Esportes
Chelsea goleia PSG e conquista inédito Mundial de Clubes
O Chelsea Football Club gravou seu nome na história do futebol ao se tornar o primeiro campeão da recém-inaugurada Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Em uma performance dominante neste domingo, os Blues superaram o Paris Saint-Germain por 3 a 0, em partida disputada no MetLife Stadium. Os gols que selaram a vitória inglesa foram marcados por Cole Palmer, balançando as redes duas vezes, e pelo brasileiro João Pedro.
Com o título do Mundial, o clube londrino coroa uma temporada memorável com duas grandes conquistas. Anteriormente, a equipe comandada pelo técnico Enzo Maresca já havia levantado o troféu da Liga Conferência da Uefa, consolidando um ano de sucesso. Para o PSG, o resultado representou o fim do sonho de uma quadrupla coroa, encerrando a temporada com as taças do Campeonato Francês, Copa da França e Liga dos Campeões.
A trajetória do Chelsea na Copa do Mundo de Clubes foi marcada por uma campanha robusta, com seis vitórias em sete jogos. O único revés aconteceu na fase de grupos, quando os ingleses foram superados pelo Flamengo por 3 a 1. Na fase de mata-mata, o caminho para a glória passou por vitórias contra Palmeiras (2 a 1 nas quartas de final) e Fluminense (2 a 0 na semifinal).
O Paris Saint-Germain, por sua vez, registrou cinco triunfos e duas derrotas no torneio, sendo a primeira delas para o Botafogo, que venceu os franceses por 1 a 0 ainda na fase de grupos.
O jogo
O Chelsea iniciou o jogo de forma avassaladora, pressionando o PSG desde os primeiros minutos. Logo aos sete minutos, João Pedro orquestrou uma boa troca de passes e serviu Cole Palmer, que finalizou com perigo, tirando tinta da trave.
A persistência do jovem meia inglês foi recompensada aos 20 minutos. Após Nuno Mendes perder a posse de bola para Gusto, o lateral invadiu a área e teve sua finalização bloqueada por Beraldo. No rebote, Palmer demonstrou frieza, dominou, ajeitou para a perna esquerda e acertou um chute preciso no canto, sem chance para Donnarumma, abrindo o placar.
Apenas nove minutos depois, o Chelsea ampliou o marcador em uma jogada quase idêntica. Palmer, novamente acionado em velocidade, puxou para o meio e, com a mesma calma, chutou no mesmo canto, celebrando seu segundo gol na partida.
Antes do intervalo, aos 42 minutos, Palmer assumiu o papel de garçom, desferindo um passe magistral para João Pedro. O atacante brasileiro saiu cara a cara com o goleiro italiano e, com uma cavadinha sutil, marcou o terceiro gol dos Blues, sacramentando uma primeira etapa impecável.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Paris Saint-Germain tentou reagir em busca da recuperação. Aos dois minutos, Kvaratskhelia driblou Gusto e finalizou, obrigando o goleiro Sánchez a fazer uma defesa importante. Minutos depois, Sánchez voltou a brilhar, defendendo um arremate à queima-roupa de Dembélé. Aos 13, o arqueiro do Chelsea realizou mais uma grande intervenção, desviando com a ponta dos dedos um forte chute de Vitinha de longa distância.
O Chelsea também teve sua oportunidade no segundo tempo, com o recém-entrado Delap, que aos 22 minutos, disparou pelo meio e tentou acertar o ângulo, mas Donnarumma se esticou para fazer uma linda defesa.
A partir desse momento, o ritmo da partida diminuiu consideravelmente. Os ingleses passaram a administrar a larga vantagem para assegurar o tão sonhado troféu. A situação do PSG piorou ainda mais quando João Neves foi expulso, aos 40 minutos, após uma confusão com Cucurella, consolidando a vitória e o título histórico do Chelsea.
FICHA TÉCNICA
CHELSEA 3×0 PSG
Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)
Data e horário: 13/07/2025, às 16h (de Brasília)
Competição: final do Mundial de Clubes
Árbitro: Alireza Faghani (AUS)
Assistentes: Anton Shchetinin (AUS) e Ashley Beecham (AUS)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Público: 81.118
Cartões amarelos: Malo Gusto, Caicedo, Pedro Neto, Colwill (CHE); Nuno Mendes (PSG)
Cartões vermelhos: João Neves (PSG)
Gols: Palmer, aos 21’do 1º tempo e aos 29′ do 1º tempo; João Pedro, aos 42′ do 1º tempo (CHELSEA
CHELSEA: Sanchez; Malo Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; Caicedo, Reece James (Dewsbury-Hall) e Enzo Fernández (Andrey Santos); Cole Palmer, Pedro Neto (Nkunku) e João Pedro (Delap). Técnico: Enzo Maresca.
PSG: Donnarumma; Hakimi (Mayulu), Marquinhos, Beraldo e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz (Zaire-Emery); Doué (Gonçalo Ramos), Kvaratskhelia (Barcola) e Dembélé. Técnico: Luis Enrique.
Fonte: Esportes
Esportes
Cruzeiro busca empate na Bombonera, segura o Boca e assume liderança do Grupo D
O Cruzeiro arrancou um empate por 1 a 1 com o Boca Juniors na noite desta terça-feira, em La Bombonera, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, e terminou a rodada na liderança do Grupo D. Miguel Merentiel marcou para os argentinos, enquanto Fagner deixou tudo igual para a equipe mineira.
Com o resultado, o time celeste chegou aos oito pontos e assumiu a ponta da chave. O Boca apareceu logo atrás, com sete. A situação do Cruzeiro, porém, ainda pode mudar no complemento da rodada, caso a Universidad Católica pontue diante do Barcelona de Guayaquil, em confronto marcado para esta quarta-feira, às 21h30, no Chile.
A equipe brasileira teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas encontrou um adversário mais objetivo. O Boca aproveitou uma cobrança de falta aos 15 minutos para abrir o placar. Paredes levantou na área pela esquerda, e Merentiel apareceu na pequena área para desviar e vencer a defesa cruzeirense.
Na etapa final, o Cruzeiro conseguiu reagir. Aos 11 minutos, Kaiki Bruno levou a melhor pela esquerda sobre Braida e cruzou para a entrada da área. Fagner apareceu livre e finalizou com firmeza no canto esquerdo de Brey para decretar o empate.
O jogo seguiu aberto, com chances dos dois lados. Aos 16 minutos, Belmonte pegou a sobra dentro da área e tentou encobrir o goleiro, acertando o travessão. Na sequência do lance, Di Lollo finalizou, mas Gerson evitou o gol em cima da linha.
A situação do Cruzeiro ficou mais complicada aos 22 da etapa final, quando Gerson acertou o joelho de Paredes em disputa de bola. Após revisão no VAR, o árbitro Jesús Valenzuela decidiu pela expulsão do jogador brasileiro, deixando os mineiros com um a menos no momento mais delicado da partida.
Mesmo em inferioridade numérica, o time brasileiro ainda teve chance de sair com a vitória. Aos 41 minutos, Villarreal ganhou pelo alto, ficou frente a frente com Brey, mas finalizou em cima do goleiro e desperdiçou a melhor oportunidade do Cruzeiro no fim do duelo.
Nos acréscimos, o Boca chegou a balançar as redes novamente. Blanco levantou a bola na área, Jonathan Jesus afastou parcialmente, e Merentiel aproveitou a sobra para marcar seu segundo gol na partida. O lance, no entanto, foi revisado pelo VAR por cerca de dois minutos, e o árbitro anulou o gol ao identificar toque de mão de Delgado na origem da jogada.
Com o empate fora de casa, o Cruzeiro mantém a disputa pela classificação em aberto e deixa La Bombonera com um ponto importante na briga pela vaga às oitavas de final da Libertadores.
Próximos jogos
Boca Juniors
Jogo: Boca Juniors x Universidad Católica
Competição: Copa Libertadores – Fase de Grupos (6ª rodada)
Data e hora: Quinta, 28 de maio de 2026, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio La Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Cruzeiro
Jogo: Cruzeiro x Chapecoense
Competição: Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Data e hora: Domingo, 24 de maio de 2026, às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Boca Juniors 1 x 1 Cruzeiro | |
| Competição | Copa Libertadores – Rodada 5 (Grupo D) |
| Local | La Bombonera, em Buenos Aires (ARG) |
| Data | 19 de maio de 2026 (terça-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Fagner e Néyser Villarreal (Cruzeiro); Ayrton Costa e Zeballos (Boca Juniors) |
| Cartões vermelhos | Gerson (Cruzeiro) |
| Gols | Miguel Merentiel, aos 15′ do 1ºT (Boca Juniors); Fagner, aos 11′ do 2ºT (Cruzeiro) |
| Arbitragem | Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN); Assistentes: Tulio Moreno (VEN) e Alberto Ponte (VEN); VAR: Ángel Arteaga (VEN) |
| Cruzeiro | Otávio; Fagner (Kauã Morais), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Gerson, Christian e Matheus Pereira (João Marcelo); Bruno Rodrigues (Sinisterra) e Kaio Jorge (Néiser Villarreal) |
| Técnico | Artur Jorge |
| Boca Juniors | Brey; Braida, Di Lollo, Ayrton Costa e Blanco; Leandro Paredes, Tomás Belmonte (Zeballos), Delgado e Aranda; Miguel Merentiel e Giménez (Ángel Romero) |
| Técnico | Claudio Úbeda |
Fonte: Esportes
Esportes
São Paulo sofre empate do Millonarios no Morumbis em estreia de Dorival Júnior na Sul-Americana
O São Paulo deixou escapar a vitória diante do Millonarios na noite desta terça-feira, ao empatar por 1 a 1 no Morumbis, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A partida marcou o início da terceira passagem de Dorival Júnior pelo comando do Tricolor. Luciano abriu o placar para os paulistas, mas Jorge Hurtado igualou para os colombianos na etapa final.
Mesmo com o tropeço em casa, o time paulista chegou aos nove pontos e segue na ponta do Grupo C. A liderança, no entanto, ainda pode mudar dependendo do resultado do O’Higgins, que iniciou a rodada com sete pontos e enfrentaria o Boston River. Já o Millonarios foi a oito pontos e subiu para a terceira colocação da chave.
O São Paulo começou melhor e precisou de apenas oito minutos para sair na frente. Após receber passe de Bobadilla, Luciano arriscou de fora da área. A bola foi forte, no centro do gol, e Novoa não conseguiu fazer a defesa, vendo a finalização terminar no fundo da rede.
Com mais posse e controlando as ações, o Tricolor quase ampliou pouco depois. Aos 11 minutos, Luciano voltou a aparecer com perigo em uma jogada trabalhada que terminou com uma finalização de calcanhar, defendida pelo goleiro colombiano. O camisa são-paulino ainda teve outra oportunidade aos 37, quando apareceu livre na área, mas chutou por cima.
Apesar do domínio são-paulino em boa parte do primeiro tempo, o Millonarios cresceu nos minutos finais antes do intervalo. Aos 32, David Silva recebeu cruzamento e finalizou sem direção, mas levou perigo. A melhor chance dos visitantes veio aos 44, quando Leonardo Castro desviou de cabeça e a sobra ficou com David Silva, que bateu de perto e parou em grande defesa de Rafael.
Na volta do intervalo, o São Paulo tentou retomar o controle do jogo e voltou a criar chances. Logo aos dois minutos, Ferreira pegou sobra na entrada da área e mandou por cima. Três minutos depois, Lucas Ramon avançou pela direita e cruzou na medida para Ferreira, que cabeceou em cima de Novoa e desperdiçou uma oportunidade clara de ampliar.
O castigo veio na reta final. Aos 35 minutos do segundo tempo, Matheus Dória falhou na saída de bola no meio-campo, Hurtado arrancou em velocidade e concluiu para o gol. A bola ainda desviou em Alan Franco antes de entrar e decretar o empate no Morumbis.
Antes disso, o São Paulo ainda havia chegado com perigo em um contra-ataque aos 34 minutos, quando Tapia arrancou pela esquerda e encontrou Artur livre do outro lado, mas o atacante mandou para fora. Embalado pelo empate, o Millonarios passou a pressionar mais e quase virou. Aos 39, Alex Castro invadiu a área e caiu após contato com Matheus Dória. O árbitro marcou pênalti, mas Contreras desperdiçou a cobrança ao isolar a bola.
Com o resultado, o Tricolor segue dependendo de si, mas perde a chance de encaminhar a classificação com mais tranquilidade. A estreia de Dorival Júnior teve um início promissor, mas terminou com sabor amargo para a torcida são-paulina.
Próximos jogos
São Paulo
São Paulo x Botafogo | 17ª rodada do Brasileirão
Data e horário: 23/05 (sábado), às 17h
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Millonarios
Millonarios x Boyaca Chico | 4ª rodada da Copa da Colômbia
Data e horário: 23/05 (sábado), às 17h
Local: Estádio Nemesio Camacho El Campín, em Bogotá (Colômbia)
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| São Paulo 1 x 1 Millonarios | |
| Competição | 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana |
| Local | Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP) |
| Data | 19 de maio de 2026 (terça-feira) |
| Horário | 21h30 (de Brasília) |
| Cartões amarelos | Calleri, Ferreira, Artur e Bobadilla (São Paulo); Mosquera, Sebastían del Castillo e Alex Castro (Millonarios) |
| Cartões vermelhos | Nenhum |
| Arbitragem | Árbitro: Kevin Ortega (Peru); Assistentes: Michael Orue (Peru) e Jesus Sanchez (Peru); VAR: Carlos Orbe (Equador) |
| Gols | Luciano, aos 08′ do 1ºT (São Paulo); Jorge Hurtado, aos 36 do 2ºT (Millonarios) |
| São Paulo | Rafael, Lucas Ramon, Alan Franco, Matheus Dória e Enzo Díaz; Danielzinho e Bobadilla; Luciano, Artur, Calleri (Tapia) e Ferreira (Wendell) |
| Técnico | Dorival Júnior |
| Millonarios | Diego Novoa; Sebastián del Castillo, Andres Llinas, Mosquera, Jorge Arias e Valencia; Mateo García (Stivem Veja), Ureña e David Silva (Alex Castro); Contreras e Leo Castro (Jorge Hurtado) |
| Técnico | Fabián Bustos |
Fonte: Esportes
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásFrio intenso provoca morte de 74 bovinos em fazendas da região de Nova Andradina
-
Suzano5 dias atrásSuzano abre inscrições para programas de estágio com 52 vagas em Mato Grosso do Sul
-
Policial6 dias atrásOperação conjunta do Batalhão de Polícia Militar Rural recupera 64 cabeças de gado em Dois irmãos do Buriti
-
PRF5 dias atrásPRF apreende 8,3 toneladas de maconha em Naviraí (MS)