Política
Jerson Domingos defende revisão do Fundersul com anistia da desmama e redistribuição da contribuição
Em vídeo publicado nas redes sociais, o pré-candidato a deputado estadual Jerson Domingos, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, apresentou uma proposta de revisão do Fundersul. Entre as medidas defendidas estão a anistia da contribuição incidente sobre a desmama de bovinos e a redistribuição da arrecadação para outros segmentos que ganharam protagonismo na economia estadual nas últimas décadas, como as indústrias de cana-de-açúcar e de celulose.
Segundo Jerson, a proposta parte do entendimento de que a realidade econômica de Mato Grosso do Sul mudou desde a criação do Fundersul, há cerca de 25 anos. Na avaliação dele, o fundo foi essencial para viabilizar investimentos em infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento do Estado, mas o modelo de arrecadação precisa ser atualizado para acompanhar a nova dinâmica produtiva.
“Se nós não tivéssemos tomado aquela atitude naquele momento, nós não teríamos o Estado que temos hoje. Mas passaram-se 25 anos, e essa lei mudou completamente a sua forma de operacionalidade”, afirmou.
A principal medida defendida é o fim da cobrança sobre a desmama, considerada por ele uma forma de começar a devolver ao produtor rural parte do que já contribuiu ao longo dos anos. “A primeira iniciativa seria a anistia da desmama”, destacou.
Para compensar a redução na arrecadação, Jerson propõe revisar as contribuições dos setores sucroenergético e de celulose, que ampliaram significativamente sua participação na economia sul-mato-grossense. Segundo ele, a redistribuição da cobrança permitiria preservar a capacidade de investimento do Fundersul sem concentrar o ônus sobre a pecuária.
Jerson Domingos esteve entre os parlamentares que participaram da construção e da aprovação do Fundersul no fim da década de 1990. Como pré-candidato à uma cadeira na Assembleia Legislativa, pretende apresentar uma proposta de atualização da legislação, mantendo o papel estratégico do fundo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, mas adequando sua forma de arrecadação à realidade econômica atual.
Confira o vídeo: https://www.instagram.com/reel/DatSc8RhM5k/
Política
Eduardo Bolsonaro declara apoio a reeleição de Marcos Pollon na Câmara dos Deputados
Eduardo Bolsonaro declarou apoio a reeleição do deputado federal Marcos Pollon em vídeo divulgado nas redes sociais. “Se quer colocar um cara ponta firme lá no Congresso mais uma vez, Marcos Pollon. Se Deus quiser ele será mais uma vez o mais votado dessa eleição. O número dele para federal em Mato Grosso do Sul é 2222”, declarou.
No vídeo, Eduardo destaca as pautas defendidas por Marcos Pollon. “Marcos Pollon não é só sobre armas, é sobre luta pela liberdade, redução de burocracia, apoio a policia, contra ideologia de gênero, contra a sexualização das nossas crianças, é sobre defender os valores judaicos cristãos e ser contra esses direitos humanos que só privilegia vagabundo”, destacou Bolsonaro.
Marcos Pollon teve seu mandato marcado pelo espírito combativo e pela produção legislativa, ganhando projeção nacional por seu trabalho na Câmara dos Deputados.
Pollon figurou entre os deputados mais produtivos do Congresso Nacional. O parlamentar apresentou 1.830 proposições legislativas ao longo do mandato.
O deputado destinou emendas parlamentares individuais para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, ultrapassando R$ 115 milhões em recursos federais.
Política
Jaime Verruck apresenta Plano de Ação a lojistas do Shopping Campo Grande
Lojistas do Shopping Campo Grande puderam conhecer as propostas do candidato a deputado federal Jaime Verruck. No início da tarde desta terça-feira (29), ele conversou com os empresários e falou sobre como contribuir com propostas e ações para que o Brasil volte a crescer.
“Esse é o principal foco do trabalho que eu vou realizar, se for eleito. Estarei atento e vou apoiar qualquer iniciativa que tenha o mesmo propósito. Precisamos reduzir juros; fazer o que eu chamo de reforma da reforma tributária e criar um ambiente para atrair mais investidores”, disse Jaime Verruck
Plano de Ação — O candidato falou sobre o Plano de Ação Parlamentar 2027-2030, que ele elaborou. O documento reúne sete eixos estratégicos com foco no desenvolvimento sustentável e inovador do Brasil. Para conhecer o Plano de Ação 2027-2030, clique aqui.
-
Três Lagoas6 dias atrásPrefeitura lança editais de incentivo à Cultura pela PNAB CICLO 2
-
Notícias da Região6 dias atrásPublicidade e Propaganda da UNIGRAN é destaque entre os finalistas do Prêmio Cria do Mato 2026
-
Educação6 dias atrásONEE 2026 supera 750 mil inscritos e mobiliza estudantes de todo o Brasil
-
Celulose em Destaque6 dias atrásEm Três Lagoas| Workshop internacional debate bioeconomia e novos caminhos para a indústria