Mato Grosso do Sul
Em lançamento da 2ª Corrida dos Poderes, Marcio Atalla fala em ‘significado’ para mudança de hábitos
Com a palestra do preparador físico e especialista em saúde Marcio Atalla, foi lançada na noite desta quarta-feira (28) em Campo Grande, a 2ª edição da Corrida dos Poderes. Para um auditório lotado, ele falou sobre os quatro pilares da longevidade: exercício, alimentação, mente e sono. Usou como exemplo a própria mãe.
“Eu sempre dizia para ela fazer atividade física. Em 2014 fomos ao Estados Unidos ver meus irmãos que moram lá. Começamos a fazer passeios e ela não conseguia acompanhar. Estava chegando o natal e ela me pediu um relógio que conta passos. Quando chegou ao Brasil, ela falou que tinha dado 3.500 passos. Eu falei para tentar 7.500. Um ou dois meses depois ela chegou a 8 mil”, conta.
Diante da mudança de hábito da mãe, que começou a fazer hidroginástica, Marcio perguntou o motivo. Ouviu a seguinte resposta: “Vi que não conseguiria andar com meus netos”. Um exemplo de alguém que “encontrou um significado para a prática de exercícios”, segundo o palestrante.
Durante a interação com a plateia, o especialista em saúde falou também sobre “o meio ambiente jogar contra”, já que estamos rodeados de estímulos, por isso a necessidade cada vez maior de movimentar o corpo buscando qualidade de vida. “A gente consome muito mais informação que a capacidade do cérebro tem de reter”, alerta.
A palestra foi acompanhada de perto por representantes dos poderes de Mato Grosso do Sul. Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas são parceiros no evento.

Consideradas madrinhas da Corrida dos Poderes, as primeiras-damas do Executivo e do Legislativo, Mônica Riedel e Katia Claro, agradeceram a participação dos servidores.
Novidades
O evento será realizado no dia 26 de outubro no Parque dos Poderes, em comemoração antecipada ao Dia do Servidor (28/10) e a edição tem uma quantidade maior de vagas. “Este ano nós inovamos, a gente vai abrir 3.500 vagas com muitas novidades, inclusive 200 vagas para a ‘corrida kids’ e é justamente para que a gente não perca a ideia de que os pais ou aqueles que venham para a corrida também deem este pontapé inicial na atividade física”, destacou Katia Claro.
“Tem também 500 vagas para o público em geral. A gente acredita ser muito legal fazer a aproximação entre poderes e a população em geral”, disse Mônica Riedel. Ela ainda complementou: “A gente espera que esta segunda corrida seja ainda melhor que a primeira e a gente consiga motivar mais gente a ter uma vida saudável, que mude a própria realidade e também da família inteira”.
Entre as novidades também estão os “treinões”, criados para motivar os servidores que estão no interior do Estado. Um deles será em Dourados no dia 1º de setembro e o outro em Três Lagoas no dia 15 de setembro, a partir das 7 horas da manhã.
“Eu estou treinando para daqui 2 meses fazer os 5 quilômetros no tempo bom. Tenho certeza que o envolvimento da sociedade quando vem a criança, vem o pai, vem a mãe, vem a família, é um recado que a gente dá importância de começar isso muito cedo. É saúde”, disse Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa.
O secretário de Administração Frederico Felini representou o governador Eduardo Riedel no evento e lembrou que é uma premissa da atual gestão investir cada vez mais em eventos esportivos. “Quando o governo vem com a prioridade de ser verde, inclusivo, próspero e digital, com certeza traz essa prática saudável de esporte. Eu acredito muito que a caminhada, a corrida, a maratona são os esportes mais democráticos que existem. A gente precisa ter um tênis e um espaço e graças a Deus aqui a gente tem um dos mais belos espaços do país que é o Parque das Nações Indígenas e o Parque dos Poderes”, destacou.

É justamente neste cenário que a delegada de polícia Eliane Benicasa pratica as corridas, inclusive aos fins de semana, com o marido. “É um dos motivos que me tira o estresse e traz uma boa forma porque para encarar o dia a dia a gente tem que estar super bem com a nossa saúde mental e também física, então é de extrema importância a gente prestigiar eventos dessa natureza. Sempre que tiver com certeza vou participar”, conta ela, pronta para se inscrever na Corrida dos Poderes.
Cada instituição tem suas estratégias para estimular os servidores a praticar exercícios. O presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Martins, lembra que os servidores do judiciário passam muitas horas sentados em frente ao computador. “Se eles não tiverem ginástica laboral e não tiverem a oportunidade pelo menos treinar semanalmente com uma equipe disponibilizada pelo Tribunal no preparo para eventos como esse, eles evidentemente poderão vir a ter problemas de saúde. E isso não é o que nós desejamos”, ressaltou.
Inscrições
As inscrições para a 2ª Corrida dos Poderes são de graça e podem ser feitas pelo site corridadospoderes.ms.gov.br. Além dos servidores de Mato Grosso do Sul, população em geral também poderá participar. O primeiro lote será aberto nesta quinta-feira (29) a partir das 8 horas da manhã. O segundo lote será aberto em 16 de setembro no mesmo horário.
Marcada para o dia 26 de outubro, a 2ª Corrida dos Poderes terá as crianças na primeira largada, a partir de 16 horas. Em seguida virá a categoria pernas solidárias, depois será a vez de quem vai correr os percursos de 5 e 10 quilômetros. Tem ainda a caminhada de 3 quilômetros. A premiação geral aos vencedores está marcada para 18h10. Chicão Castro e banda fazem o show de encerramento às 19h.
“Ela é muito democrática e totalmente gratuita. Envolve as crianças a partir de 3 anos de idade. Este ano temos grandes novidades. Nós vamos separar a premiação por categoria na quinta-feira seguinte ao evento que é para as pessoas terem a premiação geral de forma bem rápida, possam curtir o show”, disse Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc).
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com as imagens de apoio e sonoras do evento.
Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Governo de MS reforça compromisso com desenvolvimento sustentável e conservação de biomas
O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (26) da abertura do 49º Congresso da AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), que ocorre no Bioparque Pantanal. Durante o evento ele destacou que o Estado tem uma política de desenvolvimento, em sintonia com a preservação do meio ambiente, incluindo sua fauna e flora.
“Sejam todos muito bem-vindos, um orgulho, uma honra pra nós recebê-los aqui hoje e que possam ser dias de muita experiência e troca de informação. Uma grande oportunidade para discutirmos meio ambiente, conservação e desenvolvimento sustentável, afirmou o governador.
Riedel destacou que Mato Grosso do Sul é um estado que consegue promover um desenvolvimento sustentável nos seus biomas e cadeias produtivas. “Temos o Pantanal que é um bioma único no planeta e criamos políticas para sua preservação. Aqui o desenvolvimento e a sustentabilidade coexistem”.

Para discutir estes temas tão importantes, o Bioparque Pantanal se tornou palco entre os dias 26 e 30 de maio, deste congresso que é referência nacional. O tema desta edição é “Um mergulho na conservação – ciência, sociedade e meio ambiente”, com debates relevantes sobre o futuro da biodiversidade.
O evento, realizado anualmente desde 1977, chega à sua 49ª edição com uma programação voltada a pesquisadores, acadêmicos e profissionais de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas correlatas.
Uma grande oportunidade para quem deseja agregar conhecimento, com intercâmbios técnicos científicos, experiências diretas com gestores e especialistas do setor de aquários e zoológicos, sendo um espaço para divulgação de pesquisas científicas e discussão de metodologias, conexões que ampliam a visão sobre o manejo de fauna e as soluções de conservação de nosso país.

“Hoje não abrimos apenas um congresso, mas sim um espaço de encontros, que junta a ciência, sensibilidade entre o conhecimento e o propósito. Entre pessoas que acreditam que conservar a vida é acima de tudo um compromisso coletivo com o futuro. Receber o 49º Congresso da AZAB é motivo de muita honra para Mato Grosso do Sul e o Bioparque Pantanal”, afirmou a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.
A programação inclui seis minicursos desenhados para fortalecer o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Os temas abrangem desde a comunicação e fotografia técnica, até o manejo complexo de animais silvestres. O objetivo central é a qualificação técnica.
“Gostaria de agradecer a presença de todos e a participação neste congresso, que para nós é uma grande honra. Esta edição nasceu de um sonho de trazer pela primeira vez o congresso para Mato Grosso do Sul, para falarmos de conservação, sustentabilidade, acolhimento, inclusão e vários pontos que desejamos discutir durante esta semana, que com certeza vai ser muito produtiva”, ponderou a presidente da AZAB, Mara Cristina Marques.

Bioparque
Sede do evento, o Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo e um local onde a preservação e conservação de espécies é aplicado diariamente. Atualmente, a instituição detém o maior banco genético vivo de água doce, sendo a única a registrar a reprodução de mais de 100 espécies diferentes.
Deste total, 32 espécies pertencem especificamente ao bioma Pantanal, reforçando o compromisso com a conservação da maior planície alagável do planeta que também posiciona o Mato Grosso do Sul como um polo de referência em pesquisas ambientais de nível nacional e internacional.
O governador ressaltou que o Bioparque não é um equipamento não apenas para turismo, mas sim de educação ambiental e pesquisa e ciência na prática. “Trazemos nossos alunos da rede pública estadual para entender o que é o bioma Pantanal, com mais de 100 espécies reproduzidas e dezenas de trabalhos científicos realizados”.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
Mobilização contra a Influenza encerrou neste domingo (24) após nove dias de atendimento em horários ampliados
A estratégia de vacinação contra a Influenza promovida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) em sistema drive-thru encerrou neste domingo (24) após aplicar 10.130 doses em nove dias de atendimento à população de Campo Grande. Realizada no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar, a mobilização ampliou o acesso à imunização em um período de aumento da circulação de vírus respiratórios em Mato Grosso do Sul.
Com funcionamento em horários estendidos durante a semana e atendimento integral aos finais de semana, a ação foi direcionada à população a partir de 6 meses de idade e atendeu tanto motoristas quanto pedestres. A proposta foi ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso ao imunizante, especialmente para quem enfrenta dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante o horário comercial.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, destaca que a adesão da população demonstra a importância de estratégias que ampliem o acesso à vacina.
“A Influenza pode evoluir para casos graves, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. O drive-thru amplia o acesso e permite que mais pessoas consigam se vacinar de forma rápida e segura. A grande procura registrada durante a mobilização reforça a conscientização da população sobre a importância da imunização”, afirma.
A estrutura contou com apoio logístico do Corpo de Bombeiros Militar e equipes de enfermagem responsáveis pela aplicação das doses e organização do fluxo de atendimento. Além da praticidade, a localização central e o funcionamento em horários ampliados contribuíram para agilizar o acesso da população à vacina e reduzir filas.
A SES reforça que a vacinação contra a Influenza segue disponível nos municípios para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A orientação é que as secretarias municipais mantenham as ações de vacinação ativas nas unidades de saúde e intensifiquem estratégias extramuros para ampliar a cobertura vacinal.
A vacina contra a Influenza é considerada a principal forma de prevenção contra complicações causadas pela gripe, reduzindo o risco de casos graves, internações e óbitos, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: André Lima
Fonte: Governo MS
-
Civil6 dias atrásJovem é assaltado por dupla armada em motocicleta no bairro Santos Dumont em Três Lagoas
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrásVereadores de Três Lagoas garantem reajuste e melhorias aos servidores e novo prazo para regularização de dívidas
-
Câmara Municipal de Três Lagoas6 dias atrásEm Três Lagoas| Semana da Enfermagem é celebrada em sessão solene
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásPrimeira habilitação passa a exigir exame toxicológico em processos abertos a partir de 18 de maio










