TRÊS LAGOAS MS
  Últimas
MS é o 4º estado que mais gera emprego formal no Brasil em 2022, revela Caged
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
Quinta-feira tem previsão de tempo firme, com mínima de 13°C e máxima de 31°C no Estado
Mesmo com reservas, Santos arranca empate com Deportivo Táchira
Série B: Vasco cai diante do Novorizontino
Em ação rápida, Polícia Militar salva adolescente que ameaçava se jogar de torre de telefonia em Anaurilândia.
Em noite de festa e emoção, ALEMS presta homenagem à comunidade italiana
Ceará arranca vitória sobre o Strongest na altitude de La Paz
Rony marca dois e Palmeiras derrota Cerro Porteño na Libertadores
Corinthians anuncia contratação por empréstimo de Yuri Alberto
Coluna – Marina Dias e o sonho paralímpico da paraescalada
Polícia Militar Ambiental de São Gabriel do Oeste captura serpente em ferro velho e a solta em seu Habitat
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai ficar
Edital regulamenta cadastro de artistas no Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque
Três Lagoas celebra 14 anos de vidas salvas pelo SAMU
Em solenidade do Dia dos Bombeiros, corporação reconhece papel histórico da ALEMS
Governo do Estado firma parceria com setor industrial para fortalecer a qualificação profissional
Começa a Copa dos Campeões de futsal e basquetebol em Coxim
Djokovic supera Kokkinakis e avança para terceira rodada em Wimbledon
Carga de contrabando e descaminho é apreendido pela Polícia Militar Rodoviária, na MS 164, em Maracaju
PMA, Colônia de Pescadores e voluntários realizam limpeza do rio Aquidauana e retiram uma tonelada de resíduos na 11ª edição do projeto Rio Vivo
Polícia Militar descobre plantação de maconha em residência e prende autor em Batayporã
Em Mundo Novo, Policia Militar recupera veículo furtado em menos de 24 horas
Programa Fortalece TL prorroga prazo para renegociação de dívidas
Polícia Militar Rodoviária apreende carga de contrabando e descaminho, na MS 162, em Dourados
Em Naviraí, Força Tática recupera veículo furtado e prende homem por receptação
DOE divulga abertura de processo seletivo na área da saúde e convocações da Sedhast, Sejusp e Funsau
BOLETIM COVID-19 – SMS notifica 50 novos casos positivos nesta quarta-feira (29)
Projeto confere utilidade pública ao Lar de Idosos São João
Audiência Pública do Plano Municipal de Educação acontece nesta quinta-feira (30)
Next
Prev

Arapuá

Em Arapuá: Equipe de saúde inicia semana com campanha educativa no Distrito, ouça entrevista com Fernando Garcia, coordenador de saúde

Publicado

Ouça a entrevista com Fernando Garcia, Coordenador de Educação e Saúde

A Equipe de saúde iniciou a semana visitando moradores do Distrito em uma campanha educativa em combate a dengue e a febre Chikungunya, agentes de saúde do Distrito, juntamente com uma equipe de Três Lagoas, visitaram os moradores, e assim entregaram panfletos e orientaram os mesmos contra o foco do mosquito Aedes Aegypti, o causador da dengue.

Fernando Garcia, Coordenador de Educação e Saúde, nos disse que casos suspeitos e notificados, são casos de sintomas característicos de dengue, não está positivado, esta sendo feito um trabalho de educativo tanto na creche com crianças e na escola estadual AFXT, com jovens e crianças, e assim atingimos também moradores de fazendas, e estamos visitando casas de moradores do Distrito e pedindo a colaboração dos moradores pra não jogar lixo em terrenos baldios e nem deixar acumulados em suas casas, evitando assim o acúmulo de água, onde acontece a proliferação do mosquito.

Amanhã 28 de Abril, o pessoal da endemias fará vistoria nos quintais, onde será feito nas casas, onde os agentes vão eliminar possíveis criadouros, terá o trabalho do fumacê nesta semana, por enquanto não sabemos o dia correto, pois, o fumacê é liberado pelo estado, sendo um trabalho restrito que agride o meio ambiente, é só é acionado quando tem suspeitas de dengue.

TRÊS LAGOAS

Em três Lagoas, tem 329 casos positivos da doença, conforme a quantidade de moradores de 110 mil moradores, é um baixo índice da doença, mas, o grande problema por ser uma cidade que está crescendo, nós sempre estamos pedindo a colaboração dos moradores, por ser um ano que esta chovendo a mais, uma cidade com muitas obras, com construções abandonadas com tambores, masseiras, e exatamente nestes locais, que estamos achamos muitos focos do mosquito.

Tivemos um caso suspeita de um óbito dengue hemorrágica, mas foi descartada a hipótese, no inicio do ano os médicos de Campo Grande deixaram bem claro que esta pessoa não morreu por Dengue.

Um caso de uma criança que foi transferida para Campo Grande, onde foi tratada na UTI Pediátrica, que sarou e retornou para Três Lagoas, e foi constado como um caso de dengue com complicação e não dengue hemorrágica finalizou o coordenador.

FEBRE CHIKUNGUNYA

A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.

O certo é que o chikungunya está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Sintomas

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Diagnóstico

O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional.

Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.

Tratamento

Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.

Prevenção

Não existe vacina contra febre chikungunya. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença

Observação importante:

No Brasil, os primeiros casos registrados da febre chikungunya indicavam que os pacientes tinham sido infectados no exterior, num dos 40 países por onde o vírus circula faz tempo. Naquele momento, os episódios foram controlados, mas o risco de transmissão do vírus CHIKV em território nacional não foi afastado.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, até 15 de novembro de 2014, foram registrados 1.364 novos casos da doença. Mesmo assim, o Ministério garante que não há motivo para alarme, uma vez que nossos serviços de saúde e de vigilância sanitária estão atentos. Os casos confirmados no Brasil foram notificados para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na mesma linha de conduta, médicos, laboratórios e as secretarias municipais e estaduais de saúde estão recebendo orientação sob a melhor forma de agir diante da nova doença.

Comentários Facebook

Arapuá

Artista que criou portal da entrada para Arapuá vai realizar manutenção gratuita

Publicado

por

O monumento construído pelo artista plástico Ivolin Lopes Ramos na entrada de Arapuá vai receber uma nova pintura nos próximos dias, revitalizando o portal que fica às margens da BR-262 e é a porta de entrada do Distrito.

A obra será custeada pelo artista plástico Ivolin Lopes Ramos, criador do monumento, não gerando custos ao município. A pintura vai iniciar nesta semana e em breve o portal estará restaurado.

De acordo com o Prefeito Angelo Guerreiro, o portal foi construído há 24 meses, houve alguns problemas na pintura original e o artista vai realizar a restauração de forma gratuita.

Guerreiro agradeceu ao profissionalismo do artista plástico que atendeu ao pedido de um de seus clientes e vai dar a manutenção em sua obra de arte.

Fonte: Prefeitura de Três Lagoas

Comentários Facebook
Continue lendo

Arapuá

Projeto “Vida na Praça” chega ao Distrito de Arapuá neste domingo (03)

Publicado

por

Os moradores do distrito de Arapuá terão lazer garantido com atividades esportivas e culturais. O projeto “Vida na Praça” chega ao distrito no próximo domingo (03 de julho), a partir das 8h, proporcionando animação e bom aproveitamento do local para toda a família.
Realizado pelas Secretarias Municipais de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Desenvolvimento Econômico (SEDECT) e Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), o “Vida na Praça” tem o objetivo de levar os projetos culturais, incentivo às competições esportivas e abrir espaço para artistas locais, valorizando a utilização das praças na Cidade.
Os moradores do distrito vão poder desfrutar de brinquedos infláveis, pintura facial, torneio de futebol, música, além de diversas brincadeiras.
Para participar do torneio de futebol, os interessados podem realizar a inscrição para as disputas na data do evento.

Comentários Facebook
Continue lendo

TRÊS LAGOAS

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana