Água Clara
Moradores de Água Clara agradecem a chegada do asfalto no Centro Velho
Nove meses após, já estão todas asfaltadas as ruas do Bairro Centro Velho de Água Clara, que foram anunciadas pela prefeita Gerolina Alves, por ocasião das festividades do aniversário do município, na presença de vários moradores. Deixada de lado por administradores anteriores, a parte baixa da cidade tem recebido total atenção da administração atual. Entre outros benefícios, foi recuperada uma quadra esportiva na área da ferrovia e revitalizada uma pracinha, que estava abandonada.
A pavimentação asfáltica e drenagem, entretanto, foi a maior benfeitoria recebida pela localidade onde nasceu a cidade, há mais de setenta anos. E quem afirma isso, são os próprios moradores, que fizeram questão de Manifestar a eterna gratidão à prefeita Gerolina.
“Antes a gente não tinha esperança“
“Tiro o chapéu para ela. A Gerolina falou que ia fazer, e fez”, declarou Marinete Ribeiro, 68 anos, que praticamente foi criada em Água Clara e mora há 30 anos em uma casa na Rua Portes Batista de Souza (Fundos do campo de futebol). “Antes a gente não tinha esperança; era muita promessa, mas nunca foi feito [o asfalto]”, enfatizou.
“Para nós foi muito bom, pois esta é uma rua pequena e quando chovia parecia um rio”, completou a moradora, que lamentou o fato de seu marido ter morrido sem realizar o sonho de ver a rua de sua casa asfaltada, bem como a sua mãe e seu pai. “Esperaram por tantos anos e não viram”, lastimou.
De família tradicional da cidade, o pecuarista Elias Belchior, 62 anos, que mora da zona rural, mas desde 1996 tem uma casa na Rua JK (em frente ao estádio municipal) também não esconde sua satisfação com a chegada do asfalto e já deu inicio à construção da calçada em frente à sua residência. “Se a gente vivia reclamando [do asfalto], agora temos que fazer nossa parte”, pontuou, referindo-se à calçada.
“Todo candidato prometeu, mas só a Gerolina fez; para nós, essa prefeita está sendo nota mil, tanto na cidade como na fazenda”, elogiou. E completou: “No Distrito São Domingo [onde tem propriedade], ela fez a diferença, em comparação com todos os demais que passaram pela prefeitura”. De acordo com Elias, os benefícios são para todos os setores. No caso de sua rua, antes do asfalto, o principal problema era a poças de água por ocasião das chuvas. “A respeito desta prefeita, não tem do que reclamar”, finalizou.
“A gestão está ótima”
A comerciante Maria Aparecida Barbosa, proprietária de uma lanchonete na Rua 8 de fevereiro e reside no local há cerca de dez anos, disse que por conta das muitas promessas, mantinha a esperança de ver o asfalto passar em frente à sua residência. Agora, em sua avaliação, vai melhorar tudo, inclusive, o movimento em seu comércio.
De acordo com a moradora, quando chovia a água entrava nas casas vizinhas e que, inclusive, tem gente que vendeu seus imóveis por conta disto. A respeito da prefeita Gerolina, opinou: “A gestão está ótima”
“Era uma rua morta, com muita areia, mas graças a Deus já melhorou 100%”, ajuizou Antônio de França Silva, 50 anos, que reside há mais de dez anos na Rua Portes Batista de Souza.
“Essa rua era um ‘regaço’, só nos que mora (sic) aqui que sabe; passava uma pessoa de manhã e outra à tarde”, caçoa Antônio, segundo o qual dava até desgosto sair de casa para ir ao mercado, devido ao excesso de areia. “Melhorou demais, fora o que valorizou o barraco”, brinca.
Quanto à gestão da prefeita Gerolina, classificou como ótima. “Bom demais; não tenho do que reclamar, porque o que prometeu aqui em baixo [Centro Velho], ela cumpriu. Vamos ver agora a próxima gestão, espero que continue no mesmo ritmo de trabalho”, conclui.
“Hoje estamos muito satisfeitos”
O ferroviário aposentado Ailton Gomes Jerônimo, o Nego Bi, 72 anos, também externou toda a sua alegria e satisfação ao ver o asfalto chegar em frente à sua casa. Nascido em Água Clara, ele esteve por 30 anos fora e voltou, segundo disse, “para morrer aqui”.
Proprietário de um pequeno comércio, o ferroviário relata um episódio vivido quando foi servidor público municipal, na gestão do ex-prefeito Tupete. Segundo Nego Bi, quando reclamava da péssima situação de sua rua – muita areia, poeira e enxurrada em época de chuva –, o prefeito mandava jogar um caminhão de terra que resolveria o problema.
“Hoje estamos muito satisfeitos com a gestão da prefeita Gerolina. O trabalho está ótimo. Além dela cumprir tudo o que promete, não se esqueceu de nós aqui do Centro Velho, onde Água Clara começou”, finalizou.
As ruas do Centro Velho que receberam serviço de asfalto e drenagem são:
Rua José dos Santos
Rua Portes Batista de Souza
Rua Olívia Ferreira Bueno (Fundos do campo de futebol)
Rua JK (Em frente ao campo de futebol)
Rua 15 de Novembro
Rua Evaristo Rodrigues
Por FatosRegionais
Água Clara
Homem é encontrado morto no Rio Verde, em Água Clara
O corpo encontrado no Rio Verde, em Água Clara, nesta sexta-feira (20), é de homem que estava desaparecido desde o último domingo (15). O corpo foi localizado na tarde de hoje, sendo acionados o CORPO DE Bombeiros e a perícia técnica de Três Lagoas. Seu corpo foi levado para o Imol do vizinho município de Três Lagoas.
A princípio, o que se sabe a respeito do homem, e que ele se chama Flavio e era conhecido pelo a alcunha de Xoxo. Ele era trabalhador florestal em uma empresa do ramo no município e estava sendo procurado desde então, através de publicações em redes sociais. O homem seria da Bahia e estaria na cidade a trabalho.
Vale lembrar que, há pouco mais de um mês, no dia 14 de novembro, o estudante Carlos Daniel também perdeu a vida no Rio Verde. Em vez de ir para a escola Márcia Fiorati, o de estudava, ele foi com outros colegas nadar no Rio e acabou se afogando. O caso provocou grande comoção na cidade.
Água Clara
Em Água Clara| Prefeita Gerolina, vice Tião Ottoni e vereadores eleitos serão diplomados na próxima quarta-feira (18)
O Cartório Eleitoral de Água Clara (MS), parte da 23ª Zona Eleitoral, realizará a diplomação dos candidatos eleitos no município na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores. O evento formaliza a habilitação dos eleitos para a posse em seus respectivos cargos.
Diplomação em Água Clara
Na cerimônia, serão diplomados a prefeita Gerolina Alves e seu vice, Sebastião Ottoni, ambos da coligação “O Trabalho Tem Que Continuar”, que receberam 7.323 votos. Além deles, os 11 vereadores eleitos e os primeiros suplentes de cada partido também serão diplomados, totalizando quatro suplentes.
Conforme Eva José da Silva, chefe do Cartório Eleitoral, a solenidade será simples e contará com a presença do juiz eleitoral César Davi Maudonnet e da promotora eleitoral Laura Assagra Rodrigues Barbosa Pimenta, ambos responsáveis por discursos no evento. Gerolina Alves e o vereador mais votado, Cleison Vital, também se pronunciarão. Segundo Eva, todas as contas eleitorais dos candidatos foram julgadas.
O município de Inocência, que também pertence à 23ª Zona Eleitoral, terá sua diplomação no dia 17 de dezembro, às 11h.
Significado da Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral certifica que os candidatos eleitos estão aptos a tomar posse. Os diplomas, assinados por autoridades competentes, como o presidente do TSE, TRE ou junta eleitoral, são entregues na cerimônia.
Conforme o Código Eleitoral, os diplomas devem conter o nome do candidato, o partido ou coligação, o cargo eleito ou a classificação como suplente. Candidatos com registros indeferidos, mesmo sob judice, não podem ser diplomados, conforme a Resolução nº 23.677/2021.
Candidatos Diplomados
Prefeita e Vice-prefeito:
- Gerolina da Silva Alves, coligação “O Trabalho Tem Que Continuar” – 7.323 votos
- Sebastião Ottoni, coligação “O Trabalho Tem Que Continuar” – 7.323 votos
Vereadores Eleitos:
- Cleison Vital Rodrigues da Silva (Federação PSDB) – 848 votos
- Ricardo Moreira da Costa (Federação PSDB) – 604 votos
- Márcio Cezar Garcia Cândido (União Brasil) – 602 votos
- Andreéle Marques André (Federação PSDB) – 562 votos
- Edenilson Mesquita da Silva (Federação PSDB) – 520 votos
- Glaycon Rodrigues Ignácio (União Brasil) – 504 votos
- Fernando Roberto Batista de Souza (Republicanos)
- Celso Ricardo Xavier Bueno (Federação PSDB) – 400 votos
- Elizeu Pereira da Silva (PSD) – 390 votos
- Leiliane Francisca Freitas da Silva (PSD) – 389 votos
- Marcelo Batista de Araújo (Republicanos) – 306 votos
Primeiros Suplentes:
- Cláudio de Souza Ferreira (União Brasil) – 294 votos
- Pedro José Junior Meira (Republicanos) – 266 votos
- Roney Ottoni de Souza (Federação PSDB) – 259 votos
- Jean Carlos Lowe (PSD) – 203 votos
Essa cerimônia reforça a transparência e a conclusão do processo eleitoral, marcando o início de novos mandatos nos poderes executivo e legislativo do município.
Com informações de João Maria Vicente/Fatos Regionais
-
Trânsito6 dias atrás
Morador de MS morre em grave acidente na BR-163, no Paraná
-
Policial5 dias atrás
Em Três Lagoas| Hélice se solta de roçadeira e mata trabalhador em fazenda
-
Suzano5 dias atrás
Suzano está com 13 processos seletivos abertos para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas/MS
-
Três Lagoas6 dias atrás
Domingo (19) começa o Campeonato Interbairros Osmar Dutra em Três Lagoas