Mato Grosso do Sul
Funtrab integra o Agosto Lilás com ações em Aquidauana e Batayporã unindo conscientização, empregabilidade e acesso a direitos
A programação do Agosto Lilás ganha força nesta semana no interior do Estado com ações que aproximam informação, cidadania e oportunidades de trabalho das mulheres. Em Aquidauana e Batayporã, atividades promovidas com a participação da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e da Casa do Trabalhador vão abordar direitos, empregabilidade e os caminhos para uma vida profissional mais segura e independente.
Em Aquidauana, nesta quarta-feira (19), a Casa do Trabalhador realiza uma Roda de Conversa com mulheres beneficiárias do Bolsa Família e outros públicos, no CRAS II, localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, nº 262, no bairro Nova Aquidauana.
Durante o encontro, serão apresentadas orientações sobre as regras do Bolsa Família para quem conquista um emprego com Carteira assinada, além dos benefícios e da segurança proporcionados pela formalização profissional.
O encontro também vai abordar as possibilidades de atuação como Microempreendedora Individual (MEI), mostrando que a busca pela autonomia financeira pode caminhar lado a lado com a garantia de direitos. A Casa do Trabalhador ainda apresentará seus serviços e as oportunidades que oferece para quem procura emprego, qualificação e novas possibilidades profissionais.
Batayporã também recebe ação nesta quinta-feira
Em Batayporã, a programação continua na quinta-feira (20), com a ação “Entrevista da Empregabilidade – Agosto Lilás”, realizada no Paço Municipal, na Rua Luiz Antonio da Silva, nº 129, das 7h às 17h. Serão abordadas questões relacionadas ao Bolsa Família, trabalho com carteira assinada, MEI e às vantagens da formalização profissional.
Entre uma conversa, uma orientação e uma oportunidade de trabalho, o Agosto Lilás amplia sua mensagem: combater a violência também é fortalecer mulheres, garantir acesso a direitos e abrir caminhos para um futuro com mais autonomia.
Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS institui política estadual para fortalecer o cuidado hospitalar em saúde mental
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) instituiu a Política Estadual de Incentivo Hospitalar para o Cuidado em Saúde Mental (PEHOSP Saúde Mental), que será executada nos anos de 2026 e 2027. A medida foi estabelecida pela Resolução SES/MS nº 988, de 17 de agosto de 2026, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (18).
A política tem como objetivo organizar e fortalecer o atendimento hospitalar em saúde mental, ampliando a integração dos hospitais com a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e os demais serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta contempla atendimento a situações de crise e urgência psiquiátrica, com foco na continuidade do cuidado após a alta hospitalar.
Os hospitais que aderirem à política deverão garantir atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias por semana, além de disponibilizar os leitos pactuados à Central de Regulação Estadual. Entre os requisitos estão a oferta de, no mínimo, quatro leitos exclusivos para internação psiquiátrica em enfermaria geral, equipe multiprofissional, protocolos para manejo de crises e integração com os serviços da RAPS.
A resolução também estabelece medidas para qualificar e humanizar a assistência, como a elaboração de PTS (Plano Terapêutico Singular) para os pacientes internados, reuniões multiprofissionais para discussão dos casos e encaminhamento formal para continuidade do tratamento na rede após a alta.
A PEHOSP Saúde Mental contará com recursos do Tesouro Estadual, transferidos aos Fundos Municipais de Saúde. O teto orçamentário anual previsto é de R$ 1,83 milhão em 2026 e R$ 11,03 milhões em 2027. O financiamento será composto por parcela fixa, vinculada à oferta dos serviços, e parcela variável, conforme a produção registrada e aprovada nos sistemas oficiais do SUS.
Inicialmente, cinco hospitais estão elegíveis para adesão à política, nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Costa Rica, Dourados e Paranaíba. Os estabelecimentos interessados deverão cumprir os critérios estabelecidos e formalizar a adesão junto às respectivas Secretarias Municipais de Saúde. O Termo de Adesão deverá ser encaminhado à SES até 15 de outubro de 2026.
A resolução também permite a adesão de outros hospitais, desde que sejam apresentados à SES plano de ação e demonstração de viabilidade técnica e assistencial, considerando as necessidades da respectiva Região de Saúde e a disponibilidade orçamentária.
A política prevê ainda o acompanhamento dos serviços por meio de indicadores, produção registrada nos sistemas oficiais do SUS, capacidade instalada, resolutividade, contrarreferência e qualidade da assistência, reforçando a integração entre os hospitais e os demais pontos da Rede de Atenção Psicossocial.
Comunicação SES
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Calor extremo em MS| Atenção redobrada com crianças e idosos
Onda de calor exige cuidados especiais durante toda a semana
Mato Grosso do Sul enfrenta, até quarta-feira (19), um período de tempo quente e seco, com temperaturas que podem chegar a 40°C em algumas regiões e umidade relativa do ar entre 10% e 30%. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica favorece a persistência das altas temperaturas e dos baixos índices de umidade, exigindo atenção redobrada em todo o Estado. O cenário exige cuidados redobrados com a saúde, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Sandra Demétrio Lara, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Campo Grande, destaca a importância de cuidados especiais com crianças e idosos, grupos mais sensíveis ao calor. “A adoção de medidas preventivas é fundamental, já que sistema de controle da temperatura corporal das crianças ainda está em desenvolvimento, dificultando a manutenção de uma temperatura interna estável. Os idosos possuem um sistema de termorregulação menos eficiente, o que prejudica a capacidade de dissipar o calor”, explica.
A especialista enfatiza que muitos idosos enfrentam doenças crônicas que podem agravar os efeitos do calor, como problemas cardiovasculares e diabetes. Em condições de calor intenso, o corpo reage dilatando os vasos sanguíneos, ou seja, aumentando o diâmetro das artérias, na tentativa de liberar o excesso de calor. Esse processo resulta em um aumento do fluxo sanguíneo para a pele e no início da transpiração.
“A sudorese é um dos principais métodos que o corpo utiliza para regular a temperatura interna. Através da dilatação dos vasos sanguíneos, um fluxo sanguíneo mais intenso é direcionado à pele. Se não houver reposição de água para compensar a perda pela transpiração, “a perda de líquidos pode reduzir o volume sanguíneo circulante, favorecendo a queda da pressão arterial e, em situações mais graves, levando à desidratação”, alerta.
Por fim, a coordenadora da Anhanguera salienta que a vulnerabilidade de idosos e crianças ao calor também está relacionada às particularidades de seus mecanismos de termorregulação. Nos idosos, há redução da água corporal total e menor eficiência na percepção da sede e na dissipação do calor. Essa condição fisiológica compromete a capacidade de seus organismos de regular a pressão arterial e a temperatura interna.
“O corpo de um idoso, quando exposto a temperaturas elevadas, tem dificuldade em eliminar o calor excessivo, o que pode resultar em um aumento perigoso da temperatura interna. Esse aumento não é causado por febre, mas sim pela incapacidade do organismo de regular sua própria temperatura. No caso das crianças, a atenção também deve ser redobrada em relação à exposição solar, nociva à pele que é significativamente maior nos pequenos”, finaliza.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Assessoria de imprensa – Anhanguera
-
Esportes7 dias atrásCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
PRF6 dias atrásPRF apreende cerca de 5.000 maços de cigarros contrabandeados após acompanhamento tático na BR-158
-
Policial7 dias atrásHomem se masturba e urina no meio da rua em Três Lagoas
-
Três Lagoas7 dias atrásFutsal masculino da SEJUVEL estreia com vitória emocionante nos Jogos Escolares da Juventude de MS