Mato Grosso do Sul
De portões abertos até 16h, Ação Cidadania Para Elas traz garantia de direitos, serviços e autoestima para mulheres
Portões do Albano Franco abertos às 9h10. Os passos seguintes eram de mulheres que sabem que o dia é delas. Na primeira Ação Cidadania Para Elas, o que não faltam são serviços e um olhar atento às necessidades das mulheres sul-mato-grossenses.
Realização da Fiems, TV Morena e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado da Cidadania, são esperadas mais de 3 mil mulheres ao longo deste sábado (9), no Albano Franco.

A mobilização foi intensa nos bairros, com disponibilização de ônibus e veículos que pudessem trazer as protagonistas da ação.
Do Bairro Aero Rancho, dona Maria Trindade, aposentada de 76 anos, foi uma das primeiras a chegar. Saiu de casa de madrugada para não perder a chance de fazer o RG.
“Fiquei sabendo pela televisão, e eu sei que vai ter bastante coisa. Trouxe minha certidão de casamento e outros documentos para fazer a identidade, mas vou conversar com o pessoal para ver o que mais dá pra fazer”, conta.

Confeiteira, Ana Paula da Silva, de 55 anos, veio do Bairro Parati. Aproveitando o corte de cabelo, ela brilhava os olhos ao falar da importância de ações voltadas só para elas.
Com um histórico de quem sofreu violência doméstica quando a legislação estava muito aquém de atender os direitos das mulheres, Ana Paula diz que saber das informações é o primeiro grande passo para se reconhecer como vítima.
“Participei de passeatas pela Lei Maria da Penha, quando eu passei pela violência não tinha o apoio que a gente tem hoje. Então, ver aqui a Delegacia, os serviços, as políticas públicas é excelente, porque as pessoas passam a ter conhecimento de que violência psicológica é uma violência tanto quanto a física”, exemplifica.

Entre passos de dança, alongamento e sorrisos, Andreia Pantoja, de 49 anos, conta que veio num comboio com as amigas da igreja do Estrela Dalva.
“Eu estou achando muito massa, muito bom para o Dia das Mulheres, porque o povo esquece que a gente trabalha fora ou em casa, e fazer hoje isso é ótimo. Aqui já fiz exame da glicemia, vou ao dentista à tarde, vi minha pressão, as vacinas que estão em dia”, descreve.
Ação Cidadania Para Elas
A programação segue até 16h, com entrada gratuita, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco (Av. Mato Grosso, 5017 – Carandá Bosque). As crianças são muito bem-vindas em um espaço kids montado pela Fundesporte com atividades e brincadeiras.
Por ser um evento voltado ao público feminino, somente mulheres e seus filhos que sejam crianças ou adolescentes serão atendidos.

Serviços
Ao longo do dia serão ofertados serviços gratuitos de cidadania, além de uma série de painéis, rodas de conversa e cursos profissionalizantes, com objetivo de ampliar as perspectivas das mulheres, seja no aspecto pessoal ou profissional.
Reunindo parceiros do poder público e da iniciativa privada, a ação está oferecendo serviços como emissão de documento de identidade e CPF, cadastro em programas habitacionais, consultoria sobre abertura de empresas e empreendedorismo, entre outros. Haverá distribuição de lembranças e sorteio de brindes às mulheres que passarem pelo local.
Ao todo, são 12 instituições do Governo do Estado presentes com diversos serviços. Para a secretária de Estaco da Cidadania, Viviane Luiza, a ação em parceria com a Fiems e a TV Morena é a união de esforços para o fortalecimento da cidadania.
“Nós conseguimos atingir um público inédito, trazendo especificamente para as mulheres, a promoção dos serviços da cidadania para que elas sejam evidenciadas e colocadas no centro da importância que elas têm. Estamos falando de mais de 52% da nossa população, 460 mil mulheres que chefiam casas, e trazer os serviços é mostrar que elas não estão sozinhas, que nós estamos trabalhando a transversalidade, um dos princípios do Governo do Estado, que é de trabalho em equipe para o fortalecimento de todas as ações”.
Para a vice-presidente da Fiems, Claudia Volpini, atender o público exclusivamente feminino é dar protagonismo às mulheres que são a maioria das mão-de-obra das indústrias.
“Além das mulheres serem bastante atuantes e formadoras de opinião, elas são a maioria, a grande parte da nossa mão-de-obra. Nós aproveitamos o fato de ontem ter sido o Dia da Mulher para fazer este evento voltado à elas em um dia muito produtivo, com dezenas de ações em prol da cidadania, porque esta também é a nossa natureza”, diz.
* Parceiros*
• Secretaria de Estado da Cidadania
• Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública)
• Funtrab
• Defensoria Pública Estadual – Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher
• SEAD – Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos
• DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher
• Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Crianças e ao Adolescentes em Situação de Violência)
• Casa da Mulher Brasileira – Prefeitura Municipal de Campo Grande/ Subsecretaria de Políticas para Mulher
• AGEHAB – Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul
• Receita Federal
• Correios
• Águas Guariroba
• Procon
• AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul)
• Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul
• Polícia Militar – Promuse
• Senai
• IEL
• Sesi Educação/SST
• Detran
• Projeto Social Autis(si)mo
• Escola de Cabeleireiro Flavinho
• Instituto Cruzeiro
• Associação do Bem
• Sebrae
• Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS)
• Sesi Saúde
• Lions Clube
• SES (Secretaria de Estado da Saúde)
• Sesau (Secretaria Municipal da Saúde de Campo Grande)
• Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores MS)
• Comando Militar do Oeste (Hospital Militar de Área de Campo Grande)
• Conselho Regional de Farmácia de MS
• Associação de Doulas de MS
• Fundesporte
• Organização de Mulheres Empreendedoras.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da SEC
Fotos: Matheus Carvalho/SEC
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres
Corumbá concentrou, nesta terça-feira (23), uma série de entregas, vistorias, assinaturas e autorizações que reforçam os investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção social no município. A programação contemplou desde a entrega de novas estruturas para atendimento em hemoterapia até o início das obras da nova maternidade e da Casa da Mulher Brasileira, além de investimentos em abastecimento de água e melhorias urbanas.
Na área da saúde, o Governo do Estado entregou sete salas reformadas para implantação dos serviços de hemoterapia, com investimentos de R$ 390 mil. A nova estrutura fortalece a rede de atendimento hematológico da região, amplia a capacidade operacional do Hemosul e garante mais qualidade, segurança e agilidade no atendimento aos pacientes.
A agenda também incluiu supervisão às instalações da maternidade da Santa Casa de Corumbá. O município contará com uma nova maternidade, com investimento de R$ 74,9 milhões, sendo R$ 59,8 milhões do Governo Federal e R$ 15,1 milhões do Governo do Estado. A unidade ampliará a assistência materno-infantil na região pantaneira.
Ao participar da entrega de novos equipamentos e da ampliação da estrutura da Santa Casa de Corumbá, o governador Eduardo Riedel reiterou a importância da parceria entre Estado e municípios para fortalecer a rede pública de saúde e assegurar atendimento mais qualificado à população pantaneira. Segundo o chefe do Executivo estadual, os investimentos em infraestrutura e custeio são fundamentais para garantir mais conforto, dignidade e eficiência nos serviços oferecidos aos moradores da região.
“Após a conclusão das obras e a entrega dos equipamentos, Corumbá passa a contar com um espaço mais moderno, confortável e preparado para atender melhor a população. Essa parceria entre Estado e município é fundamental para fortalecer as políticas públicas. Vamos seguir apoiando a estrutura, desde a conclusão da etapa de equipamentos até a manutenção necessária para garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Outra visita técnica ocorreu na UTI Neonatal do Hospital da Cassems de Corumbá. A agenda marca a transformação da unidade em um dos principais polos de saúde de alta complexidade do Pantanal, atendendo Corumbá, Ladário e municípios vizinhos, abrangendo cerca de 20 mil pessoas referenciadas.
Inaugurado em 25 de novembro de 2018, o Hospital da Cassems vem ampliando continuamente sua estrutura para reduzir o vazio assistencial da região. Atualmente, conta com 47 leitos clínicos e quatro leitos de unidade semi-intensiva, fundamentais para a transição segura de pacientes críticos.
A unidade dispõe de centro cirúrgico moderno e estrutura tecnológica que possibilitou, em junho de 2026, a realização da primeira neurocirurgia da história da região. O hospital também se consolidou como polo de diagnóstico e intervenção avançada, com centro de diagnóstico por imagem equipado com ressonância magnética, tomógrafo de 64 canais, raio-X e ultrassonografia.
No setor de infraestrutura, o Governo do Estado entregou a obra de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal. Executadas por meio do programa MS Ativo Municipalismo I, as intervenções receberam investimentos de R$ 27,8 milhões e foram concluídas em 2026.
Também foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, concluída em 2024 com investimento de R$ 916,6 mil. A intervenção amplia a capacidade de análise e monitoramento da qualidade da água distribuída à população, fortalecendo o controle operacional e a segurança do abastecimento no município.
Entre os atos pactuados está a assinatura da ordem de início de serviço para a construção da Casa da Mulher Brasileira de Corumbá, com investimentos de R$ 8,4 milhões. O espaço terá área de 1.372,10 metros quadrados e reunirá, em um único local, serviços essenciais de acolhimento, atendimento humanizado e enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao autorizar a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá, Riedel ressaltou que o equipamento representa mais do que uma obra física e integra uma rede de proteção voltada às mulheres em situação de violência.
“Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento, com Polícia Civil, Defensoria Pública, Ministério Público, assistência psicossocial e acolhimento. Mato Grosso do Sul enfrenta esse problema de maneira transparente e busca soluções. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher e precisamos ampliar cada vez mais essa estrutura de proteção”, declarou.
A estrutura contará com Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), salas de cartório, espaços para atuação do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além de sala de audiências, ambientes para atendimento psicossocial, áreas administrativas e brinquedoteca para acolhimento das crianças que acompanham as vítimas.
O projeto foi concebido para oferecer um ambiente acessível, seguro e humanizado, favorecendo a integração dos serviços e reduzindo a revitimização das mulheres atendidas.
Na área da saúde, foi assinada a ordem de início de serviço para a construção da nova Maternidade de Corumbá, empreendimento inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total de R$ 74,9 milhões.
A unidade será construída na Rua Pedro de Medeiros, no Bairro Popular Velha, seguindo o projeto de referência do Ministério da Saúde para maternidades de Porte II. Com área construída de aproximadamente 10,1 mil metros quadrados, a estrutura contará com Centro de Parto Normal, suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto), centro cirúrgico obstétrico, unidade de internação obstétrica, unidade neonatal, Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, atendimento ambulatorial para gestantes de alto risco, serviços de urgência e emergência obstétrica e áreas de apoio diagnóstico e terapêutico.
No saneamento, o governador assinou a ordem de início de serviço para a construção dos dolfins de proteção da captação superficial de água bruta e recuperação das estruturas existentes, com investimentos de R$ 26,5 milhões por meio do Programa Avançar Cidades – 2ª Etapa. A obra tem como objetivo proteger o sistema de captação contra impactos provocados por embarcações e garantir maior segurança e continuidade ao abastecimento.
Também foram autorizados dois novos processos licitatórios. O primeiro prevê a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), com valor de referência de R$ 15 milhões, permitindo o tratamento adequado dos resíduos gerados no processo de potabilização da água, em conformidade com as normas ambientais.
Ao celebrar os investimentos em andamento em Corumbá, o governador Eduardo Riedel associou os avanços do município à capacidade de articulação entre diferentes esferas de governo e à união de esforços para viabilizar obras estruturantes. Ele citou os recursos destinados ao saneamento por meio do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) e a participação decisiva do Estado nas contrapartidas necessárias para garantir os projetos.
“Conseguimos viabilizar investimentos importantes e Corumbá está entre os municípios contemplados. A responsabilidade agora é fazer esses recursos chegarem em forma de obras de qualidade. São R$ 63 milhões para requalificar toda a rede de água e esgoto, uma estrutura antiga que precisa ser modernizada e que vai representar uma grande transformação para a cidade”, afirmou.
A segunda autorização contemplou a modernização do sistema de abastecimento de água de Corumbá, com investimentos estimados em R$ 22,4 milhões. O projeto prevê a modernização das redes de distribuição, implantação de equipamentos para controle de pressão e ampliação dos setores de macromedição, aumentando a eficiência operacional, reduzindo perdas e ampliando a confiabilidade do abastecimento.
O governador observou que a universalização do saneamento é uma das metas prioritárias do Estado e antecipou que Mato Grosso do Sul pretende concluir o processo antes mesmo do prazo previsto em contrato.
“Estamos trabalhando para universalizar o saneamento até o fim do ano que vem. Essa é uma política que tem relação direta com saúde, dignidade e cidadania. Municípios que tinham cobertura praticamente inexistente já alcançam índices próximos de 98%, e agora estamos monitorando, junto à Fiocruz, os impactos concretos dessa mudança nos indicadores de saúde. É uma transformação profunda para a população”, ressaltou.
Para o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o volume de investimentos em andamento no município tem proporcionado uma nova realidade e demonstra que as ações públicas vão além da execução de obras, refletindo sensibilidade às necessidades da população.
“A gente olha para a cidade hoje e vê uma quantidade de obras que impressiona. Mas a boa política não é feita apenas de números ou de concreto. O mais importante é a sensibilidade que existe por trás dessas ações. As obras de drenagem ajudam a enfrentar os alagamentos, os projetos habitacionais reduzem o déficit de moradia e investimentos como a Casa da Mulher Brasileira e a UTI Neonatal mostram que é possível transformar estruturas que antes eram vistas como inviáveis em serviços que salvam vidas e acolhem as pessoas”, ressaltou o prefeito.
Encerrando a agenda, o governador participa à noite das festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, uma das principais manifestações culturais e religiosas do Pantanal. Reconhecido em 2021 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o evento possui mais de 140 anos de devoção documentada e integra a identidade cultural de Corumbá e Ladário.
A celebração reúne fé, cultura popular, tradições pantaneiras, influências afro-brasileiras e devoção a São João Batista. Segundo a crença popular, na noite de São João as águas do Rio Paraguai assumem simbolicamente o papel das águas do Rio Jordão, onde São João Batista batizou Jesus Cristo, transformando o banho da imagem em um ritual de renovação, purificação e bênçãos para os festeiros e suas famílias.
Alexandre Gonzaga, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS
Fonte: Governo MS
Mato Grosso do Sul
Governo de MS abre encontro para fortalecer gestão de pessoas e investir na valorização dos servidores públicos
Evento reforça estratégia de qualificação, inovação e desenvolvimento humano como pilares para a melhoria dos serviços prestados à população
A valorização dos servidores públicos e o fortalecimento da gestão de pessoas ganharam protagonismo na segunda-feira (22), com a abertura do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS. Realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, o evento reúne profissionais de diferentes instituições públicas para debater inovação, liderança, saúde mental, desenvolvimento humano e os desafios da administração pública contemporânea.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), o encontro conta ainda com a correalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), consolidando-se como um dos principais fóruns voltados à modernização da gestão pública no Estado.
Com o tema “Tendências, estratégias e inovação”, a quinta edição reforça uma diretriz cada vez mais presente na gestão estadual: investir nas pessoas para oferecer serviços públicos mais eficientes, modernos e alinhados às necessidades da população. A programação se estende até quarta-feira (24) e contempla palestras, painéis e apresentação de experiências exitosas desenvolvidas por órgãos públicos sul-mato-grossenses.
Durante a abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul passa necessariamente pelo fortalecimento das pessoas que constroem diariamente as políticas públicas do Estado.
“Nenhum governo alcança resultados consistentes sem investir em quem faz a política pública acontecer. Quando qualificamos nossos servidores, fortalecemos a capacidade de gestão, ampliamos a eficiência dos serviços e melhoramos a vida da população. Mato Grosso do Sul vive um ciclo de crescimento e transformação, e isso também é resultado de servidores preparados, valorizados e comprometidos com a entrega de resultados para a sociedade”, afirmou.
A iniciativa está alinhada às ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, que estabelece o desenvolvimento dos servidores, a modernização da gestão e a construção de soluções inovadoras para a administração pública como prioridades do Governo do Estado.
Gestão de pessoas como estratégia de desenvolvimento
A área de Gestão de Pessoas tem assumido papel cada vez mais estratégico dentro da administração pública. Além de promover a qualificação profissional, o setor é responsável por desenvolver lideranças, fortalecer a cultura organizacional e criar ambientes mais produtivos, colaborativos e preparados para os desafios do futuro.
Segundo o secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, fortalecer a gestão de pessoas é investir diretamente na capacidade de resposta do Estado às demandas da população.
“A gestão de pessoas está no centro da transformação do serviço público. Quando valorizamos, acolhemos e desenvolvemos nossos servidores, fortalecemos a capacidade do Estado de entregar resultados à sociedade. Este encontro representa exatamente isso: um momento de aprendizado, integração e construção de soluções que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou o secretário.
Investir nas pessoas para transformar serviços
Ao longo dos três dias, os participantes terão acesso a debates sobre saúde mental, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, liderança, bem-estar e novas estratégias para o desenvolvimento dos servidores públicos. A programação também reúne especialistas reconhecidos nacionalmente, como Izabella Camargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob e a atriz e apresentadora Dany Suzuki, responsável pela palestra de encerramento com o tema “O Futuro é Humano”.
Para o Governo do Estado, a qualificação permanente dos servidores é um dos pilares para sustentar os avanços conquistados nos últimos anos em áreas como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, assistência social e transformação digital.
“O maior patrimônio de qualquer instituição são as pessoas. Quando investimos em conhecimento, inovação, saúde emocional e desenvolvimento humano, estamos investindo diretamente na qualidade dos serviços que chegam à população. É essa visão que tem guiado Mato Grosso do Sul: um Estado que cresce, que se moderniza e que entende que o desenvolvimento passa, antes de tudo, pela valorização das pessoas”, concluiu Barbosinha.
Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
*com informações da SAD
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria e Jéssica Salles/SAD
Fonte: Governo MS
-
Mato Grosso do Sul6 dias atrásChuvas superam média histórica em Campo Grande e Três Lagoas, mas distribuição é irregular em MS
-
Policial1 dia atrásEm Três Lagoas| Homem morre em confronto com a Força Tática
-
Polícia Civil4 dias atrásEm Três Lagoas| Golpe do falso intermediário causa prejuízo de R$ 7 mil à vítima no Jardim Alvorada
-
Três Lagoas6 dias atrásPrefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil iniciam segunda etapa da Operação Aproximatus no bairro Vila Guanabara








































