Esportes
Endrick aumenta número de crias da Academia utilizadas em 2022
Fim da espera! O tão aguardado momento da estreia de uma das maiores promessas do futebol brasileiro, enfim, se consumou na noite desta quinta-feira (06), no duelo contra o Coritiba, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022: o líder Palmeiras vencia por 3 a 0 (depois fecharia a goleada em 4 a 0) quando o auxiliar João Martins, que com a suspensão de Abel Ferreira comandava o time nessa noite, sacou aos 23 do segundo tempo Rony – autor do segundo gol – para a entrada do atacante Endrick Felipe, de 16 anos, com a camisa 16.
Há anos monitorado pela torcida e pela imprensa brasileira e sendo apontado como um dos mais promissores nomes, sempre acumulando grandes atuações em todas as divisões de base pelas quais passou, do Sub-11 ao Sub-20, artilheiro, com golaços antológicos e decidindo finais, Endrick, que, ajudou o Alviverde a conquistar a tão cobiçada Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2022 (a então inédita Copinha do clube), de quebra, se tornou nesta noite o jogador mais jovem a jogar no time profissional em toda a história do Palmeiras: nesta data, o atleta foi a campo com 16 anos, dois meses e 25 dias.
A marca anterior pertencia ao atacante Vinicius, que em 24/03/2010, aos 16 anos, 7 meses e 21 dias atuou contra o Rio Branco no empate por 2 a 2 pelo Paulistão daquele ano. Aliás, considerando apenas o Campeonato Paulista, pelo menos por enquanto, Vinicius continua sendo o mais jovem a atuar pela competição; entretanto, pelo Brasileirão agora, consequentemente, é Endrick – mas, antes, Vinicius também era o dono dessa marca: jogou pelo Verdão aos aos 16 anos, 9 meses e 5 dias pela primeira vez no Nacional, em uma partida contra o Vitória – triunfo palmeirense por 1 a 0 no antigo Palestra Italia, em 08/05/2010.
Se fizer gol nos próximos meses, devido à pouca idade, Endrick terá a chance de, além de ser o mais jovem a ter jogado pelo clube, carregar a marca também de ser o atleta mais novo a balançar as redes na história do Verdão.
Atualmente, esse recorde ainda pertence ao atacante Heitor, que defendeu o Palestra Italia na primeira metade do Século XX: o maior artilheiro da história do Alviverde até os dias atuais fez seu primeiro gol pelo clube aos 16 anos, 11 meses e 14 dias, em uma vitória por 4 a 1 sobre a Associação Atlética das Palmeiras, em 03/12/1916, pelo Campeonato Paulista.
Especificamente no duelo de sua estreia, em pouco mais de 25 minutos em campo, Endrick pôde mostrar ótima movimentação e posicionamento. Em duas oportunidades, por muito pouco, não deixou sua marca logo no jogo estreia. Mas o que valeu foi mesmo a festa. A expectativa criada pela torcida, que vibrou com seu nome sendo anunciado à beira do campo, no momento em que o jogador se aquecia para entrar, e entoava o canto: ‘Eô, Eô, o Endrick é um terror’.
Há muito tempo existe a expectativa pela estreia do jogador, criada antes mesmo, porém, da data oficial em que o atacante de fato poderia ter debutado pelo time principal: isso porque Endrick só completou 16 anos em julho, idade mínima permitida para que pudesse assinar um contrato profissional e, então, passasse a atuar. Mas foram três meses que pareceram muito mais!
Mas a ansiedade tomou conta de verdade quando, pela primeira vez, o jogador, que às vezes já vinha treinando com a equipe principal – mesmo dentre suas atuações pelo time Sub-20 –, passou a ser relacionado para as partidas do Palmeiras principal: o fato ocorreu pela primeira vez na 27ª rodada, contra o Santos, no Allianz Parque, em 18 de setembro; aquele poderia ter sido o jogo de estreia de Endrick, mas o fato de o Verdão ter jogado com um a menos por quase todo o segundo tempo (o volante Danilo, expulso aos 14 minutos), fez com que Abel Ferreira precisasse repensar sua estratégia e otimizar as peças.
A expectativa pela estreia do garoto seguiu nos jogos seguintes, 28ª e 29ª rodada, jogos fora de casa contra o Atlético-MG e Botafogo. Entretanto, ambas, também partidas muito difíceis – inclusive, no Rio de Janeiro o Verdão novamente jogou com um a menos por boa parte do segundo tempo (o meio-campista Zé Rafael foi expulso aos 23 do segundo tempo).
De quebra, a estreia de Endrick ainda reforçou a presença de Crias da Academia no plantel palmeirense em 2022: ele foi o 15º atleta oriundo da base a jogar pelo Verdão nesta temporada. Os outros 14 foram: Danilo, Wesley, Gabriel Veron, Gabriel Menino, Renan, Patrick de Paula, Giovani, Pedro Bicalho, Gustavo Garcia, Gabriel Silva, Vanderlan, Fabinho, Naves e Jhonatan.
CONFIRA A LISTA DE PRATAS DA CASA QUE ATUARAM PELO VERDÃO NA TEMPORADA 2022 E SEUS RESPECTIVOS JOGOS
Danilo – 47 jogos
Wesley – 46 jogos
Gabriel Menino – 38 jogos
Gabriel Veron – 35 jogos
Vanderlan – 11 jogos
Fabinho – 6 jogos
Gustavo Garcia – 5 jogos
Patrick de Paula – 4 jogos
Giovani – 4 jogos
Renan – 2 jogos
Pedro Bicalho – 2 jogos
Gabriel Silva – 2 jogos
Naves – 2 jogos
Jhonatan – 1 jogo
Endrick – 1 jogo
CONFIRA AS CRIAS DA ACADEMIA COM MAIS MINUTOS EM CAMPO PELA TEMPORADA 2022
Danilo – 4126 minutos
Wesley – 1829 minutos
Gabriel Veron – 1719 minutos
Gabriel Menino – 1519 minutos
Vanderlan – 541 minutos
Patrick de Paula – 221 minutos
Giovani – 188 minutos
Renan – 163 minutos
Gustavo Garcia – 162 minutos
Fabinho – 122 minutos
Naves – 51 minutos
Gabriel Silva – 30 minutos
Endrick – 26 minutos
Pedro Bicalho – 17 minutos
Fonte: Agência Esporte
Esportes
Savarino faz três, Fluminense goleia o Coritiba e assume o terceiro lugar do Brasileirão
O Fluminense não deu chances ao Coritiba. Na noite desta quinta-feira, no Maracanã, o Tricolor aplicou uma goleada por 4 a 0, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e subiu para a terceira posição da tabela. O grande nome da noite foi Jefferson Savarino, autor de três dos quatro gols, completando a lista de marcadores o argentino Lucho Acosta.
Com o resultado, o time carioca chega aos 51 pontos e passa o Athletico-PR (50), que empatou com o Atlético-MG no mesmo turno. O Fluminense agora só tem à frente o Flamengo, líder com 61, e o Palmeiras, vice com 60. Já o Coritiba amarga a nona colocação, com 38 pontos.
O jogo
No começo, um susto para a torcida tricolor; aos 16 minutos do primeiro tempo, Josué surpreendeu a todos: em vez de cruzar, cobrou falta de longe direto ao gol e viu a bola estalar no travessão de Fábio. Foi o único momento de perigo do visitante. A partir dali, o Fluminense tomou conta da partida.
O primeiro gol nasceu de uma falha do goleiro Pedro Rangel, que demorou a repor a bola e concedeu o escanteio. Hulk cobrou, a bola atravessou a área e sobrou para Savarino finalizar — o chute desviou em Rodrigo Moledo e morreu nas redes, aos 29 minutos.
O roteiro se repetiu no início da etapa final. Aos 3 minutos, após escanteio curto entre Hulk e Arana, o lateral cruzou, Moledo afastou de cabeça e Thiago Silva recuperou na sobra, servindo Savarino. Mais uma vez, a bola tocou no zagueiro do Coritiba antes de entrar. O terceiro saiu aos 20 minutos: Serna avançou pelo meio, encontrou Savarino na área, e o venezuelano ajeitou para a perna esquerda e bateu com precisão, sem chances para Pedro Rangel.
A goleada foi selada nos acréscimos. Em contra-ataque, Natã recebeu de Castillo, invadiu a área e, em vez de finalizar, optou pelo passe para Lucho Acosta, que ajeitou e marcou o quarto tricolor aos 47 minutos.
No domingo (11), às 17h30, o Fluminense encara o líder Flamengo no próprio Maracanã, em clássico válido pela 30ª rodada. No dia seguinte, às 16h, o Coritiba recebe o Botafogo no Couto Pereira, tentando se reabilitar na competição.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar final | Fluminense 4 x 0 Coritiba |
| Competição | Campeonato Brasileiro – 29ª rodada |
| Local | Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) |
| Data | 08 de outubro de 2026 (quinta-feira) |
| Horário | 21h30 (horário de Brasília) |
| Cartões amarelos | Bruno Melo (Coritiba) |
| FUNÇÃO | NOME | ESTADO DE ORIGEM |
|---|---|---|
| Árbitro | Rodrigo Jose Pereira de Lima | PE |
| Assistente 1 | Danilo Ricardo Simon Manis | SP |
| Assistente 2 | Francisco Chaves Bezerra Junior | PE |
| VAR | Emerson de Almeida Ferreira | MG |
| EQUIPE | JOGADOR | MOMENTO |
|---|---|---|
| Fluminense | Savarino | Aos 29 minutos do 1º tempo |
| Fluminense | Savarino | Aos 3 minutos do 2º tempo |
| Fluminense | Savarino | Aos 20 minutos do 2º tempo |
| Fluminense | Lucho Acosta | Aos 47 minutos do 2º tempo |
| EQUIPE | JOGADORES | TÉCNICO |
|---|---|---|
| Fluminense | Fábio; Guga (Samuel Xavier), Thiago Silva, Millán e Guilhermen Arana; Martinelli, Hércules (Otávio) e Ganso (Lucho Acosta); Savarino (Castillo), Kevin Serna e Hulk (Wesley Natã) | Marcão |
| Coritiba | Pedro Rangel; Bustos (Tinga), Jacy (Rodrigo Moledo), Bruno Melo e Felipe Jonathan; Thiago Santos, Sebas Gómez e Nicolás Fonseca (Vini Paulista); Josué, Pedro Rocha (Paulo Roberto) e Breno Lopes (Fabinho) | Fernando Seabra |
Fonte: Esportes
Esportes
Flaco López marca, Palmeiras vence o Bahia e colar no líder Flamengo
O Palmeiras venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Nubank Parque, em São Paulo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Flaco López logo no início do jogo, e o resultado recolocou o Verdão de vez na briga direta pela liderança: agora são 60 pontos, apenas um atrás do Flamengo, que somou 61 com o empate em Santos.
O Bahia, que não conseguiu furar a defesa palmeirense, segue com 46 pontos e ocupa a sexta colocação, fechando o grupo dos seis primeiros.
O único gol saiu cedo. Aos seis minutos, Andreas Pereira cobrou escanteio na área, Barboza ajeitou de cabeça e Flaco López apareceu no lugar certo para empurrar para as redes. O gol precoce deu tranquilidade ao time da casa, que ainda por cima viu a sorte ajudar: aos 14 minutos, Marlon Freitas puxou contra-ataque e achou Vitor Roque, que invadiu a área e bateu firme — a bola explodiu na trave, e a finalização do próprio Marlon no rebote saiu fraca, nas mãos de Ronaldo.
Ver esse post no Instagram
O Verdão criou chances para ampliar antes do intervalo. Andreas Pereira, o melhor jogador do primeiro tempo, cobrou falta rente à área exigindo boa defesa do goleiro baiano, cruzou para Flaco López que chegou atrasado no segundo poste e, aos 23, saiu da marcação e acertou a trave com um chute de fora da área — a segunda trave do Palmeiras na partida. O Bahia, por sua vez, só assustou aos 35, em contra-ataque cortado com precisão por Gustavo Gómez.
Na etapa final, o jogo seguiu aberto. Vitor Roque arriscou de longe e mandou para fora; Khellven cruzou para Vitor Roque, que não alcançou por pouco. Do outro lado, Erick Pulga teve finalização travada por Murilo, e Luciano Juba cobrou falta com perigo, obrigando Carlos Miguel a socar a bola.
O Palmeiras seguiu pressionando e quase marcou com Sosa. Aos 26 minutos, o paraguaio recebeu de Andreas na entrada da área e obrigou Ronaldo a se esticar para mandar para fora; na sequência, soltou uma bomba rasteira que acertou o pé da trave. Aos 38, tentou o canto e viu o goleiro espalmar mais uma vez. O Bahia respondeu com Erick, de fora da área, mas Carlos Miguel segurou.
Com a vitória, o Palmeiras chega ao clássico de domingo com moral: recebe o Corinthians no dia 11, às 17h30, no Nubank Parque, pela 30ª rodada, podendo assumir a liderança caso o Flamengo tropece antes, no clássico contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar final | Palmeiras 1 x 0 Bahia |
| Competição | Campeonato Brasileiro – 29ª rodada |
| Local | Nubank Parque, em São Paulo (SP) |
| Data | 08 de outubro de 2026 (quinta-feira) |
| Horário | 21h30 (horário de Brasília) |
| Público | 27.135 torcedores |
| Renda | R$ 2.307.447,05 |
| Cartões amarelos | Khellven (Palmeiras); Acevedo e Jean Lucas (Bahia) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| FUNÇÃO | NOME | ESTADO DE ORIGEM |
|---|---|---|
| Árbitro | Braulio da Silva Machado | SC |
| Assistente 1 | Bruno Boschilia | PR |
| Assistente 2 | Thiaggo Americano Labes | SC |
| VAR | Heber Roberto Lopes | SC |
| EQUIPE | JOGADOR | MOMENTO |
|---|---|---|
| Palmeiras | Flaco López | Aos 6 minutos do 1º tempo |
| EQUIPE | JOGADORES | TÉCNICO |
|---|---|---|
| Palmeiras | Carlos Miguel; Gustavo Gómez, Murilo e Barboza; Khellven, Marlon Freitas, Andreas Pereira (Felipe Anderson), Lucas Evangelista e Arthur; Flaco López (Jhon Arias) e Vitor Roque (Ramón Sosa) | João Martins (auxiliar técnico) |
| Bahia | Ronaldo; Román Gómez, David Duarte, Kanu, Luciano Juba; Nicolás Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas, Rodrigo Nestor (Erick); Kike Olivera (Sanabria), Erick Pulga (Ademir) e Alejo Véliz (Willian José) | Rogério Ceni |
Fonte: Esportes
-
Brasil5 dias atrásFlávio Bolsonaro e Lula vão ao segundo turno
-
Arapuá3 dias atrásEleições 2026: Angelo Guerreiro e Reinaldo Azambuja são os mais votados em Arapuá e Garcias, veja os candidatos que receberam votos no Distrito
-
Política5 dias atrásMS elege quatro mulheres e quatro homens para a Câmara Federal
-
Agronegócios4 dias atrásResultado das eleições no primeiro turno faz mercado comemorar e dólar recuar 4,12%