TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Inclusivo, Festival de Inverno de Bonito teve tradução simultânea em Libras e áreas reservadas

Publicado em

No Festival de Inverno de Bonito 2024, as atrações foram feitas para todas as pessoas. Durante os cinco dias de festa, seis intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) se revezaram para traduzir em tempo real as rodas de conversa, os eventos literários, as peças de teatro e os shows, tornando o evento mais acessível às pessoas surdas ou com perda auditiva.

“Aqui a gente está fazendo um trabalho de tradução, interpretação e Libras para as pessoas da comunidade surda. Estamos fazendo um apoio também na deficiência física. Todos os espaços na frente dos palcos têm um espaço de acessibilidade. E a Fundação de Cultura também se programou para que todos os espaços físicos aqui dos stands tivessem rampas”, explicou Felipe Sampaio, da Comunica Acessibilidade. A empresa atende o Festival de Inverno de Bonito desde 2022.

Em Bonito, a comunidade surda que participa dos eventos, segundo Felipe Sampaio, é de aproximadamente 20 pessoas. Elas participam de um grupo de WhatsApp em que recebem um material adaptado do Festival de Inverno. “Nós mandamos toda a programação para a comunidade surda através desses vídeos e a gente sempre coloca, faz uma arte específica para a acessibilidade, avisando que vai ter a área PcD na frente para que as pessoas consigam se locomover de forma mais segura”, contou Sampaio.

Intérpretes de Libras traduziram a magia dos shows, conectando emoções e experiências (Fotos: Álvaro Rezende)

Nessas áreas reservadas, que ficam em um local privilegiado, bem na frente do palco, é possível ver, em todos os shows, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, algumas vezes, pessoas surdas.

No show do Olodum, com participação especial de Sandra Sá, foi possível presenciar pessoas surdas curtindo o espetáculo, sentindo na pele e no corpo os ritmos e as vibrações dos instrumentos e vendo a tradução feita por intérprete de Libras.

Pessoas com mobilidade reduzida também aprovaram o espaço reservado, em localização privilegiada, diante do palco. “Esse espaço é uma maravilha. Maravilha mesmo! Nem sempre tem isso. O Festival é o primeiro evento, dos que eu fui, que tem espaço reservado para a gente”, contou a cadeirante Carolini da Rocha Barros. Ela avaliou ainda que é preciso melhorar a acessibilidade, mas que o espaço reservado está aprovado.

Carolini viu de pertinho os shows do FIB no Palco Lua (Fotos: Álvaro Rezende)

O Festival de Inverno de Bonito 2024 também contou com uma oficina feita por uma pessoa com deficiência. Maria de Jesus, que é cadeirante, ministrou a Oficina de Biojoias da Natureza, no stand do Artesanato, na Praça da Liberdade.

Walfrido Castro de Sá, cadeirante de 78 anos, veio de Campo Grande para aproveitar o fim de semana em Bonito. Ele acompanhou os shows do Olodum com Sandra Sá e a apresentação do último dia, com João Haroldo e Betinho, e Teodoro e Sampaio. Para Walfrido, que frequenta o Festival anualmente, o espaço acessível foi uma surpresa positiva. “Eu gostei muito de todos os shows. Mesmo com o frio, não deixei de vir. A propaganda na TV foi o que me trouxe aqui, e estou aproveitando cada dia”.

Sua irmã, Marilene Castro de Sá, farmacêutica aposentada e artesã por hobby, sempre faz questão de se programar para ir ao FIB com um grupo de amigos. Ela prestigiou muitas das manifestações artísticas do evento, tanto na Praça da Liberdade quanto no Festival Bonitinho. Marilene cuida de Walfrido em sua vida diária e o acompanhou durante todo o Festival.

“Viemos de Campo Grande especialmente para o Festival de Inverno, uma tradição que cultivamos com carinho. Meu irmão é minha prioridade, e ver que há um espaço acessível para nós foi um alívio. É uma alegria poder estar aqui, juntos, desfrutando desse momento com conforto e segurança”, compartilhou Marilene.

Élida e Luísa (as duas primeiras, da esquerda para direita) curtiram juntas o FIB 2024 (Foto: Elias Campos)

Luísa Bran, natural de Bonito e surda, acompanhou com entusiasmo todos os shows do Festival de Inverno ao lado de sua amiga Élida Rosa, enfrentando o frio e a garoa. Ela sentiu toda a energia e as batidas de cada apresentação através da tradução dos intérpretes de Libras. “Gostei muito. É muito importante ter esse espaço para que a gente possa participar dos shows. Minha amiga, Élida Rosa, que também é surda, compartilha do mesmo sentimento. O show do Olodum foi legal, deu para sentir a emoção através dos intérpretes. Foi muito bom, muito importante e prazeroso”, expressou.

Lucas Castro e Paulo Fernandes, Festival de Inverno de Bonito
Fotos: Álvaro Rezende e Elias Campos

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Polícia Científica mostra como exames em acidentes ajudam a revelar causas e prevenir novas ocorrências

Published

on

By

Marcas de pneus, danos nos veículos, fragmentos, fluidos, condições da via e posição final dos envolvidos ajudam a indicar como um acidente de trânsito aconteceu. Em ocorrências graves, esses elementos são analisados pela PCi-MS (Polícia Científica de Mato Grosso do Sul) para produzir a prova técnico-científica que subsidia a investigação.

No Maio Amarelo, campanha voltada à segurança no trânsito, o trabalho pericial reforça que a prevenção também depende de compreender por que os acidentes acontecem. A resposta pode estar no comportamento do condutor, nas condições do veículo, na estrutura da via ou na combinação desses fatores.

“O papel da instituição é materializar a verdade através da ciência. Nós não buscamos culpados, buscamos entender a dinâmica do evento”, afirma o perito criminal Emerson Lopes dos Reis, diretor do IC (Instituto de Criminalística) da PCi-MS.

A equipe costuma ser acionada em acidentes com lesões graves, mortes, suspeita de crime de trânsito ou quando há necessidade de esclarecer a ocorrência para fins judiciais. Ao chegar ao local, os peritos criminais verificam as condições de segurança, avaliam a preservação da área e iniciam o registro fotográfico e métrico.

O levantamento inclui marcas de frenagem ou derrapagem, ponto provável de colisão, deformações nos veículos, fragmentos, fluidos, posição de repouso dos automóveis e demais elementos materiais. A partir desses dados, são aplicados princípios da física e da engenharia para estimar velocidade, trajetória, direção das forças e sequência dos impactos.

Em uma marca de frenagem, por exemplo, os peritos analisam a energia dissipada pelo veículo até a parada. Para isso, consideram fatores como o comprimento da marca e o atrito do pavimento. “Não é achismo, é cálculo puro”, resume o diretor.

A análise também considera fatores externos à conduta dos envolvidos. Condições da pista, sinalização horizontal e vertical, iluminação, visibilidade, chuva, neblina, buracos, ondulações e características geométricas da via podem interferir diretamente no acidente.

Essa leitura ampla é necessária porque nem sempre a causa determinante está em um único fator. Em alguns casos, a prova pericial pode indicar falha mecânica, problema viário, perda de aderência, limitação de visibilidade ou funcionamento inadequado de sistemas de segurança.

Preservar o local pode definir a qualidade do laudo. Quando veículos são retirados de posição sem necessidade, fragmentos são removidos ou a via é limpa antes da chegada da perícia, informações importantes podem ser perdidas.

“Mover um veículo ‘apenas um pouco’ ou varrer os detritos antes da nossa chegada pode inviabilizar o cálculo da velocidade ou a determinação de quem invadiu a pista contrária”, explica o perito.

Após o exame de local, outros procedimentos podem complementar a investigação, especialmente em acidentes com mortes. No IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), a necropsia pode indicar se a morte decorreu do trauma provocado pelo acidente ou se houve outro evento anterior, como mal súbito.

Quando necessário, os veículos passam por análise específica. Sistemas de freio, direção, cintos de segurança, airbags e outros componentes podem ser examinados para verificar se estavam em condições de funcionamento e se tiveram relação com o resultado da ocorrência.

Tecnologias como drones, scanners a laser e softwares de simulação tridimensional ampliaram a capacidade de registro e análise das cenas. Esses recursos permitem documentar o local com maior precisão, reduzir o tempo de interdição de vias e apresentar a sequência do acidente de forma mais compreensível no laudo.

A contribuição da Polícia Científica não termina no esclarecimento de uma ocorrência específica. Os laudos também podem revelar padrões em determinados trechos, como recorrência de acidentes, falhas de sinalização ou problemas estruturais em vias.“O laudo pericial não apenas esclarece o passado, ele ajuda a projetar um trânsito mais seguro”, finaliza o diretor do IC.

Maria Ester Jardim Rossoni – Comunicação PCi-MS
Foto: Simulação Polícia Científica/MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional

Published

on

By

Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica

As iniciativas de Saúde Digital desenvolvidas em Mato Grosso do Sul ganharam destaque durante visita técnica de representantes da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde) ao Estado, que ocorreu na semana passada. A agenda teve como objetivo fortalecer a cooperação institucional com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e conhecer experiências que vêm ampliando o acesso à assistência, qualificando a gestão e apoiando a tomada de decisões em saúde pública.

Durante a programação, a comitiva visitou a SES, conheceu projetos relacionados à telessaúde e à inteligência de dados e participou de reuniões com o governador Eduardo Riedel e gestores estaduais para discutir oportunidades de cooperação e temas estratégicos para a saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a visita reforça o protagonismo do Estado na construção de soluções inovadoras para o SUS (Sistema Único de Saúde).

“A visita da OPAS foi uma oportunidade para apresentarmos os avanços que Mato Grosso do Sul vem construindo na Saúde Digital, especialmente em áreas como telessaúde, inteligência de dados e fortalecimento das redes de atenção. Esse intercâmbio amplia as possibilidades de cooperação e reforça o Estado como referência em soluções inovadoras para o SUS.”

A secretária-adjunta estadual de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a agenda também permitiu discutir desafios futuros e estratégias voltadas ao fortalecimento da saúde pública.

“As discussões abordaram temas estratégicos para a saúde pública, como os impactos da Rota Bioceânica, as regiões de fronteira e o uso qualificado de dados na gestão. Essa aproximação fortalece a cooperação internacional e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais eficientes.”

Experiências que podem inspirar outros países

A visita faz parte do acompanhamento do termo de cooperação técnica firmado entre a SES e a OPAS em 2021, que contempla iniciativas em áreas como saúde mental, saúde do trabalhador, projeto Bem Nascer e ações desenvolvidas em parceria com o CIEGES (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS).

Representante da OPAS/OMS no Brasil, Cristian Morales destacou o potencial das experiências desenvolvidas em Mato Grosso do Sul para contribuir com outros territórios da América Latina.

“Estamos conhecendo de perto as iniciativas de telessaúde e saúde digital desenvolvidas em Mato Grosso do Sul. São experiências bem-sucedidas que têm potencial para servir de referência não apenas para o Brasil, mas também para outros países da região“.

Segundo ele, um dos temas que mais chamou a atenção da missão foi a forma como o Estado vem incorporando a agenda da saúde ao planejamento relacionado à Rota Bioceânica.

A proposta envolve o monitoramento de indicadores e a organização de informações que possam auxiliar na proteção da saúde das populações e dos trabalhadores que estarão diretamente ligados ao corredor logístico que conectará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Cooperação voltada aos desafios das fronteiras

Para o oficial técnico da OPAS na área de Atenção Primária à Saúde, Marcus Quito, a visita também teve como objetivo identificar novas oportunidades de atuação conjunta diante das transformações econômicas e sociais que impactam a saúde pública.

“A visita busca fortalecer uma cooperação que já vem sendo construída há anos e identificar novas oportunidades de atuação conjunta. Temas como fronteiras e os impactos da Rota Bioceânica estão entre as agendas estratégicas que queremos acompanhar mais de perto”.

De acordo com ele, o fortalecimento da cooperação técnica pode contribuir para a preparação dos serviços de saúde diante das mudanças nos padrões epidemiológicos e do aumento da circulação de pessoas nas regiões de fronteira.

Inteligência de dados como ferramenta de gestão

A programação incluiu ainda a apresentação dos avanços alcançados pela Superintendência de Saúde Digital, especialmente por meio do Centro de Inteligência da SES, responsável pela organização, qualificação e análise de informações estratégicas para a gestão estadual.

Segundo a superintendente de Saúde Digital, Márcia Tomasi, o uso de dados tem ampliado a capacidade de monitoramento e resposta da rede pública de saúde.

“Apresentamos os avanços do Centro de Inteligência e como a qualificação dos dados tem contribuído para o monitoramento de doenças, a gestão de leitos e o planejamento das ações de saúde em todo o Estado”.

A superintendente ressaltou ainda que o fortalecimento da inteligência em saúde e o uso estratégico de tecnologias digitais têm potencial para ampliar a eficiência da gestão pública, aprimorar a organização da rede de atenção à saúde e apoiar respostas mais oportunas diante de situações epidemiológicas e demandas assistenciais, contribuindo para um SUS mais integrado, resolutivo e orientado por dados.

As ferramentas permitem acompanhar cenários epidemiológicos, monitorar arboviroses e oferecer uma visão mais precisa da estrutura assistencial disponível em Mato Grosso do Sul.

Parceria iniciada em 2021

A assessora técnica de Projetos Estratégicos da SES, Danielle Ahad, ressaltou que a visita também serviu para apresentar os resultados alcançados ao longo da cooperação entre as instituições.

“A parceria entre a SES e a OPAS existe desde 2021 e envolve diversas áreas da saúde. Esta visita foi importante para apresentar os resultados alcançados até aqui e discutir novas perspectivas para a continuidade da cooperação”.

Com o encerramento da vigência do atual termo previsto para 2026, a expectativa é que os diálogos realizados durante a agenda contribuam para a construção de novas iniciativas e para o fortalecimento das ações desenvolvidas em conjunto, ampliando o intercâmbio de conhecimento e a cooperação internacional em saúde.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: Karina Zambrana OPAS/OMS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading
Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica ações da Operação Protetor Divisas e realiza prisões por tráfico e contrabando em Costa Rica

Três Lagoas25/05/2026

Vacinação ganha destaque durante “A Rua É Nossa” e ação imuniza 390 pessoas em Três Lagoas

Três Lagoas25/05/2026

Alunos da SEJUVEL conquistam pódios e se destacam no Circuito Unimed Federação MS de Tênis de Mesa

Assembléia Legislativa MS25/05/2026

Audiência na quarta-feira debate reposição salarial dos professores da UEMS Proposto pela deputada Gleice Jane, reunião discute perda salarial acumulada em 44%

Assembléia Legislativa MS25/05/2026

II Concurso ALEMS: No domingo, 216 candidatos encaram TAF e seis fazem prova prática de Libras

Policial25/05/2026

Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas

Três Lagoas25/05/2026

CEI Maronita recebe apresentação teatral sobre reciclagem e conscientização ambiental no bairro Jupiá

Assembléia Legislativa MS25/05/2026

João César Mattogrosso toma posse como deputado estadual nesta terça-feira Solenidade será realizada antes da sessão ordinária

Assembléia Legislativa MS25/05/2026

ALEMS debate o futuro do leite em Mato Grosso do Sul durante o 4º Seminário Estadual Evento está marcado para quinta-feira (28) a partir das 13h

Assembléia Legislativa MS25/05/2026

Audiência Pública para Prestação de Contas da SES do 1º quadrimestre será nesta terça-feira O deputado Lucas de Lima é o presidente da Comissão de Saúde e conduz a reunião

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas25/05/2026

Vacinação ganha destaque durante “A Rua É Nossa” e ação imuniza 390 pessoas em Três Lagoas

O evento “A Rua é Nossa”, realizado no último domingo, 24 de maio, em Três Lagoas, confirmou mais uma vez...

Três Lagoas25/05/2026

Alunos da SEJUVEL conquistam pódios e se destacam no Circuito Unimed Federação MS de Tênis de Mesa

Os atletas da Escolinha de Tênis de Mesa da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) tiveram participação de...

Três Lagoas25/05/2026

CEI Maronita recebe apresentação teatral sobre reciclagem e conscientização ambiental no bairro Jupiá

O Centro de Educação Infantil (CEI) Maronita, localizado no bairro Jupiá, recebeu uma atividade voltada à educação ambiental com a...

Três Lagoas25/05/2026

Equipe de Três Lagoas conquista vice-campeonato no voleibol adaptado 60+ em torneio realizado em Chapadão do Sul

A participação de Três Lagoas foi destaque no 3º Torneio Entre Amigos de Voleibol Adaptado, realizado no último fim de...

Três Lagoas25/05/2026

Vacinação contra a gripe, para maiores de 12 anos, será realizada na Feira Central neste sábado (30) com apoio à Campanha do Agasalho

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realiza neste sábado, dia...

Três Lagoas25/05/2026

Participação da SETURC em evento nacional fortalece posicionamento de Três Lagoas no turismo sustentável

A participação da equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC) no Inspira Ecoturismo, realizado em Bonito (MS), reforçou...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica ações da Operação Protetor Divisas e realiza prisões por tráfico e contrabando em Costa Rica

Costa Rica (MS): A Polícia Militar, durante operação em conjunto entre a Força Tática do 5º BPM em conjunto com...

Policial25/05/2026

Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas

Três Lagoas – MS, no dia 23 de maio, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a...

Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica fiscalização e prendeu dois homens por embriaguez ao volante e direção perigosa em Coxim

Coxim (MS): O Grupamento Especializado de Trânsito (GETRAN) do 5º Batalhão de Polícia Militar realizou duas importantes ações de fiscalização...

Policial25/05/2026

Polícia Militar prende homem por violência doméstica, ameaça e embriaguez ao volante em Rio Verde

Rio Verde de Mato Grosso (MS): A Polícia Militar atendeu uma grave ocorrência de violência doméstica na madrugada deste sábado...

Policial25/05/2026

Polícia Militar apreende pistola e munições após abordagem a motociclista em Coxim

Coxim (MS): A Polícia Militar, por meio da equipe da Força Tática do 5º BPM, apreendeu uma pistola, munições e...

Policial24/05/2026

Polícia Militar intervém em ataque contra idoso e suspeito acaba morto em Três Lagoas

Um homem identificado como Renato Marian, de 40 anos, morreu na noite deste sábado (24), após ser baleado durante uma intervenção...

Mais Lidas da Semana