Arapuá
Em Arapuá| Procissão e Missa de Nossa Senhora Aparecida
Vamos contar como foi no ano de 2010, quando acontecia a cavalgada e procissão da Santa Nossa Senhora Aparecida no Distrito de Arapuá.
Naquela ocasião os fiéis em procissão estiveram passando pelas principais ruas do Distrito, onde as crianças estavam vestidas de anjinhos e no final, foi celebrada a Missa pelo Diácono Alberto Trannin, na Capela de Nossa Senhora Aparecida que fica na rua Afonso Trannin.
Vamos lembrar um pouco desse momento, registrado pelo ArapuaNews.
Em 2017 comemorou os 300 anos da aparição da Santa
No 12 de outubro de 2017, comemorou o Dia da Criança e a aparição de Nossa Senhora Aparecida que completou 300 anos, relembre.
Logo cedo os fiéis, saíram da casa do Nelson, em procissão acompanhados da imagem de Nossa Senhora Aparecida, presidido pelo Padre Júlio, com destino a capela de mesmo nome, na Serraria. A população da Serraria/P512 e administradores da capela, serviram um delicioso café da manhã a todos os convidados.
Assim partiram em direção ao Distrito de Arapuá, em romaria, onde a santa foi carregada e acompanhada por fiéis a pé, a cavalo e de carros. Mesmo com a sensação de mais de 40 graus, e com sol muito forte, os fiéis foram até chegar na Capela da Nossa Senhora Aparecida.
CAPELAS DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM ARAPUÁ
O Distrito de Arapuá, possuem duas capelas de Nossa Senhora Aparecida, uma na região da Serraria/512, que a partir da doação do terreno pelo saudoso José Agnaldo, foi construída em 1984.
A outra capela fica na área central do Distrito, na rua Afonso Trannin, construída pelo saudoso Sr. Zuca Moura Brazil “Manulica”, que após um milagre da Santa em prol de sua filha Expedita Maria dos Santos, que nascera com graves problemas de saúde, fez a promessa de construir a Capela.

Em 2017 a Capela de Nossa Senhora Aparecida situada na rua Afonso Trannin passou por uma grande reforma, encabeçada pelos diretores da época, Nelci Castro e Fernando Freitas. Com ajuda de arrecadações, com muita dificuldade, após dois anos, a tão sonhada obra foi entregue, a nova casa de Nossa Senhora Aparecida.
Naquele ano, a capela foi reinaugurada, recebendo a santa Nossa Senhora Aparecida, a missa foi presidida pelo Padre Júlio, emocionando a todos os presentes, mas o momento de muita emoção, foi quando a filha do Sr. Zuca Moura Brazil “Manulica”, dona Expedita representando a família foi chamada até o altar, a capela foi construída após uma promessa de seu pai, a Expedita que nascera com graves problemas de saúde.
2021
Na data de (12) de outubro, um momento diferente, com o retorno dos fiéis a igreja, mas respeitando as normas de segurança contra o covid-19, como uso de máscaras e uso do álcool em gel nas mãos.
Às 7h:30min aconteceu o Santo terço em honra a Nossa Senhora Aparecida na Capela Nossa Senhora Aparecida em Arapuá.
8h:30min, saiu a carreata com cortejo da imagem de Nossa Senhora Aparecida da Capela do Arapuá até a Capela da Serraria.
Ás 9 horas, com a celebração do Padre Júlio Silva, aconteceu a Santa missa em honra a Nossa Senhora Aparecida em Serraria.
Após a missa foi servido um delicioso almoço aos presentes, um oferecimento do morador, empresario e fazendeiro sr. Seige Hirade.
Em 2024
Neste 12 de outubro, data que comemora o Dia da Criança e a aparição de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano de 2024 completa 307 anos, os fiéis do Distrito de Arapuá esse ano fizeram a procissão da Capela Nossa Senhora Aparecida com destino a Capela de São João Batista.
Às 8h30min, as comunidades do 512/Serraria chegaram em procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e do Distrito de Garcias com a imagem do seu padroeiro o Santo São Vicente de Paulo, se encontrado na Capela Nossa Senhora Aparecida saindo em procissão pela rua José de Ribamar, Alarico Pimentel e Adonias A. dos Santos, com a chegada a Capela São João Batista.
Às 9h30min, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Cláudio, em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, e o batismo dos pequenos moradores do Distrito.
Confira as imagens
Arapuá
Defesa Civil acompanha recuperação de erosão na MS-459 e reforça segurança no trecho para moradores locais
A Defesa Civil de Três Lagoas segue atuando de forma preventiva na identificação e solução de situações que possam comprometer a segurança da população. Na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, o agente da Defesa Civil, Luiz Fabiano, acompanhado do engenheiro da AGESUL, Mário, esteve na rodovia MS-459, no trecho entre a BR-262 e o Distrito de Arapuá, para vistoriar uma erosão identificada nos últimos dias.
O local, que já havia sido devidamente sinalizado e isolado para garantir a segurança dos motoristas, começou a receber nesta segunda-feira os serviços de recuperação. A intervenção tem como objetivo restabelecer as condições adequadas de trafegabilidade da via, evitar o avanço da erosão e proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.
| Texto por: | Raquel Tozi | Foto por: | Defesa Civil |
Fonte: Prefeitura Três Lagoas MS
Arapuá
Moradores do Distrito de Arapuá representam Três Lagoas e conquistam destaque na 21ª Expoleite, em Paranaíba
O médico veterinário e morador do Distrito de Arapuá, Dr. Augusto Leal Martinho, e seu filho, Arthur Augusto Yamashita Martinho, representaram o município de Três Lagoas durante a 21ª Expoleite, realizada dentro da programação da 61ª Expopar, em Paranaíba/MS.
A competição reuniu importantes criadores da pecuária leiteira de Mato Grosso do Sul e premiou os melhores animais nas categorias Novilha e Vaca, com uma premiação total de R$ 20 mil.
Representando a Propriedade Canaã, de Augusto Martinho e Walter, pai e filho conquistaram excelentes resultados na avaliação da produção leiteira.
Na categoria Novilha, a novilha Berlim, de propriedade de Arthur, conquistou o 2º lugar, registrando média diária de 28,3 litros de leite. Já a novilha Bebel, de propriedade do Dr. Augusto, ficou logo em seguida, com média de 25,1 litros por dia.
Na categoria Vaca, Dr. Augusto também obteve destaque com:
3º lugar – Vaca Macarena, com média diária de 43,5 litros de leite;
5º lugar – Vaca Minera, com média de 27,7 litros por dia.
Além dos resultados na produção leiteira, o médico veterinário participou como jurado do julgamento da raça Girolando, avaliando aproximadamente 85 animais em pista, reforçando seu reconhecimento técnico no setor.
No julgamento morfológico, a vaca Macarena foi consagrada Reservada Campeã da categoria e também recebeu destaque pela melhor conformação de úbere, uma das características mais importantes na bovinocultura leiteira por influenciar diretamente a produtividade, a facilidade de ordenha e a saúde do animal, sendo responsável por cerca de 40% da avaliação morfológica.
Outro excelente resultado veio com a novilha Chloe, que conquistou o título de Reservada Campeã de sua categoria, enquanto a novilha Bebel garantiu o 3º lugar.
A participação de Dr. Augusto Leal Martinho e Arthur Augusto Yamashita Martinho evidencia a qualidade genética e o trabalho desenvolvido na Propriedade Canaã, levando o nome do Distrito de Arapuá e de Três Lagoas ao cenário estadual da pecuária leiteira e demonstrando a força dos produtores da região nas principais exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul.
Augusto Leal Martinho é homenageado na Câmara Municipal de Três Lagoas
Produtor rural recebeu Moção de Congratulação proposta pelo vereador Fernando Jurado em reconhecimento à sua contribuição para a produção leiteira e o fortalecimento do agronegócio.
TRÊS LAGOAS (MS) – O produtor rural Augusto Leal Martinho foi homenageado durante sessão solene da Câmara Municipal de Três Lagoas, onde recebeu uma Moção de Congratulação em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao setor agropecuário, especialmente na produção leiteira.
Reconhecido por sua dedicação ao campo, Augusto desempenha um importante papel no fortalecimento da agropecuária regional, contribuindo para a geração de renda, o desenvolvimento econômico e a valorização da atividade rural em Mato Grosso do Sul.
Além de sua atuação como produtor, Augusto carrega uma forte tradição familiar de compromisso com a comunidade. É neto da saudosa ex-vereadora Marlene Galhardo Martinho e do ex-vereador Walter Augusto Martinho, além de ser sobrinho do ex-vereador Jorge Augusto Galhardo Martinho, mantendo vivo o legado de trabalho e dedicação ao município.
A homenagem foi entregue pelo vereador Fernando Jurado, que destacou a importância de reconhecer cidadãos que fazem a diferença no desenvolvimento de Três Lagoas. Segundo o parlamentar, Augusto representa a força do homem do campo e o espírito de trabalho que impulsiona o crescimento da cidade e da região.
A solenidade foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento, valorizando a trajetória de um produtor que, com esforço e compromisso, contribui diariamente para o fortalecimento do agronegócio e para o progresso de Três Lagoas.
-
Política6 dias atrásAngelo Guerreiro tem pré-candidatura a deputado estadual oficializada durante convenção do PSDB
-
Nota de Falecimento7 dias atrásComunicamos o falecimento de morador de Arapuá, Pedro Pereira da Silva
-
Três Lagoas6 dias atrásFeira Central de Três Lagoas reúne gastronomia, música ao vivo e tradição em um só lugar
-
Policial6 dias atrásJovem de 24 anos é morto a tiros no Jardim Maristela












































































































































































































































