Bonito
Painel de inteligência de dados reforça análise da qualidade da água em Bonito
Utilizando a análise de dados, a Agência Estadual de Regulação (Agems), vinculada ao Governo de Mato Grosso do Sul, desenvolveu uma nova ferramenta para sistematizar e monitorar dados da qualidade da água na bacia do Rio Formoso, em Bonito.
A iniciativa utiliza painéis de Business Intelligence (B.I.) para dar suporte técnico ao acompanhamento de metas ambientais, com destaque para a eficiência na remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).
Nesta quarta-feira (18), a Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos convidou para apresentação da ferramenta o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira e representantes técnicos da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), da Semadesc e Secretaria de Meio Ambiente de Bonito.
O instituto é parceiro da Agência na disponibilização de dados de controle ambiental utilizados na avaliação. A parceria estratégica também acontece com a SEGOV, que demanda a ferramenta como um importante instrumento de política pública e vai trabalhar com os engenheiros da Agência no refinamento de todos os dados do B.I.
A diretora-presidente em exercício da Agems, Rejane Monteiro, destaca que o compartilhamento do novo painel inteligente de dados com as demais instituições é um avanço importante para integrar conhecimento técnico e tomada de decisão, em benefício da preservação dos recursos hídricos e da prestação de serviços ao cidadão.
“O trabalho conjunto pode transformar dados em soluções concretas para os desafios da sustentabilidade, fortalecendo a regulação e as políticas públicas”.
O painel foi construído com base em mais de 3,4 mil amostras de água analisadas entre 2013 e 2025, a partir de dados fornecidos pelo Imasul e informações complementares da Sanesul, responsável pelos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município. A análise contemplou diferentes pontos da bacia, que recebe efluentes que passaram pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O Formoso, principal rio da bacia, é um recurso hídrico de classe especial – o mais alto nível de preservação ambiental. E o monitoramento da DBO – Demanda Bioquímica de Oxigênio – é um indicador que mede a carga de poluição orgânica na água, fundamental para garantir a preservação da qualidade do rio.
“A parceria entre a Agems, a Segov, a Semadesc, o Imasul, o Município e demais parceiros permite consolidar uma leitura estratégica e confiável sobre a situação da bacia. A contribuição técnica da regulação vem para somar aos esforços de cada instituição na definição e execução de políticas socioambientais”, destaca a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.
Durante a reunião, os engenheiros ambientais da Agems, João Lucas Alves e José Otávio Oliveira, demonstraram a estrutura da ferramenta e os indicadores já disponíveis, reforçando como a tecnologia permite uma visão ampliada da eficiência do sistema de tratamento de esgoto em Bonito e das possíveis interferências na qualidade do rio.
A proposta é que o painel funcione como projeto piloto e possa futuramente ser replicado em outras bacias hidrográficas do Estado.
Gizele Oliveira, Comunicação Agems
Fotos: Cleidiomar Barbosa
Fonte: Governo MS
Bonito
Em Bonito, assembleia das juntas comerciais celebra lançamento de ferramenta digital para fomentar ambiente de negócios
Até o dia 26 de setembro, representantes das Juntas Comerciais de todo o país estarão reunidos em Bonito (MS) para participar da Assembleia Geral da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju). Realizado em parceria com o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), o encontro é correalizado pelo Sebrae/MS.
A abertura oficial aconteceu na noite dessa quarta-feira (24) e reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades estaduais e nacionais. No encontro, foi celebrado o lançamento do Jucems IA, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para modernizar e agilizar os serviços da Junta Comercial sul-mato-grossense. A novidade promete reduzir para apenas duas horas e meia o prazo médio do processo de registro, além de disponibilizar certidões via WhatsApp em até quatro minutos após o pagamento da guia.
Para o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o encontro nacional fortalece o empreendedorismo. “Eventos como este são fundamentais para integrar os estados, compartilhar boas práticas e garantir que o empreendedor sul-mato-grossense tenha cada vez mais celeridade para abrir e manter o seu negócio”, pontuou.
O secretário da Semadesc e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, reforçou a relevância do encontro e destacou o lançamento da ferramenta de inteligência artificial da Jucems. “A Assembleia da Fenaju foi um momento de alinhamento nacional. Lançar o Jucems IA aqui em Bonito reforçou o compromisso de Mato Grosso do Sul com a modernização do registro comercial, a transparência nos negócios e a tranquilidade jurídica”.
Já o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, enfatizou o impacto positivo da parceria entre as instituições. “Cada passo que damos rumo à desburocratização é um incentivo para que mais pessoas se formalizem e tenham seus negócios prosperando”, observou. “O Sebrae é parceiro histórico da Jucems na transformação digital e seguirá contribuindo para simplificar a vida do empreendedor”, completou.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a desburocratização incentiva a formalização e prosperidade dos negócios
De acordo com o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha, a instituição tem trabalhado para facilitar o atendimento ao público e garantir maior eficiência nas análises de documentos. “São dois pré-requisitos: atuar como facilitador e evitar erros materiais e de processo. O grande objetivo é simplificar, reduzir a dependência de recursos humanos e facilitar a vida de quem utiliza nossos serviços. Com isso, ganhamos tempo, agilidade, simplificação e segurança”, destacou.
A solenidade também marcou a entrega da Comenda Fenaju, que homenageou personalidades que contribuem para o desenvolvimento do ambiente de negócios no país. Em Mato Grosso do Sul, os agraciados foram o governador Eduardo Riedel – representado no ato pelo vice, Barbosinha –, o secretário de estado da Semadesc, Jaime Verruck, e o diretor-técnico do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Comenda Fenaju reconhece personalidades que contribuem para o desenvolvimento do ambiente de negócios no país
Nos dias 25 e 26, a programação segue com reuniões técnicas, abordando temas estratégicos para a integração das juntas comerciais, inovação tecnológica e desburocratização de processos.
Parceria pela desburocratização
Desde 2006, o Sebrae é parceiro do Governo do Estado e dos municípios em ações conjuntas voltadas à melhoria do ambiente de negócios em Mato Grosso do Sul. Um marco importante foi a adesão de 100% dos municípios à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), em 2023, o que trouxe mais agilidade para a formalização e fortaleceu o empreendedorismo no Estado.
Em 2024, a Jucems também lançou, com apoio do Sebrae/MS, a ferramenta “MS Agiliza Empresa no Zap”, que permite a abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp. A iniciativa, que promove eficiência e praticidade para os empresários, foi desenvolvida pela Junta Comercial do Ceará e cedida ao projeto Redesim Conectada, que reúne juntas comerciais de nove estados em parceria com o Sebrae.
Para mais informações sobre as ações apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Bonito
Festival de Inverno de Bonito terá gerenciamento de resíduos sólidos e ações de descarbonização
O Festival de Inverno de Bonito 2025, que acontece de 20 a 24 de agosto na cidade de Bonito, vai ter gerenciamento de resíduos sólidos e ações de descarbonização na cidade. Todo o processo vai ser liderado pela Ciclo Azul.
Com foco na redução do impacto ambiental, a Ciclo Azul lidera o gerenciamento de resíduos sólidos durante o Festival, buscando maximizar o desvio de materiais de aterros e lixões, fortalecendo a rede local de catadores, cooperativas e empreendedores da economia circular.
Além da gestão de resíduos, a startup realiza ações de descarbonização com foco na preservação dos rios da região, por meio do plantio de mudas nativas e monitoramento de áreas estratégicas, promovendo restauração ecológica e equilíbrio climático.
Fundada por moradores de Bonito, a Ciclo Azul, é uma startup socioambiental que desenvolve soluções baseadas em ciência e tecnologia para promover práticas sustentáveis, proteger os ecossistemas locais e impulsionar o desenvolvimento circular no coração do Pantanal.
Para a bióloga Lívia Cordeiro, fundadora e diretora executiva da Ciclo Azul, as ações visam impactar a comunidade local, a rede de recicladores e os rios e florestas da cidade de Bonito, “além de sensibilização dos visitantes com ações educativas e de comunicação durante o evento”.
“Nossa cidade, com apenas 24 mil habitantes, recebe cerca de 300 mil visitantes/ano e é reconhecida pela excelência na organização do turismo que tem como base a natureza e paisagens paradisíacas, em um relevo cárstico delicado. A gestão pública sofre com a sobrecarga que os eventos e a alta temporada trazem ao município quando se trata da gestão de resíduos, do tratamento de efluentes da preservação das águas e da biodiversidade. Nossa missão como empresa é ajudar nosso destino e o Estado do Mato Grosso do Sul a ser referência em sustentabilidade e gestão ambiental”.
Texto: Karina Lima – Comunicação Setesc/ Fotos: Acervo pessoal
-
Arapuá1 dia atrásLUTO NO ESPORTE | Morre Valdemir Machado Leonel, o “Lona”, ex-jogador do Arapuá, aos 53 anos
-
Policial3 dias atrásEm Três Lagoas| Jovem de 19 anos é assassinada e namorado fica ferido na Lagoa Maior
-
Agronegócios6 dias atrásEmbarques de soja superam 3,4 milhões de toneladas e ritmo deve acelerar
-
Notícias da Região2 dias atrásCESP abre inscrições para 2ª edição do Programa Movimento Sustentável

