Mato Grosso do Sul
Sustentável: Festival América do Sul 2025 registra recorde na coleta de resíduos recicláveis
Du Bem coletou 80 litros de óleo, preservando 2 milhões de litros de água do rio Paraguai
Latas, plásticos, papéis, vidros, óleo de cozinha. Nada disso desaparece quando vai para o lixo. Se descartados de forma incorreta, esses resíduos contaminam o solo, entopem redes de esgoto, comprometem o tratamento da água e poluem rios e mananciais.
O impacto ambiental é profundo e duradouro, especialmente em uma cidade como Corumbá, situada às margens do rio Paraguai, uma das bacias hidrográficas mais importantes da América do Sul.
Nesse contexto, o descarte inadequado de óleo de cozinha se destaca como um dos principais vilões ambientais. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), apenas um litro de óleo tem potencial para poluir até 25 mil litros de água, um impacto direto e devastador para o Pantanal, suas comunidades ribeirinhas e sua biodiversidade.
Foi com a proposta de transformar esse cenário que a empresa Du Bem, especializada em educação ambiental e reaproveitamento de resíduos, marcou presença no Festival América do Sul 2025, realizado de 15 a 18 de maio. Ao assumir a gestão dos resíduos do evento e promover oficinas abertas ao público, a Du Bem mostrou, na prática, como os resíduos podem se tornar soluções.
Durante os quatro dias do festival, foram recolhidos e encaminhados corretamente 1.500 quilos de resíduos recicláveis, incluindo 657 kg de latinhas de alumínio, 486 kg de vidro, 230 kg de plástico e 127 kg de papel.
Somente com as latinhas, os catadores parceiros obtiveram R$ 3.942,00, fortalecendo a economia circular local. O destaque, no entanto, foi para a coleta de 80 litros de óleo de cozinha usado, volume quatro vezes maior do que o registrado em 2023. Essa quantidade representa a preservação de 2 milhões de litros de água, que deixaram de ser contaminados.
Informação que transforma
Para muitas pessoas que trabalharam no FAS 2025, a ação da Du Bem foi um divisor de águas. A vendedora Ana Carolina, que esteve à frente de uma barraca de salgados no corredor gastronômico do Festival, por exemplo, demonstrou surpresa ao saber do impacto causado pelo óleo e da opção de poder levar seu descarte até o estande da parceira da Du Bem.
“Estou impactada com essa informação! Eu tenho várias garrafas de óleo guardadas em casa e não sabia onde descartar. Achei muito interessante saber que existe esse projeto e que ainda posso levar lá e ganhar sabão em troca, antes que acabe o festival. Melhor ainda!”
Essa devolutiva imediata, o reaproveitamento do óleo para produção de sabão artesanal, reforçou o conceito de ciclo sustentável e despertou a consciência ambiental de quem, muitas vezes, não sabia o que fazer com o resíduo.
A empreendedora Rositelma Vargas, da Barraca do Peixe, também esteve entre os participantes impactados pela proposta. Diferente de Ana Carolina, ela já adota práticas conscientes há anos.
“Desde que comecei a trabalhar com óleo, nunca descartei no meio ambiente. Eu guardo e dou pra quem precisa. Já vi gente jogando na praça, e sempre falo que isso é errado. Fiquei sabendo da ação da Du Bem e levei o que tenho para descartar. Achei ótimo saber que além de ajudar o meio ambiente, posso obter o sabão em troca.”
Educação
Com oficinas de preparo de sabão a partir do óleo de cozinha e ações educativas em seu estande, a Du Bem transformou resíduos em aprendizado durante os quatro dias do Festival América do Sul 2025. As crianças foram protagonistas em atividades lúdicas sobre a separação correta do lixo, enquanto adultos refletiam sobre seus hábitos de consumo e descarte.
A troca de óleo usado por sabão artesanal reforçou o valor do reaproveitamento, mostrando que o que antes era lixo pode voltar como produto útil.
O projeto também contou com a parceria do MS Tampinhas, iniciativa que arrecada tampinhas plásticas e lacres de alumínio e os converte em recursos para a castração e alimentação de animais. As latinhas e outros recicláveis foram encaminhados para empresas locais, fortalecendo a cadeia da reciclagem na própria cidade.
Desafios
Corumbá enfrenta desafios reais quando o assunto é gestão de resíduos. O descarte irregular é visível em vários pontos da cidade, inclusive próximos ao rio. Para a fundadora da Du Bem, Ana Franzoloso, isso reforça a necessidade de presença constante de projetos que unam educação, logística e acolhimento.
“Estamos falando de uma cidade às margens de um rio fundamental para o continente. O mínimo que podemos fazer é cuidar do que jogamos fora. Esse cuidado precisa ser coletivo e cotidiano. A gente está aqui pra construir essa cultura, mesmo que devagar.”
Os resultados do trabalho durante o FAS 2025 comprovam que informação, estrutura e incentivo são capazes de gerar mudança real. Quando a população tem acesso a meios adequados de descarte e entende o impacto de suas ações, o meio ambiente agradece, e toda a cidade colhe os frutos.
Evelise Couto, Ascom FAS 2025
Fotos: Leandro Benites/Ascom FAS 2025
—
Relacionada:
Festival América do Sul 2025: programação e cobertura completa
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Em parceria inédita com Google, Governo de MS vai oferecer inteligência artificial nas escolas e criar CEP Rural
Com objetivo de melhorar cada vez mais o aprendizado nas escolas, o governador Eduardo Riedel assinou parceria com a gigante mundial de tecnologia Google, para utilizar inteligência artificial (Gemini) nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Este modelo inédito leva tecnologia e inovação para dentro da sala de aula. Dentro deste pacote ainda tem a criação do CEP Rural, que vai beneficiar milhares de produtores.
O evento ocorreu nesta segunda-feira (1º), no auditório da Governadoria. Chamado de “Raízes do Futuro – Tecnologia e inovação para construir o amanhã”, a iniciativa tem uma junção de inteligência artificial, conectividade e inovação. A transformação digital é um dos pilares da gestão estadual.
Para educação a parceria vai beneficiar 190 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), com ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pelo Google, incluindo o Gemini e o Google Workspace for Education. A proposta busca ampliar o acesso à tecnologia em sala de aula, fortalecer o ensino digital e oferecer novas ferramentas pedagógicas para alunos e professores.
“Esta parceria com o Google segue os objetivos do Estado, que é entregar uma ferramenta que já faz parte da sociedade. A Inteligência Artificial já está nas escolas e agora a gente vai universalizar isto com direcionamento, porque além de contribuir com o aluno, vamos abrir vagas de capacitação de cinco mil professores da Rede Estadual. Não podemos resistir a evolução e tecnologia. Tenho que agradecer a todos que fizeram parte deste processo”, afirmou o governador.
Riedel ressaltou que a secretárias e as ações do Governo do Estado estão conectadas e trabalham em rede justamente para atender melhor a população, com transformação digital. “Seguimos com estes projetos de inovação e modernização pensando no cidadão. Acredito que com esta parceria estamos dando mais um passo na construção de um sistema de inovação presente, para garantir um ambiente promissor para nossa juventude. E neste processo os professores continuam com um papel essencial”.
O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, destacou que a IA é um grande desafio para educação. “O Governo do Estado acerta muita nesta parceria com o Google porque a gente dá um passo à frente e começar a trabalhar com os nossos estudantes. Um novo desafio é justamente atuar com a inteligência artificial, que vem para contribuir no aprendizado. É trabalhar com o uso adequado e ético desta ferramenta”.
CEP Rural
Para levar inclusão e facilitar o acesso ao homem do campo, o governador apresentou durante o evento o “CEP Rural”, iniciativa que cria um endereço digital para as propriedades rurais.
A iniciativa atende diretamente o setor produtivo ao facilitar rotas, entregas e deslocamentos, mas também possui forte caráter de cidadania ao permitir que produtores rurais tenham um endereço formal e possam acessar serviços mais comuns nas áreas urbanas.
Atualmente, 84.921 propriedades rurais possuem perímetro descrito, o que representa mais de 98% da área total do Estado. Além disso, 24.056 propriedades já contam com sede georreferenciada via base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), permitindo acelerar a implantação da primeira etapa do projeto.
A meta inicial é criar o CEP Rural para estas 24.056 propriedades até o final do ano, com código de localização, identificação oficial da via de acesso, integração territorial digital e possibilidade de localização em plataformas digitais.
A estrutura será integrada a órgãos como Imasul, Iagro, Agraer, Agesul, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar e SES (Secretaria de Estado de Saúde). Empresas privadas e serviços de logística também poderão utilizar a base por meio da integração com plataformas de navegação.
“Pode parecer algo simples, mas é muito importante para quem vive na área rural. No campo as pessoas moram naquele lugar, mas ainda não tem seu endereço. Este CEP Rural é antes de tudo uma ação de cidadania. Ganha a possibilidade de dar a estes produtores este endereço, que declara a existência daquele lugar, para receber mercadorias e a partir deste momento tem acesso a uma série de serviços”, ponderou Artur Falsete, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Inovação e Sustentabilidade
A programação também conta com a apresentação da Adecoagro sobre o projeto de Mineração de Bitcoin em Ivinhema, que tem a construção de um moderno datacenter no Estado, reforçando ainda mais o potencial de Mato Grosso do Sul na atração de investimentos tecnológicos e sua inserção na economia digital.
Esta proposta foi viabilizada com a participação do Governo do Estado no processo de atração do investimento, licenciamento ambiental e condições positivas para o avanço da planta em Mato Grosso do Sul.
O projeto consolida uma iniciativa de uma nova plataforma de inovação, combinando energia limpa, infraestrutura digital, eficiência operacional e desenvolvimento regional, com aproveitamento da geração própria de energia da Adecoagro e a disponibilidade de recursos hídricos.
“Nosso projeto do Data Center visa validar toda a nossa estrutura e tentar aplicar novos desenvolvimentos de tecnologia. Hoje o projeto visa com uma estrutura voltada para a mineração do Bitcoin, utilizando energia limpa proveniente da cana-de-açúcar. Inicialmente o projeto ele vai utilizar 10 megawatts de energia com 1280 equipamentos de mineração. A data de início de operação ali aproximadamente nossa previsão é pro dia 1° de julho. Destino do projeto é buscar eficiência energética”, afirmou o gerente de projetos da Adecoagro, Matheus Lechuga.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio do evento
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
MS inicia Junho Prata com chamado coletivo por respeito e valorização da população idosa
Ação “Sinceras Linhas”, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, em um CCI da Capital. (Foto: Paula Maciulevicius/SEC)
Com um convite à reflexão sobre envelhecimento, dignidade e garantia de direitos, Mato Grosso do Sul deu início, nesta segunda-feira (1º), à campanha Junho Prata 2026, mobilização estadual de enfrentamento à violência contra a população idosa promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania.
A abertura oficial ocorreu por meio de live que reuniu representantes de mais de 30 municípios sul-mato-grossenses, entre gestores da política pública da pessoa idosa, profissionais da rede de atendimento, universidades, conselhos, instituições parceiras e pessoas idosas, os protagonistas centrais da campanha.

Além do debate sobre violência, idadismo e proteção social, também foi lançado oficialmente o Calendário Junho Prata 2026, que irá reunir e divulgar as ações promovidas pelos municípios ao longo do mês.
A proposta é fortalecer a mobilização estadual, ampliar a participação das cidades e dar visibilidade às iniciativas voltadas à promoção dos direitos da população idosa.
A abertura foi conduzida pela subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Larissa Paraguassu, que destacou a importância de construir políticas públicas que reconheçam o envelhecimento como parte da vida e da cidadania. “Falar sobre envelhecimento é falar sobre humanidade, respeito, dignidade e futuro. É falar sobre o tipo de sociedade que estamos construindo para nós mesmos e para as próximas gerações”, afirmou.
Durante a fala, Larissa ressaltou que discutir envelhecimento exige olhar para as diferentes realidades sociais presentes no Estado, fortalecendo políticas públicas inclusivas e intersetoriais. “Quando falamos sobre envelhecimento, estamos falando sobre todas as pessoas. Falamos do envelhecimento indígena, quilombola, LGBTQIA+, das pessoas com deficiência. Precisamos olhar para todos os grupos que estão envelhecendo”, pontuou.
Ela também destacou o trabalho de articulação desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cidadania para integrar diferentes áreas do Governo do Estado nas pautas relacionadas à população idosa.
Secretário de Estado da Cidadania, José Francisco Sarmento, reforçou a importância da participação social e do diálogo permanente entre sociedade civil e poder público para o fortalecimento das políticas públicas. “É muito importante que vocês provoquem o poder público, participem dos conselhos, fóruns e debates. O Governo do Estado só cresce e melhora com isso”, destacou.
Representando o protagonismo da população idosa, a acadêmica da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS), Neide de Paulo Silva, compartilhou sua trajetória de aprendizado e participação social, reforçando a importância de espaços de convivência, valorização e pertencimento.
“Envelhecer é um processo extraordinário. Hoje vivemos mais, mas precisamos refletir sobre como estamos tratando a população idosa”, afirmou. Ela também chamou atenção para o papel da informação na prevenção às violências. “A informação protege, porque uma pessoa idosa consciente dos seus direitos se torna menos vulnerável a abusos e violências”, disse.
A palestra magna do evento foi ministrada pela professora doutora Naira de Fátima Dutra Lemos, assistente social, especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), mestre e doutora em Ciências pela Unifesp e integrante do Conselho Consultivo Pleno da SBGG Nacional.
Durante a apresentação, a especialista abordou o crescimento das denúncias de violência contra a população idosa, o impacto do idadismo na naturalização dessas violências e a necessidade de ampliar a educação para o envelhecimento em diferentes espaços da sociedade.
“A violência contra a pessoa idosa não começa na agressão física. Ela começa quando deixamos de enxergar a pessoa idosa como sujeito de direitos”, alertou.
Naira também ressaltou que o aumento dos registros de violência representa maior conscientização e fortalecimento dos canais de denúncia. “Não é apenas que existam mais casos. Hoje também temos mais denúncias, mais pessoas reconhecendo e nomeando a violência”, explicou.
Ao longo da palestra, a especialista apresentou três palavras-chave para o enfrentamento à violência contra a população idosa: reconhecer, nomear e agir. “Quando a violência se torna normal, ela deixa de chocar. Por isso, reconhecer e nomear é o primeiro passo para enfrentar”, destacou.
Entre os temas abordados estiveram a violência psicológica, patrimonial, física, negligência e abandono, além da necessidade de fortalecer as redes de apoio e proteção nos municípios.

Junho Prata
A campanha Junho Prata é realizada anualmente com o objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a população idosa, ampliar o debate sobre envelhecimento e fortalecer ações de promoção de direitos, respeito e valorização da vida.
Ao longo do mês, os municípios sul-mato-grossenses irão promover palestras, rodas de conversa, ações educativas, mobilizações e atividades de conscientização voltadas à população idosa e à sociedade em geral. O calendário estadual seguirá sendo atualizado com as programações encaminhadas pelas cidades participantes.
Para visualizar a programação completa do calendário, clique aqui.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Fonte: Governo MS
-
Bombeiro6 dias atrásEm Três Lagoas| BR 262 interditada e deixa 2 feridos, após grave acidente envolvendo carreta boiadeira, ônibus e carro
-
PRF7 dias atrásPRF apreende 513 Kg de maconha em Dourados (MS)
-
Arapuá6 dias atrásEm Arapuá | Ponte da Japonesa é substituída por linhas de tubos para garantir mais segurança à população
-
Três Lagoas7 dias atrásPrefeitura de Três Lagoas realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026 nesta quinta-feira (28)












