Mato Grosso do Sul
Riedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit
O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (15) da abertura do Cana Summit 2026, em Ribeirão Preto (SP), encontro que, nesta edição, marcou os 50 anos da Organização das Associações de Produtores de Canade-Açúcar do Brasil (ORPLANA).
Durante o evento, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, Riedel destacou o papel estratégico de Mato Grosso do Sul na cadeia sucroenergética e o ambiente construído para atrair investimentos ao setor. “Aqui é o berço de todo o projeto de açúcar, etanol de segunda geração e, agora, biometano. Criamos em Mato Grosso do Sul um ambiente competitivo para atrair essas empresas, gerar emprego, renda e oportunidades. Hoje, temos um dos maiores parques de produção de açúcar, etanol e biometano do país”, afirmou.
O governador também ressaltou o reconhecimento recebido durante o encontro e atribuiu o avanço do setor ao esforço coletivo ao longo dos anos.“É uma alegria ser reconhecido. É resultado do trabalho de muita gente, que reforça a importância desse setor para o nosso Estado.”
Em outro momento, Riedel enfatizou a relevância do evento como espaço de diálogo com produtores e lideranças do setor. “É um evento em sintonia com a realidade do produtor rural de cana em todo o Brasil. A ORPLANA fortalece a base produtiva e promove discussões sobre os temas do momento. Em Mato Grosso do Sul, é um setor que cresceu, se modernizou e segue gerando emprego, renda e bem-estar. Estamos sempre abertos a novos empreendimentos que contribuam para esse desenvolvimento.”
Atualmente, Mato Grosso do Sul responde por 13,5% da produção brasileira de etanol de cana e ocupa posições de destaque no ranking nacional, sendo o quarto maior produtor de cana-de-açúcar e etanol de cana, além de segundo maior produtor de etanol de milho.
Consolidado como um dos principais fóruns nacionais do setor, o Cana Summit reúne produtores, especialistas, lideranças institucionais e formuladores de políticas públicas para discutir temas como mercado, regulação e transição energética. A expectativa é de participação de cerca de 1,2 mil produtores.
Realizado em Ribeirão Preto, um dos principais polos do agronegócio brasileiro, o evento reforça o peso estratégico da região na cadeia canavieira e amplia o diálogo entre os diferentes atores do segmento.
A ORPLANA, maior representante de canavicultores do Brasil e do mundo, reúne mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, distribuídos em 35 associações. Com esse alcance, o Cana Summit 2026 se consolidou como referência para produtores e demais players do setor.
Fotos: Bruno Chaves
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Patrulheiros do Detran de Aquidauana passam por capacitação para intervenção em crises de saúde mental
os agentes de trânsito nas ruas e rodovias de Mato Grosso do Sul tem se tornado cada vez mais complexo e voltado ao bem-estar integral do cidadão. Diante de um cenário em que as abordagens diárias muitas vezes revelam motoristas enfrentando severo sofrimento emocional, quatro patrulheiros da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS de Aquidauana participaram de um treinamento essencial para a realidade atual: o 5º Estágio de Primeira Intervenção em Crises de Suicídio e Emergências Psiquiátricas (PRIC).
Promovido em Aquidauana, o curso é coordenado pelo 1° Tenente do Corpo de Bombeiros Max Sousa Tosta e ministrado por militares do Corpo de Bombeiros de MS. O objetivo principal é capacitar os profissionais de primeira resposta para atuarem de forma técnica, segura e humanizada em situações críticas relacionadas à saúde mental, reduzindo os riscos para a vítima, familiares e para a própria equipe. Do Detran-MS, integram o treinamento os servidores Adriana da Silva de Oliveira Elias, João Antônio Ferreira Guedes, Michelle Escolhant Fanaia e Tony Luiz Lemos da Silva.
Ao longo do período teórico, os patrulheiros aprofundaram conhecimentos em tópicos que vão desde o reconhecimento de transtornos mentais frequentes e sinais de crise até aspectos legais, éticos e de direitos humanos, englobando também comunicação em saúde mental e contenção física e mecânica. O Tenente Max Sousa Tosta ressalta que “essa capacitação vem sendo realizada periodicamente em diferentes municípios do Estado em razão do aumento da demanda por ocorrências dessa natureza, tornando indispensável a padronização dos procedimentos para que o primeiro interventor saiba exatamente como agir”.

Prática nas vias públicas
A necessidade de preparar os patrulheiros para esses cenários se reflete no cotidiano das operações de segurança viária. Tony Luiz Lemos da Silva, veterano com 18 anos de carreira no Detran-MS e prestes a completar dois anos nas atividades operacionais de policiamento e fiscalização de trânsito, relata que as equipes frequentemente se deparam com condutores que demonstram fragilidade emocional durante as abordagens. Recentemente, durante uma Operação Lei Seca, a equipe abordou um motorista que, além dos indícios de embriaguez, apresentava choro constante, falas desconexas e desorientação. Mesmo após a realização dos procedimentos administrativos previstos na legislação, com respeito e preservação da dignidade, a preocupação continuou. Dias depois, quando o cidadão compareceu ao órgão para regularizar o veículo e ainda demonstrava intenso sofrimento, os agentes adotaram uma postura humanizada, acolhendo o motorista, acionando um familiar para prestar apoio e orientando sobre a importância de buscar atendimento especializado.
Essa vivência real reforça que o trabalho nas ruas vai muito além da fiscalização, pois lida diretamente com vidas que podem estar passando por momentos extremos. Segundo Tony Luiz, participar deste curso “foi uma experiência enriquecedora tanto no âmbito técnico quanto humano, pois fortalece a capacidade de acolhimento e a tomada de decisão rápida por meio da escuta ativa e do manejo adequado de crises, integrando de maneira eficiente os diversos órgãos envolvidos”.
O treinamento em Aquidauana se destaca justamente por esse caráter integrado e cooperativo, reunindo forças de segurança, salvamento e saúde mental que incluem o Corpo de Bombeiros Militar de diferentes municípios, o SAMU de Aquidauana e Terenos, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército, o 7º Batalhão da Polícia Militar, o DEMUTRAN, a Cruz Vermelha, o CAPS, o Centro de Acolhimento, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além de psicólogos, enfermeiros locais e até um acadêmico de medicina da Universidade Sudamericana do Paraguai.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
Fotos: Samya Carvalho e Prefeitura de Aquidauana
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Funtrab e unidades da Capital terão atendimento até às 13 horas nesta sexta-feira
A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, em Campo Grande, informa que nesta sexta-feira (12), o atendimento ao público será realizado excepcionalmente até às 13 horas.
A alteração também se aplica às unidades de atendimento da Capital (Fácil Aero Rancho e Fácil Bosque dos Ipês) e ocorre em razão da realização de treinamento interno das equipes.
Os atendimentos serão retomados normalmente nesta segunda-feira (15).
A Funtrab agradece a compreensão de todos.
Fonte: Governo MS
-
Três Lagoas3 dias atrásEm Três Lagoas| Arraiá da Escola Olinto Mancini promete noite de tradição, cultura e diversão nesta quarta-feira (10)
-
Três Lagoas3 dias atrásToninha Campos completa 70 anos: Comunicação e dedicação a Três Lagoas
-
Policial2 dias atrásEm Três Lagoas| Homem e mulher são mortos a tiros na Vila São João
-
Três Lagoas3 dias atrásMisto apresenta elenco, comissão técnica e novos uniformes para a disputa da Série B do Estadual



