Destaques
Professora de Língua Inglesa de Três Lagoas volta de curso nos EUA com a missão de ser Agente Multiplicadora
Juliana Gargantine Ariza da Cal conquistou a oportunidade graças ao seu desempenho em um programa de intercâmbio entre o Brasil e o EUA
Após 45 dias efetivos em curso na cidade de Springfield, Missouri – Estado Unidos da América, na Missouri State University, a professora de Língua Inglesa, Juliana Gargantine Ariza da Cal, da Escola Municipal Presidente “Médici”, de Três Lagoas, está de volta à Cidade com conhecimento e planos de ser uma Agente Multiplicadora.
Segundo a professora, ter a oportunidade de fazer um curso internacional foi a realização de um sonho, com a responsabilidade de representar a Cidade e a categoria em uma Universidade como a Missouri State University.
“Todo professor que trabalha com língua estrangeira sonha em fazer um curso de imersão e ter contato com a realidade da língua. Estudamos pelos livros, temos aulas com professores brasileiros que falam inglês, mas quando você tem a oportunidade de estar no berço da língua é completamente diferente”, explica.
Para Juliana, “um curso como este é de extrema importância na vida de qualquer profissional, pois todos precisam de aprimoramento e aperfeiçoamento. Todas as vezes que o profissional busca capacitação na área da educação o ganho é indescritível, principalmente para os nossos alunos. Esse curso trouxe para a minha vida, além do conhecimento mais profundo da língua inglesa, um conhecimento de mundo”, comenta.
Além da parte técnica, Juliana destaca o conhecimento da estrutura organizacional do ensino; das prioridades do ensino e até mesmo os conteúdos de grade curricular. “Foi interessante observar que as crianças desde pequenas estudam sobre política, direitos humanos, direitos civis. Os Estados Unidos hoje é uma potência em termos de educação e não à toa, pois realmente os conteúdos tem significado e valor para a vida”, explica.
MISSÃO E PLANOS
Juliana conta que as crianças ficaram muito orgulhosas de saberem que a teacher delas foi para os Estados Unidos e isso é algo para motivá-las a não deixarem de acreditar em seus sonhos.
“Os alunos estão muito orgulhosos e curiosos para saber como foi a viagem. Querem saber o que eu comi, se eu vi neve, quais os passeios que fiz e passo de sala em sala mostrando as fotos e vídeos sempre deixando a mensagem que se eu consegui ir para os Estados Unidos eles também conseguem. Que eles podem tudo por meio da educação se empenhando e se dedicando aos estudos. Eu só tive essa oportunidade pela minha profissão que depende exclusivamente dos meus alunos, então é uma troca. Eu os tenho e eles me têm e quero usar tudo o que aprendi em benefício deles”, conta.
Ser uma Agente Multiplicadora organizando encontros periódicos com professores da língua inglesa para repassar todo o conhecimento, materiais e técnicas que teve durante as semanas de curso estão nos planos da professora.
“Eu tive um apoio muito grande da nossa secretária de Educação Maria Célia que foi muito querida e não colocou nenhuma burocracia para que eu estivesse neste curso. Então, nada mais justo que eu me tornar uma agente multiplicadora deste conhecimento para somar com meus colegas da educação”, explica.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
Para Juliana, a educação é uma ferramenta de melhoramento do mundo e é por meio dela que a população se conscientizará que é agente transformadora “Nós, professores, não podemos desistir da educação; não podemos desistir de estudar; não podemos desistir de aprender e buscar ferramentas para melhorar a educação, o ensino e a aprendizagem no nosso país. O conhecimento nos dá condições de refletir sobre a vida para tomarmos decisões e nos tornarmos pessoas mais conscientes dos nossos direitos e deveres”, conclui.
Juliana acredita que mesmo diante dos desafios diários da profissão todos têm capacidades e condições de se aprimorarem. “É óbvio que trabalhar e estudar não é fácil. Temos profissionais de tripla jornada na Rede Municipal que trabalham 60 horas e ainda são donas de casa, esposas, mães, filhas. É muito difícil falar em capacitação, mas apesar de todos os obstáculos que enfrentamos diariamente ainda assim existem os frutos, e precisamos buscar as oportunidades. Espero que nas próximas edições tenham mais três-lagoenses representando o nosso Brasil”, conclui.
CURSO
Dezessete vagas foram disponibilizadas para cada estado do país; 21 inscritos somente no Estado de Mato Grosso do Sul e apenas Juliana representando Três Lagoas.
A oportunidade foi possível graças a uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil, por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) e a Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), programa esse que busca capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.
Para ser aprovada Juliana precisou passar por etapas que incluíam prova documental/de títulos; exame de proficiência, uma medição da fluência e habilidade em língua inglesa. Juliana foi aprovada para ir junto aos grupos intermediários para conseguir aperfeiçoar a compreensão, fala, leitura e escrita da língua inglesa.
O curso intensivo de seis semanas realizado pela professora Juliana contou com atividades acadêmicas e culturais, com objetivos específicos de valorizar os professores que atuam nas redes públicas de educação básica; fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês -, compartilhar com os professores metodologias e ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno, oferecer uma experiência in loco em história e cultura dos Estados Unidos, para que isso se torne parte do currículo do ensino do inglês no Brasil; estimular a parceria com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entres os dois países.
Arapuá
Ex-Vereadora Sueli Trannin Bernardo, trouxe desenvolvimento ao Arapuá
No dia 18 de Dezembro de 1950 na cidade de Cachoeiras de Macacu – RJ nascia Sueli Trannin, filha do saudoso Altair Cabral Trannin e Terezinha de Jesus Ramos Trannin.
Em 1960 a família Trannin chega a Três Lagoas e ao Distrito de Arapuá, enquanto seu pai Altair Trannin vinha despontando na política do Município como Vereador e Prefeito (Quando, em 1978, o então prefeito de Três Lagoas, Ramez Tebet, renunciou ao cargo para disputar a uma cadeira na Assembleia Constituinte do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul, Altair Cabral Trannin foi indicado pelo governo militar para exercer o cargo de chefe do Poder Executivo municipal por nove meses, entre agosto de 1978 e julho de 1979).
Sueli Trannin vinha exercendo o cargo de Professora voluntária na Prefeitura Municipal de Três Lagoas entre os anos de fevereiro de 1966 – dezembro de 1968 de 2 anos 11 meses, onde dava aula para o pré-primário de forma voluntária.
Em Fevereiro de 1973 há exatos 47 anos e 11 meses, recebeu o cargo de Delegada de Oficio Público no Cartório de Paz de Arapuá.
Casou-se com o ferroviário Antonio de Jesus Bernardo (in Memorian), e passou a ter no nome de Sueli Trannin Bernardo, onde teve 3 filhos, Marcio, Paulo e Marcia, que lhe deram 8 netos e recentemente um bisneto, que completa um aninho no dia 20 de dezembro.
Em 16 de Agosto de 1985, perdemos o vereador Altair Cabral Trannin, após vários dias internado no Hospital Auxiliadora, onde vinha tratando de um câncer na vesícula. Um dia de muita tristeza para os três-lagoenses e principalmente aos moradores do Distrito de Arapuá.
A família precisava de alguém para dar seguimento na política na sucessão de Altair, se pensou em vários nomes, até no esposo de Sueli o Toninho, mas chegaram um consenso que teria que ser Sueli Trannin.
De cartorária a um mundo desconhecido a política, com o nome forte de seu pai, Sueli no ano de 1988, foi eleita a vereadora no PDS com 524 votos, na gestão do Prefeito Miguel Jorge Tabox (PTB). Com ajuda de seu esposo fez um trabalho dinâmico, dando uma nova cara o seu Distrito “Arapuá”.
Reeleita novamente a vereadora do PDS no ano de 1992, com 578 votos, juntamente com o então eleito Prefeito José Pedro Batiston do PST. Uma gestão muito difícil para a Vereadora já que o prefeito Batiston, teve uma administração desastrosa.

Câmara Municipal de Três Lagoas, entrou para história com a quantidade maior de mulheres.
Em 1996, agora pelo PFL, foi reeleita com 628 votos, do saudoso Prefeito Issam Fares do PMDB. Ajudou Fares na votação de vários projetos, entre eles a instalação de fábricas em Três Lagoas, onde tivemos a primeira fábrica da cidade a Mabel.
Veja Mais
Mulheres Trannin uma história de luta por Arapuá
A pedido do então Senador da Republica Ramez Tebet, Sueli vai para o PMDB, onde tentou várias eleições se eleger a vereadora novamente, mesmo com 1.146 votos em 2008, não conseguiu uma das dez cadeiras na Câmara Municipal de Três Lagoas, atualmente esta filiada ao PSDB. e não disputou mais uma vaga a Câmara Municipal de Três Lagoas.
No dia 8 de Agosto de 2015 a Câmara Municipal de Três Lagoas de Três Lagoas em comemoração ao centenário, fez uma sessão solene para entrega da “Comenda Centenário Legislativo” a ex-vereadores e ex-servidores que atuaram nestes cem anos de trabalho em prol da cidadania. Entre as pessoas esteve a ex-vereadora Sueli Trannin Bernardo, onde foi vereadora por 3 mandatos e ocupou a cadeira de Secretária da casa de leis de Três Lagoas.
Está casada a 24 anos com o professor Claudinei Canistro.
Veja alguns trabalhos da ex-vereadora concluídos em Arapuá e Três Lagoas
— 4,5 Km de Asfalto da Rodovia Estadual 459, a qual leva o nome de seu pai, o saudoso “Altair Cabral Trannin”, que liga a BR 262 ao Arapuá em frente a praça, da gestão do Governador Pedro Pedrossian e Deputado Cicero.
— Hospital e Posto de Saúde, equipado com ambulância zero KM, na gestão do saudoso Prefeito Miguel Tabox.
— Praça Municipal
— Campo de futebol com alambrado e gramado
— Equipe mecanizada com uma patrola, uma carregadeira e dois caminhões, para ficarem fixos no Distrito.
— Implantação Agência da CESP, para atender as reclamações e pagamentos de contas de luz, com um técnico e uma auxiliar administrativa, no Arapuá.
— Pagamento de combustível de Kombi escolar, para a vinda de professores todos os dias ao Distrito
— Lutou junto à Comunidade para a implantação do Centro Comunitário, com piscina, e Padaria comunitária, em Arapuá.
— Solicitação ao Deputado Akira, que as firmas:- Techint, Mendes Júnior, tantas outras viessem instalar-se no Distrito, gerando e continuando a gerar inúmeros empregos aos moradores de Arapuá.
— Realização de Campeonatos de Futebol e diversas modalidades esportivas, e apoio a atletas do Distrito.
— Na área social: Doações de óculos, remédios, ajuda a transportes de doentes para outras localidades.
— Asfaltamento das ruas: Afonso Trannin, Eduardo Galvão e Adonias Alves dos Santos.
— Várias homenagens a cidadãos do Distrito, entre a que se destaca o saudoso Sr. Heliodoro Teodoro de Souza, um dos fundadores do Distrito.
— Ampliação dos ônibus escolares para transporte de alunos da zona rural;
— Iluminação pública nas ruas do distrito de Arapuá,
— Solicitação das casas dos Policiais,
— Realização de diversos campeonatos e torneios de futebol, vôlei, truco;
— Solicitação da construção de mais um poço artesiano pela Prefeitura e Funasa,
— Solicitação para implantação da telefonia fixa e torre para Celular;
— Solicitação de uma viatura para o Destacamento de Policia,
— Solicitação de construção do Centro Comunitário e campo de futebol na Vila Piloto.
— Solicitação de construção de asfalto nas ruas da Vila Piloto.
— Solicitação de construção de uma Escola no bairro Santa Rita;
— Pedido de duzentas linhas de telefônicas em Arapuá;
— Colocação de iluminação sobre a ponte do Distrito de Garcias;
— Solicitação da reforma da escola municipal de Garcias.
Mensagem do ArapuáMS
Hoje é um dia especial em nosso calendário finalmente chegou o seu dia é um momento de ser feliz de se alegrar e desejar coisas boas, afinal não são todos os dias que temos um motivo bom pra ser comemorado.
Esperamos que esteja feliz com esta data, tirando proveito de cada momento, cada sorriso que lhe seja direcionado, cada emoção que passar no dia de hoje, curta bastante, alegre-se e divirta-se. Que seu aniversário seja um marco de realizações em sua vida e família, o momento é especial para muitos que com certeza admiram e torcem muito por você.
Você está no auge da maturidade da experiência e tem que se orgulhar muito por isso. Obrigado por fazer parte do nosso Distrito de Arapuá, pediremos a Deus que conserve bons dias em seu viver. Feliz Aniversário que você esteja Feliz com esta data.
Destaques
Dia do Índio: Veja as medidas de proteção aos indígenas
Todo dia 19 de abril é comemorado no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas. A data tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre a cultura indígena.
Nesse ano, em meio à pandemia do novo coronavírus, os indígenas precisam estar protegidos ainda. Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) atestam que os índios são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde mais difíceis do que as dos não índios, o que amplifica o potencial de disseminação de agentes causadores de doenças.
Por conta da atual situação, em março, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, apresentou aos povos indígenas, aos gestores e colaboradores medidas que podem ajudar a prevenir o contágio com o novo coronavírus.
As iniciativas estão previstas no “Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em Povos Indígenas”. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (Funai) também se manifestou medidas temporárias de prevenção ao novo coronavírus.
Vejas as medidas:
- Os casos suspeitos de covid-19 tem prioridade no atendimento à população de modo a diminuir o tempo de contato com os indígenas presentes no local de atendimento;
- O registro do atendimento deve ser feito no prontuário do paciente e também deverá ser inserido no Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI) no menor tempo possível;
- Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Indígenas de Saneamento devem receber as informações para que possam ajudar na conscientização da comunidade sobre as medidas de prevenção e controle da doença, na identificação precoce de sinais e sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave;
- O Acampamento Terra Livre, o maior encontro indígena do país, que ocorreria entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília-Distrito Federal, foi adiado por conta do coronavírus;
- Estão suspensas a concessão de novas autorizações de entrada em terras indígenas , com exceção daquelas necessárias à continuidade de serviços essenciais às comunidades, como ações de segurança, atendimento à saúde, entrega de gêneros alimentícios, de medicamentos e combustível;
- O contato com agentes bem como a entrada de civis em terras indígenas são restritos;
- A entrada de agentes públicos de atendimento à saúde e segurança não será dificultada pela fundação.
Fonte:OImparcial
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrásGoverno oferece curso de comércio exterior para qualificar jovens de municípios impactados pela Rota Bioceânica
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura de Três Lagoas garante apoio ao 15º Torneio de Pesca Esportiva com repasse de recursos
-
Agronegócios6 dias atrásRegra que cruza desmatamento e crédito gera nova disputa no STF e acende alerta no agro
-
Mato Grosso do Sul7 dias atrásRiedel destaca força do setor sucroenergético e papel estratégico de MS no Cana Summit































