TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Iagro avisa: prazos para campanha de vacinação de bezerras contra brucelose continuam inalterados em MS

Publicado em

A Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) avisa aos produtores rurais que os prazos para vacinação contra a brucelose de bezerras bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, continuam inalterados em Mato Grosso do Sul. A campanha de imunização contra a doença ocorre em duas etapas no Estado: a primeira etapa se estende de 1° de janeiro a 30 de junho e a segunda de 1° de julho a 31 de dezembro.

Os registros dos atestados de vacinação devem ser informados pelos produtores rurais até o último dia de vacinação de cada etapa. Mato Grosso do Sul tem legislação própria a respeito, disposta na Portaria Iagro 3.617 de 28 de maio de 2019, com todos os detalhes e providências necessárias.

Já em nível nacional, o Mapa (Ministério de Agricultura e Pecuária) lançou campanha similar nessa terça-feira (16), válida para os estados que não têm legislação própria, para padronizar a campanha em todo território brasileiro. O diretor presidente da Iagro, Daniel Ingold, alerta que a Portaria do Mapa não altera em nada a campanha estadual, inclusive quanto aos prazos. Os produtores sul-mato-grossenses devem apresentar o registro dos atestados de imunização até o último dia de vacinação de cada etapa.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias que acomete animais e humanos, tratando-se, portanto, é uma zoonose. A transmissão pode se dar através do consumo de leite ou da carne do animal doente. Nos bovinos infectados, a brucelose afeta o sistema reprodutivo, causando abortos, má formação e nascimento prematuro.

João Prestes, Comunicação Semadesc

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Dourados é a primeira regional do interior a receber nova geração de totens do Detran-MS

Published

on

By

Dourados será a primeira regional do interior do Estado a receber os novos totens de autoatendimento do Detran-MS. A instalação será realizada na segunda-feira (17), na Agência Híbrida, localizada na Avenida Marcelino Pires, 2960, no Centro, ampliando a oferta de serviços digitais aos clientes.

Por meio dos terminais, será possível gerar Guia Flex, consultar débitos, verificar a pontuação da CNH, consultar infrações e gerar o documento do veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A nova geração dos totens é justificada pela demanda registrada nos primeiros equipamentos utilizados pelo órgão, que entre 2022 e 2026 registraram mais de 800 mil acessos, demonstrando a procura dos clientes por soluções que permitam realizar serviços de forma rápida e autônoma.

Além de novos serviços e tecnologias embarcadas, trazem novidades em acessibilidade e atendimento, como intérprete de Libras, ajuste de tela para cadeirantes, alto contraste para baixa visão e otimização para disléxicos.

A implantação em Dourados marca o início da expansão dos novos totens para as regionais do interior e faz parte da estratégia do Detran-MS de ampliar o acesso aos serviços digitais, aproximando o atendimento do cidadão.

Nesta primeira fase de operação, ainda em 2026, serão instalados 30 novos terminais no estado, que chegarão a todas as agências regionais, permitindo mais agilidade e segurança ao cidadão que busca por serviços do Detran-MS.

Comunicação Detran

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Alerta: golpistas usam indevidamente nome da Agehab para enganar cidadãos

Published

on

By

A Agehab-MS (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) alerta a população sobre golpistas que estão entrando em contato com cidadãos, se passando por servidores do órgão, informando que elas – no caso os alvos do golpe – foram selecionadas para receber uma unidade habitacional, mas que o benefício está condicionado ao pagamento de taxas.

Qualquer tipo de contato nesse padrão se trata de um golpe! A Agência frisa que não realiza qualquer tipo de cobrança de taxa para seleção e/ou concessão a unidades habitacionais. O órgão explica ainda que contemplações de moradias não ocorrem fora dos processos oficiais de seleção, que envolvem até publicação em Diário Oficial.

Diante do cenário, a Agehab orienta que não sejam realizados pagamentos e nem fornecidos dados pessoais, senhas, códigos ou dados bancários a pessoas que façam esse tipo de abordagem, usando indevidamente o nome da instituição.

Em caso de contato suspeito, os canais oficiais da Agehab devem ser procurados para confirmar a veracidade da informação, e se possível registros policiais dos mesmos sejam feitos. A Agência já adotou as medidas cabíveis perante as ocorrências as quais já tomou conhecimento, também apurando internamente a situação.

CANAIS OFICIAIS DA AGEHAB
E-mail: [email protected]
Telefone: (67) 3348-4168

Comunicação Agehab

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana