TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Titãs fazem plateia vibrar na segunda noite de atrações do Festival de Inverno de Bonito

Publicado em

Ícones do rock nacional marcaram a noite com clássicos que atravessam gerações

A segunda noite da 24ª edição do Festival de Inverno de Bonito foi marcada pela energia explosiva da banda Titãs, que levou um grande público ao Palco Lua nesta quinta-feira (21). A expectativa do público foi recompensada com um show repleto de sucessos, nostalgia e uma vibração que transformou o espaço em um grande coro coletivo.

A noite começou com o músico sul-mato-grossense Chicão Castro, que celebrou seus 20 anos de carreira com um repertório que transitou entre composições regionais e clássicos da MPB.

“É a realização de um grande sonho, compartilhar esse momento aqui com vocês é muito especial. Um viva a esse estado tão rico de natureza e cultura. Eu tenho orgulho de ser sul-mato-grossense”, declarou emocionado.

Em seguida, o DJ Cabi aqueceu a plateia com seu set vibrante, preparando o terreno para a atração principal. Para preparar o público pro grande momento de encontro com a banda, os argentinos do Cirko Marisko fizeram uma intervenção leve e divertida.

Rock em estado bruto

Quando os primeiros acordes ecoaram no palco, o público reagiu com euforia. Tony Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto, integrantes fundadores da banda, comandaram um espetáculo que revisitou mais de quatro décadas de história do rock brasileiro. A setlist foi um passeio por hinos como “Desordem”, “Comida”, “Epitáfio”, “Pra Dizer Adeus”, “Homem Primata” e “Flores”.

O auge veio no encerramento, quando a multidão entoou em uníssono “É Preciso Saber Viver”, transformando o festival em um ritual coletivo de celebração. Quando a banda tocou seus maiores clássicos, os gritos de “Titãs! Titãs! Titãs!” tomaram conta da noite, mostrando a empolgação dos fãs presentes.

Outro momento especial foi quando a banda cantou “Caos”, composição de Rita Lee para o grupo. No momento, Branco Mello apresentou ao público o filho de Rita Lee, o guitarrista Beto Lee, que vem acompanhando a banda.

Emoções de quem viveu a história

O bancário Marcos Rossi, que veio de Dourados com a esposa Gabriela Romero e os filhos, resumiu a emoção da plateia: “Nós viemos no festival por causa do Titãs, do Samuel Rosa, do Jorge Aragão. Bonito sempre proporciona ótimos festivais. Eu sou fã do Titãs desde os tempos de ‘Sonífera Ilha’, para mim o melhor disco deles é Cabeça de Dinossauro”.

Já para os visitantes que descobriam o festival pela primeira vez, como a fotógrafa carioca Lauriely Saraiva, o evento se tornou uma surpresa inesquecível: “A gente veio sem muita pretensão porque não sabia do festival. Viemos pra conhecer Bonito e acabamos sendo presenteados com esse show incrível”.

Uma noite para a memória coletiva

Mais do que um show, a apresentação dos Titãs se transformou em uma experiência emocional compartilhada entre diferentes gerações. A plateia cantou junto letras que atravessaram décadas, mantendo viva a chama do rock brasileiro.

A energia deixada pela banda no Palco Lua reforçou o que já se desenha nesta edição do Festival de Inverno de Bonito: a celebração da diversidade musical e o encontro de histórias que se cruzam na cidade.

O Festival de Inverno de Bonito continua até o dia 24 de agosto, em Bonito. Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse o site https://mscultural.ms.gov.br/ ou o Instagram do festival @festivaldeinvernodebonito.

Daniel Rockenbach, Asscom FIB 2025
Fotos: Ascom FIB 2025

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Polícia Científica mostra como exames em acidentes ajudam a revelar causas e prevenir novas ocorrências

Published

on

By

Marcas de pneus, danos nos veículos, fragmentos, fluidos, condições da via e posição final dos envolvidos ajudam a indicar como um acidente de trânsito aconteceu. Em ocorrências graves, esses elementos são analisados pela PCi-MS (Polícia Científica de Mato Grosso do Sul) para produzir a prova técnico-científica que subsidia a investigação.

No Maio Amarelo, campanha voltada à segurança no trânsito, o trabalho pericial reforça que a prevenção também depende de compreender por que os acidentes acontecem. A resposta pode estar no comportamento do condutor, nas condições do veículo, na estrutura da via ou na combinação desses fatores.

“O papel da instituição é materializar a verdade através da ciência. Nós não buscamos culpados, buscamos entender a dinâmica do evento”, afirma o perito criminal Emerson Lopes dos Reis, diretor do IC (Instituto de Criminalística) da PCi-MS.

A equipe costuma ser acionada em acidentes com lesões graves, mortes, suspeita de crime de trânsito ou quando há necessidade de esclarecer a ocorrência para fins judiciais. Ao chegar ao local, os peritos criminais verificam as condições de segurança, avaliam a preservação da área e iniciam o registro fotográfico e métrico.

O levantamento inclui marcas de frenagem ou derrapagem, ponto provável de colisão, deformações nos veículos, fragmentos, fluidos, posição de repouso dos automóveis e demais elementos materiais. A partir desses dados, são aplicados princípios da física e da engenharia para estimar velocidade, trajetória, direção das forças e sequência dos impactos.

Em uma marca de frenagem, por exemplo, os peritos analisam a energia dissipada pelo veículo até a parada. Para isso, consideram fatores como o comprimento da marca e o atrito do pavimento. “Não é achismo, é cálculo puro”, resume o diretor.

A análise também considera fatores externos à conduta dos envolvidos. Condições da pista, sinalização horizontal e vertical, iluminação, visibilidade, chuva, neblina, buracos, ondulações e características geométricas da via podem interferir diretamente no acidente.

Essa leitura ampla é necessária porque nem sempre a causa determinante está em um único fator. Em alguns casos, a prova pericial pode indicar falha mecânica, problema viário, perda de aderência, limitação de visibilidade ou funcionamento inadequado de sistemas de segurança.

Preservar o local pode definir a qualidade do laudo. Quando veículos são retirados de posição sem necessidade, fragmentos são removidos ou a via é limpa antes da chegada da perícia, informações importantes podem ser perdidas.

“Mover um veículo ‘apenas um pouco’ ou varrer os detritos antes da nossa chegada pode inviabilizar o cálculo da velocidade ou a determinação de quem invadiu a pista contrária”, explica o perito.

Após o exame de local, outros procedimentos podem complementar a investigação, especialmente em acidentes com mortes. No IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), a necropsia pode indicar se a morte decorreu do trauma provocado pelo acidente ou se houve outro evento anterior, como mal súbito.

Quando necessário, os veículos passam por análise específica. Sistemas de freio, direção, cintos de segurança, airbags e outros componentes podem ser examinados para verificar se estavam em condições de funcionamento e se tiveram relação com o resultado da ocorrência.

Tecnologias como drones, scanners a laser e softwares de simulação tridimensional ampliaram a capacidade de registro e análise das cenas. Esses recursos permitem documentar o local com maior precisão, reduzir o tempo de interdição de vias e apresentar a sequência do acidente de forma mais compreensível no laudo.

A contribuição da Polícia Científica não termina no esclarecimento de uma ocorrência específica. Os laudos também podem revelar padrões em determinados trechos, como recorrência de acidentes, falhas de sinalização ou problemas estruturais em vias.“O laudo pericial não apenas esclarece o passado, ele ajuda a projetar um trânsito mais seguro”, finaliza o diretor do IC.

Maria Ester Jardim Rossoni – Comunicação PCi-MS
Foto: Simulação Polícia Científica/MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional

Published

on

By

Missão técnica conhece experiências em telessaúde, inteligência de dados e ações estratégicas ligadas à Rota Bioceânica

As iniciativas de Saúde Digital desenvolvidas em Mato Grosso do Sul ganharam destaque durante visita técnica de representantes da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde) ao Estado, que ocorreu na semana passada. A agenda teve como objetivo fortalecer a cooperação institucional com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e conhecer experiências que vêm ampliando o acesso à assistência, qualificando a gestão e apoiando a tomada de decisões em saúde pública.

Durante a programação, a comitiva visitou a SES, conheceu projetos relacionados à telessaúde e à inteligência de dados e participou de reuniões com o governador Eduardo Riedel e gestores estaduais para discutir oportunidades de cooperação e temas estratégicos para a saúde.

Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a visita reforça o protagonismo do Estado na construção de soluções inovadoras para o SUS (Sistema Único de Saúde).

“A visita da OPAS foi uma oportunidade para apresentarmos os avanços que Mato Grosso do Sul vem construindo na Saúde Digital, especialmente em áreas como telessaúde, inteligência de dados e fortalecimento das redes de atenção. Esse intercâmbio amplia as possibilidades de cooperação e reforça o Estado como referência em soluções inovadoras para o SUS.”

A secretária-adjunta estadual de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a agenda também permitiu discutir desafios futuros e estratégias voltadas ao fortalecimento da saúde pública.

“As discussões abordaram temas estratégicos para a saúde pública, como os impactos da Rota Bioceânica, as regiões de fronteira e o uso qualificado de dados na gestão. Essa aproximação fortalece a cooperação internacional e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais eficientes.”

Experiências que podem inspirar outros países

A visita faz parte do acompanhamento do termo de cooperação técnica firmado entre a SES e a OPAS em 2021, que contempla iniciativas em áreas como saúde mental, saúde do trabalhador, projeto Bem Nascer e ações desenvolvidas em parceria com o CIEGES (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS).

Representante da OPAS/OMS no Brasil, Cristian Morales destacou o potencial das experiências desenvolvidas em Mato Grosso do Sul para contribuir com outros territórios da América Latina.

“Estamos conhecendo de perto as iniciativas de telessaúde e saúde digital desenvolvidas em Mato Grosso do Sul. São experiências bem-sucedidas que têm potencial para servir de referência não apenas para o Brasil, mas também para outros países da região“.

Segundo ele, um dos temas que mais chamou a atenção da missão foi a forma como o Estado vem incorporando a agenda da saúde ao planejamento relacionado à Rota Bioceânica.

A proposta envolve o monitoramento de indicadores e a organização de informações que possam auxiliar na proteção da saúde das populações e dos trabalhadores que estarão diretamente ligados ao corredor logístico que conectará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Cooperação voltada aos desafios das fronteiras

Para o oficial técnico da OPAS na área de Atenção Primária à Saúde, Marcus Quito, a visita também teve como objetivo identificar novas oportunidades de atuação conjunta diante das transformações econômicas e sociais que impactam a saúde pública.

“A visita busca fortalecer uma cooperação que já vem sendo construída há anos e identificar novas oportunidades de atuação conjunta. Temas como fronteiras e os impactos da Rota Bioceânica estão entre as agendas estratégicas que queremos acompanhar mais de perto”.

De acordo com ele, o fortalecimento da cooperação técnica pode contribuir para a preparação dos serviços de saúde diante das mudanças nos padrões epidemiológicos e do aumento da circulação de pessoas nas regiões de fronteira.

Inteligência de dados como ferramenta de gestão

A programação incluiu ainda a apresentação dos avanços alcançados pela Superintendência de Saúde Digital, especialmente por meio do Centro de Inteligência da SES, responsável pela organização, qualificação e análise de informações estratégicas para a gestão estadual.

Segundo a superintendente de Saúde Digital, Márcia Tomasi, o uso de dados tem ampliado a capacidade de monitoramento e resposta da rede pública de saúde.

“Apresentamos os avanços do Centro de Inteligência e como a qualificação dos dados tem contribuído para o monitoramento de doenças, a gestão de leitos e o planejamento das ações de saúde em todo o Estado”.

A superintendente ressaltou ainda que o fortalecimento da inteligência em saúde e o uso estratégico de tecnologias digitais têm potencial para ampliar a eficiência da gestão pública, aprimorar a organização da rede de atenção à saúde e apoiar respostas mais oportunas diante de situações epidemiológicas e demandas assistenciais, contribuindo para um SUS mais integrado, resolutivo e orientado por dados.

As ferramentas permitem acompanhar cenários epidemiológicos, monitorar arboviroses e oferecer uma visão mais precisa da estrutura assistencial disponível em Mato Grosso do Sul.

Parceria iniciada em 2021

A assessora técnica de Projetos Estratégicos da SES, Danielle Ahad, ressaltou que a visita também serviu para apresentar os resultados alcançados ao longo da cooperação entre as instituições.

“A parceria entre a SES e a OPAS existe desde 2021 e envolve diversas áreas da saúde. Esta visita foi importante para apresentar os resultados alcançados até aqui e discutir novas perspectivas para a continuidade da cooperação”.

Com o encerramento da vigência do atual termo previsto para 2026, a expectativa é que os diálogos realizados durante a agenda contribuam para a construção de novas iniciativas e para o fortalecimento das ações desenvolvidas em conjunto, ampliando o intercâmbio de conhecimento e a cooperação internacional em saúde.

André Lima, Comunicação SES
Fotos: Karina Zambrana OPAS/OMS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas26/05/2026

10ª Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas acontece no dia 2 de junho e inscrições estão abertas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, realizará...

Três Lagoas26/05/2026

PRORROGADO – Prazo final para aderir REFIS 2025 passa a ser 30 de junho

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), oferece mais uma oportunidade para que contribuintes com...

Três Lagoas26/05/2026

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 26 de...

Três Lagoas25/05/2026

Vacinação ganha destaque durante “A Rua É Nossa” e ação imuniza 390 pessoas em Três Lagoas

O evento “A Rua é Nossa”, realizado no último domingo, 24 de maio, em Três Lagoas, confirmou mais uma vez...

Três Lagoas25/05/2026

Alunos da SEJUVEL conquistam pódios e se destacam no Circuito Unimed Federação MS de Tênis de Mesa

Os atletas da Escolinha de Tênis de Mesa da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) tiveram participação de...

Três Lagoas25/05/2026

CEI Maronita recebe apresentação teatral sobre reciclagem e conscientização ambiental no bairro Jupiá

O Centro de Educação Infantil (CEI) Maronita, localizado no bairro Jupiá, recebeu uma atividade voltada à educação ambiental com a...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Policial26/05/2026

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e apreende armas em fazenda no Pantanal em Rio Verde

Rio Verde de MT (MS):A Polícia Militar  prendeu, na noite desta segunda-feira (25), um homem de 33 anos por violência...

Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica ações da Operação Protetor Divisas e realiza prisões por tráfico e contrabando em Costa Rica

Costa Rica (MS): A Polícia Militar, durante operação em conjunto entre a Força Tática do 5º BPM em conjunto com...

Policial25/05/2026

Polícia Militar em Três Lagoas realiza prisão de autor de tráfico de drogas

Três Lagoas – MS, no dia 23 de maio, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a...

Policial25/05/2026

Polícia Militar intensifica fiscalização e prendeu dois homens por embriaguez ao volante e direção perigosa em Coxim

Coxim (MS): O Grupamento Especializado de Trânsito (GETRAN) do 5º Batalhão de Polícia Militar realizou duas importantes ações de fiscalização...

Policial25/05/2026

Polícia Militar prende homem por violência doméstica, ameaça e embriaguez ao volante em Rio Verde

Rio Verde de Mato Grosso (MS): A Polícia Militar atendeu uma grave ocorrência de violência doméstica na madrugada deste sábado...

Policial25/05/2026

Polícia Militar apreende pistola e munições após abordagem a motociclista em Coxim

Coxim (MS): A Polícia Militar, por meio da equipe da Força Tática do 5º BPM, apreendeu uma pistola, munições e...

Mais Lidas da Semana