Mato Grosso do Sul
Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho
Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS, divulgados quarta-feira (27) pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Funtrab, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.
Foram 36.395 admissões contra 33.372 desligamentos no período. No acumulado de janeiro a julho, o Estado abriu 26.755 novos empregos formais, o que representa um crescimento de 4,2% em relação ao estoque de empregos de 2024 e garante a 13ª posição entre as unidades da federação em empregabilidade.
Nos últimos 12 meses (ago/24 a jul/25), o saldo foi de 16.689 novos empregos, com um total de 697.024 postos formais ocupados em Mato Grosso do Sul. A taxa de rotatividade ficou em 32,69%, dentro da média nacional.
Outro destaque foi o ritmo de admissões em julho de 2025, que apresentou crescimento de 69% em relação a junho e de 4,1% em relação ao mesmo mês de 2024. Já os desligamentos tiveram alta de 6,5% em relação a junho, mas ficaram 1,56% abaixo do registrado em julho do ano passado.
Os setores que mais se destacaram em julho foram a construção civil (+1.191 vagas), o comércio (+675) e os serviços (+603). Entre os municípios, Campo Grande liderou com saldo positivo de 583 empregos, seguido por Inocência (+376), Chapadão do Sul (+343), Nova Alvorada do Sul (+221) e São Gabriel do Oeste (+218). Já as cidades com maiores saldos negativos foram Dourados (-154), Água Clara (-104), Caarapó (-95), Três Lagoas (-92) e Rio Brilhante (-81).
De acordo com o secretário Jaime Verruck, os números confirmam a tendência de crescimento da economia sul-mato-grossense e estão diretamente relacionados aos resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no qual Mato Grosso do Sul aparece entre os destaques no pilar Capital Humano.
“Ter saldo positivo de empregos com carteira assinada significa fortalecer o nosso Capital Humano, que é um dos pilares que colocaram Mato Grosso do Sul na 9ª posição do ranking de competitividade nacional. Isso mostra que a estratégia do Governo do Estado, de combinar atração de investimentos, diversificação produtiva e qualificação profissional, está dando resultados concretos. O trabalhador sul-mato-grossense encontra hoje mais oportunidades formais e está cada vez mais preparado para os novos desafios do mercado”, destacou o Jaime Verruck.
O secretário lembra ainda dos últimos dados da PNAD Contínua Trimestral do IBGE. “A taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul caiu para 2,9% no segundo trimestre de 2025, o menor patamar já registrado desde 2012 e mantendo o Estado na quarta posição entre as menores taxas de desemprego do país e confirmando a solidez do mercado de trabalho sul-mato-grossense”, finalizou o titular da Semadesc.
O Observatório do Trabalho de MS consolida mensalmente os dados de geração de emprego e renda, permitindo que a Semadesc e a Funtrab direcionem políticas públicas para fortalecer ainda mais a inclusão produtiva e a empregabilidade em todo o Mato Grosso do Sul.
Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Paciente denuncia abuso sexual durante internação em UTI de hospital público de MS
Uma mulher de 27 anos denunciou ter sido vítima de violência sexual enquanto estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O caso, registrado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), é investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias da denúncia.
Segundo o boletim de ocorrência, a paciente estava hospitalizada desde meados de junho devido a complicações relacionadas à gestação e ao período pós-parto. Ela relatou que o suposto abuso teria ocorrido durante um plantão noturno, após receber medicação, momento em que estaria com a capacidade de reação reduzida. A vítima afirmou ter despertado durante a ação e identificado o suspeito, que deixou o quarto em seguida.
Ainda conforme o registro policial, a mulher comunicou o ocorrido à equipe de enfermagem logo após o episódio. A informação foi repassada à enfermeira responsável e ao serviço de psicologia da unidade. Posteriormente, a paciente foi transferida da UTI para um quarto da maternidade, onde passou a permanecer acompanhada por familiares.
O suspeito é um técnico de enfermagem, de 52 anos. A Polícia Civil solicitou à Justiça medidas protetivas para impedir qualquer contato entre ele e a paciente, além do afastamento de atividades que envolvam pessoas em situação de vulnerabilidade enquanto o caso é investigado.
Em nota oficial, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul informou que acompanha a investigação, afirma estar colaborando com as autoridades e prestando acolhimento e assistência à paciente. A direção da unidade declarou ainda confiar que os fatos serão esclarecidos e que eventuais responsáveis serão identificados e responsabilizados conforme a legislação.
O caso segue sob investigação da Deam. Até o momento, não há decisão judicial definitiva nem conclusão do inquérito sobre a denúncia.
Por Rádio Caçula
Mato Grosso do Sul
Autorizado concurso público com 2.000 vagas para professores da Rede Estadual de Ensino
O Governo de Mato Grosso do Sul, através de Decreto nº 16.787, publicado no DOE (Diário Oficial Eletrônico, nesta segunda-feira (06), autoriza a realização de Concurso Público de Provas e Títulos para 2.000 (duas mil) vagas para o cargo de Professor, função Docência, da carreira Profissional da Educação Básica, do Quadro de Pessoal da SED (Secretaria de Estado de Educação.
Compete à SAD (Secretaria de Estado de Administração) e à SED a realização do Concurso Público, estabelecendo as normas e os procedimentos para o recrutamento e a seleção dos candidatos, observados os dispositivos da legislação vigente.
Edital específico estabelecerá as atribuições da Comissão Organizadora do Concurso Público e informará:
I – A distribuição das vagas mencionadas no art. 1º deste Decreto, por área de Conhecimento/Componente Curricular/Disciplina e por localidade;
II – As fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas;
III – As modalidades das provas, seus conteúdos e a forma de avaliação;
IV – Os requisitos legais para a investidura nos cargos e funções;
V – O prazo de validade do Concurso Público.
Adersino Junior, Comunicação SED
Fonte: Governo MS
-
Galeria de Imagens6 dias atrásConfira as imagens da 8ª Cavalgada dos Amigos em Arapuá
-
Policial7 dias atrásFim de semana violento: Três Lagoas registra quatro mortes em menos de 48 horas
-
Suzano5 dias atrásSuzano abre 10 vagas para instrutores florestais em Água Clara, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
-
Nota de Falecimento5 dias atrásMenino de Três Lagoas que comoveu seguidores morre aos 2 anos