A orientação é que as secretarias municipais mantenham as ações de vacinação ativas nas unidades de saúde e intensifiquem estratégias extramuros para ampliar a cobertura vacinal.

A vacina contra a Influenza é considerada a principal forma de prevenção contra complicações causadas pela gripe, reduzindo o risco de casos graves, internações e óbitos, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: André Lima

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas26/05/2026

MAIO AMARELO – DEPTRAN realiza palestra sobre Segurança Viária em escola do município

O Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), realizou no início da tarde desta terça-feira, 26 de maio, uma palestra para alunos...

Três Lagoas26/05/2026

Prefeitura de Três Lagoas realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026 nesta quinta-feira (28)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), convida a população para participar da audiência...

Três Lagoas26/05/2026

Final do Futsal Masculino dos JETs (Sub-17) promete movimentar torcedores no Poliesportivo (Circular da Lagoa)

Nesta terça-feira, dia 26 de maio, tem a grande decisão do futsal masculino dos Jogos Escolares Três-Lagoenses (JETs), na categoria...

Três Lagoas26/05/2026

10ª Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas acontece no dia 2 de junho e inscrições estão abertas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará...

Três Lagoas26/05/2026

PRORROGADO – Prazo final para aderir REFIS 2025 passa a ser 30 de junho

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), oferece mais uma oportunidade para que contribuintes com...

Três Lagoas26/05/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 26 de...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial26/05/2026

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e apreende armas em fazenda no Pantanal em Rio Verde

Rio Verde de MT (MS):A Polícia Militar  prendeu, na noite desta segunda-feira (25), um homem de 33 anos por violência...

Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica ações da Operação Protetor Divisas e realiza prisões por tráfico e contrabando em Costa Rica

Costa Rica (MS): A Polícia Militar, durante operação em conjunto entre a Força Tática do 5º BPM em conjunto com...

Policial25/05/2026

Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas

Três Lagoas – MS, no dia 23 de maio, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a...

Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica fiscalização e prendeu dois homens por embriaguez ao volante e direção perigosa em Coxim

Coxim (MS): O Grupamento Especializado de Trânsito (GETRAN) do 5º Batalhão de Polícia Militar realizou duas importantes ações de fiscalização...

Policial25/05/2026

Polícia Militar prende homem por violência doméstica, ameaça e embriaguez ao volante em Rio Verde

Rio Verde de Mato Grosso (MS): A Polícia Militar atendeu uma grave ocorrência de violência doméstica na madrugada deste sábado...

Policial25/05/2026

Polícia Militar apreende pistola e munições após abordagem a motociclista em Coxim

Coxim (MS): A Polícia Militar, por meio da equipe da Força Tática do 5º BPM, apreendeu uma pistola, munições e...

Mais Lidas da Semana