Mato Grosso do Sul
Governo de MS discute novas tecnologias e modelos para impulsionar produção de milho

Para contribuir e impulsionar a produção do milho no Estado, o governador Eduardo Riedel participou nesta quinta-feira (26) do lançamento do Programa de Incremento de Produtividade do milho de Mato Grosso do Sul. O evento ocorreu na Fazenda Boa Vista. Organizado pela empresa Corteva Agriscience, o evento é voltado para produtores e autoridades em Ponta Porã.
O objetivo é apresentar uma resposta concreta para melhorar a produtividade no Estado, demonstrando, por meio de tecnologias de ponta e da implantação de campos-modelo, como práticas de manejo avançadas podem impulsionar a produção e a rentabilidade das lavouras, explorando o potencial da região.
“É o momento de trazer competitividade na nossa lavoura. O Estado está presente para trabalhar e facilitar a vida de quem produz. Unindo esforços para gerar os resultados que precisamos. O Estado está em crescimento e tem a nossa produção como base. A própria industrialização vem do agro”, afirmou o governador.
Riedel destacou a importância de iniciativas que buscam trazer o que há de mais moderno a produção. “Desenvolvimento e prosperidade com ciência e conhecimento, baseada em tecnologia e pesquisa. Assim criamos novas oportunidades”, completou.
O evento conta com a parceria da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) e da Aprosoja/MS. O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, e o Mato Grosso do Sul ocupa a quarta posição entre os estados brasileiros na produção do grão, respondendo por 10% do total nacional.
De acordo com dados da Aprosoja/MS e da Famasul, na segunda safra 2023/2024, o Estado registrou uma produtividade média de 67 sacas por hectare, reflexo, principalmente pela questão hídrica, que afetou mais de 90% dos municípios sul-mato-grossenses.
Para senadora Tereza Cristina os investimentos em tecnologia de ponta, de forma segura devem ser o foco dos produtores neste ano. “Brasil tem a melhor agricultura do mundo, e este sistema tecnológico dá certo e aumenta a produtividade. Os produtores estão sempre inovando e buscando alternativas de sucesso”.
Os diretores da Corteva destacaram que das 28 unidades da empresa, 10 são dedicadas para pesquisa. “Lançando um programa baseado em Mato Grosso do Sul. Sabemos dos desafios dos produtores do Estado e sempre ressaltamos que não existe fórmula mágica, mas uma junção de várias tecnologias, que serão fundamentais para aumentar a produtividade”, ponderou o diretor Anelcindo Souza.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS Ativo: Taquarussu recebe novos investimentos para pavimentar vias urbanas da cidade

O governador Eduardo Riedel recebeu nesta quarta-feira (9) a comitiva de Taquarussu, para escolher as novas obras e investimentos na cidade a partir deste ano. A pavimentação de vias urbanas foi definida como prioridade neste momento. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Durante o encontro também foi acordado com o governador a construção de uma unidade da Polícia Militar, em terreno que será doado pelo município. Outros projetos também foram apresentados durante o encontro, mas vão ser viabilizados em um segundo momento e entram a partir de agora no planejamento futuro do Governo do Estado.
“Temos que parabenizar o município pelos projetos apresentados. Taquarussu já passou por um processo de investimento do Estado, que contribuiu para uma mudança de realidade. Agora definimos novas obras que vão atender os anseios da população, como a pavimentação de vias urbanas”, afirmou o governador.
O prefeito Clóvis José do Nascimento apresentou vários projetos de infraestrutura, sendo atendido pelas demandas que eram prioridade. “Com esta pavimentação de vias públicas vamos chegar a praticamente 100% de asfalto na cidade. Esta parceria com o Governo do Estado traz resultados e frutos para população”.
Também participaram da reunião os deputados Londres Machado, Mara Caseiro, Pedro Caravina, Rinaldo Modesto, Roberto Hashioka, Paulo Corrêa, além do vice-governador Barbosinha e dos secretários estaduais Guilherme Alcântara (Seilog) e Eduardo Rocha (Casa Civil).
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Ivinhema apresenta novas obras pelo MS Ativo Municipalismo e vai alcançar 100% de pavimentação asfáltica para o município e o Distrito de Amandina

O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, esteve nesta terça-feira (9) na Governadoria, junto com sua equipe de trabalho e vereadores do município. Eles participaram de uma reunião com o governador Eduardo Riedel para discutir os próximos passos da segunda fase do programa MS Ativo Municipalismo, que tem levado obras e melhorias para todos os cantos do Estado.
Durante o encontro, Riedel reforçou o compromisso do Governo do Estado com os municípios e destacou que trabalhar em parceria com as prefeituras é a melhor forma de atender a população de maneira mais rápida e eficiente. Segundo ele, o municipalismo tem sido a marca de sua gestão, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem e precisam. “É uma transformação muito grande que estamos vivendo, com esta capacidade de olhar pra frente, com planejamento, e o município está no caminho certo”, afirmou o governador.
Na presença de representantes da estadual, foram definidos projetos de asfaltamento para o Distrito de Amandina, além disso a gestão municipal vai garantir a cobertura asfáltica na totalidade das vias da cidade. Outro destaque do município é que alcançará em breve a universalização no saneamento básico, alcançando 98%. “Nós vamos deixar o Distrito da Amandina 100% pavimentada com este projeto”, garantiu.
Ivinhema já vem colhendo frutos dessa parceria. Diversas obras foram entregues recentemente, como a recuperação de várias ruas da cidade e a reforma de quatro escolas estaduais. Também foi implantado um sistema completo de esgoto, com estação de tratamento e toda a estrutura de redes e ligações, além de melhorias no abastecimento de água e a perfuração de um novo poço tubular.
A cidade ainda está com importantes obras em andamento, como a construção de 30 casas populares – 22 na área urbana e 8 no distrito de Amandina –, além de duas moradias para substituir residências precárias. No Loteamento Residencial Água Azul, estão sendo erguidas 134 novas unidades habitacionais. O sistema de esgotamento sanitário também está sendo ampliado por meio de uma parceria público-privada, com nova estação de tratamento, redes e ligações.
E não para por aí. O município já tem novos projetos previstos, incluindo mais asfalto e drenagem no bairro Água Azul, melhorias na Avenida Joaquim Bernardes dos Santos e a pavimentação da Rua Perimetral Geraldo Dutra, no bairro Industrial.
A reunião de hoje foi mais um passo importante para garantir que essas obras saiam do papel e continuem transformando a realidade de Ivinhema. A expectativa é que, com o apoio do Governo do Estado, o município siga avançando e levando mais qualidade de vida para a população.
A reunião contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), os deputados estaduais Mara Caseiro, Roberto Hashioka, Rinaldo Modesto, Pedro Caravina, Coronel Davi, Londres Machado e Zé Teixeira. Também participou o secretário estadual de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, e o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
-
Galeria de Imagens6 dias atrás
Em Três Lagoas| 6 de julho acontece a fase decisiva do Varzeano e 3ª rodada do Amador| Veja as fotos de Arapuá x Vila Real
-
Policial7 dias atrás
Polícia Militar em Três Lagoas realiza a apreensão de autor de Tráfico de Drogas
-
PRF7 dias atrás
PRF apreende 49 Kg de prata em Corumbá (MS)
-
Nota de Falecimento4 dias atrás
Morre “Copeu”, figura icônica do bairro Bela Vista em Três Lagoas