TRÊS LAGOAS
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso do Sul

Fazendo jus ao 8 de Março, Governo de MS celebra dia de luta na rua, com lançamento do calendário de ações na Cufa

Publicado em

Longe de romantizar a data, mas celebrá-la como um dia de luta, o 8 de março de 2024 reuniu debaixo da mesma tenda mulheres diferentes e importantes, seguindo o lema da campanha do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul “Todas diferentes, todas importantes – Mulheres em Foco”.

Foi na Rua Livino Godoi, no gramado da Cufa (Central Única das Favelas), no Bairro São Conrado, que a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres lançou o calendário de ações do mês de março. São mais de 40 atividades entre blitz, roda de tereré, ações de cidadania e feiras que alcançam todas as mulheres. No evento, que estiveram também presentes que estiveram presentes mulheres do São Conrado, Santa Emília e baixada do Marimbondo.

Mulheres estão sentadas em círculo no gramado do evento discutindo temas sobre o cotidiano das mulheres
Mulheres se dividiram em rodas para discutir temas acerca do cotidiano de ser mulher.

“O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é um dia fruto de mobilização popular na rua, e na rua estamos aqui em Campo Grande. Só tem sentido elaborar um calendário de ações nesse mês de março, com as mulheres do Mato Grosso do Sul, pisando no território, na comunidade, ouvindo, envolvendo as mulheres com as políticas públicas. Caminhando com elas, ao lado delas, conhecendo a realidade de fato, repensando as próprias políticas públicas e construindo uma agenda institucional comprometida com a vida e a luta e as necessidades das mulheres sul-mato-grossenses”, ressaltou a subsecretária Manuela Nicodemos Bailosa.

Na Cufa, mais do que discursos de autoridades, a parceria comunitária entre poder público e políticas públicas com escuta participativa formou uma grande roda onde temas como formação profissional, empregabilidade, maternidade, corpos e mulheres foram discutidos dentro do cotidiano e dos desafios vivenciados pelas presentes.

Para a artesã Benedita Souza, de 68 anos, que veio do Bairro Buriti, as rodas de conversa são uma forma das políticas públicas chegarem até os bairros. “Todo mundo expõe seu problema, você fica sabendo também das leis, do que tem que respeitar e o porquê. A gente ouve uma palestra e tem toda conscientização”, fala. Quanto ao Dia da Mulher, dona Benedita descreve que já vivencia o que sonhava para todas as mulheres. “Na minha idade, nossa libertação já é grandiosa, muito grandiosa. Só o direito de você falar, de você ir e vir, já é grandioso. O resto, a gente vai carregando, vai arrumando e vai atrás”.

Irmã de Benedita, a crocheteira Nora Souza, de 60 anos, explica que foram rodas de conversa que não só esclareceram pontos como trouxeram uma maior proximidade com as amigas e vizinhas. “É uma forma de esclarecer, de você reconhecer que o seu problema não é tão grande quanto parece, porque você chega e tem pessoas que têm um problema maior do que o seu. Aí você ajuda, vai pra casa, você coloca nas suas orações, você se preocupa. Então isso também é sobre fluir uma amizade, a gente compartilha as histórias, o conhecimento. E é mais fácil da gente aprender ouvindo do que lendo sozinho, e isso acaba sendo uma terapia pra gente”, acrescenta Nora.

Mãe de uma simpática menininha de 4 anos que distribuía florzinhas para todas as mulheres que chegavam, Valéria Villalva, de 39 anos, veio do São Conrado, a convite da programação.

“É muito bom valorizar a mulher. Acho que todo dia tinha que ser Dia da Mulher, hoje eu vim para ver o que vão falar de bom para as mulheres, nossa vida é tão corrida, levo um filho na escola, busco outro, pego outro. É assim, minha vida. Hoje meu marido trabalha como vendedor ambulante. A gente paga o aluguel com o auxílio, e aí o que ele faz é pra comer”, relata.

Coordenadora da Cufa de Campo Grande, Letícia Polidoro, é muito simbólico momentos como estes, quando a periferia é anfitriã do lançamento de calendário de ações do Governo do Estado.

As mulheres estão num salão debatendo temas ligado às mulheres
Grupo falou sobre maternidades, corpos, e mulheridades.

“Eu sempre tive essa fala em todos os lugares que eu ocupo, que as mulheres do centro, onde estes eventos são feitos, conhecem os direitos, sabem onde buscá-los. Mas quem está na periferia, não sabe os caminhos, porque essas informações não chegam. Então hoje trazer as meninas aqui, lançar o calendário do mês de março, que é o nosso mês, é muito importante”, frisa Letícia.

Coordenadora da Cufa, Letícia Polidoro enfatiza importância de levar evento e informações às mulheres da periferia.

Parceira na realização desta e de muitas ações pela garantia de direitos das mulheres, o Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, também lançou o calendário de atividades na Cufa.

Dia 8 de março não é um dia de festa, é um dia de luta, é um dia da gente reverenciar quem veio antes e preparar o terreno para quem vem depois. Além disso, quem é o público que é atendido pela Defensoria Pública, o público que se pretende alcançar pela Secretaria da Cidadania? É o público que está aqui, está nas comunidades, está nas aldeias, são as mulheres que estão recolhidas no sistema prisional. Então é de extrema importância mostrar para toda a sociedade que o poder público não está alheio à realidade social que a gente vive hoje”, descreve a coordenadora do Nudem, defensora Zeliana Sabala.

Para a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o 8 de Março é um marco da coletividade feminina ao longo da história.

Mulheres com roupas coloridas são recebiddas pela secretária Viviane Luíza, que usa um vestido cumprido que estampa a figura de uma mulher.
Ouvir as mulheres é construir políticas públicas que abracem todos os recortes sociais.

“Anos atrás, um grupo de mulheres lutaram numa fábrica para que as portas estivessem abertas, e elas tivessem um pouco mais de vento ali, só que os donos dessas fábricas não deixavam abrir e um dia uma fábrica pegou fogo e 126 mulheres morreram. Depois teve a primeira guerra, os homens foram para o combate e as mulheres fizeram o movimento por pão e paz, porque elas ganhavam muito pouco, elas eram então mães solo que nem eu e como muitas de vocês aqui, e se iniciou a reivindicação para ganharmos igual aos homens. Hoje a gente ainda precisa lutar, lutar para que as nossas meninas, que a próxima geração tenha melhor condições de vida e olhem para a nossa história como estou fazendo aqui das mulheres, o movimento das mulheres que lutaram para que a gente estivesse aqui hoje e que as nossas meninas olhem para a gente sabendo das nossas lutas pela igualdade de gênero”.

Para conferir o calendário completo de ações da campanha “Todas diferentes, todas importantes” clique em Calendário de Ações – SPPM.

Paula Maciulevicius, Comunicação SEC

Fotos: Matheus Carvalho/SEC

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook

Mato Grosso do Sul

Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres

Published

on

By

Corumbá concentrou, nesta terça-feira (23), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações que reforçam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação contemplou desde a entrega de novas estruturas para atendimento em hemoterapia até o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira, além de investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.

Na área da saúde, o Governo do Estado entregou sete salas reformadas para implantação dos serviços de hemoterapia, com investimentos de R$ 390 mil. A nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico da região, amplia a capacidade operacional do Hemosul e garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.

A agenda também incluiu supervisão às instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município contará com uma nova maternidade, com investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.

Ao participar da entrega de novos equipamentos e da ampliação da estrutura da Santa Casa de Corumbá, o governador Eduardo Riedel reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios para fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento mais qualificado à população pantaneira. Segundo o chefe do Executivo estadual, os investimentos em infraestrutura e custeio são fundamentais para garantir mais conforto, dignidade e eficiência nos serviços oferecidos aos moradores da região.

“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A agenda marca a transformação da unidade em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal, atendendo Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas referenciadas.

Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems vem ampliando continuamente sua estrutura para reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva, fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.

A unidade dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica que possibilitou, em junho de 2026, a realização da primeira neurocirurgia da história da região. O hospital também se consolidou como polo de diagnóstico e intervenção avançada, com centro de diagnóstico por imagem equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia.

No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou a obra de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo I, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões e foram concluídas em 2026.

Também foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída em 2024 com investimento de R$ 916,6 mil. A intervenção amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água distribuída à população, fortalecendo o controle operacional e a segurança do abastecimento no município.

Entre os atos pactuados está a assinatura da ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá, com investimentos de R$ 8,4 milhões. O espaço terá área de 1.372,10 metros quadrados e reunirá, em um único local, serviços essenciais de acolhimento, atendimento humanizado e enfrentamento à violência contra a mulher.

Ao autorizar a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, Riedel ressaltou que o equipamento representa mais do que uma obra física e integra uma rede de proteção voltada às mulheres em situação de violência.

“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento, com Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicossocial e acolhimento. Mato Grosso do Sul enfrenta esse problema de maneira transparente e busca soluções. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher e precisamos ampliar cada vez mais essa estrutura de proteção”, declarou.

A estrutura contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), salas de cartório, espaços para atuação do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de sala de audiências, ambientes para atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca para acolhimento das crianças que acompanham as vítimas.

O projeto foi concebido para oferecer um ambiente acessível, seguro e humanizado, favorecendo a integração dos serviços e reduzindo a revitimização das mulheres atendidas.

Na área da saúde, foi assinada a ordem de início de serviço para a construção da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 74,9 milhões.

A unidade será construída na Rua Pedro de Medeiros, no Bairro Popular Velha, seguindo o projeto de referência do Ministério da Saúde para maternidades de Porte II. Com área construída de aproximadamente 10,1 mil metros quadrados, a estrutura contará com Centro de Parto Normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade de internação obstétrica, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco, serviços de urgência e emergência obstétrica e áreas de apoio diagnóstico e terapêutico.

No saneamento, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção dos dolfins de proteção da captação superficial de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimentos de R$ 26,5 milhões por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa. A obra tem como objetivo proteger o sistema de captação contra impactos provocados por embarcações e garantir maior segurança e continuidade ao abastecimento.

Também foram autorizados dois novos processos licitatórios. O primeiro prevê a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), com valor de referência de R$ 15 milhões, permitindo o tratamento adequado dos resíduos gerados no processo de potabilização da água, em conformidade com as normas ambientais.

Ao celebrar os investimentos em andamento em Corumbá, o governador Eduardo Riedel associou os avanços do município à capacidade de articulação entre diferentes esferas de governo e à união de esforços para viabilizar obras estruturantes. Ele citou os recursos destinados ao saneamento por meio do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a participação decisiva do Estado nas contrapartidas necessárias para garantir os projetos.

“Conseguimos viabilizar investimentos importantes e Corumbá está entre os municípios contemplados. A responsabilidade agora é fazer esses recursos chegarem em forma de obras de qualidade. São R$ 63 milhões para requalificar toda a rede de água e esgoto, uma estrutura antiga que precisa ser modernizada e que vai representar uma grande transformação para a cidade”, afirmou.

A segunda autorização contemplou a modernização do sistema de abastecimento de água de Corumbá, com investimentos estimados em R$ 22,4 milhões. O projeto prevê a modernização das redes de distribuição, implantação de equipamentos para controle de pressão e ampliação dos setores de macromedição, aumentando a eficiência operacional, reduzindo perdas e ampliando a confiabilidade do abastecimento.

O governador observou que a universalização do saneamento é uma das metas prioritárias do Estado e antecipou que Mato Grosso do Sul pretende concluir o processo antes mesmo do prazo previsto em contrato.

“Estamos trabalhando para universalizar o saneamento até o fim do ano que vem. Essa é uma política que tem relação direta com saúde, dignidade e cidadania. Municípios que tinham cobertura praticamente inexistente já alcançam índices próximos de 98%, e agora estamos monitorando, junto à Fiocruz, os impactos concretos dessa mudança nos indicadores de saúde. É uma transformação profunda para a população”, ressaltou.

Para o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o volume de investimentos em andamento no município tem proporcionado uma nova realidade e demonstra que as ações públicas vão além da execução de obras, refletindo sensibilidade às necessidades da população.

“A gente olha para a cidade hoje e vê uma quantidade de obras que impressiona. Mas a boa política não é feita apenas de números ou de concreto. O mais importante é a sensibilidade que existe por trás dessas ações. As obras de drenagem ajudam a enfrentar os alagamentos, os projetos habitacionais reduzem o déficit de moradia e investimentos como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal mostram que é possível transformar estruturas que antes eram vistas como inviáveis em serviços que salvam vidas e acolhem as pessoas”, ressaltou o prefeito.

Encerrando a agenda, o governador participa à noite das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Reconhecido em 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o evento possui mais de 140 anos de devoção documentada e integra a identidade cultural de Corumbá e Ladário.

A celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista. Segundo a crença popular, na noite de São João as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo, transformando o banho da imagem em um ritual de renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.

Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso do Sul

Governo de MS abre encontro para fortalecer gestão de pessoas e investir na valorização dos servidores públicos

Published

on

By

Evento reforça estratégia de qualificação, inovação e desenvolvimento humano como pilares para a melhoria dos serviços prestados à população

A valorização dos servidores públicos e o fortalecimento da gestão de pessoas ganharam protagonismo na segunda-feira (22), com a abertura do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS. Realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o evento reúne profissionais de diferentes instituições públicas para debater inovação, liderança, saúde mental, desenvolvimento humano e os desafios da administração pública contemporânea.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), o encontro conta ainda com a correalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), consolidando-se como um dos principais fóruns voltados à modernização da gestão pública no Estado.

Com o tema “Tendências, estratégias e inovação”, a quinta edição reforça uma diretriz cada vez mais presente na gestão estadual: investir nas pessoas para oferecer serviços públicos mais eficientes, modernos e alinhados às necessidades da população. A programação se estende até quarta-feira (24) e contempla palestras, painéis e apresentação de experiências exitosas desenvolvidas por órgãos públicos sul-mato-grossenses.

Durante a abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul passa necessariamente pelo fortalecimento das pessoas que constroem diariamente as políticas públicas do Estado.

“Nenhum governo alcança resultados consistentes sem investir em quem faz a política pública acontecer. Quando qualificamos nossos servidores, fortalecemos a capacidade de gestão, ampliamos a eficiência dos serviços e melhoramos a vida da população. Mato Grosso do Sul vive um ciclo de crescimento e transformação, e isso também é resultado de servidores preparados, valorizados e comprometidos com a entrega de resultados para a sociedade”, afirmou.

A iniciativa está alinhada às ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que estabelece o desenvolvimento dos servidores, a modernização da gestão e a construção de soluções inovadoras para a administração pública como prioridades do Governo do Estado.

Gestão de pessoas como estratégia de desenvolvimento

A área de Gestão de Pessoas tem assumido papel cada vez mais estratégico dentro da administração pública. Além de promover a qualificação profissional, o setor é responsável por desenvolver lideranças, fortalecer a cultura organizacional e criar ambientes mais produtivos, colaborativos e preparados para os desafios do futuro.

Segundo o secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, fortalecer a gestão de pessoas é investir diretamente na capacidade de resposta do Estado às demandas da população.

“A gestão de pessoas está no centro da transformação do serviço público. Quando valorizamos, acolhemos e desenvolvemos nossos servidores, fortalecemos a capacidade do Estado de entregar resultados à sociedade. Este encontro representa exatamente isso: um momento de aprendizado, integração e construção de soluções que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou o secretário.

Investir nas pessoas para transformar serviços

Ao longo dos três dias, os participantes terão acesso a debates sobre saúde mental, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, liderança, bem-estar e novas estratégias para o desenvolvimento dos servidores públicos. A programação também reúne especialistas reconhecidos nacionalmente, como Izabella Camargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob e a atriz e apresentadora Dany Suzuki, responsável pela palestra de encerramento com o tema “O Futuro é Humano”.

Para o Governo do Estado, a qualificação permanente dos servidores é um dos pilares para sustentar os avanços conquistados nos últimos anos em áreas como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, assistência social e transformação digital.

“O maior patrimônio de qualquer instituição são as pessoas. Quando investimos em conhecimento, inovação, saúde emocional e desenvolvimento humano, estamos investindo diretamente na qualidade dos serviços que chegam à população. É essa visão que tem guiado Mato Grosso do Sul: um Estado que cresce, que se moderniza e que entende que o desenvolvimento passa, antes de tudo, pela valorização das pessoas”, concluiu Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
*com informações da SAD
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria e Jéssica Salles/SAD

Fonte: Governo MS

Comentários Facebook
Continue Reading

TRÊS LAGOAS

Três Lagoas23/06/2026

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o...

Três Lagoas23/06/2026

Segurança no trânsito é tema de palestra do DEPTRAN em empresa do município

O Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) foi convidado, na manhã desta terça-feira, 23 de junho, para realizar uma palestra na...

Três Lagoas23/06/2026

Feira Central recebe mais uma ação itinerante de vacinação contra a gripe neste sábado (27)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, realiza neste sábado, dia...

Três Lagoas23/06/2026

Três Lagoas é nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI

Mostrando progresso, planejamento e desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas alcançou mais um feito histórico e inédito. A atual...

Três Lagoas23/06/2026

Atendendo pedido da população, Prefeitura inicia pavimentação de estacionamento e melhorias de acessibilidade na Lagoa Maior

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), através do Departamento de...

Três Lagoas23/06/2026

Ações itinerantes de vacinação já ultrapassam 1,3 mil doses aplicadas contra a gripe em Três Lagoas

As ações itinerantes promovidas pela Coordenação Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguem ampliando o acesso da...

ÁGUA CLARA

CÂMARA DE TRÊS LAGOAS

SUZANO

ELDORADO

Assembléia Legislativa MS

Mato Grosso do Sul

POLICIAL

Mais Lidas da Semana