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Formadores de TL participam do Seminário do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste

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De 25 a 27 de junho, representantes do Município de Três Lagoas, por meio formadores municipais, participaram do Seminário Regional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste, realizado em Campo Grande (MS). Com o tema “Avaliando e Construindo Novos Caminhos para a Leitura e Escrita na Educação Infantil”, o evento marcou a etapa final da edição 2024/2025 do projeto formativo.

O seminário reuniu profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, incluindo coordenações regionais e estaduais, formadores municipais e outras autoridades nacionais, estaduais e municipais. A programação oficial contou com abertura solene, apresentações culturais, conferência, mesa redonda, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e encerramento.

O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma iniciativa vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Seu objetivo principal é promover a formação continuada dos profissionais da educação infantil para aprofundar saberes relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita nas crianças. A primeira edição do projeto foi realizada em 2024 e concluída em 2025 na região Centro-Oeste.

Em janeiro deste ano, a Portaria MEC nº 85 instituiu o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil – Pro-LEEI. Entre seus objetivos estão: assegurar a oferta contínua de formação para fortalecer práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral, leitura e escrita na educação infantil; além de fomentar a cooperação técnica entre Ministério da Educação (MEC), Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Secretarias de Educação estaduais e municipais.

Em Três Lagoas, o processo formativo atendeu 218 cursistas, entre eles 139 professores pedagogos dos Grupos 5 e 6; 25 professores de áreas específicas como Arte, Língua Inglesa e Educação Física; 35 coordenadores pedagógicos; além de 19 diretores ou diretores adjuntos. Estima-se que cerca de 3.124 crianças da pré-escola tenham sido beneficiadas diretamente pelas ações do projeto.

Seis formadores municipais atuaram no município: Paulo Roberto Friósi, Mayara dos Santos Araújo, Rosenilda Cardoso da Silva, Fé de Souza Freitas, Ivani Barboza Montalvão Gomes e Maria Angélica Cangussu. O projeto proporcionou um espaço dedicado ao diálogo, reflexões e troca de experiências entre educadores e formadores sobre práticas pedagógicas relacionadas à leitura e cultura escrita na infância.

Entre os avanços evidenciados ao final do LEEI/2024 está o fortalecimento da compreensão sobre a cultura escrita como direito das crianças. O processo educativo busca ampliar as oportunidades para que elas vivenciem situações significativas de leitura e escrita em diferentes contextos cotidianos. Os professores assumem o papel fundamental de mediação dessas experiências respeitando o direito à infância e promovendo o protagonismo infantil na produção textual.

No seminário regional foram apresentados trabalhos elaborados pelos formadores de Três Lagoas que destacaram temas como oralidade, leitura e cultura escrita na educação infantil; a importância do LEEI para a profissionalização docente; cultura escrita; além das memórias históricas relacionadas ao programa no município.

Os títulos dos trabalhos apresentados foram:

  • “O trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita na Educação Infantil no município de Três Lagoas-MS” (Mayara dos Santos Araújo et al.);
  • “A importância do LEEI na profissionalização do docente da Educação Infantil no município de Três Lagoas – MS” (Ivani Barboza Montalvão Gomes et al.);
  • “Cultura Escrita na Educação Infantil” (Fé de Souza Freitas et al.);
  • “Memórias e História: Nosso encontro com o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil” (Fé de Souza Freitas e Silvia Adriana Rodrigues).

O Seminário reforça o compromisso com o fortalecimento da formação continuada dos professores(as) da Educação Infantil com foco na formação de crianças leitoras e produtoras de textos, com autonomia e protagonismo, como sujeitos que acreditam em suas potencialidades e relações em diferentes tempos e espaços.

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

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Em Três Lagoas| Motorista perde controle em rotatória e cai com carro em “piscinão” na Vila Maria

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No fim da tarde desta quarta-feira (09), um grave acidente mobilizou equipes de resgate e assustou quem passava pela rotatória entre a BR-158 e a BR-262, em Três Lagoas.

Um Fiat Pálio, conduzido por um homem ainda não identificado, seguia sentido Brasilândia – Três Lagoas quando o motorista perdeu o controle da direção, não conseguiu completar a curva da rotatória e acabou caindo dentro de um “piscinão” às margens da rodovia, no bairro Vila Maria.

O que poderia ter terminado em tragédia teve um desfecho surpreendente graças à ação rápida de três pessoas que testemunharam o acidente e não hesitaram em agir. Elas entraram na água, retiraram o motorista do veículo submerso já inconsciente e conseguiram reanimá-lo até a chegada das equipes de resgate.

O Corpo de Bombeiros e SAMU, ao chegar, aplicou manta térmica na vítima para evitar hipotermia e realizou os primeiros socorros. A Polícia Militar esteve no local e ajudou no resgate da vítima até a ambulância após uma força tarefa entre várias pessoas.

Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) também estiveram no ponto do acidente, auxiliando no atendimento e na sinalização da via, que registrava intenso fluxo de veículos naquele momento.

A vítima foi levada consciente para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, onde segue em observação. O caso foi registrado na Polícia Civil de Três Lagoas e agora será apurado.

A atuação das três pessoas que salvaram o motorista foi essencial para evitar uma morte.

Foto:TL Notícias

Foto:TL Notícias

Fonte: TL Notícias

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CONCURSO PÚBLICO – Prefeitura convoca 14 candidatos classificados no concurso público de 2021

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Quatorze candidatos aprovados e classificados no concurso público de 2021, edital nº 016/2022, da Prefeitura de Três Lagoas, para os cargos de cirurgião dentista e técnico administrativo, foram convocados nesta quarta-feira, dia 09 de julho, para sequência das etapas de operacionalização do processo de posse.

A resolução 030/2025 foi publicada pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), edição nº 3878, e detalha todas as informações e agendamentos para as próximas duas etapas previstas: entrega de exame admissional que será no Departamento de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida, antigo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), e também a entrega de documentação comprobatória ao cargo, no setor de Departamento de Gestão de Pessoas da SEMAD, no dia 14 de julho, próxima segunda-feira, de acordo com horários estabelecidos no documento.

Os candidatos convocados vão atuar nas secretárias municipais de Saúde (SMS) e Assistência Social (SMAS). Para mais detalhes dos procedimentos previstos na integra, basta acessar a resolução nº 030/2025, disponível no disponível no site da Prefeitura, opção DIÁRIOS/ DIÁRIO ASSOMASUL. Mais informações através do contato telefônico (67) 99155-1162.

SERVIÇO
Exames Admissionais
Departamento de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida
Endereço: Rua Joaquim Tiago da Silva 288- Jardim Morumbi
Telefones: (67) 99155 4263 e 99276 4933

Entrega de Documentação
Departamento de Gestão de Pessoas SEMAD
Endereço: Rua Joaquim Tiago da Silva 288- Jardim Morumbi
Telefone: (67) 99155-1162

RESOLUÇÃO 030/2025 – ACESSE AQUI

Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS

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