TRÊS LAGOAS-MS
  Últimas
EaD/UEMS abre inscrições para seleção tutores e professores
Prorrogadas inscrições para a segunda edição do Prêmio Inova
Previsão do Tempo: Temperaturas devem cair e as mínimas podem chegar a 2º no sudoeste
Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020
Polícia Militar Ambiental de Dourados fiscaliza 25 embarcações, 80 pescadores e apreende petrechos ilegais de pesca no rio Brilhante
Governador repassa recursos para habitação de Campo Grande nesta segunda-feira
Julho termina com intensa massa de ar polar; saiba quais serão os dias mais frios em Mato Grosso do Sul
Última semana para pagar licenciamento de veículos placas 5 e 6
Funtrab oferta 1.356 vagas de emprego em todo Estado
51 anos de casados “Bodas de Bronze” de Cleodete Araújo e Orvino Tiago
Polícia Militar e Vigilância Sanitária intensificaram fiscalização durante a noite e a madrugada em Coxim
PM apreende arma de fogo e prende autor  
PM apreende mercadorias de descaminho
Série D: Ferroviária bate Boa Esporte em São Paulo e lidera grupo 6
PRF apreende 178,8 Kg de maconha em Campo Grande (MS)
Skate e judô conquistam primeiras medalhas para o Brasil em Tóquio
Tóquio: oitavas do surfe começam neste domingo com quatro brasileiros
Caminhão que seguia para Dourados com mais de seis toneladas de maconha foi apreendido pelo DOF durante a Operação Hórus
Tóquio: Gustavo Tsuboi avança à terceira rodada do tênis de mesa
Wanderson de Oliveira avança às oitavas de final do boxe em Tóquio
LNF: Campo Mourão goleia Brasília e assume liderança do Grupo C
PRF apreende maconha e recupera caminhonete em Campo Grande (MS)
BOLETIM COVID-19 – Três Lagoas registra 58 novos casos neste domingo (25)
Polícia Militar prende mãe de 40 anos e apreende filha de 15 anos por Tráfico de Drogas em Rio Negro.
Polícia Militar prende homem de 28 anos por Tráfico de Drogas em São Gabriel do Oeste
Rebeca Andrade dá show em Tóquio e se classifica para três finais
Olimpíada: Brasil chega a uma final e em duas semifinais na natação
No vôlei feminino, Brasil vence Coreia do Sul na estreia olímpica
Daniel Cargnin fatura primeiro bronze do judô brasileiro na Olimpíada
Olimpíada: Brasil empata com Costa do Marfim no futebol masculino
Next
Prev

Entretenimento

Escartelate

Publicado

   Poesia eu lhe apresento, a fim de ser  desenredada e depois disso, deixe a porta das dimensões dos sonhos, dos amores esquecidos… aberta para visitação. Que as letras alinhadas contidas no livro “Escartelate”  reforce o fio de esperança que sustenta a vida. E que sua leitura seja o “padma”  que refrigera o amor. Quando se leva alguém no pensamento: lugares, pessoas, objetos, abraços, cheiros e sabores inspiram um poeta e assim fez a poetisa Carmen Eugenio, lançando seu livro ‘’Escartelate – Poesia em Toda Esquina’’, pela editora Life. A obra é uma homenagem a homônima avó paterna. Em contrapartida, o vernáculo “Escartelate” faz referência a um doce italiano, mergulhado no mel e que sua avó  servia para os netos, que até hoje trazem a “docilitáte” arraigada no frescor das lembranças.

    O prefácio da obra foi feito pela escritora Raquel Naveira, Cadeira 08 da Academia Sul-Matogrossense de Letras, que pertenceu anteriormente ao saudoso acadêmico Germano Barros de Sousa, além de ser  Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP; que asseverou: “No livro de estreia de Carmen Eugenio, descobrimos uma alma cheia de esperança. Um espírito prático, mesmo quando meditativo. Alguém que sente constelações brilharem dentro de si e que, com simplicidade e graça, espalha luz ao seu redor”. Sabemos que o tempo se esvai, escorre pelos dedos, mas a poesia é a única forma de  transformar o doce olhar que adoça o açúcar; em saudade. Com formação em Artes Visuais e Direito, Carmen Eugênio, além de poetisa é produtora cultural, diretora teatral, violonista, arte educadora e membro da academia luso-brasileira de artes e poesias. Carmen Eugênio,  conseguiu perenizar momentos fugazes, e triviais, de seu jeito meigo de ser; em folhas de papel. Canta, tanto quanto encanta, e caminha pelas palavras, trazendo a dúvida: “ Não sei se quero pensar em dor ou atravessá-la Não sei se quero me esquivar do vento forte; ou voar com ele. Meu verbo é ir. Vou indo… sempre…No reverso, adverso, atravesso a tempestade. E passeia pelo amor,  trazendo a indelével certeza, de como vencer o mundo: “Muitas vezes, não é sobre vencer adversidades. Não é sobre ter sorte, dinheiro ou beleza. Muitas vezes é sobre vencer a si mesmo. Vencer medos, desconfianças, manias, curar as próprias chagas. Todos nós temos cicatrizes, não somos os únicos, nem somos tão especiais por isso o mundo, quase sempre, não irá nos tratar de forma melhor por essa razão. A lamentação, cega. Abrir os braços e agradecer, parar de esperar reconhecimento, congratular os próprios méritos e tratar-se com gentileza, mostra a grandeza do ser humano que se é,  alguém incrível: nós mesmos. E tudo começa a mudar. A chave é de dentro para fora. O mundo começa por nós. Assim é Carmen Eugênio. Sua beleza exterior é rés do lusco-fusco que  aprisiona. E sua beleza interior, faz aflorar a poesia. O brilho do  candeeiro, que incendeia o amor que nos liberta!

  • Articulista

Por Rosildo Barcellos

Comentários Facebook

Entretenimento

Viajar pelo Brasil: como tem funcionado?

Publicado

Veja como anda o setor de turismo brasileiro e o que considerar caso você deseje fazer uma viagem pelo país!

Em todo o mundo, a indústria do turismo muito atingida durante a pandemia do novo coronavírus.

E, ao contrário do varejo e serviços, os efeitos da retração devem persistir por algum tempo, já que as operações regulares não devem ser retomadas até que uma vacinação em massa de COVID-19 tenha sido implementada.

No Brasil, as empresas de turismo estão lutando desesperadamente para encontrar maneiras de minimizar suas perdas e sobreviver ao inverno rigoroso da pandemia. Conforme os números mais recentes, está funcionando.

Avanços nas campanhas de vacinação colaboram com o setor

Uma das principais responsáveis pelas flexibilizações no regime de isolamento nacional é a campanha de vacinação que segue acontecendo nos estados Cidadãos residentes com CPF são elegíveis para receber suas devidas doses.

As informações sobre as categorias de grupos prioritários e as vacinas disponíveis no Brasil estão incluídas nas orientações.

Datas e informações variam de estado para estado, como é o caso da Prefeitura de São Paulo, que iniciou a vacinação de pessoas entre 30 e 34 anos contra o coronavírus ao longo desta semana.

Caso você seja da região de São Paulo, as informações do cronograma para o mês de julho de 2021 são as seguintes:

Cada grupo foi dividido em um dia da semana. Nesta segunda-feira (19), serão vacinadas pessoas com 34 anos. Depois, o calendário segue em ordem decrescente por idade.

  • 34 anos: 19/07 (segunda)
  • 33 anos: 20/07 (terça)
  • 32 anos: 21/07 (quarta)
  • 31 anos: 22/07 (quinta)
  • 30 anos: 23/07 (sexta)
  • Repescagem 30 a 34 anos: 24/07 (sábado)

E assim conforme mais pessoas são vacinadas, melhor é a expectativa para o reaquecimento do setor de turismo.

Turismo pós-COVID

Embora restrições significativas ainda existam, os anúncios de agências de viagens tornaram-se mais frequentes recentemente.

De acordo com relatos, as reservas de feriados mais uma vez começaram a subir à medida que as pessoas olham para além dos bloqueios.

Um dos desafios é que as condições de viagem relacionadas a COVID-19 complicarão as férias no futuro próximo, incluindo medidas potenciais como exigir que as pessoas sejam vacinadas.

O temor é que isso limite as opções de viagens ao exterior para aqueles que não receberam a vacina.

Pode até afetar a capacidade das pessoas de viajarem em território nacional. As questões econômicas também afetarão as viagens em todo o mundo, visto que muitas pessoas perderam renda durante a pandemia.

O novo padrão de turismo

Diante do desejo de viajar e dos obstáculos práticos contra ele, espera-se que as pessoas façam escolhas mais ponderadas. Os turistas na era pós-COVID estarão menos dispostos a se comprometer em sua próxima viagem.

Eles terão expectativas muito maiores dos provedores de serviços de hospitalidade e serão muito mais exigentes.

Para se manter atualizado, a indústria deve priorizar a oferta de serviços, instalações e experiências que atendam ao bem-estar geral, saúde e vigilância sanitária. Eles precisarão se concentrar em altos padrões de higiene, que os turistas devem cobiçar.

Não será surpreendente ver tendências como turismo de saúde, turismo de bem-estar, turismo espiritual e potencialmente religioso crescendo em popularidade também.

Dicas para quem vai viajar

Nenhuma viagem é isenta de riscos durante a pandemia. Os países podem restringir ainda mais as viagens ou introduzir novas regras em curto prazo, por exemplo, devido a uma nova variante da COVID-19.

Consulte sua agência de viagens ou companhia aérea sobre quaisquer alterações no transporte que possam atrasar sua viagem de volta para casa.

Caso você queira evitar aglomerações e esteja planejando viajar de carro, a fase de preparação é ainda mais importante.

Veja alguns fatores a se considerar durante sua etapa de planejamento:

Restrições nos estados

As restrições variam de cidade para cidade. O uso de máscaras faciais nas ruas, espaços públicos como parques e nos transportes públicos, incluindo táxis, é obrigatório em todo o país.

Existem requisitos locais adicionais para o uso obrigatório de máscaras em outros locais, como lojas e academias, em várias cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

As medidas de isolamento social foram suspensas até certo ponto em algumas partes do país, mas os bloqueios localizados continuam em graus variáveis.

Você deve consultar a orientação oficial em sua localidade para obter detalhes sobre quais medidas preventivas estão em vigor e como você pode cumpri-las, pois o não cumprimento dessas regras pode resultar em multa.

Alojamento

Algumas opções de acomodação estão abertas, como hotéis, albergues e aluguéis privados, mas isso varia de área para área.

Algumas áreas de praia populares permanecem fechadas para não residentes. Verifique com seu provedor de acomodação quais instalações, incluindo restaurantes, estão disponíveis.

Espaços públicos e serviços

Como a situação varia no Brasil, cada estado vai determinar medidas locais para limitar a disseminação da COVID-19, e isso inclui regulamentação sobre a abertura de serviços não essenciais como lojas, restaurantes, bares, praias e outras atividades de lazer.

Você deve consultar a orientação oficial em sua localidade para obter detalhes sobre quais medidas preventivas estão em vigor e como você pode cumpri-las. É altamente possível que locais públicos com probabilidade de atrair grandes multidões sejam fechados em curto prazo.

Você ainda pode viajar pelo Brasil para turismo durante a pandemia, se divertir e visitar atrações famosas de todo o país.

Apenas se certifique de seguir as medidas locais e as leis sanitárias. Utilize máscara facial para onde quer que vá. Além disso, preste atenção às notícias locais para obter mais informações sobre a pandemia antes de ir.

Se você estiver pensando em viajar de carro, lembre-se de fazer a manutenção adequada do seu veículo e olhar atentamente a condição dos seus pneus, a regularização dos documentos e, hoje em dia, se está levando álcool em gel para manter os devidos cuidados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Entretenimento

Em 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

Publicado

Para comer sem culpa, o mais indicado é o de maior concentração de cacau

No dia 7 de julho é comemorado o dia mundial do chocolate. A palavra chocolate, de origem grega, significa “alimento dos deuses” O sabor é capaz de curar tristezas, angústias e trazer a sensação de bem-estar. E estes são motivos para ser tão apreciado por crianças e adultos, que, em muitas situações, sempre usam uma desculpa para comer sem culpa o doce.

Mas não há motivo para o consumo do chocolate com um sentimento de culpa. Comer diariamente chocolate pode ser benéfico para a saúde desde que obedeça algumas regras, é o diz a nutricionista do Fort Atacadista em Mato Grosso do Sul, Gláucia Stasiak.  “Ao olhar a embalagem, o primeiro item da lista de ingredientes do chocolate deve ser sempre o cacau e com uma concentração acima dos 60%. Nesta condição, o consumo de até 30g pode ser diário”, mas faz um alerta: se “no rótulo do chocolate, ao invés do cacau, aparecer primeiro outros ingredientes, como o açúcar, o leite e o xarope de milho, por exemplo, quer dizer que não é um alimento nutritivo, porque não traz tantos benefícios à saúde”.

O consumo das versões meio amarga e amarga no dia a dia é até um aliado para a capacidade cognitiva: melhora a atenção, velocidade de pensamento, memória de trabalho e fluência verbal, explica Stasiak. Apesar de fazer bem para a saúde, a nutricionista não recomenda exageros.

O consumo per capita de chocolate no Brasil ainda é baixo em comparação aos países líderes, gira em torno de 2,6 quilos por ano. A campeã do ranking é a Suíça com 8,5 quilo/ano por habitante segundo estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). De acordo com a pesquisa Conecta, encomendada pela mesma entidade de classe, os tipos de chocolate mais consumidos pelos brasileiros são tablete (43%), bombons (40%) e wafers com chocolate (34%). A pesquisa revela ainda que o chocolate ao leite é o preferido dos brasileiros (42%), seguido pelo meio amargo (31%) e pelo chocolate branco (18%).

No Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, que possui sete lojas em Campo Grande, o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar as mais variadas opções de chocolates disponíveis. E em comemoração ao Dia da Chocolate, a rede traz uma lâmina especial.

A rede cumpre todas as medidas de prevenção contra o Coronavírus e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja Coronel Antonino – R. São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Moreninhas – Av. Gury Marques, 4855
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – R. Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana