TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Arapuá

Em Arapuá: Equipe de saúde inicia semana com campanha educativa no Distrito, ouça entrevista com Fernando Garcia, coordenador de saúde

Publicado em

Ouça a entrevista com Fernando Garcia, Coordenador de Educação e Saúde

A Equipe de saúde iniciou a semana visitando moradores do Distrito em uma campanha educativa em combate a dengue e a febre Chikungunya, agentes de saúde do Distrito, juntamente com uma equipe de Três Lagoas, visitaram os moradores, e assim entregaram panfletos e orientaram os mesmos contra o foco do mosquito Aedes Aegypti, o causador da dengue.

Fernando Garcia, Coordenador de Educação e Saúde, nos disse que casos suspeitos e notificados, são casos de sintomas característicos de dengue, não está positivado, esta sendo feito um trabalho de educativo tanto na creche com crianças e na escola estadual AFXT, com jovens e crianças, e assim atingimos também moradores de fazendas, e estamos visitando casas de moradores do Distrito e pedindo a colaboração dos moradores pra não jogar lixo em terrenos baldios e nem deixar acumulados em suas casas, evitando assim o acúmulo de água, onde acontece a proliferação do mosquito.

Amanhã 28 de Abril, o pessoal da endemias fará vistoria nos quintais, onde será feito nas casas, onde os agentes vão eliminar possíveis criadouros, terá o trabalho do fumacê nesta semana, por enquanto não sabemos o dia correto, pois, o fumacê é liberado pelo estado, sendo um trabalho restrito que agride o meio ambiente, é só é acionado quando tem suspeitas de dengue.

TRÊS LAGOAS

Em três Lagoas, tem 329 casos positivos da doença, conforme a quantidade de moradores de 110 mil moradores, é um baixo índice da doença, mas, o grande problema por ser uma cidade que está crescendo, nós sempre estamos pedindo a colaboração dos moradores, por ser um ano que esta chovendo a mais, uma cidade com muitas obras, com construções abandonadas com tambores, masseiras, e exatamente nestes locais, que estamos achamos muitos focos do mosquito.

Tivemos um caso suspeita de um óbito dengue hemorrágica, mas foi descartada a hipótese, no inicio do ano os médicos de Campo Grande deixaram bem claro que esta pessoa não morreu por Dengue.

Um caso de uma criança que foi transferida para Campo Grande, onde foi tratada na UTI Pediátrica, que sarou e retornou para Três Lagoas, e foi constado como um caso de dengue com complicação e não dengue hemorrágica finalizou o coordenador.

FEBRE CHIKUNGUNYA

A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.

O certo é que o chikungunya está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Sintomas

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Diagnóstico

O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional.

Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.

Tratamento

Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.

Prevenção

Não existe vacina contra febre chikungunya. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença

Observação importante:

No Brasil, os primeiros casos registrados da febre chikungunya indicavam que os pacientes tinham sido infectados no exterior, num dos 40 países por onde o vírus circula faz tempo. Naquele momento, os episódios foram controlados, mas o risco de transmissão do vírus CHIKV em território nacional não foi afastado.

Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, até 15 de novembro de 2014, foram registrados 1.364 novos casos da doença. Mesmo assim, o Ministério garante que não há motivo para alarme, uma vez que nossos serviços de saúde e de vigilância sanitária estão atentos. Os casos confirmados no Brasil foram notificados para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na mesma linha de conduta, médicos, laboratórios e as secretarias municipais e estaduais de saúde estão recebendo orientação sob a melhor forma de agir diante da nova doença.

Comentários Facebook

Arapuá

Arapuá, Garcias, Jupiá e Três Lagoas terão queima de fogos silenciosa na virada de ano

Published

on

A Prefeitura de Três Lagoas convida a população para o Réveillon 2025, a chegada de 2025 será de muita festa em Três Lagoas, onde os moradores terão quatro opções para prestigiar a tradicional queima de fogos na virada do ano: na segunda lagoa, no bairro Jupiá, nos Distritos de Arapuá e Garcias.

Em Três Lagoas, o Réveillon 2025, que será celebrado na Avenida dos Oleiros, na Segunda Lagoa, recentemente urbanizada. O evento permitirá que os cidadãos conheçam as melhorias feitas no local, agora mais acessível e agradável para o lazer.

A festa contará com a tradicional queima de fogos silenciosa, uma alternativa que garante a diversão da virada de ano sem os ruídos intensos, sendo mais inclusiva e respeitosa com todos. Além disso, a noite será animada por um DJ, que trará muita música e energia para a celebração.

No bairro Jupiá os fogos serão na beira do rio próximo aos restaurantes, ao lado do bairro.

No Distrito de Arapuá, terá a queima de fogos com a média de 7 minutos e será ao lado do Campo Municipal de Futebol, em frente ao Mercado São José, uma realização da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

No Distrito de Garcias, a queima de fogos acontece na área central do Distrito próximo ao Centro Comunitário.

Comentários Facebook
Continue Reading

Arapuá

Equipe Metalfrio Solutions faz 120 crianças felizes no Distrito de Arapuá/MS

Published

on

Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o espírito natalino tomou conta do Distrito de Arapuá, em Mato Grosso do Sul. A praça Municipal José Bernardo Filho foi o palco de uma celebração especial que contou com a presença do Papai Noel. Cerca de 120 crianças foram presenteadas com brinquedos, enchendo a comunidade de alegria e esperança.

A ação foi liderada por Claiton de Oliveira Bock, que contou com o apoio dos colegas da equipe Metalfrio Solutions: Odilene, Lenilson, Janderson, Bruna, Maira, João Carlos, Monique e Ana Beatriz.

“Mais um ano levando alegria às crianças. Desta vez, foram 102 crianças presenteadas com brinquedos. Doar é multiplicar sorrisos! Neste Natal Solidário, cada doação se transforma em esperança e alegria. Obrigado a todos meus amigos que acreditaram e compartilharam, enchendo de luz o coração de tantas crianças. Sigamos juntos nesta corrente do bem, porque juntos somos mais fortes”, destacou Claiton.

Após a entrega dos presentes, a equipe foi recebida com um almoço especial na casa da Dona Moralina, mãe de Claiton. Preparado no fogão a lenha, o almoço simbolizou o espírito de união e gratidão que permeou a ação.

A iniciativa reforça o poder da solidariedade e da colaboração em transformar vidas, especialmente em épocas festivas, como o Natal.

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana